São Paulo, 26/10/2005 - Boletim nº1736
urbanismo
Metodologia reduz custos para
traçar perfil de favelas

Estudo sugere uso de dados públicos, como
do IBGE e do INPE, para se obter informações
necessárias à reurbanização de favelas, com
agilidade e baixo custo
leia...
Estudos possibilitam produção
de pele em larga escala
Conferência discute mudanças
climáticas globais

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques
Caracterização sócio-econômica de favelas pode ser feita com método ágil e barato

Renata Moraes

Há algumas décadas, principalmente durante o período da ditadura, a prática usual para resolver a questão das favelas era remover seus habitantes para um conjunto habitacional em uma outra região. Atualmente, a opção pela urbanização vem se mostrando uma melhor alternativa. No entanto, essa solução exige maior conhecimento sobre a população alvo, e o modelo de levantamento dessas informações mais praticado até então é muito dispendioso (tem custo levado e é trabalhoso). Num estudo recente realizado na Escola Politécnica (Poli) da USP, o engenheiro Waldemar Bon sugere uma "metodologia de baixo custo, relativamente ágil, baseada em informações públicas".

"Para planejar a reurbanização de uma favela é necessário coletar uma série de dados que tracem o perfil de sua população, a fim de fazer um planejamento que se apresente eficaz", defende o engenheiro, que apresentou seu estudo de mestrado Poli. Entre as informações necessárias estão o número de domicílios, quem são os chefes de família, renda, escolaridade, sexo, idade, atendimento de serviços públicos de água e esgoto, entre outros itens.

No município de São Paulo, o levantamento destes dados tem sido feito principalmente com pesquisa de campo - recenseadores vão às residências. Esse modelo foi utilizado no Estudo das Favelas (1974), no Censo das Favelas (1987), no Levantamento Amostral (1993) e em parte pelo Estimativas de população (2003). "É um procedimento muito caro e demorado, é o mesmo usado pelo IBGE - que por tais razões só realiza o censo a cada dez anos", comenta Bon.

O pesquisador sugere a utilização dos dados do recenseamento do IBGE, que são gratuitos e facilmente acessíveis. "Mas muitos ainda se recusam a aproveitá-los por apresentarem deficiências que dificultam a precisão da análise". Uma das falhas apontadas é o fato de o instituto não classificar como "setor sub-normal" favelas com menos de 50 domicílios, ignorando-as para a contagem desse universo. Outro defeito citado é o uso de croquis (desenhos artísticos) na cartografia das regiões, ao invés de fotografia, o que gera distorções de área e impedem a rigorosidade e precisão da representação.

Complementações ao IBGE
Entretanto, Bon propõe complementações para essas lacunas: em substituição aos croquis é possível conseguir fotos de satélite com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que poderia disponibilizar o material gratuitamente. Por meio das fotografias seria possível saber a área das favelas não levantadas pelo IBGE. Ele propõe também uma metodologia para estimar a densidade populacional. "Sabe-se que a densidade populacional do setor sub-normal é de 300 a 1.500 habitantes por hectare (enquanto em áreas normais é de 30 hab/ha). Poderíamos, então, multiplicar a área pela densidade e obter a população não levantada pelo IBGE", afirma o engenheiro.

Tendo como alvo de estudo a região do Rio Pequeno (bairro na Zona Oeste de São Paulo), Bon chegou a outra conclusão: quando considerados no universo das favelas, os aglomerados subnormais não alteram muito a contagem populacional. Embora sejam numerosos, são diminutos em área e possuem populações pouco numerosas. O trabalho estimou em 972 mil habitantes a população favelada total de São Paulo em 2000, diferindo em apenas 8,3% dos 897 mil levantados pelo IBGE para a mesma época.

Segundo Bon, a diferença de precisão é mínima e não prejudicaria o planejamento de atuação nessas áreas. A metodologia que propõe seria de baixo custo e indireta, passível de ser realizada com intervalos mais curtos, como a cada cinco anos. Enquanto os métodos mais utilizados são diretos e caros.

A pesquisa do engenheiro foi toda feita com dados públicos. Uma análise da viabilidade do estudo já foi solicitada pelos técnicos da Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3761-4599 e 9974-9016, com Waldemar Bon




Fotobioestimulação diminui rejeição e acelera cicatrização de enxertos de pele

André Benevides

Se depender do otimismo do professor Antônio Cláudio Tedesco, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, dentro de alguns anos será possível a produção de pele para implantes em larga escala. Além de estudar maneiras de produzir o órgão com mais eficiência, sua linha de pesquisa também envolve a fotobioestimulação, processo que acelera a cicatrização dos enxertos e diminui a taxa de rejeição do tecido por meio de uma combinação de laser com fármacos fotossensíveis.

Apesar de a proposta para construção de um Laboratório de Engenharia Tecidual ser ainda incipiente, o professor acredita que sua previsão é viável. "Já temos o domínio da tecnologia e boa parte dos equipamentos necessários. Precisaríamos da indicação de um espaço físico, por parte da Universidade, e de um financiamento para a construção da área", explica. Segundo ele, nas instalações disponíveis já é possível fazer isso, porém não em escala de estudos clínicos.

Há cerca de dois meses, Tedesco retornou de um intercâmbio de pesquisa na França, onde trocou conhecimentos com o grupo do professor Bernard Coulomb, do Institut National de la Sante et de la recherche Medicale: Institut de Recherche sur la Peau, Paris (Lab Inserm U-532), em visita esta financiada pela CAPES. Se de um lado adquiriu conhecimentos sobre a produção da chamada "pele tridimensional", por outro repassou informações sobre a aplicação de técnicas de fotobioestimulação em processos cicatriciais, área na qual é pioneiro, ajudando no desenvolvimento de um protocolo para o uso dos procedimentos in vivo.

Vantagens
A grande diferença deste tipo de produção de pele em relação aos processos mais difundidos, é que se obtêm uma cópia fiel do órgão, com derme e epiderme - outros métodos ficam apenas na camada mais superficial. "Depois de pronto, ele mimetiza uma pele, com resistência mecânica e elasticidade. Este modelo só não possui adendos como folículo piloso e pigmentação, que serão produzidos quando for colocado em contato com o tecido 'vivo'."

Já a fotobioestimulação é uma técnica relativamente conhecida, mas que ficava restrita a outras aplicações, como no tratamento de câncer e tratamentos odontológicos. A inovação de Tedesco, que já requisitou patente nesta área, consiste principalmente na utilização do método na cicatrização de enxertos de pele. Basicamente, um fármaco fotossensível é introduzido sobre o modelo e é absorvido pelas células epiteliais. Depois, um laser no espectro do visível é aplicado na região lesionada. Absorvida, esta luz desencadeia uma resposta, que tanto pode ser favorável às células quanto prejudicial. "No caso do câncer, esta resposta leva a morte das células cancerígenas. No processo de cicatrização, o objetivo é estimular uma interação mais rápida, eficiente e com uma rejeição mínima do tecido transplantado."

Com relação ao protocolo, a idéia é delimitar uma série de parâmetros e condições para que os resultados sejam otimizados. "É preciso determinar questões como a intensidade da luz, o tempo de exposição, e os melhores fármacos, veículo de administração e momento para iniciar o tratamento, etc. De posse destes fatores, podemos determinar o melhor modo de modular a resposta do sistema biológico." Segundo o professor, ele já está razoavelmente adiantado, mas precisaria de uma série de ajustes para guiar a aplicação da técnica, primeiramente in vivo e depois clinicamente.

Resistência
Para justificar sua previsão sobre o prazo para produção em larga escala da pele tridimensional e da utilização clínica da fotobioestimulação, Tedesco cita um diferencial entre Brasil e França. "Nós temos uma vantagem em relação a eles. Lá, existe uma resistência muito grande para um estudo evoluir de pesquisa básica para clínica. Aqui isto é mais fácil, sempre orientado pelas normas do Comitê de ética em pesquisa." O pesquisador acredita que, com o Laboratório de Engenharia Tecidual pronto, entre oito e doze meses seriam necessários para se começar a produzir quantidades relevantes do órgão.

Mais informações: (0XX16) 3602-3751 ou e-mails atedesco@usp.br e tedesco@ffclrp.usp.br, com o professor




Cursos e Palestras

A América do Sul e as mudanças climáticas globais
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promoverá, entre os dias 6 e 10 de novembro, a 2ª Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul. O objetivo do evento, que é internacional e multidisciplinar, é discutir os reais impactos das
mudanças climáticas globais na América do Sul.

A plenária sobre modelagem do clima regional e evolução dos ecossistemas será mediada pela professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e coordenadora geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Maria Assunção Faus da Silva Dias. Entre os assuntos discutidos estarão as queimadas e o aumento das chuvas na região amazônica, que estão transformando a vegetação tropical em vegetação de cerrado nas bordas leste e sul.

O evento será realizado no Blue Tree Convention Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 2927, Moema, em São Paulo). As inscrições podem ser feitas com antecedência ou no início do evento e os preços variam entre R$40,00 para estudantes, R$150,00 para pesquisadores e R$ 400,00 para profissionais, com antecedência. As inscrições podem ser realizadas no endereço www.acquaviva.com.br/mudglobais

Mais informações: (0XX11) 3501-8018


IPq realiza curso de aperfeiçoamento em dependência química
Será realizado, de março a dezembro de 2006, o Curso de Aperfeiçoamento em Dependência Química, voltado a profissionais da área da educação e da saúde, com formação superior completa ou no último ano. As aulas do curso, organizado pelo Grupo de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, serão quinzenais: sextas às 18 horas e sábados das 8 às 18 horas.

Ao final do curso, os alunos aprovados receberão certificado de "Aperfeiçoamento em Dependências Químicas", pelo GREA/IPq/HC/ FMUSP e CeFACS - Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde.

As matrículas podem ser feitas a partir do dia 1º de novembro até fevereiro. O custo é de R$190,00, até o dia 21 de dezembro e R$310,00, após essa data. A mensalidade é R$290,00, em oito parcelas. O curso será na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 241, Cerqueira César, em São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3069-6960 / 7891 ou www.grea.org.br


Curso aborda lacunas e interpretações de Dom Casmurro
O Centro Universitário MariAntonia oferece, de 31 de outubro a 28 de novembro o curso Dom Casmurro: o romance sobre lacunas, com Hélio Guimarães.

As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 16 às 18 horas, abordará as interpretações divergentes da obra, com base nos pressupostos das várias abordagens críticas, mas também no exame da construção propositalmente lacunar e ambígua do romance de Machado de Assis. Hélio Guimarães é professor de literatura brasileira da USP e autor de Os leitores de Machado de Assis - o romance machadiano e o público
de literatura no século XIX
(Edusp/Nankin, 2004).

As inscrições estão abertas, custam R$120,00 (aposentados, estudantes, professores e associados têm desconto) e podem ser feitas na MariAntonia (rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo), na sala de cursos, 2º andar. As inscrições são de segunda a sexta, das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11)3255-7182, ramal 32 e 33 ou
cursosma@usp.br ou www.usp.br/mariantonia


Intervenções de gestantes e mães no serviço hospitalar em debate
O Departamento de Psicologia Clínica e o Laboratório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade em Diferentes Abordagens Psicoterápicas, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, promovem a palestra Intervenções de gestantes ou mães no primeiro ano de vida em um serviço hospitalar de São Paulo. O evento será ministrado pela professora Tereza Marques de Oliveira, na próxima segunda-feira (31).

A palestra será às 8 horas, no IP (Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, em São Paulo), no Bloco B, sala 13. A palestra, gratuita, é aberta a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição com antecedência. Será emitido um certificado aos participantes.

Mais informações: (0XX11) 3091-4173


Palestra discute a intervenção humana no meio ambiente
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLR) da USP promove nesta quinta-feira (27), às 15 e às 20 horas, no Espaço Cultural do Campus (Av Bandeirantes, 3900, em Ribeirão Preto), a palestra Física e ambiente, uma ciência para a vida no Planeta. Será abordada a relação entre a intervenção humana no planeta e eventos como furacões no Caribe e seca na Amazônia.

A palestra será ministrada pelo professor Paulo Artaxo Neto - que estuda Física Ambiental e os fenômenos globais envolvendo aerossóis na região amazônica - e pela professora Maria Lúcia Arruda de Moura Campos - pesquisadora dos ciclos biogeoquímicos de compostos diversos em ambientes marinhos, lacustres e na atmosfera. O debate é aberto aos interessados em geral e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX16) 3602-3693


Estudo do futuro na USP
Vão até o dia 5 de novembro as incrições para a conferência O Estado da Arte de Estudos do Futuro, promovida pela Escola do Futuro no dia 10 seguinte, às 16 horas. Será realizada uma palestra com Timothy C. Mack, presidente da World Future Society, organização internacional que reúne profissionais das comunidades científicas, educacionais, governamentais e corporativas para desenvolver estudos do futuro.

Mack falará sobre os avanços das diferentes metodologias para estudar o futuro em diversas áreas, tais como medicina, negócios, mundo financeiro, demografia nacional e regional, educação, ciência e artes.

O evento, gratuito, tem interesse especial para atualização, pois sucede à World Future 2005 Annual Conference: Foresight, Innovation and Strategy realizada entre os dias 29 e 31 de julho, em Chicago. A palestra é aberta a todos os interessados.

A Escola do Futuro (http://www.futuro.usp.br), núcleo de pesquisa da USP, tem como principal atividade a investigação das novas tecnologias de comunicação aplicadas à educação.

A conferência ocorre no auditório do Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que se situa na Av. Prof. Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.


Mais informações: (0XX11) 3091-6325 e 3815-3083, com Alessandra ou Mary na Escola do Futuro da USP; site da World Future Society (htttp://www.wfs.org), ou da Escola do Futuro (http://www.futuro.usp.br).



Palestra sobre Futebol no IP
No dia 28 de novembro, das 8 as 11 horas, o Instituto de Psicologia (IP) da USP promove a palestra Tendência anti-social, perversão e futebol, que abordará o uso das teorias psicanalíticas nessa área. O palestrante será Cláudio Bastidas Martinez, professor da Universidade Santo André.

Não é necessário fazer inscrições e os participantes receberão certificados.

O evento tem a coordenação da professora Ivonise Fernandes da Motta, do IP e acontece
no Anfiteatro do Bloco 23 do Instituto de Psicologia (Av. Prof. Mello Moraes, 1721).

Mais informações: (0XX11)3091-4178




Agenda Cultural

Duo de viola e violino no IME
Nessa quarta-feira (26), às 12 horas, Fábio Dias Nascimento e Adriana Schincariol Vercelino apresentam um duo de violino e viola, respectivamente, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

No programa, composições de Mozart, Heitor Villa-Lobos, Handel e Arthur Barbosa. O evento, que acontecerá no Auditório L. H. Jacy Monteiro, faz parte das Quartas Musicais do IME. A entrada é gratuita. O Auditório fica na Rua do Matão, 1010, Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3661-1675 / 9919-7119 ou e-mail fabionet@giro.com.br, com Fábio; (0XX11) 5549-6891 ou drischin@terra.com.br, com Adriana; ou (0XX11) 3091-6169, na Secretária da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da USP




Quadro de Avisos

Reitor assina escritura de doação de mais uma área em São Carlos
O reitor da USP, professor Adolpho José Melfi, e dois representantes da empresa Novo Tema Empreendimentos, Iva Lydia Ayres Monteiro e José Carlos Balthazar, assinaram ontem (24), a escritura de doação de mais um terreno para o Campus 2 de São Carlos. A nova área, de 19,3 hectares, será fundamental, de acordo com com o presidente da Comissão de Implantação do Campus, professor Hélio Nogueira da Cruz, pois grande parte do primeiro terreno ficou reservado às exigências ambientais.

Também foi inaugurada uma placa com um memorial para homenagear todos os que contribuíram com a implantação do Campus 2 em São Carlos. Segundo o reitor, o Campus 2 é importante porque representou uma expansão de vagas na graduação e a implantação de novos cursos. O evento teve a presença de políticos, empresários, diretores, professores e funcionários da USP.

Antes da solenidade, o reitor também outorgou o título de professor emérito a Edson Rodrigues, que colaborou na criação e no desenvolvimento do Instituto de Química de São Carlos. Durante o dia, o reitor participou também da inauguração de obras no Centro de Informática e da Hemeroteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Mais informações: (0XX16) 3373-9119 / 9997


Novos professores eméritos da Faculdade de Medicina
No dia 21, foram diplomados como professores eméritos da Faculdade de Medicina (FM) da USP Sami Arap, José Aristodemo Pinotti, Marco Martins Amatuzzi e Sérgio Almeida Oliveira.

Mais informações: (0XX11) 3078-2356



Teses e Dissertações
Escola Politécnica

Mestrado

Sistema de supervisão em tempo real voltado a manutenção preditiva de disjuntores de alta tensão. Daniel Carreira Martinez. Dia 25 de novembro, às 10 horas.

Doutorado

Propedêutica para o estudo da corrosão de armaduras em estruturas de concreto. Evandro José de Oliveira Bastos. Dia 17 de novembro, às 14 horas.

Caracterização experimental e por simulação e modelagem da qualidade de serviço obtida na transmissão de áudio e vídeo em tempo real. Carlos Rebolledo Barra. Dia 28 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Psicologia

Mestrado

Fobia específica e plasticidade neural: uma proposta de procedimento terapêutico. Laura Carmilo Granado. Dia 21 de novembro, às 14h30

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br