São Paulo, 03/11/2005 - Boletim nº1740
audiovisual
Videoclipes são "laboratórios"
do cinema nacional

Estudo da ECA conta a história do
videoclipe no Brasil e aponta que a
estética de famosos filmes nacionais
veio de clipes brasileiros
leia...
Rádio USP de Ribeirão
Preto completa um ano
Nesol realiza encontro
de economia solidária

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Videoclipes e MTV ajudam a compreender a geração jovem dos anos 90 e a atual

Rafael Veríssimo

A estética dos videoclipes brasileiros vem servindo de laboratório para a produção cinematográfica nacional. Um exemplo é o clipe da música "Segue o Seco", de Carlinhos Brown, interpretada por Marisa Monte. A peça produzida pelos diretores de cinema José Henrique Fonseca (que posteriormente dirigiu "O Homem do Ano") e Cláudio Torres (diretor de "Redentor") inaugurou uma "estética do sertão" que influenciou, em diversos níveis, filmes como "O Auto da Compadecida", dirigido por Guel Arraes, "Central do Brasil" e "Abril Despedaçado", de Walter Salles, "Eu, Tu, Eles", de Andrucha Waddington, entre outros.

O especialista Guilherme Bryan, que analisou a história do videoclipe no Brasil, lembra que o clipe 'A Minha Alma', da música do grupo Rappa e dirigido por Kátia Lund e Paulo Lins, também é praticamente um laboratório para o visual de 'Cidade de Deus', filme no qual ambos os diretores participaram. Bryan apresentou seu estudo de mestrado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O pesquisador destaca que além dessa influência estética, muitos dos diretores de videoclipes nacionais se tornaram, posteriormente, reconhecidos produtores e cineastas. "Temos, por exemplo, a Conspiração Filmes, onde estavam Andrucha Waddington, Cláudio Torres, José Henrique Fonseca e o também diretor de cinema Breno Silveira ("2 Filhos de Francisco"). A Olhar Eletrônico, de sociedade entre o roteirista Marcelo Tas e diretor Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") - que depois iria montar a O2 - também atuava na área de videoclipes, assim como a Academia de Filmes, do [artista multimídia] Tadeu Jungle".

História e MTV
A história do videoclipe no Brasil teve início em 1975, no programa Fantástico, da Rede Globo, com o clipe da música "América do Sul", interpretada por Ney Matogrosso e dirigido por Nilton Travesso. "Até 1981, somente o Fantástico exibia e produzia videoclipes, na maioria de grandes artistas da época e de músicas relacionadas a novelas", relembra.

O passo seguinte começou a ser dado a partir de 1981, época em que algumas produtoras independentes passaram a produzir videoclipes procurando se diferenciar do "Padrão Globo", mas sem se distanciar muito dele. Ainda naquele ano, no dia 1º de agosto, nascia a MTV norte-americana, cujos videoclipes também eram passados no Fantástico e eram modelos para os produtores independentes.

Ainda nos anos 80, diz, diversos programas de videoclipes começaram a surgir em canais da TV aberta. Na extinta Rede Manchete, era exibido o "FM-TV" (com o apresentador João Kleber no comando) enquanto a Record exibia o "Videorama" e a Gazeta, o "Clip Trip". Seguindo a lista, a TV Cultura apresentava o "Som Pop", a Rede Globo, além do "Fantástico", possuía o "Clip Clip", e por fim, o SBT Rio transmitia o "Realce" e a Bandeirantes o "Super Special".

A grande mudança, no entanto, veio com o nascimento da MTV Brasil, em 20 de outubro de 1990. "Os videoclipes da MTV passaram a ditar o que era sucesso entre os jovens. Até os anos 80, o sucesso vinha das músicas das novelas. Já na década de 90 e hoje, se tornou possível fazer sucesso a partir de outro meio que não a Rede Globo, que é a MTV. Temos exemplos em bandas como Skank, Nação Zumbi, Planet Hemp, Pato Fu, CPM 22, Detonautas Roque Clube - grupos cujas histórias se confundem com a do videoclipe no Brasil e mais especificamente na MTV", conta Bryan, que possui uma coluna quinzenal na página da MTV.

Segundo o pesquisador, videoclipe e a MTV "são fundamentais para compreensão da geração jovem dos anos 90 e da atual também". Para ele, é a consolidação, no Brasil, da cultura rock 'n' roll iniciada nos anos 50 nos Estados Unidos, em que, percebendo-se o potencial de uma nova classe de consumidores - os jovens -, passou-se a lançar produtos que estivessem relacionados com seus cotidianos.

Bryan destaca a pouca pesquisa em torno da produção e a grande dificuldade em encontrar dados sobre os videoclipes antigos. "Para se ter uma idéia, quem foi consultado na MTV sequer sabe o diretor do primeiro videoclipe deles, "Garota de Ipanema" (interpretado por Marina Lima). Tudo isso está influenciando a vida dos jovens, mas não se tem o cuidado de pesquisar e arquivar esses documentos. É um assunto esquecido quando se pensa em produção audiovisual brasileira".

Mais informações: e-mail guibryan@aol.com, com Guilherme Bryan

Imagem: Marcos Santos




Rádio USP comemora primeiro aniversário de funcionamento


Renata Moraes

Nesse mês, a Rádio USP de Ribeirão Preto (FM 107,9 MHz) completa um ano de operação. Foi no dia 16 de novembro do ano passado que a primeira rádio educativa da cidade deu início às atividades em fase experimental, 18 anos depois do pedido de uma autorização de funcionamento. E, em 25 de dezembro, ela foi ao ar oficialmente. Nessa terça-feira (1), aconteceu a cerimônia de descerramento de uma placa comemorativa em seu prédio, no campus de Ribeirão Preto, na qual esteve presente o reitor Adolpho José Melfi.

A rádio faz parte da Rede USP de Rádio, integrada também pela Rádio USP de São Paulo e a Rádio Universitária de São Carlos, pertencente à Fundação Theodoreto Souto. De segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, a emissora se dedica ao noticiário local, artistas e agenda cultural da cidade, já que a idéia de ter uma rádio em todos os campi prevê que haja espaço para programação local. Nos outros horários, a emissora transmite a programação da Rádio USP de São Paulo.

A locutora Mel Vieira e o operador de áudio Mariovaldo Avelino colocam no ar notícias da USP local, produzidas pela equipe de jornalistas formada por Rosemeire Soares Palamone, Luiz Ribeiro e Ferraz Júnior. Rosemeire, diretora da rádio, conta que a programação musical com enfoque nos artistas regionais é bastante diferente do que apresentam as outras emissoras e tem agradado muito a população.

Relação com a comunidade
Os organizadores do projeto imaginavam que só conquistariam espaço em um ano, mas em janeiro já recebiam uma média de 30 ligações por dia, como conta Rosemeire. "Eram pessoas curiosas sobre o trabalho, fazendo sugestões, querendo visitar o estúdio", diz.

Desde dezembro, a rádio passou a cadastrar todas as pessoas que ligavam. Assim, descobriu que tem audiência em diferentes faixas etárias e grupos sociais. E a interação com a comunidade têm sido grande: algumas escolas públicas já visitaram o estúdio. Os alunos de uma, inclusive, tiveram até aula de música com o maestro José Gustavo Julião de Camargo. Outro exemplo dessa relação próxima com os ouvintes foi a visita de 21 idosos de um asilo, que quiseram conhecer a rádio depois de ouvirem nela músicas de sua juventude. "Essas situações comprovam que a rádio vem cumprindo bem o seu papel. Por ser educativa, todo seu conteúdo deve informar, educar, levar conhecimento", conta Rosemeire.

Faz parte dessa função educativa o programa musical infantil de produção independente, "Curuminzada", que há seis meses vai ao ar nas manhãs de quarta-feira e domingos. Desenvolvido por Marcelo Coelho, doutorando da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o programa traz estórias e músicas, seguidas de explicação.

Projetos futuros
Atualmente, está em tramitação a compra de um transmissor, de tecnologia mais moderna, que garantirá melhor qualidade do som e permitirá que a rádio tenha um transmissor de reserva. Na área da programação, a rádio irá lançar neste mês dois quadros novos, que surgiram por intermédio dos pedidos da comunidade para que explorasse mais os especialistas da Universidade a fim de passar informações que fossem úteis à vida da população.

O "USP Saúde", uma parceria com as faculdades de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Farmácia do campus de Ribeirão Preto, dará dicas de prevenção de doenças e cuidados com a saúde. E o "USP Economia" oferecerá algumas informações úteis para a administração doméstica e economia pessoal, em convênio com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Ambos terão vinhetas próprias e serão inseridos em "pílulas" (um minuto, em média, ao longo da programação).

Em fase de elaboração está o programa "Ponto de Encontro", de 15 minutos. Um espaço específico para que os artistas locais ou que visitam a cidade falem de seus trabalhos e outros assuntos, previsto para estrear em março de 2006. Será um programa semanal para atender à agenda cultural do campus ou da cidade.

Mais informações: (0XX16) 3602-3517, na Rádio USP Ribeirão




Cursos e Palestras

Nesol realiza Encontro de Economia Solidária
O Núcleo de Economia Solidária (Nesol) da USP realizará, nos dias 13, 14 e 17 de novembro, o III Encontro Internacional de Economia Solidária, com o tema Desenvolvimento Local, Trabalho e Autonomia. As inscrições serão gratuitas.

O evento terá início às 14 horas do dia 13. A abertura será feita pelo professor Augusto Neiva, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP. Nos dias 14 e 15, as atividades começarão às 9 horas e serão encerradas às 20 horas. Haverá debates, conferências e eventos culturais. A programação completa está disponível no site do NESOL. Alguns dos tópicos debatidos serão Desenvolvimento Local e Economia Solidária, Trabalho no Mundo Contemporâneo: Cooperativismo e Economia Solidária e Práticas e Valores: os fundamentos da Economia Solidária.

O evento acontecerá na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, no prédio da Faculdade de História (R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo). A participação será gratuita. As inscrições poderão ser feitas no primeiro dia do evento, no local.

O Nesol é um Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão em Economia Solidária (Nace/Nesol), criado junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP em dezembro de 2002. Seu objetivo é apoiar atividades de incubação de cooperativas populares e o aperfeiçoamento de métodos educacionais e formativos aplicados no processo de desenvolvimento e consolidação da Economia Solidária.

Mais informações: (0XX11) 3091-5828; e-mail nesolusp@yahoo.com.br; site http://www.poli.usp.br/p/augusto.neiva/nesol


Centrinho promove 10º Encontro Internacional de Ortodontia
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, promoverá nos dias 11 e 12 de novembro o 10º Encontro Internacional de Ortodontia. As atividades acontecerão nos períodos da manhã e da tarde.

O Encontro terá como palestrantes os ortodontistas Leopoldino Capelozza Filho e Omar Gabriel da Silva Filho, ambos do Centrinho, e do professor Sheldon Peck, da Harvard School of Dental Medicine (Boston - EUA).

Capelozza Filho ministrará a palestra Diagnóstico em Ortodontia no século XXI: O uso dos recursos digitais e BS, e Silva Filho, Mecânica Transversal Ortopédica: efeitos e considerações clínicas de longo prazo. Peck ministrará as palestras The Art and Science of Facial Esthetics e Interrelated Dental Anomalies: Their Orthodontic Significance and Treatment. Confira outros detalhes da programação na página no evento.

O preço das inscrições varia de R$150,00 a R$250,00, até o dia 7 de novembro. O Encontro acontecerá no Teatro da Universidade do Sagrado Coração (USC), na R. Irmã Arminda, 10-50, em Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8437 / 3223-2100; e-mail: eventos@centrinho.usp.br


Workshop aborda microrganismos em ambientes extremos
Alunos do programa de pós-graduação em Microbiologia Agrícola da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, realizam no próximo dia 8 o II Workshop de Microbiologia e Biotecnologia, com o tema Microrganismos em Ambientes Extremos e Suas Aplicações.

O evento, que é voltado para os alunos de graduação, de diversos cursos e instituições, será realizado no Anfiteatro do Departamento de Genética, das 8 às 17h30.

O evento visa divulgar o curso de pós-graduação em Microbiologia Agrícola, bem como ampliar os conhecimentos sobre a importância da biologia e da biotecnologia, por meio dos microrganismos que habitam os ambientes extremos.

Na programação constam as seguintes palestras: Origem e Evolução, Microrganismos em Condições Extremas de Temperatura e Pressão, Microrganismos em Condições Extremas de pH e Salinidade e Aplicação Biotecnológicas de Microrganismos Isolados de Ambientes Extremos.

As inscrições custam R$5,00 para estudantes e profissionais. Os interessados em participar do evento podem encaminhar mensagem para workshop_micro@yahoo.com.br até este sábado (5). As vagas são limitadas e se restringem aos cem primeiros inscritos. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4124, com Maurício Batista Fialho


Encontro de Bioengenharia recebe inscrições de trabalhos
Estão abertas as inscrições para trabalhos a serem apresentados do 5º Encontro de Bioengenharia (Encobio 5), realizado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia da USP. O evento acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de dezembro.

O objetivo do Encontro é divulgar o Programa de Pós-Graduação, sua história, áreas de pesquisa, campos de atuação, além de promover a integração entre pós-praduandos, profissionais e instituições de Ensino Superior.

As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 25 de novembro, pelo site do evento. A taxa cobrada é de R$20,00 para apresentação oral ou em painel. Para os interessados em assistir ao evento, a inscrição custa R$15,00. A programação inclui o mini-curso Medidas de Campus Acústico e as palestras A Pós-Graduação na USP e Gestão de Tecnologia.

O Encontro acontecerá no Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (Cetepe), na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O endereço é Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro.

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia congrega a EESC, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (EERP).

Mais informações: (0XX16) 3373-9585; e-mail encobio5@sc.usp.br; site http://www.eesc.usp.br/bioeng/encobio5/


Esalq debate consumo e cidadania ambiental
O programa USP Recicla, instalado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, oferece uma palestra sobre Consumo e Cidadania nesta quinta-feira (3), às 15h30. O ministrante será o professor Fábio Cascino, doutor em Educação.

O evento acontece no Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais. Serão debatidos temas socioambientais, com o objetivo de estimular os participantes a atuarem como agentes transformadores.

O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. Ao final da palestra será conferido certificado aos participantes. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4051


Transtornos de atenção e de aprendizagem em debate no IP
O Instituto de Psicologia (IP) da USP oferecerá no próximo dia 10, às 12 horas, a palestra Transtornos de Atenção e Dificuldades de Aprendizagem nos Dias Atuais, com a psicopedagoga Ana Silvia Figueral Coelho.

O evento será gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição. A palestra será realizada na sala 20 do blobo B do IP (Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4173; e-mail eloici@usp.br


Palestras do Instituto de Física
Confira a programação de palestras do Instituto de Física (IF) da USP:

Nesta quinta (3), Sérgio W. Risola e Maurício Susteras, do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), ministram a palestra Um Novo Modelo de Geração de Empresas Inovadoras em Tecnologia. O evento acontece às 16 horas no Auditório Abrahão de Moraes, no IF.

Também nesta quinta, o pesquisador Luis Humberto Avanci fala sobre Difração de raios X em materiais poli e mono cristalinos. Às 17 horas, na sala 105 do Edifício Basílio Jafet.

Na sexta-feira (4), às 14 horas, Fernando Batalioto ministra o seminário Análise teórica do decaimento da anisotropia em filmes de polímeros contendo azobenzeno, no Auditório Adma Jafet.

Todos os eventos têm entrada aberta e gratuita. O IF fica na R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907




Agenda Cultural

ECA promove II Semana de Ensaios Musicais
O Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promoverá, entre os dias 7 e 12 de novembro, a II Semana de Ensaios Musicais.

O objetivo é proporcionar aos alunos uma vivência com professores de fora do departamento em masterclasses, recitais, palestras e debates, além de promover a integração entre o meio musical externo e a Universidade. A programação traz diversos concertos e recitais de professores e alunos.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, sem qualquer tipo de restrição. Apenas para tocar nas masterclasses é obrigatória a inscrição prévia. As inscrições podem ser feitas até esta sexta (4) pelo e-mail semanadeensaios@yahoo.com.br ou pessoalmente, na secretaria do Departamento de Música da ECA, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Os eventos acontecerão nos auditórios da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Uiversitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4137, no Departamento de Música da ECA; e-mail semanadeensaios@yahoo.com.br; site www.ensaiosmusicais.cjb.net




Publicações

Edusp lança Planejamento e Zoneamento, de Sarah Feldman
Foi lançado pela Editora da USP (Edusp) o livro Planejamento e Zoneamento: São Paulo 1947 a 1972 (312 págs, R$52,00), da urbanista Sarah Feldman. O livro é uma versão atualizada da tese de doutorado da autora, defendida em 1996 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

A obra faz uma reconstrução histórica do urbanismo paulistano no período de 1947 a 1972, a partir das estratégias utilizadas pela administração municipal durante uma fase de transformações do parque industrial brasileiro. A autora procura desvendar o processo de construção do zoneamento urbano em São Paulo.

Ao contrário do plano, que no período analisado não ultrapassa a esfera das idéias e restringe-se à demanda de técnicos e especialistas, o zoneamento se constrói socialmente, e se configura como um instrumento de aplicação efetiva e em contínuo processo de transformação.

Mais informações: (0XX11) 3091-2911, na Edusp




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Estudo de métodos para determinação de parâmetros de máquinas síncronas usando o método dos elementos finitos. Daniela Wolter Ferreira. Dia 8, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Produção de nisina por 'Lactococcus lactis subsp. lactis' ATCC 11454 utilizando meio sintético e leite desnatado, com ou sem suplementação de componentes extras, como meio de cultivo. Angela Faustino Jozala. Dia 29, às 9 horas.

Doutorado

Veneno de 'Bothrops jararaca' modificado com mPEG (monometoxipolietileno glicol) para elaboração de um adjuvante complexado à partícula antigênica. Marco Antonio Stephano. Dia 28, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Faculdade de Medicina

Doutorado

Relação da poluição atmosférica com a citologia nasal em pacientes com rinite alérgica, residentes na cidade de São Paulo, nas diferentes estações do ano. Fabiana Maia Nobre Rocha. Dia 18, às 8h30.

Estudo comparativo entre os enxertos arteriais compostos e os enxertos arteriais isolados na revascularização do miocárdio: análise do fluxo sangüíneo e da reserva de fluxo coronariano com Doppler intravascular. José Viana de Castro Neto. Dia 30, às 14 horas.

Avaliação dos resultados tardios de megaesôfago chagásico avançado operado pela técnica de esofagectomia com gastroplastia e operação de Serra Dória: estudo clínico, nutricional, endoscópico, anatomopatológico e avaliação da qualidade de vida. Simone Moraes Stefani Nakano. Dia 24, às 14 horas. .

Mais informações: (0XX11) 3064-7579




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br