São Paulo, 01/11/2005 - Boletim nº1739
mídia
TV Educativa deve ter
foco no espectador

Experiência em TV educativa mostra que
é possível levar ao público, em detrimento
da produção técnica, uma programação
mais abrangente
leia...
Sub-notificação mascara índice
de mortes maternas no Brasil
Esalq faz debate sobre capivaras,
carrapatos e febre maculosa

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Experiência na TVE-RS mostra diálogo possível entre tevê educativa e Universidade

Charles Nisz

Estabelecer políticas públicas para uma tevê educativa com foco no espectador. Mudar a visão elitista e promover uma programação mais abrangente. Esse foi o desafio empreendido pela jornalista Liana Milanez ao assumir a direção da TVE-RS em janeiro de 2003. O objetivo era descobrir qual a relação entre a cultura e a produção midiática para aqueles que produzem conteúdo numa TV pública.

Esta experiência profissional resultou num estudo que avaliou quais as aproximações de um conceito "ideal" de cultura e as transformações por ele sofridas quando aplicado ao cotidiano de uma tevê publica regional. A dissertação de mestrado de Liana foi apresentada na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, em setembro deste ano.

A pesquisadora investigou qual era a noção de espaço público e levou novos modelos da produção acadêmica para o publico interno - os produtores de sentido que trabalhavam na formulação dos programas da TVE-RS.

Os funcionários da emissora tiveram acesso a seminários e treinamentos. Estes eventos, segundo a pesquisadora, surtiram efeito na qualidade técnica e de conteúdo da programação da emissora. "A intenção era fazer uma grade mais plural, abarcando toda gama de espectadores e projetar a TVE-RS na rede nacional de tevês públicas.", diz Liana.

Liana conta que essas medidas tiveram boa aceitação por parte da equipe e se revelaram eficazes na melhoria da programação. "Mas o entendimento da cultura daqueles que produzem televisão no Brasil ainda guarda uma visão reducionista e elitista. Os produtores de sentido ainda não se percebem como mediadores de cultura ao reportar os fatos", enfatiza a pesquisadora.

Afastamento
Após 15 meses na direção da TVE-RS, Liana deixou o cargo por motivos de ordem externa. Esse fato acabou propiciando o afastamento necessário para a conclusão do estudo, diz Liana.

Isso mudou o foco da pesquisa da observação direta para uma análise de conteúdo de 25 textos recebidos dos profissionais da TVE-RS com os quais a jornalista trabalhou. "A intenção foi identificar os pontos convergentes sobre cultura, mídia e TV pública na perspectiva desses produtores de sentido.", explica ela.

Para Liana, um dos aspectos mais importantes foi mostrar a viabilidade da integração entre a TV pública e a Universidade, amparada nos estudos de mediação social. Estabelecer políticas para as tevês públicas que levem em conta a "ética e a participação do espectador, além da técnica e da estética", finaliza a pesquisadora.

Mais informações: (0XX11) 9219-9190, com Liana Milanez




Pesquisa busca detectar a real dimensão da morte materna no Brasil

Da Redação, Agência USP

No mundo, 515 mil mulheres morrem anualmente por complicações da gravidez, aborto, parto e puerpério. Cerca de 99% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil. Apesar da falta de estatísticas oficiais, estima-se que a mortalidade materna seja de 141 por 100 mil nascidos vivos no País. Um pesquisa em andamento na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP, busca detectar o tamanho do problema.

O objetivo é fazer uma varredura no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Sistema Único de Saúde (SUS), identificando e analisando as mortes maternas em todos os estados brasileiros, de 1998 até os dias atuais. A previsão é de que a pesquisa, realizada pela professora Flávia Gomes, seja concluída em abril de 2006.

Mortes mascaradas
Flávia pretende verificar a ocorrência de mortes maternas "mascaradas" (ou presumíveis) a partir de procedimentos obstétricos e diagnósticos secundários registrados no SUS. Mortes mascaradas são aquelas cuja causa básica relacionada ao estado gravídico-puerperal não consta na declaração de óbito por falhas no preenchimento. “As mortes maternas ficam, portanto, ocultadas pelo fato de ter sido declarada a causa terminal das afecções ou o último evento que culminou com a morte”, ressalta Flávia.

"Alguns estudos têm demonstrado que o nível de sub-informação da mortalidade materna no Brasil é de aproximadamente 50%”, afirma a pesquisadora. A pesquisa, em última análise, vai contribuir para alcançar um número mais próximo da realidade sobre as taxas de mortalidade materna. Com os dados, será possível traçar estratégias para a prevenção e redução dessas mortes.

No Brasil, o Plano Nacional de Redução da Mortalidade Materna segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que incluem a identificação da magnitude e dos fatores determinantes das altas taxas de mortalidade materna, o monitoramento dos índices por meio dos Comitês de Prevenção da Mortalidade Materna e a proposta de estratégias para sua redução, considerando-se as diferentes necessidades de cada região, estado e município do País.

Doutorado
O trabalho atual tem como ponto de partida a pesquisa realizada para a tese de doutorado de Flávia. Nela, a pesquisadora analisou dados em cinco estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Pará, Ceará e Mato Grosso) entre 1999 a 2002. A tese mostrou que o Sistema de Informações do SUS é uma importante fonte de informação para a identificação de mortes maternas não registradas, adequado para o cálculo da razão da mortalidade materna e para as buscas de mortes maternas mascaradas.

“O estudo revelou indícios de uma elevada sub-notificação de mortes maternas nos estados estudados - 55 registros de óbitos estavam ligados ao ciclo grávido-puerperal sem que estivessem identificados como mortes maternas”, analisa.

“Esse é, sem dúvida, um fator que dificulta a obtenção da real magnitude da mortalidade materna em qualquer local em que ela ocorra. Para que a sub-notificação em relação à mortalidade materna possa ser menor, é necessário disponibilizar bons registros de eventos de morbidade e mortalidade e um monitoramento de óbitos de mulheres em idade fértil. Dessa forma, será possível identificar os agravos que ocasionaram a morte ou a complicação de alguma doença que ocasionou a morte”, conclui.

Fonte: Serviço de Comunicação da USP-Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX16) 3602-3522 / 3602-3517, no Serviço de Comunicação da USP-Ribeirão Preto




Cursos e Palestras

Esalq promove debate sobre capivaras, carrapatos e febre maculosa
O Programa de Educação Tutorial (PET Ecologia) e o Centro Acadêmico de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, debatem no dia 3 de novembro, das 13h30 às 18 horas, questões sobre capivaras, carrapatos e febre maculosa.

Serão compostas duas mesas para a discussão do tema. A primeira terá a participação de Álvaro Almeida, coordenador do atual Plano de Manejo; Luciano Martins Verdade, do Departamento de Zootecnia; Kátia Maria Ferraz, especialista em capivaras; Celso Eduardo Souza, da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo, e Ricardo Augusto Brassaloti, graduando em Ciências Biológicas.

A segunda mesa será composta por José Roberto Postali Parra, diretor da Esalq; Marcos Vinicius Folegatti, prefeito do campus Luiz de Queiroz; Adriana S.F. Martins, procuradora da República (Ministério Público Federa), e Carlos Yamashita, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-SP). O moderador de ambas as mesas será Flávio B. Gandara, tutor do PET Ecologia.

Os assuntos discutidos serão o atual Plano de Manejo, o histórico da ocupação das capivaras no campus, a flutuação populacional e taxa de crescimento das capivaras no local.

Na primeira mesa o enfoque serão os aspectos gerais da interação capivara/carrapato. Na segunda, as implicações na regulamentação dos Planos de Manejo das capivaras no campus Luiz de Queiroz pelo Ibama, o papel da Prefeitura no Plano de Manejo e a avaliação da instituição sobre ele, e a visão do Ministério Público a respeito do Plano. Após as mesas haverá um debate.

O evento, que é aberto à comunidade da Piracicaba e da Esalq, acontecerá no Anfiteatro Maracanã, no Departamento de Engenharia Rural, que fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4436, ramal 235; http://www.esalq.usp.br/acom; e-mail alicia@esalq.usp.br


Seminário orienta sobre prevenção e proteção a explosões na Indústria
No dia 8 de novembro será realizado o Seminário Internacional de Prevenção e Proteção contra Explosão na Indústria. Serão apresentadas técnicas modernas para prevenir os potenciais riscos de explosão nos difrerentes processos industriais, além de discutir a aplicação das diretrizes atuais. O seminário, voltado para engenheiros, técnicos, gerentes e diretores de empresas, busca contribuir para o controle e redução dos potenciais riscos de explosão.

O evento será das 8 às 18h30 no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, que fica no prédio da Administração da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, nº380, Cidade Universitária, em São Paulo). Haverá certificados para os participantes. A inscrição custa R$400,00 e pode ser feita até o dia 7.

Mais informações: www.poli.usp.br


Colóquio incentiva a criação de empresas tecnológicas
Na próxima quinta-feira (3), às 16 horas, acontecerá o colóquio Um Novo Modelo de Geração de Empresas Inovadoras em Tecnologia. O objetivo do evento é divulgar o trabalho desenvolvido pelo Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (CIETEC). Participarão do colóquio Sérgio W. Risola (Gerente Executivo do CIETEC), Maurício Susterás (Consultor do CIETEC), além do físico Spero Penha Morato que constituiu a primeira empresa graduada pelo CIETEC em 2003, a Lasertools.

O evento, gratuito e aberto ao público, será no Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física (R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, em São Paulo). Não é necessário inscrever-se com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114


Análise sobre futuro da política e de mercados no Brasil
No dia 10 de novembro o Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) realiza seu XII Seminário, uma análise sobre tendências da política, mercados e visões do futuro do País. O evento é uma parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Serão realizadas palestras com Ricardo Sennes, da Consultoria Brasileira de Assuntos Internacionais, Simão Silber, professor de Economia da FEA, e Tim Mack, presidente da World Future Society. A palestra com o último pode ser assistida separadamente e é gratuita.

O seminário é aberto a todos os interessados e custa R$190,00 (alunos e ex-alunos da FIA pagam R$133,00). As inscrições devem ser feitas pelos telefones (0XX11) 3091-5848 / 3819-0137 e vão até o fim das vagas.

O evento acontece na sala Congregação da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5848 / 3819-0137 e site http://www.fia.com.br/profuturo


FAU discute comunicação visual urbana
No dia 25 de novembro a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove o 1º Simpósio sobre comunicação visual urbana, das 9 às 18 horas, na FAU Maranhão.

O objetivo é proporcionar troca de conhecimento, ampliar e aprofundar o estudo sistemático sobre a comunicação visual urbana. Além disso, pretende fomentar a formação de grupos de estudos para troca experiências e discussões de natureza acadêmica, fundamentadas em projetos de pesquisa, resultados de experiências que envolvam as diversas áreas de comunicação visual e visualidade urbana.

Além de discussões, debates e exposições de trabalhos, será realizada uma palestra de Massimo Canevacci, professor de antropologia cultural da Universidade de Roma. O evento dirige-se a pesquisadores, estudantes e interessados no tema.

Os interessados em expor trabalhos devem enviar papers até o dia 18 de novembro. As inscrições (R$50,00) devem ser feitas na Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam), que fica na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

A FAU Maranhão se localiza na R. Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4303; e-mail labim@usp.br ou site http://www.usp.br/fau/depprojeto/labim




Agenda Cultural

Recital para violões na FAU Maranhão
A FAU Maranhão realiza no próximo sábado (5) a apresentação Les Guitares Bien Tempérés, de Mário Castelnuovo Tedesco (Op. 199, 1962). O recital, às 20 horas, terá os prelúdios e fugas do XII ao XXIX. Participarão da apresentação Eduardo Minozzi, Gabriel Navia, Ítalo Aoki e Thiago Abdalla. O evento é coordenado pelos professores Edelton Gloeden (da Escola de Comunicações e Artes da USP) e Silvio Soares Macedo (da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP).

A FAU-Maranhão fica na Rua Maranhão, 88, Higienópolis, em São Paulo. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801/4919



Publicações

Livro aborda dez anos de atendimento ao obeso
Está sendo lançado o livro O Obeso no Prato (Ed. Segmento Farma, R$33,00), do Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A obra, coordenada pelo professor Arthur Kaufman, apresenta a experiência do projeto que, há mais de dez anos, oferece um tratamento multidisciplinar, em grupo, a portadores de obesidade.

Entre os temas abodados no livro estão a compulsão alimentar, a imagem corporal do obeso, o tratamento nutricional e endocrinológico do paciente, as mudanças no estilo de vida, entre outros. Os textos foram escritos numa linguagem acessível que pode interessar não apenas aos profissionais de saúde que tratam de obesos, mas a todos os que desejam entender esse processo. O livro será vendido pelo televendas da editora (0800-770-5669) ou pelo e-mail: vendas@segmentofarma.com.br

Mais informações: 0800-770-5669 ou vendas@segmentofarma.com.br



Quadro de Avisos

Concurso premia planos de negócio em biotecnologia
A Supera, incubadora de empresas tecnológicas da USP Ribeirão Preto, realiza o 1° BioBusiness Supera - Concurso de Plano de Negócios em Biotecnologia. Para participar do concurso os planos de negócios deverão envolver biotecnologia ou estar relacionados à saúde, como a área farmacêutica e de instrumentos e equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos.

O vencedor receberá um prêmio de R$5 mil e um projeto de comunicação visual da empresa (logomarca e layout padrão), além da oportunidade de incubar o projeto na Supera ou na Inbios. Também haverá premiações para o segundo e o terceiro lugar. A inscrição, que custa R$30,00, pode ser feita até o dia 15 de dezembro pelo site www.concursobiotecnologia.com.br.

Mais informações: (0XX16) 3966-2330/2383, nprestes@fipase.org.br ou www.concursobiotecnologia.com.br


Workshop apresenta participação do Brasil no satélite CoRot

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP promove, de 2 a 6 de novembro o Second CoRoT Brazil Workshop, em Ubatuba (SP).

O satélite CoRoT é uma missão espacial da agência francesa CNES, que será lançada em agosto de 2006, com duração de três anos. O satélite medirá as variações da luz das estrelas com altíssima precisão, o que permitirá a descoberta, pela primeira vez na história da humanidade, de planetas do tamanho da Terra (capazes de abrigar vida semelhante à nossa). Isso será feito medindo-se o pequeno eclipse causado pela passagem do planeta em frente ao disco de sua estrela.

Muitos outros programas científicos inéditos serão também realizados com o CoRoT. O estudo de estrelas mais novas e mais velhas do que o Sol, por exemplo, foi proposto pela comunidade científica brasileira e permitirá estudar, pela primeira vez em detalhe, certos fenômenos solares ao longo do tempo, e entender melhor as relações Terra-Sol.

Além da participação científica, engenheiros brasileiros fazem parte das equipes que elaboram o software de controle do satélite. A base de Alcântara, no Maranhão, também tem uma estação de recepção de dados do CoRoT operando.

O objetivo do workshop,é atualizar a comunidade brasileira sobre os métodos e técnicas desenvolvidos pela equipe do satélite para o tratamento e a análise física das observações.

O encontro é voltado apenas para os pesquisadores que tenham projetos para trabalhar com o satélite. O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Coordenação de Aperfeiçamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de outras agências brasileiras de financiamento à pesquisa.

Mais informações: (0XX11) 3091-2705, janot@astro.iag.usp.br ou http://www.astro.iag.usp.br/~CoRoT




Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Efeitos dos frutos da 'Solanum lycocarpum' St Hil em ratas prenhes e sua prole durante a gestação e início da lactação: alterações na esfera reprodutiva e na atividade dos sistemas monoaminérgicos centrais. Aline Schwarz. Dia 11 de novembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 11-3091-3661


Instituto de Física

Doutorado

Interferência coulombiana-nuclear no espalhamento inelástico de dêuterons por 99,101Ru.
Cleber Lima Rodrigues. Dia 31, às 14 horas.

Misturas homogêneas de átomos bosônicos com acoplamento de Josephson a temperatura finita. Marcelo Oliveira da Costa Pires. Dia 1º de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação da obrigatoriedade do zoneamento ecológico-econômico (ZEE), no contexto do licenciamento ambiental.
Gabriela Müller Carioba Attanasio. Dia 18 de novembro, às 14 horas.

Tenacidade à fratura dinâmica de ligas de titânio (Ti6AI4V) e de aço inoxidável (PH15-5).
Ricardo Gratão Gregui. Dia 22 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br