São Paulo, 18/10/2005 - Boletim nº1730
meio ambiente
Projeto mapeia biodiversidade
das ilhas de Abrolhos

USP coordena grupo que irá identificar
organismos associados aos recifes de
corais, recursos pesqueiros e efeitos
da exploração humana na região
leia...
CCS promove debate com
reitoráveis no dia 19
Desaparecimento infanto-juvenil
em debate na FMUSP

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Rede de pesquisadores avalia efeitos da atividade humana nos recifes de corais de Abrolhos

Júlio Bernardes

Uma rede de pesquisadores brasileiros, coordenada pelo Instituto Oceanográfico (IO) da USP, estudará por quatro anos a influência de processos oceanográficos (como as correntes marinhas) e da atividade humana no arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia. A região abriga a maior concentração de recifes de corais do Atlântico Sul, mas a biodiversidade e o funcionamento de seu ecossistema são pouco conhecidos.

A pesquisa integra o projeto dos Institutos do Milênio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e receberá do governo federal R$4,35 milhões. "O desmatamento, causado pela exploração econômica da área continental próxima, provoca erosão costeira e produz sedimentos que podem afetar o metabolismo dos corais e alterar todo o ecossistema da região, única na costa brasileira", explica o professor Belmiro Mendes de Castro Filho, diretor do IO e vice-coordenador do projeto.

Os recifes ocupam uma área de 4 milhões de hectares e próximo ao arquipélago ocorre a bifurcação da Corrente Sul Equatorial, vinda da África, formando correntes que vão para o Sul e o Norte do Brasil. "Em conjunto com outras massas de água, elas condicionam a fauna e a flora das águas brasileiras", diz Belmiro. "O projeto pretende descobrir se a formação de Abrolhos influencia na subida de nutrientes de águas mais profundas e frias para a superfície do mar, o que beneficia a produção primária e a pesca."

Biodiversidade
O professor do IO, Rubens Lopes, aponta que o projeto estudará o ciclo de vida das espécies associadas aos recifes e sua relação com as características oceanográficas físicas e químicas da região. "Os recursos pesqueiros locais serão mapeados, tais como peixes oceânicos e animais de águas mais profundas, como caranguejos e lagostas", relata.

De acordo com Lopes, também será feito um levantamento do manejo do meio ambiente. "A Agência Nacional de Petróleo licitou áreas ao norte, sul e leste de Abrolhos para exploração de petróleo e gás", aponta. "A região é muito sensível, e conhecer a biodiversidade local será importante para regular a atividade humana".

Carbono
O professor Eurico Cabral de Oliveira, do Instituto de Biociências (IB) da USP, coordena o projeto e propôs, há 40 anos, a criação do Parque Marinho de Abrolhos. Especialista em algas, Eurico irá estudar as espécies conhecidas como rodolitos ("pedras vermelhas"), que desempenham um papel fundamental no ecossistema de Abrolhos.

"A precipitação de carbonato de cálcio por estas algas pode ter um papel importante para explicar o destino do 'missing carbon', uma parte do CO2 atmosférico produzido pelo homem que não fica acumulado na atmosfera", conta. "O metabolismo dos rodolitos pode ter relação direta com o efeito estufa e o aquecimento global."

As pesquisas vão envolver pesquisadores da USP, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto de Pesca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

O trabalho de campo deve começar em junho de 2006. "Os estudos envolverão mais de 50 pesquisadores, além de alunos de graduação e pós e dos técnicos", destaca o diretor do IO. "O navio oceanográfico Prof. Wladmir Besnard, da USP, deverá cumprir 80 dias de navegação em Abrolhos, em vários cruzeiros".

Mais informações: (0XX11) 3091-6501, com Belmiro Mendes de Castro Filho

Imagem: Francisco Luis Vicentini Neto, do Instituto Oceanográfico




Debate com reitoráveis terá transmissão ao vivo pela internet

Da Redação, Agência USP

Nesta quarta feira (19), professores, alunos e funcionários da USP terão mais uma oportunidade de conhecer melhor os candidatos a ocupar a cadeira de reitor da maior universidade brasileira. A partir das 15 horas, terá início o debate entre os reitoráveis produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP, que contará com transmissão ao vivo pela internet e participação do público.

Estarão presentes no Auditório Camargo Guarnieri (R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo) os cinco candidatos: professor Adilson Avansi Abreu, geólogo, professor Antônio Marcos Massola, engenheiro, professor Hélio Nogueira da Cruz, economista, professor Sedi Hirano, sociólogo, e professora Suely Vilela, bioquímica.

Por meio do Portal da USP (www.usp.br/) será possível acompanhar a transmissão ao vivo do evento, que também terá cobertura da TV USP (canal 11 da NET e 71 da TVA) e da rede USP de rádio (93,7 MHz em São Paulo, 102,1 MHz em São Carlos e 107,9 MHZ em Ribeirão Preto). Os interessados em participar podem deixar sua pergunta no endereço http://sistemas1.usp.br:8080/urania/uraDebateCCS.jsp?print=s. O debate será restrito apenas a convidados e imprensa.

Estrutura
O debate será dividido em cinco blocos com 20 minutos cada, e a previsão é de que a duração total do encontro seja de duas horas. O evento se inicia com a apresentação dos debatedores, na qual, após um rápido perfil feito pelo mediador, cada candidato terá 90 segundos para expor as linhas gerais de sua plataforma.

Em seguida, terão início as conversas sobre os sete eixos temáticos. Os três primeiros blocos também estarão abertos a perguntas do público, previamente selecionadas e editadas. O segmento inicial terá por tema a Expansão da USP, contemplando desde o aumento do número de vagas, passando pela criação de novos cursos, até novos campi, como a Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil).

O segundo bloco abordará a Administração e Gestão da Universidade, englobando aspectos da Avaliação Institucional e da Política de RH da USP. Na terceira parte dos debates, os reitoráveis serão questionados quanto à Autonomia Universitária, discutindo principalmente o âmbito financeiro do tema, como os Recursos da Universidade e a condução de Fontes de Financiamento.

Nos dois últimos blocos não haverá espaço para perguntas do público, pois cada um deles tratará de dois eixos temáticos. Ensino e Pesquisa, um dos temas mais clássicos na Universidade, e Internacionalização, incluindo Pós-Graduação, convênios de intercâmbio e parcerias diversas com instituições estrangeiras, são as guias da penúltima parte do debate. Encerrando as discussões, o último sustentáculo do tripé universitário, Extensão e Cultura, terá espaço junto a assuntos ligados à Comunicação Social, tais como as Mídias da USP, a relação entre a Ciência e a Sociedade e o papel das Unidades quanto a isso.

Mais informações: (0XX11) 3091-4806 ou markccs@usp.br; http://noticias.usp.br/canalacontece/artigo.php?id=9973#




Cursos e Palestras

Evento na Medicina discute desaparecimento infanto-juvenil
Nesta quarta-feira (19), a Faculdade de Medicina (FM) da USP discutirá a questão do desaparecimento infanto-juvenil no Brasil e no exterior, a partir das 9 horas, no I Seminário Estadual Projeto Caminho de Volta.

O evento acontece no Teatro da Faculdade (Av. Dr. Arnaldo, 455, Consolação, São Paulo) e terá a presença de autoridades e entidades ligadas ao tema. É destinado a profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente, formada por representantes das polícias Civil e Militar, ONGs, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público e Magistratura, pesquisadores das áreas de psicologia, serviço social, educação, saúde, genética, medicina legal, informática e direito, além da sociedade civil.

Durante o evento, o Centro de Ciências Forenses da FM divulgará os primeiros resultados do Estudo causal sobre o desaparecimento infanto-juvenil, promovido pelo Projeto Caminho de Volta: Busca de Crianças Desaparecidas no Estado de São Paulo.

Um dos objetivos do Seminário é propor políticas públicas de prevenção e atenção à questão do desaparecimento infanto-juvenil. Também avaliará a importância da inserção no banco de dados do Projeto Caminho de Volta de crianças que vivem em abrigos públicos, sem filiação definida. Recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou a realização de exames de DNA, no Projeto Caminho de Volta, em menores que vivem em abrigos para o cruzamento de marcadores genéticos de pais e mães que procuram seus filhos.

Implantado pela Faculdade de Medicina da USP, em setembro de 2004, o Projeto auxilia a Polícia Civil na localização e identificação das crianças desaparecidas, por meio de um Banco de DNA, além de dar suporte psicológico às famílias e às crianças, durante o processo de busca e de reintegração familiar.

As inscrições devem ser feitas no local, no dia do evento. Mas é recomendável ligar antes para uma pré-inscrição para os telefones (0XX11) 3758-4428 / 3821 .

Mais informações: (0XX11) 3758-4428 / 3821 ou e-mails swinter@zaz.com.br e swinter@terra.com.br


Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicações e Artes
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza, de 19 a 21 de outubro, a I Jornada de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicações e Artes - Pesquisa: o diferencial na formação dos comunicadores. A abertura será na quarta (19), às 17 horas e nos dias 20 e 21, das 9 às 12 horas e das 19 às 21h30, haverá exposição dos trabalhos dos alunos bolsistas e palestras de profissionais.

O evento, que será no auditório Lupe Cotrim, da ECA, tem como objetivo destacar a experiência em pesquisa dos alunos bolsistas e mostrar o depoimento de profissionais das diferentes áreas da comunicação e das artes sobre a relevância da pesquisa para sua atuação no mercado de trabalho.

As inscrições, gratuitas, são abertas a todos os interessados e podem ser feitas até o dia 21, pela manhã, pessoalmente na Secretaria do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) ou e-mail jornadacca@yahoo.com.br. O inscrito que tiver 50% de presença receberá certificado de participação. A ECA fica na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4081/4342


Seminário Internacional na EE discute incontinências
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) da Escola de Enfermagem (EE) da USP promoverá, dias 3 e 4 de novembro, o Seminário Internacional sobre Incontinências. Entre os temas abordados estarão os instrumentos de avaliação das incontinências, o tratamento farnacológico e cirúrgico e a prevenção. No dia 4 serão discutidos os projetos de pós-graduação.

As inscrições para o evento, voltado para profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação da área da saúde, vão até o dia 3 de novembro, das 8 às 16h30. As inscrições custam R$50,00 para profissionais e alunos de pós-graduação e R$25,00 para alunos de graduação e devem ser feitas no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da EE (Av Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, térreo, Cerqueira César, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3066-7531, email scex@usp.br ou http://www.ee.usp.br/culturaeextensao/eventos/seminario_incont.htm


Palestra aborda impacto do suicídio na família e na equipe de saúde
Nesta sexta-feira (21) será realizada a palestra O impacto do suicídio na família e na equipe de saúde: dilemas éticos, às 9 horas. Coordenada por Elaine Gomes Reis Alves, o evento será apresentado por Ana Beatriz Brandão dos Santos, psicóloga do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (Incor) e mestranda do Instituto de Psicologia (IP) da USP, e Ingrid Esslinger, psicóloga e psicoterapeuta.

A palestra é gratuita, aberta a todos os interessados e não é necessário fazer a inscrição com antecedência. O evento será no Anfiteatro do Hospital Universitário (HU), na Av. Prof. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4185


Estação Ciência discute a importância da água
No próximo sábado (22), às 16 horas, a Estação Ciência realiza a palestra Aqüífero Guarani: do deserto primitivo à água pura. O evento será ministrado pelo professor Paulo César Boggiani, do Instituto de Geociências (IGC) da USP e tem como objetivo apresentar este reservatório subterrâneo de água cujo volume estimado seria suficiente para abastecer toda a população brasileira por 2,5 mil anos.

A palestra é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br, com um dia de antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Fundação Vanzolini debate gestão de pessoas e apresentação pessoal
A Fundação Vanzolini continua, neste mês, seu ciclo de palestras sobre gestão empresarial, para incentivar os profissionais no aprimoramento de suas carreiras. As inscrições serão um quilo de alimento não-perecível, que serão doados a instituições beneficentes.

Nesta quarta-feira (19), será realizada a palestra Apresentação Pessoal, que abordará o comportamento profissional e a comunicação adequada no ambiente de trabalho e será ministrada pela psicóloga Maria Cristina Gattai. No dia 26, acontece a palestra Gestão de Pessoas, que buscará conceituar a importância do papel do Gestor na condução de grupos, e será apresentada pela consultora organizacional Creusa Quirino da Silva. Os eventos, sempre a partir das 19h45, são voltados para empresários, engenheiros, administradores e outros profissionais do mercado.

As inscrições devem ser feitas com pelo menos um dia de antecedência pelo telefone (0XX11) 3541-3789 ou pelo e-mail palestra@vanzolini.org.br .Os eventos serão na Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Unidade Paulista (Av. Paulista, 967, 5º andar, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3541-3789


Palestra na FEA mostra vantagens em endividar-se
No próximo dia 26, às 16h30, o Projeto Diálogos com a Comunidade realiza a palestra Endividar-se pode ser bom. Promovida pelo Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) de Ribeirão Preto da USP, será ministrada pelo professor Vinicius Aversari Martins(FEA-RP).

O evento acontece no anfiteatro da Unidade (Bloco A da FEA - Av dos Bandeirantes, 3900, Bairro Monte Alegre), as vagas são limitadas e a taxa a inscrição é um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação total será repassada para uma entidade assistencial.

As inscrições devem ser feitas até o dia no http://sistemas.fearp.usp.br/forms .

Mais informações: (0XX16) 3602-3899, com Irani ou Flávia




Publicações

Livro orienta sobre preparação de revistas científicas
Nesta terça-feira (18), será lançado o livro Preparação de revistas científicas - teoria e prática (Reichman & Autores Editores, págs 312, R$49,00), na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37, Cerqueira César, em São Paulo), a partir das 19h30. O livro, organizado por Sueli Mara Soares Pinto Ferreira e Maria das Graças Targino, descreve a trajetória das revistas científicas, passando pela reflexão sobre a teoria de preparação, tanto de textos como dos respectivos veículos de disseminação, até chegar a exemplos práticos de editoração eletrônica, com ênfase para a área da comunicação.

A obra apresenta os critérios de qualidade de uma publicação quanto a: autoria e editoria científica; revista eletrônica; forma e conteúdo das revistas de comunicação. O preparo de manuscrito para submissão a um periódico; conceituação de periódicos científicos; processo de autoria e co-autoria; sistema de peer review; critérios de avaliação de revistas; impacto dos e-prints no processo de comunicação científica; editoração científica, entre outros, estão entre os temas abordados.

O livro foi organizado pela professora de Biblioteconomia e Documentação da USP, Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, e Maria das Graças Targino, que foi professora da Universidade Federal do Piauí. É necessário confirmar presença no lançamento pelo telefone (0XX11) 5082 1404, com Thiago.

Mais informações:
http://www.intercom.org.br/boletim/a01n02/livros_preparacaorevistas.shtml




Quadro de Avisos

Pesquisa de nutrição da USP é premiada pelo Ministério da Saúde
Um estudo sobre o Monitoramento de fatores de risco para doenças crônicas por entrevistas telefônicas recebeu o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2005 do Ministério da Saúde, na Categoria Trabalho Publicado. A equipe de pesquisadores do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP - Carlos Augusto Monteiro, Erly Catarina de Moura, Patricia Constante Jaime, Alessandra Lucca, Alex Antonio Florindo, Iramaia Campos Ribeiro Figueiredo, Regina Bernal e Nilza Nunes da Silva - recebeu R$10 mil, um troféu e um certificado.

O estudo analisou o monitoramento de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, feito por meio de entrevistas telefônicas. Foram levadas em consideração diferenças demográficas e socioeconômicas entre a população com telefone e a população total do município. Os pesquisadores observaram diferenças substanciais entre os sexos quanto à freqüência da maioria dos fatores de risco estudados (alimentação inadequada, ausência de atividade física, consumo de cigarros e de álcool, hipertensão arterial e diabetes, entre outros). Foi constatado, com freqüência significativamente maior nos homens, o consumo insuficiente de frutas e hortaliças, o uso excessivo de bebidas alcoólicas e o excesso de peso. Nas mulheres foram mais freqüentes o sedentarismo e a hipertensão.

O sistema de monitoramento, avaliado a partir da representatividade e confiabilidade das estimativas obtidas e do custo por entrevista realizada, mostrou-se adequado e, de modo geral, superior a sistemas equivalentes existentes em países desenvolvidos. O custo por entrevista realizada foi oito vezes inferior ao estimado por sistemas semelhantes existentes em países desenvolvidos e quatro a oito vezes inferior ao custo de inquéritos domiciliares tradicionais realizados no município de São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3068-9219 / 9434, com Erly


Alerta contra o uso excessivo de álcool em Ribeirão Preto
O Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao uso de Álcool e Drogas na Comunidade (PAI-PAD) realiza, na próxima quarta-feira (19), um Dia de Alerta contra o uso excessivo de álcool. O evento será no saguão da Portaria Principal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Além de exposições de trabalhos científicos apresentados em congressos, a coordenação do PAI-PAD distribuirá folhetos educativos.

O Hospital das Clínicas fica no Campus Universitário, à Av. Bandeirantes, 3.900, em Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-1000




Teses e Dissertações

Escola de Comunicação e Artes

Mestrado

Do pátio à sala de aula: possibilidades de discussão da telenovela no processo educativo. Claudia de Almeida Mogadouro. Dia 21, às 14 horas.

Muito além da crítica - gastronomia e produção de sentidos nos jornais econômicos. Adriana de Cássia Navarro Manfredini. Dia 21, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

Análise da perda de carga em válvulas borboleta pra instalações hidroelétricas de grande porte utilizando a mecânica dos fluidos computacional. Celso Daniel Galvani Junior. Dia 31, às 15 horas.

Doutorado

Operação otimizada do sistema adutor metropolitano utilizando algoritmos genéticos, estudo de caso: Sam Leste da região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Gracione Picanço Ribeiro. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Polinização em culturas de pimentão - Capsicum annuum por Melipona quadrifasciata anthidioides e Melipona scutellaris e de morango - Fragaria x ananassa por Scaptotrigona aff. depilis e Nannotrigona testaceicornis (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). Ana Carolina Roselino. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br