São Paulo, 19/10/2005 - Boletim nº1731
medicina
Estudos mostram reações do
organismo durante a ECT

Duas pesquisas permitem conhecer
reações do organismo durante a
Eletroconvulsoterapia (ECT) e ajudarão
médicos durante aplicação do método
leia...
ECA discute Vladimir Herzog,
jornalismo e democracia
Câmara dos Deputados
homenageia físicos da USP

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisas permitem maior conhecimento das reações durante Eletroconvulsoterapia

Antonio Carlos Quinto

Dois estudos realizados na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) desvendam as reações que acontecem no organismo de pacientes submetidos à Eletroconvulsoterapia (ECT). Em geral, pessoas submetidas a este tratamento são portadoras de distúrbios psiquiátricos graves, como esquizofrenia, depressão profunda ou transtornos bipolares (doença maníaco-depressiva).

"Esta terapia ainda é cercada de dúvidas e mitos. Com esses trabalhos podemos, inclusive, desmistificar pensamentos negativos sobre o ECT", diz a professora Maria Cecília Solimene, que é professora livre-docente da FMUSP e médica assistente da Unidade Clínica de Aterosclerose do Instituto do Coração (Incor).

De acordo com a médica, que orientou um projeto de doutorado no Incor e outro de mestrado no Instituto de Psiquiatria do HC da FMUSP sobre o tema, não havia na literatura mundial relatos de como o organismo se comportava clinicamente durante a eletroconvulsoterapia. A ECT consiste na aplicação de choques elétricos na cabeça. O procedimento, precedido de anestésicos, provoca convulsões que duram em média 40 segundos. "A ECT é recomendada quando os medicamentos utilizados já não causam quaisquer efeitos ou se associam a efeitos adversos intoleráveis", conta Maria Cecília.

Nas pesquisas, foram estudados dois grupos distintos de pacientes. Num deles, 47 pessoas com menos de 40 anos e idade média de 30. O outro grupo tinha 38 pacientes com mais de 50 anos (idade média de 65). Todos tinham em comum um quadro de depressão grave profunda, mas não apresentavam qualquer tipo de doença orgânica. As pessoas com mais de 50 anos foram acompanhadas na pesquisa de doutorado do médico cardiologista Júlio Yoshio Takada, do Incor, enquanto o outro grupo foi analisado pelo médico psiquiatra Demétrio Ortega Rumi, em seu estudo de mestrado realizado no IPq.

"O objetivo foi registrar o comportamento do sistema cárdio-circulatório durante as sessões de ECT", lembra Maria Cecília. Segundo ela, há relatos de experiências em que foram registradas elevações da pressão arterial e da freqüência cardíaca. "Mas não se sabia quanto tempo duravam estas alterações e se provocariam consequências maiores", lembra.

Registros precisos
Todos os pacientes tiveram instalados, um dia antes da aplicação do ECT, aparelhos para monitorar a pressão arterial e a freqüência cardíaca. O comportamento durante as sessões de ECT, que duraram, em média, menos de um minuto, foi praticamente o mesmo em todas as pessoas.

"Pudemos observar que aconteceram alterações cardiovasculares nos dois grupos. No caso das pessoas com menos de 40 anos, a recuperação foi mais rápida", conta a professora. "Durante a terapia, a pressão arterial e a freqüência cardíaca aumentam. No grupo com idade inferior a 40 anos, os registros voltaram à normalidade em cerca de 25 minutos", lembra Maria Cecília. No grupo maior de 50 anos, a pressão arterial levou cerca de 30 minutos para voltar ao basal, enquanto a freqüência cardíaca, mesmo tendo diminuído em relação ao momento do choque, permaneceu maior que a basal após 1 hora. Nos dois estudos, não foram verificados distúrbios do ritmo cardíaco nem isquemia (prejuízo do fluxo sangüíneo para o coração), o que não significa que esses problemas não possam ocorrer em pacientes portadores de doença cardiovascular prévia.

Para a professora, os estudos são de fundamental importância para os médicos que decidam pela aplicação da ECT. Normalmente, antes de se recomendar o uso da terapia, os médicos solicitam avaliações clínicas e até mesmo o acompanhamento de outro profissional.

Uma das pesquisas, publicada na edição de setembro deste ano no Brazilian Journal of Medical and Biological Research, é a tese do médico cardiologista Julio Yoshio Takada, do Incor. A dissertação de mestrado do médico psiquiatra Demétrio Ortega Rumi, do Ipq, foi publicada nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, de agosto de 2002. Uma comunicação sobre o assunto deverá ser publicada em 2006, no International Journal of Cardiology.

Mais informações: (0XX11) 3069-5352/ 5447, com a professora Maria Cecília Solimene; e-mail maria.solimene@incor.usp.br




Cursos e Palestras

ECA discute Vladimir Herzog, jornalismo e democracia
Nessa sexta-feira (21), a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP realiza a mesa-redonda Vlado Assassinado - O que mudou no jornalismo e na democracia brasileira?, em homenagem aos 30 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, o Vlado

O evento pretende jogar olhares sobre a realidade do jornalismo e da democracia brasileira naquela época e atualmente, não comparando, mas analisando como andam nossa imprensa e nossa sociedade no tocante à liberdade.

O encontro, gratuito, acontecerá às 20 horas, no Auditório Freitas Nobre da ECA (Departamento de Jornalismo e Editoração), e terá a presença de Sérgio Gomes, da Oboré, Audálio Dantas, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sinjor), Dalmo Dallari, jurista, e Georges Bourdokan, da Caros Amigos.

A ECA localiza-se na Av. Prof. Lúcio Martins Rodriguez, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: http://www.eca.usp.br/calc/


Qualidade de comunicação é tema de palestra
No dia 26, será realizada a palestra Qualidade em Comunicação: Eficácia no Tratamento da Informação. O evento abordará questões como a confiabilidade das fontes, a disponibilização da informação, a criação de empatia, a precisão e atualização entre o meio e a mensagem e o feedback do receptor, entre outros.

A palestra será no Auditório da Escola de Educação Física e Esportes da USP (Av. Professor Mello Morais, 65, Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições, gratuitas e abertas aos interessados, podem ser feitas pelo e-mail eventos@sibi.usp.br, até o dia 25.

Mais informações: (0XX11) 3091-4195


Relação entre psicologia e acupuntura em debate
Será realizada, nesta quinta-feira (20), a palestra Psicologia e Acupuntura: o Ti e a Libido, das 11h30 às 13h30, com Renato Paiva Carvalho. A palestra será no Instituto de Psicologia da USP (Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco B, Cidade Universitária, em São Paulo). Não é necessário inscrever-se com antecedência. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178


IEA promove debate sobre plantas transgências
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em São Carlos, e o Centro de Divulgação Cientifica e Cultural (CDCC) realizam no dia 27, às 19 horas, a palestra Plantas Transgênicas: afinal, qual é o problema?

A palestrante será Ana Paula Ulian de Araújo, professora do Instituto de Física da USP em São Carlos (IFSC), pesquisadora do Grupo de Biofísica Molecular Sérgio Mascarenhas e integrante do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME).

Serão discutidas no evento questões relacionadas à segurança dos OGMs utilizados na agricultura, com respeito aos possíveis efeitos sobre o meio ambiente e sobre a saúde dos consumidores. Pesquisas nesse contexto existem desde a década de 90 e, ao longo desses anos, não foi detectado nenhum efeito colateral par os consumidores ou agressão ao meio ambiente, porém, ainda há problemas que envolvem a questão.

Ana Paula, como presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) do IFSC, se encarrega de supervisionar os trabalhos envolvendo organismos geneticamente modificados (OGMs) conduzidos nos Laboratórios no âmbito do IFSC. Seu foco de pesquisa é centrado em toxinas inativadoras de ribossomos (RIPs) extraídas de sementes, bem como sua produção em bactérias através de técnicas de biologia molecular.

O evento acontecerá no CDCC, que se localiza na R. Nove de Julho, 1227 (centro), São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9177, site http://www.sc.usp.br/ieasc ou e-mail rosemari@sc.usp.br




Agenda Cultural

Coral apresenta música popular brasileira
O Coral Encant`HUs, do Hospital Universitário (HU) da USP, fará um concerto comemorativo no anfiteatro Camargo Guarnieri, no dia 26, às 19h30. O repertório homenageará os últimos 50 anos da música popular brasileira com canções de Milton Nascimento, Fernando Brant, Luís Gonsaga, Zé Dantas, Sérgio Brito, Djavan e Adoniran Barbosa, entre outros.

O coral, formado há cinco anos por funcionários do hospital, é regido pela maestrina Elisséia Duarte. A entrada é gratuita e o Anfiteatro fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3001




Quadro de Avisos

Físicos da USP São Carlos são homenageados por Deputados
Os professores Yvonne Primerano Mascarenhas e Sérgio Mascarenhas, da USP São Carlos, serão homenageados nesta quinta-feira (20), durante Sessão Solene do Ano Mundial da Física, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O reconhecimento é pela contribuição dos dois cientistas para o avanço científico e tecnológico de São Carlos, do estado e do País.

Conhecida como Capital da Tecnologia graças às instituições de ensino e pesquisa e ao grande número de empresas de base tecnológica, muitas devido ao conhecimento gerado nesses centros, São Carlos deve parte do mérito ao casal homenageado.

Vindos do Rio de Janeiro, Sérgio e Yvonne chegaram a São Carlos em 1956 e desenvolveram a pesquisa científica na área de Física no interior do estado de São Paulo. Iniciaram seus trabalhos na USP, onde deram uma nova dimensão para o campus da universidade. Foram pioneiros em temas da ciência fundamental e da cristalografia, disseminando também a Física para outras áreas, como agricultura e medicina.

A homenagem na Câmara dos Deputados foi proposta pelo deputado federal Lobbe Neto, será às 10 horas, e é a primeira de uma série de eventos que devem acontecer no próximo ano em São Carlos, marcando os 50 anos de vinda do casal para a cidade.

Mais informações: (0XX16) 3373-9997 ou www.sc.usp.br


Rádio USP e CCS homenageiam Rafael Fortes
A Rádio USP e a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade irão realizar, nesta quinta-feira (20), uma cerimônia ecumênica em homenagem a Rafael Azevedo Fortes Alves, morto na última sexta-feira (14). A cerimônia será celebrada por um pastor, um padre e um kardecista. A família de Rafel estará presente.

O encontro, restrito aos funcionários da CCS, acontecerá às 10 horas, no pátio da Antiga Reitoria (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4492, (0XX11) 3032-9154 com Alaíde


Emprego e Renda são discutidos em canal universitário
O Canal Universitário de São Paulo (CNU) e a TV Globo promovem nesta quinta-feira (20), às 20 horas, o terceiro debate da série Desafio Brasil - Propostas da Universidade, com exibição ao vivo pelo CNU. A série Desafio Brasil é um projeto em parceria com a TV Globo e tem o objetivo de discutir propostas e apresentar soluções do meio acadêmico para diversos problemas brasileiros.

O tema desta edição será Emprego e Renda, e contará com a presença dos professores Genauto França (Universidade Federal da Bahia), Maria Cristina Cacciamali (Faculdade de Economia, Administração e Contalibilidade da USP), Paulo Baltar (Univerisidade de Campinas) e de Wilson Amorim (Universidade São Judas). A mediação ficará a cargo do jornalista Carlos Tramontina (TV Globo) e do professor Joimar Menezes (TV São Judas). Entre os temas abordados estarão as políticas e a legislação na área do emprego, a seguridade social, exigências do mercado e empreendorismo, entre outros.

O Desafio Brasil é uma iniciativa do projeto Globo e Universidade, da Central Globo de Jornalismo e do CNU, com a participação de jornalistas da Globo e do canal universitário, professores e especialistas. O Desafio Brasil dá continuidade à parceria entre a TV Globo e o CNU, que teve início em 2003 com o ciclo de debates SP 450 anos - A Paulicéia em Debate. O programa terá transmissão ao vivo pelo canal 11 NET ou 71 TVA e será gravado no auditório térreo da Universidade São Judas Tadeu ( Rua Taquari, 546, Mooca, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3034-6277




Teses e Dissertações

Escola de Comunicação e Artes

Mestrado

A gestão transdisciplinar de uma comunidade virtual de aprendizagem: projeto Telemar Educação. Silvia Fichmann. Dia 24, às 9h30.

Em nome da criança e do adolescente - ONGs e imprensa em parceira na construção do noticiário. Fabiana da Cunha Pereira. Dia 24, às 10h30.

Jornalismo e ciência: tecendo propostas para um diálogo possível. Marcia Aparecida Silva Blasques. Dia 24, às 14 horas.

Transformações na Comunicação Educacional com Base na Tecnologia: A Experiência de São Bernardo do Campo. Beatriz Ansarah Rizek. Dia 24, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

Modelagem e simulação de redes de LPLLs, DPLLs e ADPLLs mutuamente conectadas.
Rodrigo Carareto. Dia 3 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br