São Paulo, 14/10/2005 - Boletim nº1728
meio ambiente
Dejetos usados na fertilização
degradam microbacias

O nitrogênio e o fósforo presentes nos
dejetos animais - usados para fertilizar
solos - podem contaminar o lençol freático
e favorecer a erosão
leia...
Seminário na USP Leste discute
diversidade cultural
Esalq lança Plano Nacional
de Agroenergia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Confinamento de animais disponibiliza altas concentrações de nitrogênio e fósforo ao solo

Renata Moraes

Áreas de intensa prática agropecuária, como o interior do Estado de São Paulo ou a região de Chapecó, no Estado de Santa Catarina, têm contribuído para a degradação dos solos e para a má qualidade das águas dos lençóis freáticos e dos rios das microbacias hidrográficas. Ao fazerem o uso de dejetos animais, ricos em nitrogênio (N) e fósforo (P), na fertilização de solos pobres, a erosão pode transportar estes nutrientes aos corpos d'água. Um estudo da Escola Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP desenvolvido na região de Descalvado (SP), mensurou essa poluição e diagnosticou a falta de medidas governamentais para conscientizar os criadores sobre o impacto de sua atividade no meio ambiente.

Em sua dissertação de mestrado, o biólogo e advogado Fernando Frachone Neves, orientado pelo professor Sílvio Crestana, identificou as áreas de risco à poluição na microbacia de Rio Bonito, em Descalvado, pólo econômico de grande concentração de aviculturas. Por meio de um modelo matemático computadorizado, Neves mensurou os danos sofridos nos ecossistema da região, tendo detectado as áreas que provêm nutrientes aos mananciais. Com os softwares ARCVIEW e AVSWAT, foi possível quantificar o volume do transporte de nutrientes (provenientes dos dejetos) para os lençóis e mananciais, e a erosão em toneladas por ano. Ele diz que o método pode ser usado para calcular a concentração de substâncias disponibilizadas por qualquer criação.

Agressão ao ecossistema
Os dejetos de animais em confinamento têm alta concentração de nitrogênio e fósforo devido a alimentação e manejo. Ao serem aproveitados para a fertilização dos solos, disponibilizam esses dois nutrientes, dentre outros. As moléculas desses compostos irão então, em grande parte, ligar-se às partículas da terra. Quando chover, os nutrientes e estas substâncias atingirão camadas mais profundas do solo. Este processo é denominado lixiviação, que causa o empobrecimento do solo e a poluição das reservas de água. Locais que são naturalmente vulneráveis à erosão estarão ainda mais propensos ao fenômeno com a perda de nutrientes.

A chuva também transporta as substâncias provenientes dos dejetos aos rios da região. "É o caso da microbacia do rio Bonito", conta Neves, lembrando que "o aumento excessivo da quantidade de nutrientes na água diminui o oxigênio dissolvido, prejudicando a comunidade aquática e as populações ribeirinhas, que utilizam essa água".

O pesquisador aponta que em áreas de maior preservação das matas ciliares (que se dispõe no entorno dos rios) a vegetação consegue amenizar um pouco esses problemas - a poluição dos rios e a erosão. "Essa mata se transforma numa barreira para a chegada das substâncias que estão na superfície do solo. Também, devido às raízes, agregam as partículas do solo contendo a erosão. São importantes corredores ecológicos, funcionando como refúgio para espécies animais e vegetais". Por ter tamanha importância, estas matas são classificadas como Áreas de Preservação Permanente (APP).

Granjas poluidoras
Neves afirma que grande parte dos criadores de animais desconhece o solo da área em que estão instalados e não tem consciência do impacto do manejo inadequado de dejetos: "A maioria das granjas funciona irregularmente, do ponto de vista da gestão integrada dos resíduos gerados, e falta não somente orientação, mas supervisão dos órgãos Federais, Estaduais e Municipais". Segundo ele, atividades potencialmente poluidoras devem passar por adequação para adquirir uma licença ambiental que autorize seu funcionamento. "Cabe à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de cada microbacia orientar e viabilizar alternativas de manejo de dejetos gerados no confinamento de animais".

O biólogo aponta as iniciativas de apoio e conscientização dos granjeiros que estão sendo feitas no Estado de Santa Catarina como um modelo que pode ser seguido. Lá, a Embrapa Suínos e Aves, tem feito um trabalho de orientação, mesmo àqueles produtores não licenciados. Uma das alternativas que o órgão tem conseguido implementar são as fossas sépticas nas propriedades rurais e orientação para o manejo adequado dos dejetos.

O trabalho de Neves será disponibilizado para a Casa da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Descalvado e ele acredita que o método de análise de áreas suscetíveis à poluição que desenvolveu pode servir de fomento a políticas públicas.

Mais informações: e-mail ffneves@terra.com.br, com Fernando Neves

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

Seminário na USP Leste discute diversidade cultural
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste realiza, com o patrocinío da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o I Seminário Diversidade Cultural: Patrimônio Brasileiro.

O evento, que será nos dias 17 e 18, quer destacar as relações entre as disciplinas vinculadas a área cultural da unidade, discutir as relações entre cultura e sociedade a partir da especificidade de seus cursos, mas com foco permanente nas relações interdisciplinares, além de inserir a USP Leste nas discussões acadêmicas atuais.

Durante a realização do seminário serão expostas obras do artista plástico Marcelo Lopes. A inscrição poderá ser feita nas conferências inaugurais, que serão às 19 horas, no dia 17. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As atividades serão nos auditórios 1 e 2 da USP Leste (R. Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-1020 ou site http://www.uspleste.usp.br/


FOB discute resíduos urbanos de saúde e odontologia
Na próxima quarta (19), será realizado o Seminário Resíduos urbanos, de serviços de saúde e odontológicos: implicações ambientais na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O objetivo do evento é promover um debate sobre a questão da saúde ambiental, com destaque para a odontologia. Profissionais das áreas de saúde, educação, meio ambiente e engenharia sanitária discutirão sustentabilidade em âmbito municipal, estadual e nacional.

Além disso, o encontro se constitui em uma oportunidade de promoção do intercâmbio cultural e científico entre as áreas envolvidas e visa à conscientização da comunidade regional quanto à preservação do meio-ambiente.

O evento é promovido pelo Núcleo de Informações em Saúde Ambiental e pelo Instituto de Ciências e Tecnologia em Resíduos. Conta com a parceria da OdontoPrev (empresa de convênios odontológicos) e da Ecosensus (assessoria ambiental).

A entrada é gratuita e o seminário é voltado professores, alunos, e à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX14) 3235-8247, com Ovídio, Thelma ou Flávia Iano. Também podem ser feitas pelo e-mail lrq@fob.usp.br (enviar nome completo, instituição, telefone, e-mail, profissão).

O local do evento é o Salão Nobre da FOB, que fica na Al. Dr. Otávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8247




Agenda Cultural

Na FAU Maranhão, espetáculo musical Entre Amigos
Neste domingo (16), às 19 horas, o grupo Entre Amigos realizará o espetáculo Pequenas Histórias Musicais, baseado em apresentações da Broadway, na FAU Maranhão. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

A FAU Maranhão fica na Rua Maranhão, 88, Higienópolis, em São Paulo. O estacionamento é gratuito.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919


Peça narra experiências de Pitágoras na Estação Ciência
A peça O Monocórdio de Pitágoras está em cartaz até o dia 30, na Estação Ciência da USP. O espetáculo conta a história de Severino, um nordestino, narrando a saga do filósofo grego Pitágoras de Samos e seus experimentos para deduzir a matemática das escalas musicais. O texto é de Pedro Paulo Salles e a direção de Cauê Matos. As apresentações acontecem aos domingos, às 16 horas, no auditório da Estação Ciência (190 lugares).

A entrada custa R$10, professores e estudantes pagam meia. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1274/1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, ou site www.eciencia.usp.br


Programação para crianças na biblioteca da EESC
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP promove o projeto Os pequenos na Biblioteca da EESC, que se destina a oferecer contos e visita orientada aos alunos do Centro de Convivência Infantil (CCI) do campus da USP-São Carlos, entre 4 e 6 anos. Nesta sexta-feira, às 14 horas, o evento será voltado para as crianças de 6 anos.

O evento acontece nas dependências da Biblioteca e é aberto a todos os interessados. A EESC localiza-se na Av. Trabalhador Saocarlense, 400, no centro de São Carlos

Mais informações: (0XX16) 3373-9247




Quadro de Avisos

Esalq lança Plano Nacional de Agroenergia
Nesta sexta-feira (14) o Brasil dará um passo decisivo no fortalecimento do uso de biocombustíveis. É quando o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, lançará o Plano Nacional de Agroenergia, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba. O Plano vai construir também as bases para a criação do Consórcio Brasileiro de Agroenergia, que reunirá ações de vários setores produtivos, e de um fundo de investimento para esse consórcio.

Elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o plano faz parte da ação estratégica do Governo Federal para aumentar a produção de biocombustíveis, uma vez que, a partir de 2008, será obrigatório o uso de 2% de biodiesel no diesel nacional. O percentual representa anualmente quase 1 bilhão de litros do combustível.

Fala-se também dos benefícios que o plano trará para a agricultura familiar. Na região Nordeste, a Embrapa, por meio do seu zoneamento agrícola, mapeou mais de 600 mil hectares de terras aptas ao cultivo da mamona, o que pode representar uma alternativa para mais de 100 mil famílias de agricultores. E, segundo estudos desenvolvidos pelos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional e das Cidades, a cada 1% de participação da agricultura familiar no mercado de biodiesel do país, seria possível gerar cerca de 45 mil empregos no campo.

No evento, estão previstas as participações dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, e das Minas e Energia, Silas Rondeau, do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, e do Embaixador Jório Dauster, e ex-presidente da Organização Internacional do Café e da Vale do Rio Doce.

O encontro acontece no salão nobre da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba).

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477


Creche da Saúde Pública é inaugurada
No próximo dia 20, às 11h30, será inaugurada a Creche Saúde, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A creche atenderá filhos de docentes, funcionários e alunos da FSP e da Escola de Enfermagem (EE) da Universidade.

A inauguração contará com a presença do reitor, professor Adolpho José Melfi; do diretor da FSP, professor Aristides Almeida Rocha; da professora Ana Maria Kazue Miyadahira, diretora da EE; e da coordenadora do COSEAS, professora Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca. O evento é aberto a toda a comunidade USP e a FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7729


São Carlos participa de campeonato de fórmula SAE
A equipe da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP participa da II Competição SAE Brasil-Petrobrás de Fórmula SAE, competição de carros projetados pelos alunos, em Piracicaba, São Paulo.

A equipe de São Carlos é a atual campeão e participou, no último mês de maio, da competição norte-americana da categoria entre 140 equipes de diversos países, conquistando importantes prêmios. Formada por 60 alunos de diversos cursos da USP São Carlos, a equipe participará da competição com seu último protótipo, o E-2M, uma versão modernizada do carro que competiu nos Estados Unidos.

Mais informações: www.saebr.org.br ou www.eesc.usp.br/formula




Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

A solidão da América Latina na Grande Imprensa Brasileira. Alexandre Barbosa. Dia 17, às 14 horas.

Um Circo de Letras - A Editora Brasiliense e as transformações sociais, culturais e políticas do Brasil nos anos 80. Marcello Rollemberg. Dia 17, às 14h30.

As personagens em "Les Nègres" de Jean Genet. Simone Bortuluzzo. Dia 18, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

Proposta de algoritmo ar redução da malha de polígono em modelos sólidos b-rep.Wang Congshi. Dia 24, às 15 horas,

Inteligência de enxames aplicada síntese de estratégias de caça em ambiente tridimensional. Emiliano Gonçalves de Castro. Dia 26, às 9 horas.

Estimação de trajetórias terrestres utilizando unidade de medição inercial de baixo custo e fusão sensorial. Douglas Daniel Sampaio Santana. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br