São Paulo, 11/10/2005 - Boletim nº1726
saúde
Região Sul de SP tem altos
índices de partos domiciliares

Nos bairros da região, a precariedade
no atendimento e dificuldades de acesso
a hospitais estão entre as principais causas
da ocorrência dos partos domiciliares
leia...
Revista USP traz dossiê sobre
redemocratização no Brasil
Pessoa e Drummond são
tema de Simpósio

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Mau atendimento na região Sul de SP favorece partos domiciliares

Antonio Carlos Quinto

O atendimento precário à saúde na região Sul da cidade de São Paulo é um dos fatores que ainda levam algumas mulheres a terem seus filhos em suas casas. De acordo com uma pesquisa do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o risco de mortalidade perinatal nos "partos domiciliares ocasionais" é 3 vezes maior que nos partos hospitalares da mesma região.

Os "partos domiciliares ocasionais" são aqueles que não ocorreram no domícilio por opção das mães, mas porque estas não conseguiram chegar a tempo nos hospitais. A pesquisa envolveu moradoras de bairros de 14 distritos da Capital localizados entre o Jabaquara e Parelheiros.

Segundo a professora Márcia Furquim de Almeida, que coordenou o estudo, foram constatados, entre agosto de 2000 e janeiro de 2001, 21 nascimentos por "partos domiciliares ocasionais". Os números contrariam os índices do Sistema Nacional de Informações de Nascimentos (SINASC) e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), ambos do Governo Federal que indicaram, no mesmo período, apenas 5 nascimentos. "Esses partos foram identificados por meio de entrevistas com as mães no domicilio e confirmados com consulta aos prontuários dos hospitais, onde as pacientes receberam atendimento após o parto", lembra a pesquisadora, ressaltando que a região é a maior da cidade e concentra cerca de 23% da população.

Problemas na assistência
Além das precariedades na região que envolvem entre outros problemas, a falta de leitos e dificuldades no atendimento, verificou-se que 20% das mães envolvidas na pesquisa e que tiveram parto hospitalar haviam procurado dois ou mais hospitais, o que indica falta de acesso para receber assistência adequada. "Devido às dificuldades algumas pacientes acabavam por procurar outros estabelecimentos fora daquela região, distante dos bairros analisados.

"Ficaram evidentes também as dificuldades de transporte nesta região", conta Márcia, ressaltando ainda a deficiência do serviço de resgate. "Na maioria dos casos, as mulheres prestes a dar a luz eram socorridas pelos parentes, vizinhos e pela Polícia Militar. Apesar de procurarem pelo serviço de emergência, este não chegou a tempo."

Nos partos domiciliares, 28,6% das mulheres tiveram seus bebês sozinhas, sem a ajuda de qualquer pessoa. A maioria delas, 57%, foi auxiliada por familiares ou vizinhos. "Após o parto, 43% delas foram levadas a um hospital por vizinhos ou parentes", lembra Márcia, lembrando que a equipe de resgate auxiliou apenas em um dos nascimentos.

A pesquisadora também destaca outras características entre as mães que tiveram seus filhos em casa, como a baixa escolaridade e a idade: a maioria eram adolescentes. "Observamos que 48% destas mães estavam sem seus companheiros", diz a professora. Outro ponto importante destacado pela pesquisadora é que a reação negativa à gestação por parte das famílias pode ter contribuído para não realização de pré-natal neste grupo de mulheres. O estudo é parte de uma pesquisa maior sobre mortalidade perinatal na região Sul da cidade de São Paulo iniciada em 2001, no Departamento de Epidemiologia da FSP.

Mais informações: (0XX11) 3066-7724 ou 3082-3886, com a professora Márcia Furquim de Almeida; e-mail marfural@usp.br



Revista USP destrincha os 20 anos da redemocratização no Brasil

André Benevides

A avassaladora crise política que atinge os altos escalões do governo e de partidos brasileiros deu ares irônicos ao número 65 da Revista USP, lançado neste mês de setembro, devido ao seu tema, os 20 anos de Redemocratização. A ironia, no entanto, termina já no editorial da publicação. "A revista foi finalizada antes da crise. A opção foi deslocar a questão para o editorial", explica o editor-chefe, Francisco Costa.

Apesar da enorme tentação de lançar uma análise aprofundada sobre o tema, a prudência falou mais alto e excluiu esta possibilidade. "Qualquer notícia deste tipo pode ser desmentida rapidamente, ainda mais neste lamaçal todo, que está se revolvendo e muito longe de acabar." Segundo ele, seria tarefa extremamente ingrata tentar fazer, em um veículo trimestral, aquilo que nem os jornais diários conseguiram: colocar ordem neste caos de informações.

Restrito ao processo já consolidado da redemocratização, o dossiê traz textos de pessoas importantes que viveram este período e contribuem bastante para um melhor entendimento dos acontecimentos que já viraram história. Nomes de peso, como o ex-presidente José Sarney, o jurista Miguel Reale Júnior, os ex-ministros Jarbas Passarinho e Ronaldo Costa Couto, o sociólogo francês Alain Touraine e o jornalista Paulo Markun, entre outros, esmiúçam suas lembranças com este propósito.

Seria um tanto injusto tentar destacar, entre tantos, um ou outro texto que representasse a idéia da edição. Cada um deles tem suas peculiaridades e valores que os fizeram merecer figurar na revista. "Todos os artigos foram escritos por autores que participaram deste período de saída da ditadura e posterior democratização do Brasil", diz.

Escolhido para abrir a discussão, Ronaldo Costa Couto, que foi ministro-chefe do Gabinete Civil de José Sarney, relata detalhes dos bastidores daquilo que seria a posse do primeiro presidente brasileiro não-militar após 23 anos. Com Tancredo Neves, o presidente que nunca assumiu, estaríamos assistindo ao renascimento da democracia de fato? Oliveiros Ferreira, professor da USP, adiciona um pouco de caldo ao questionar estas datas. Lembra que já no governo de Geisel a emenda constitucional nº 11, que revogou os temidos Atos Institucionais, começava a se delinear. Por outro lado, foi com Collor, em 1990, que o povo finalmente pôde escolher e votar em um presidente.

José Sarney, outro que viveu a história de perto, comparece na edição com um discurso proferido em março deste ano no Senado Federal, no qual relata sua versão dos acontecimentos que o levaram à presidência e também examina aspectos de seu governo. Miguel Reale Jr., conta, entre outras coisas, sua experiência na defesa de inúmeros presos políticos. Já Alain Tourraine, nas palavras de Francisco Costa, "nos dá a dimensão de alguém que está na Europa, mas com um olho no Brasil o tempo todo", por meio de seu artigo Economia e Democracia no Brasil nos últimos vinte anos.

Ano Internacional da Física
Por uma série de contingências, esta edição sofreu um atraso na publicação, apesar de já estar pronta desde julho deste ano. Resultado disso é que nem bem ela saiu e o próximo número já está finalizado, esperando ir para a gráfica. O tema da próxima edição, de número 66, será o Ano Internacional da Física, em comemoração aos 100 anos da publicação dos revolucionários artigos de Einstein, em 1905.

Entre os destaques da revista, Francisco Costa enfatiza o da professora da USP, Amélia Império Hamburger, em homenagem a César Lattes, considerado o maior físico brasileiro. Os 16 textos do dossiê também abrem espaço para discutir, além da Relatividade, inovações e tendências deste ramo da ciência, passando por nanotecnologia e super-cordas. Inevitavelmente atrasada, a previsão é que a revista seja publicada até o final de outubro.

Mais informações: (0XX11) 3091-4403 ou revisusp@edu.usp.br




Cursos e Palestras

Pessoa e Drummond são tema de Simpósio
Será realizado entre os dias 24 e 27 o Simpósio sobre Fernando Pessoa e Carlos Drummond Andrade, promovido pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e a Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP.

O evento reunirá professores, críticos e pesquisadores do Brasil, da Itália, de Portugal, da Inglaterra e dos EUA. Acontecerão palestras, conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação (acerca de pesquisas recém-concluídas ou em andamento).

O principal propósito do encontro é dar espaço à reflexão sobre aspectos menos focalizados da produção dos dois escritores, embora pretenda também dar ensejo à apresentação e discussão de outros temas.

Na abertura do simpósio será feita uma homenagem a José Blanco, ex-administrador da Fundação Gulbenkian que, pessoano de primeira hora, organiza atualmente uma bibliografia de Fernando Pessoa, que já conta com mais de 4.000 títulos.

As incrições, R$35,00 para estudantes e R$70,00 para professores e demais pessoas, devem ser feitas no site http://www.fflch.usp.br/eventos/pessoaedrummond/index.html. O temário a ser abordado,o nome dos participantes, e mais informações também podem ser encontrados na página.

Nos dias 24 e 25 o simpósio acontecerá no TUCA, na PUC (R. Monte Alegre, 1024, São Paulo) e nos dias 26 e 27 será no Anfiteatro de História da USP (Faculdade de História e Geografia - R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3751, 3819-9400 (na USP), 3670-8412 (na PUC/SP) ou site do evento


Prato discute a obesidade sobre a ótica do cinema
A palestra educativa deste mês do Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato), do Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, trará como tema A obesidade sobre a ótica do cinema. As palestras são gratuitas e abordam a cada mês um tema diferente sobre obesidade, seguidas de debate com a platéia e esclarecimento de dúvidas pela equipe multiprofissional do Prato.

Não é necessário fazer inscrição. O evento será na próxima segunda-feira (17), às 14 horas, no anfiteatro do Instituto de Psiquiatria do HC (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3069-6974


Ciclo de Palestras discute as crianças na história
O Museu Paulista (do Ipiranga) e o Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (Cedhal), ambos da USP, estão realizando, entre os dias 10 e 15 de outubro, o Ciclo de Palestras As Crianças na História: temporalidades e dimensões, coordenado pelas professoras Eni de Mesquita Samara, diretora do Museu, e Esmeralda Blanco de Moura, diretora do Cedhal.

O ciclo aborda temas como a criança escrava, a legislação brasileira para a infância, seus direitos civis e a indústria cultural. A programação completa está no site: www.mp.usp.br. O evento, gratuito, acontece no Museu Paulista da USP (Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, em São Paulo), das 14 às 16 horas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 6165-8006 ou (0XX11) 273-4390, antes do início das palestras.

Mais informações: (0XX11) 6165-8006 ou (0XX11) 273-4390


Seminário aborda ética e justiça na educação
Os Seminários Abertos de Filosofia e Educação buscam debater questões éticas e políticas que se colocam para os educadores em seu trabalho. O tema desta quinta-feira (13) é Ética e Justiça: contribuições de J. Raws, com Luís Paulo Rouanet, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, às 14 horas.

A palestra será na sala 137, bloco B da Faculdade de Educação da USP (Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, em São Paulo). Organizado pelo Núcleo São Paulo - Filosofia da Educação, o evento tem entrada gratuita e aberta aos interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574


Semana Farmacêutica de Ciência e Tecnologia
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realiza, de 17 a 21 de outubro, a X Semana Farmacêutica de Ciência e Tecnologia da FCF, que reunirá o XX Seminário de Pós-Graduação, a 13ª Reunião de Iniciação Científica e a XL Semana Universitária Paulista de Farmácia-Bioquímica. O objetivo do evento, além da troca de experiências, é o aprimoramento profissional e complementação da formação universitária. A programação busca abordar temas atuais e de relevância para a atuação nas diversas áreas do setor
farmacêutico.

A inscrição custa R$25,00 para alunos da USP, R$35,00 para alunos externos e R$50,00 para profissionais, e dá direito a participação em todas as palestras, mesas-redondas e conferências. Os cursos e oficinas são pagos à parte. A atividades serão na FCF, localizada na Av. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3622




Agenda Cultural

Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana de 10 a 16 de outubro:

Contraponto - Mercado Fonográfico Brasileiro, o programa apresenta um panorama da indústria fonográfica, falando sobre o que é produzido e quanto esse mercado movimenta. Além disso, trata a questão da pirataria de CDs e DVDs, e o crescimento dos selos independentes. Nesta segunda-feira (10), às 20 horas.

4x4 - Automação, o programa trará como tema a automação, que é o conjunto das técnicas baseadas em máquinas e programas com objetivo de executar tarefas programadas pelo homem e de controlar operações sem a intervenção humana. Nesta quarta-feira (12), às 20 horas.

No Olhar da USP desta semana, os professores Aldo Rebouças e Aziz Ab´Saber, ambos do Instituto de Estudos Avançados da USP, falam sobre o projeto do Governo Federal que pretende acabar com a seca na região Nordeste com a transposição de águas do rio São Francisco. Nesta quinta-feira (13), às 20 horas.

E o PGM apresentará uma seqüência de matérias dedicadas aos temas LDO. O orçamento do Estado para educação e os movimentos para derrubada do veto do governador, além de um histórico da Educação no Estado, são os temas abordados. Na sexta-feira (14), às 20 horas.

O Canal Universitário (CNU), que exibe a programação da TV USP, pode ser sintonizado no canal canal 11 da NET e no canal 71 da TVA. A programação completa e os horários podem ser encontrados no site http://www.usp.br/tv.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101


Oito, em cartaz na ECA, aborda desajustes humanos
Até o dia 30 de outubro está em cartaz a peça teatral Oito, no Teatro Laboratório da ECA. Construído a partir de textos dos próprios autores em improvisações e laboratórios, o espetáculo é uma criação coletiva que tem como tema os desajustes humanos.

Com direção de Antônio Januzelli e Juliana Jardim com núcleo 53, a peça é apresentada pelos formandos da Escola de Arte Dramática da USP. A peça está em cartaz no Teatro Laboratório da ECA (Av. Prof. Luciano Gualberto, trav. J, 215, Cidade Universitária, em São Paulo). As apresentações acontecem quinta e sexta-feira, às 21 horas, e sábados e domingos, às 20h30. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes do espetáculo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4376




Quadro de Avisos

Poli recebe Prêmio Petrobrás de Tecnologia
Celso Yukio Nakashima, doutorando da Escola Politécnica (EP) da USP, recebeu no último dia 5, o Prêmio Petrobrás de Tecnologia pelo 2º lugar na categoria Tecnologia da Produção. Na cerimônia, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, foi premiado também com R$14 mil.

O trabalho desenvolvido pelo engenheiro, Modelagem e Simulação de uma Bomba Multifásica do Tipo Duplo Parafuso, concorreu com os trabalhos de outros 335 candidatos de 68 instituições de ensino e pesquisa de dezoito diferentes estados da Federação.

Estiveram presentes na premiação, o professor Oswaldo Massambani (diretor da USP Leste), o Silvio de Oliveira Júnior, professor do Departamento de Engenharia da EP e orientador do trabalho.

Mais informações: (0XX11)3091-5295 e e-mail nicodemo.sposato@poli.usp.br




Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Arranjo estrutural das fibras de colágeno do coração de cães normais e diabéticos. Hildebrando Gomes Benedicto. Dia 21, às 15 horas.

Participação do sistema opioidérgico e dos glicocorticóides nas alterações comportamentais e da imunidade inata induzidas na prole pelo estresse pré-natal. Evelise de Souza Monteiro Fonseca. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11)3091-1350


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Desenvolvimento e avaliação de formulações para cápsulas gelatinosas duras. George Gualberto Gualter de Oliveira. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações:(0XX11) 3091-3668


Escola de Comunicação e Artes

Mestrado

Cinema Universitário: Trajetórias em Desenvolvimento - Os Filmes e o Curso de Cinema da ECA-USP nos anos 90. Eduardo Novelli Valente. Dia 14, às 10 horas.

Doutorado

Elementos Visuais na Arte da Computação Gráfica e do Design Gráfico de Animação: um Estudo dos princípios e Técnicas. Marcos Alberto Andruchak. Dia 14, às 13 horas.

No campo feito de sonhos: núcleos de Arte Cênicas do SESI - o cidadão criador, um estudo da inserção social através da arte e da educação estética. Sônia Machado de Azevedo. Dia 14, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br