São Paulo, 31/10/2005 - Boletim nº1738
tecnologia
Modelo simula efeito de calor e frio
na temperatura corporal

Programa desenvolvido na Poli
permite simular situações de estresse e
conforto térmico no corpo humano quando
submetido a diferentes ambientes
leia...
Cafeína induz desenvolvimento
de osteoporose
Prolam discute integração
econômica da América Latina

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Modelo calcula conforto térmico do corpo em ambientes abertos e fechados

Júlio Bernardes

Um programa de computador desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP utiliza um modelo térmico do corpo humano para estimar os efeitos do calor e do frio na temperatura do organismo. O modelo calcula condições de conforto térmico em ambientes de forma objetiva, substituindo avaliações pessoais por parâmetros como a vazão sanguínea na pele e a produção de suor.

"O programa divide o corpo humano em 15 cilindros de secções elípticas, representando tronco, cabeça e membros superiores e inferiores", descreve o professor da Poli, Jurandir Itizo Yanagihara, que coordena a pesquisa. "O modelo usa dados da temperatura ambiente, radiação, umidade e velocidade do ar, metabolismo (atividade física) e tipo de roupa para calcular a temperatura corporal, dos tecidos e membros."

Segundo o professor, "o equacionamento matemático envolve trocas de calor e massa nos tecidos, no sangue e também com o meio ambiente". As secções elípticas aproximam o modelo da anatomia humana. "No início da pesquisa foram usados cilindros de secção circular representando tronco e membros, mas havia desproporção entre volume, massa, diâmetro, comprimento e área externa", relata. "Depois foi criada uma transformada matemática, fórmula que usa coordenadas elípticas com um custo computacional reduzido."

Aplicações
Cada cilindro é dividido em várias secções, que representam pele, gordura, músculos, ossos e, no caso do tronco, pulmões, vísceras e coração. "As diversas partes do corpo possuem temperaturas distintas", explica o professor. O modelo com vários cilindros também serve para analisar situações em que a exposição ao calor não é uniforme. "Na indústria siderúrgica, por exemplo, os funcionários têm um lado do corpo mais exposto ao calor por radiação proveniente dos laminadores".

Para validar o modelo foram usados dados ambientais na condição de neutralidade térmica e verificou-se que a temperatura de equilíbrio do corpo humano, cerca de 36,7 graus Celsius, foi atingida. "Depois, foram acrescentados os sistemas de controle da temperatura corporal para ambientes quentes (vasodilatação e transpiração) e frios (vasoconstrição e calafrios)", afirma Yanagihara.

O sistema simula condições ambientais que causem estresse térmico no corpo humano. "É possível avaliar as condições em que o corpo humano atinge o limite da capacidade de controle térmico", diz o professor. "O modelo calcula níveis de temperatura, radiação e umidade que levam ao colapso térmico, uma das causas de mortes entre imigrantes ilegais que tentam entrar nos Estados Unidos pelo deserto."

O pesquisador destaca que as simulações são aplicáveis em projetos de ambientes e de sistemas de ar-condicionado. "Hoje, os parâmetros de conforto ainda são baseados em dados tabulados a partir de opiniões pessoais". Na área médica, o modelo pode prever o comportamento do corpo em cirurgias que necessitem de abaixamento de temperatura.

Mais informações: (0XX11) 3091-9657, com Jurandir Itizo Yanagihara

Imagem cedida pelo pesquisador




Cobaias que ingeriram café tiveram perda significativa de cálcio

Da Redação, Agência USP

A cafeína é um grande indutor da osteoporose. A conclusão é de uma pesquisa feita no Departamento de Morfologia, Estomatologia e Fisiologia da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP. Os pesquisadores notaram que cobaias adaptadas à ingestão de café tiveram uma perda significativa de cálcio nos ossos.

Inicialmente, um casal de ratos teve paulatinamente o hábito de tomar água substituído pelo de ingerir café. Em seguida, as cobaias foram postas para cruzamento. Os filhotes, que já nasceram adaptados ao consumo de café, foram o alvo do estudo.

A ninhada foi comparada a um grupo de ratos nas mesmas condições, mas cuja fonte de líquidos era a água. "A idéia foi fazer com que os ratos tomassem café em quantidades relativas se comparadas ao ser humano. No caso, foi dosada uma dieta de cinco xícaras de café por dia", afirma a professora Suzie Aparecida de Lacerda, uma das pesquisadoras do grupo. As cobaias não receberam nenhuma fonte de cálcio por meio de alimentos. Aos seis meses de vida, foi feita uma extração de dente para analisar o processo reparatório e, dois meses depois, parte de um grupo de machos e fêmeas foi sacrificada para se analisar a dosagem de cálcio no osso, no sangue e na urina.

Os primeiros resultados foram surpreendentes. Os dados referentes à análise dos machos sacrificados apontaram para perda de cálcio de 5% no osso analisado e aumento de incidência de cálcio na ordem de 21% na urina, que corresponde à perda de cálcio de toda a estrutura óssea. "Isso demonstra claramente que o cálcio estava sendo eliminado. É muita perda para um animal com estrutura óssea pequena e para o pouco tempo de estudo", afirma a professora Suzie.

Outro grupo de fêmeas, que não teve sacrifífio de animais, está servindo de base para uma segunda etapa da pesquisa. Aos seis meses, elas foram castradas para estimular a disfunção hormonal, que no ser humano é um importante fator indutor de osteoporose. Os estudos prosseguem para se conhecer, nessa etapa da vida, a incidência da osteoporose associada à ingestão de café.

Opiniões divididas
A literatura médica está dividida entre os que afirmam e os que negam que o café facilita o aparecimento da doença. Foi essa dúvida que suscitou os professores pesquisarem o assunto. "Os médicos que citam as causas para o surgimento da osteoporose, quando indicam a cafeína, a colocam bem lá embaixo na lista. Vimos que não é bem assim", analisa o pesquisador Plauto Watanabe.

A relação entre a pesquisa com ratos e os seres humanos, no entanto, ainda é precoce. "Não podemos garantir que a incidência de osteoporose provocada pela ingestão de cafeína aconteça nas mesmas proporções das que ocorreram nos ratos em laboratório. Outros fatores precisam ser considerados, como sedentarismo, café associado ao cigarro, e quantidade de ingestão de leites e derivados", ressalva Watanabe.

Fonte: Serviço de Comunicação da USP-Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX16) 3602-3522 / 3602-3517, no Serviço de Comunicação da USP-Ribeirão Preto




Cursos e Palestras

Prolam discute integração econômica na América Latina
No dia 7 de novembro, às 10h30, o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP realizará o seminário Análisis de la dinámica macroeconômica de América Latina y el Caribe y sus implicaciones para la integración económica regional. Situación actual y perspectivas en matéria de coordinación macroeconômica.

O palestrante será Carlos Quenan, do Institut des Hautes Etudes de l'Amérique latine (IHEAL) da Université de Paris III.

O evento acontecerá no Auditório das Colméias (R. do Anfiteatro, 181, Favo 17, Cidade Universitária, São Paulo) e as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (4), pelos telefones (0XX11) 3091-3589 / 3587 ou email prolam@edu.usp.br .

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3587 ou email prolam@edu.usp.br


Dono da Soho Cabeleireiros conta sua trajetória na FEA
A FEA Jr, empresa júnior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, realizará, na próxima segunda-feira (31), às 19 horas, o evento "Da Água Pro Vinho", com o objetivo de mostrar a trajetória profissional de Hideaki Iijima, dono do SOHO Cabeleireiros.

Na palestra, Iijima falará de sua vida no Japão, a mudança para o Brasil, suas dificuldades e conquistas e como construiu o SOHO Cabeleireiros, uma rede de 26 salões e duas academias de aperfeiçoamento de cabeleireiros.

Iijma, que chegou no Brasil em 1979, é considerado um exemplo de sucesso. Adepto da filosofia que ajudou a reconstruir o Japão no pós-guerra - disciplina, dedicação, humildade e lealdade – tornou-se uma referência de profissional respeitado e reconhecido.

Após a palestra, será servido um coquetel de queijos e vinhos. Os interessados deverão adquirir o convite, no valor de R$10,00 na sede da FEA Jr, que se localiza na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, FEA 5, 2º andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5904 / 5928 ou site www.feajr.org.br


Seminário apresenta tecnologias para purificação domiciliar da água
No dia 11 de novembro, das 9 às 12 horas, acontece o seminário Tratamento domiciliar de água para consumo, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Organizado pela ONG canadense Centro de Tecnologias Sociais para Água e Saneamento (CAWT), o evento apresentará tecnologias simplificadas e acessíveis para a purificação domiciliar da água.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail cawst@bol.com.br, com as seguintes informações: nome, instituição de origem, e-mail e telefone. O Seminário será no Anfiteatro João Yunes, da FSP, que fica na Av. Dr Arnaldo, 715, Cerqueira César, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9168-1165 ou 9533-0814


Abertas inscrições para especialização em Saúde Ambiental
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP está com inscrições abertas para o curso de especialização em Saúde Ambiental, que aborda aspectos da saúde pública envolvidos no saneamento básico, meio ambiente e saúde do trabalhador. O curso é voltado para profissionais interessados no assunto, que atuam ou pretendem atuar na área.

As inscrições para o curso, que terá duração de um ano, estão abertas e vão até o dia 30 de novembro. Estão disponíveis 40 vagas e a taxa de inscrição na seleção custa R$40,00. O preço do curso é de 12 parcelas de R$440,00, mais a matrícula.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787 ou svalunos@fsp.usp.br




Agenda Cultural

Exposição apresenta importância e história do Tietê
A Estação Ciência inaugura, no próximo dia 8 de novembro, a exposição Anhembi/Tietê, um rio de histórias. Produzida pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a mostra é composta de painéis e vitrines com fotos e objetos documentais históricos. O público também poderá conferir amostras de água do Tietê, coletadas em algumas das cidades banhadas por ele.

O objetivo da exposição é contar a história desse rio que é mais conhecido pela sua poluição e por seus alagamentos. O Tietê começou a ser explorado para a extração de ouro e ferro, em 1700. Em 1930, já havia empresas que jogavam lixo ali, mas as atividades esportivas ainda eram realizadas até a década de 1950. Hoje são despejadas diariamente cerca de 134 toneladas de lixo inorgânico em suas águas.

A exposição vai até o dia 17 de dezembro, na Estação Ciência, que fica na R. Guaicurus, 1394, na Lapa, em São Paulo. O ingresso custa R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou www.eciencia.usp.br


Mostra de cinema brasileiro no Cinusp
Entre 31 de outubro e 2 de dezembro, o Cinusp Paulo Emílio realiza uma mostra de cinema brasileiro. Confira a programação até o dia 4 de novembro:

Século XVIII: A Colônia Dourada (1994, cor, documentário, 18 min) - O filme aborda a descoberta das minas, a fundação de cidades como Ouro Preto, sua riqueza, seus poetas e artistas. Direção: Eduardo Escorel. Segunda-feira (31) e terça (1º), às 16 horas, e quinta (3) e sexta (4), às 19 horas.

O Barão (1995, cor, documentário, 25 min) - O vídeo traça o perfil do Barão do Rio Branco (1845-1912), responsável pelos 120 anos de paz ininterrupta do Brasil com seus dez países vizinhos, graças à solução das questões limítrofes ao longo de suas fronteiras. Direção: Eduardo Escorel. Segunda-feira (31) e terça (1), às 16 horas, e quinta (3) e sexta (4), às 19 horas.

Relação da Visita... (1974, cor, documentário, 12 min) - Relatório sobre o estado das fortificações construídas pelos portugueses no Nordeste brasileiro: algumas em ruínas, outras em fase de restauração. A história das construções: os projetos iniciais e as transformações ocorridas com o tempo. Direção: Eduardo Escorel. Segunda-feira (31) e terça (1), às 16 horas, e quinta (3) e sexta (4), às 19 horas.

Primeira Página (1982, cor, documentário, 10 min) - O documentário busca reconstruir o instante e a repercussão da produção de uma notícia que tomaria a primeira página do Jornal do Brasil: um menino segurando uma criança nua vítima de um desabamento e que repete para si mesmo: "Ele está morto, ele está morto". Direção: Eduardo Escorel. Segunda-feira (31) e terça (1), às 16 horas, e quinta (3) e sexta (4), às 19 horas.

Ato de Violência (1979, cor, ficção, 112 min) - Baseado na vida do criminoso Chico Picadinho. Depois de preso pela segunda vez por estrangulamento e esquartejamento de mulheres, declara nada saber do motivo que o levou a cometer os crimes. Direção: Eduardo Escorel. Segunda-feira (31) às 19 horas, e quinta (3) e sexta (4), às 16 horas.

Cinema, Aspirinas® e Urubus (Pré-estréia, 2005, cor, 104 min, ficção) - Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando por povoados, eles exibem filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema. Na jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge uma amizade que marcará suas vidas. Direção: Marcelo Gomes. Terça (1), 19 horas. Após a sessão, haverá debate com Marcelo Gomes e João Miguel, ator do filme.É necessário chegar com uma hora de antecedência antes e retirar senha no favo 37 (administração) do Cinusp.

As projeções serão na Colméia - Favo 4 (Projeção), R. do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152; site http://www.usp.br/cinusp e e-mail cinusp@edu.usp.br.




Publicações

Livro aborda a cultura político-musical brasileira
O livro A Cultura Político-Musical Brasileira (Ed. Musa, págs. 222), de Waldenyr Caldas, acaba de ser lançado. A obra percorre a história política brasileira, utilizando a música popular como contraponto à suas análises e para revelar o quadro sociopolítico. Além de seu caráter polissêmico, a canção popular revela também seu apurado nível de criticidade. O autor aborda desde o período do Estado Novo, aos governos de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart até o período militar brasileiro.

Waldenyr Caldas é professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, entre seus livros publicados estão Iniciação à música popular brasileira, Literatura da Cultura de Massa e Luz néon: canção e cultura na cidade.

Mais informações: (0XX11) 3864-2897




Teses e Dissertações

Instituto de Física
Mais informações: (0XX11) 3091-6901

Mestrado

Modelos de contato com probabilidades aperiódicas. Darielder Jesus Ribeiro. Dia 31, às 14 horas.

Halos de matéria escura e campos escalares. Rafael Ribeiro Brandão. Dia 4 de novembro, às 14 horas.



Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

A atividade pesqueira na represa do Lobo-Broa (Itirapina, Brotas - SP): caracterização e composição da captura. Julia Myriam de Almeida Pereira. Dia 11 de novembro, às 14 horas.

Avaliação de um ambiente computacional integrado para desenvolvimento de produtos no segmento de bens de capital com engenharia sob encomenda. Moacir Marques Pereira. Dia 18 de novembro, às 14 horas.

Doutorado

Estudo dos efeitos de um jato sintético simulado numericamente no atraso da separação de uma camada limite sobre aerofólio hipotético. Hilton Carlos de Miranda Mello. Dia 28 de novembro, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br