São Paulo, 07/11/2005 - Boletim nº1742
imprensa
América Latina popular não tem
espaço na grande imprensa

Quando ela aparece, é sob a marca do
estereótipo ou do exotismo. Segundo
estudo, pensamento e visão dos órgãos de
imprensa podem explicar esse quadro
leia...
Banco de Dados do Argus
disponibiliza 50 mil imagens
Estação Ciência mostra
como funciona o computador

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Imprensa alternativa é o principal espaço jornalístico disponível à América Latina popular

Flávia Souza

Se depender da grande imprensa brasileira, por muito tempo vamos desconhecer o que acontece na América Latina popular. Estudos na área de Jornalismo apontam que há um "deserto de informações" sobre o continente na grande mídia. Segundo o jornalista Alexandre Barbosa, a imprensa alternativa e os órgãos de comunicação dos movimentos sociais são os principais meios para a divulgação e a discussão de fatos que não se inserem na chamada "América Latina oficial".

Em sua pesquisa de mestrado, realizada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Barbosa procurou uma explicação para essa ausência na grande imprensa. Para isso, buscou conciliar os argumentos sociológicos àqueles que são próprios do jornalismo. "Procurei cruzar as características do ambiente social e histórico com as do ambiente jornalístico", afirma.

De um lado, Barbosa encontrou uma matriz de pensamento que persiste há mais de 500 anos e que constitui os pressupostos da chamada grande mídia. De outro, os "óculos" dos jornalistas, que assumem a visão do veículo em que trabalham. "A grande imprensa está organicamente ligada à América Latina 'oficial', branca, europeizada e local de grandes cidades e centros comerciais. Ela exclui e criminaliza a América Latina 'popular', dos interiores, mestiça", afirma.

"A grande imprensa não se sente latino-americana. Quando aborda a dimensão popular, ela usa um tom depreciativo e reforça a condição de periferia, ou cai na cobertura do exótico, como fizeram os observadores europeus." A situação é a mesma quando se trata do interior brasileiro. "No caso da morte da freira Dorothy Stang, em fevereiro deste ano no Pará, a imprensa demorou para obter e publicar informações precisas", lembra. "Há poucos jornalistas cobrindo o interior do país."

Barbosa também aponta a "formação acadêmica insuficiente" dos cursos de jornalismo. Ele defende o aumento da carga de disciplinas teóricas e a inclusão de estudos e debates sobre a história da América Latina - uma bagagem intelectual que poderia influenciar a escolha profissional do jornalista.

Imprensa alternativa
Quanto a uma possível abertura da grande imprensa à América Latina popular, ao menos no curto prazo, Barbosa é pessimista. Os principais espaços disponíveis a ela seriam a chamada "imprensa alternativa" e os veículos de comunicação dos movimentos sociais. "Eles não se proclamam imparciais, ao contrário da grande mídia, que pretende falar a 'toda a população' e, falsamente, se diz imparcial. Há necessidade de novas visões jornalísticas."

Para que a imprensa alternativa cumpra esse papel, afirma o jornalista, é preciso que ela encontre novas formas de expansão e fontes de financiamento. "Os órgãos alternativos têm de disputar novos espaços, ir além do ambiente universitário e unir a qualidade de seu conteúdo a meios técnicos de comunicação avançados. E a própria América Latina popular precisa se fortalecer, com melhorias sociais." Em seu doutorado, Barbosa pretende investigar as possíveis saídas e soluções para esse quadro.

Mais informações: (0XX11) 2132-9091 / 2132-9092, com Alexandre Barbosa; e-mail alexandreb@netabc.com.br

Imagem: Marcos Santos




USP mantém acervo de 50 mil imagens aberto a consultas públicas

André Benevides

Poucas pessoas sabem, mas a USP mantém um acervo iconográfico com cerca de 50 mil imagens que pode ser consultado gratuitamente pelo público, sem necessidade de vínculo com a Universidade. Com registros a partir de 1950, o arquivo do Argus Documentação é composto por peças cuja grande maioria tem relação a acontecimentos do cotidiano uspiano. "Principalmente fotografias tiradas para o Jornal da USP e para o Cerimonial da Universidade", lembra Alzira Pedrazani, supervisora do setor. O Argus integra a Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online (Dvidson) da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

É até difícil imaginar o valor deste acervo, se levarmos em conta a grande diversidade de intelectuais, artistas e personalidades que já passou pela USP, seja nos quadros docentes ou discentes, e que tem chances de figurar no arquivo. Com um pouco de sorte e muita paciência é possível encontrar verdadeiras raridades. Não é preciso marcar horário para ter acesso às fotografias, basta comparecer ao setor entre as 8 e as 16 horas dos dias úteis.

Algumas fotografias, inclusive, começam a ser escaneadas e disponibilizadas pelo Banco de Dados Online do Argus (http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/por/arg/arg/argus/start). Em fase de testes, as digitalizações são exibidas em baixa resolução e, caso os interessados desejem utilizá-las é preciso solicitar pelo e-mail argusdoc@usp.br.

Quem quiser pode acompanhar, por exemplo, a cronologia da Praça do Relógio, um dos marcos do campus da Cidade Universitária a USP. Entre as cerca de 60 imagens digitalizadas, o internauta consegue descobrir que a vegetação da área é dividida em quatros partes, representando a flora da Mata Atlântica, da Mata de Araucárias, do Cerrado e da Restinga. Ou ainda desvendar o significado dos painéis que decoram a torre do relógio, que fazem alusão à Realidade e à Fantasia.

Cumprindo a missão de preservar a memória da USP, o Argus Documentação mantém coleções completas de diversas publicações da CCS, como da Revista USP e do Jornal da USP. Mídias eletrônicas, como o Boletim da Agência USP de Notícias, também são conservadas em suas íntegras.

Fontes
O trabalho do Argus não se resume apenas a contar a história da Universidade. Outro serviço prestado pelo setor, e talvez o mais utilizado por pessoas de fora da comunidade, é a indicação de especialistas para comentar assuntos específicos. "Fazemos a ponte entre o público externo, como jornalistas, instituições e órgãos governamentais, e pesquisadores da USP", explica Margarete Pires Grande, responsável por este tipo de atendimento. Além da própria base do Argus, também são utilizadas nesta função diversas outras, como a Dedalus (http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/por/USP/USP/DEDALUS/START), do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, a do Portal da USP (http://www.usp.br/) e a da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Dada a relevância de poder indicar centenas de docentes da maior universidade do Brasil, Alzira e Margarete concordam que o serviço ainda é subutilizado. Em 2004 foram prestadas 1.705 assistências, principalmente para jornalistas de grandes veículos da imprensa. De forma rápida e eficiente - as requisições costumam ser feitas pelo telefone -, são listadas algumas eventuais fontes ou é explicada a melhor maneira de consultar os bancos de dados. Assim como todos os outros serviços, este é gratuito e aberto ao público em geral.

O Argus Documentação fica na sala 262 do prédio da Antiga Reitoria, à Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4414 ou argusdoc@usp.br, com Alzira ou Margarete




Cursos e Palestras

FOB realiza conferência sobre células tronco
A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP realizará na próxima quinta-feira (10), às 20 horas, no Teatro Universitário, a conferência Células Tronco: Engenharia Tecidual e Medicina Regenerativa.

O evento é uma promoção conjunta do departamento de Estomatologia da FOB, da superintendência do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC - Centrinho) e dos Laboratórios de Genética do HRAC.

A conferência será ministrada pelos professores Silvio Eduardo Duailibi e Mônica Talarico Duailibi, pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Terapia Gênica (CINTERGEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo é ampliar o conhecimento e possibilitar discussões sobre as células tronco (capazes de multiplicarem-se e diferenciarem-se nos mais variados tecidos do corpo humano: sangue, ossos, nervos, músculos e etc).

Os palestrantes trabalham com medicina regenerativa e engenharia tecidual, técnica que usa as células tronco para reconstruir ou construir determinadas partes de órgãos ou do organismo.

O evento tem entrada franca, com inscrição gratuita, feita na hora da conferência, sendo entregue uma declaração de participação. A conferência é aberta à participação de todos os profissionais de saúde interessados no assunto, professores, alunos de graduação, pós-graduação e pessoas da comunidade em geral.

A FOB fica na Al. Dr. Octavio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3016-4699, com Esiquiel de Miranda


Educação matemática e transformação social
A Faculdade de Educação (FE) da USP sediará, entre 12 e 14 de novembro, o IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, com o tema Pesquisa em Educação Matemática e Transformação Social: Perspectivas e Interfaces. O objetivo é compartilhar as experiências desenvolvidas nos centros de estudos nessa área, possibilitando o intercâmbio de idéias e o conhecimento de novas abordagens.

A programação inclui debates, comunicações orais e atividades culturais. As inscrições custam R$90,00 e poderão ser feitas no primeiro dia do evento no próprio local.

A cerimônia de abertura será realizada no Anfiteatro Camargo Guarnieri (R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo), as demais atividade ocorrerão na FE (Av. da Universidade, 308, Cidade Univesitária, São Paulo). Haverá atividades nos períodos da manhã, tarde e noite.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574; e-mail ix_ebrapem@fe.usp.br; site www.fe.usp.br


MAC recebe III Congresso de Estética e História da Arte
Arte Brasileira Interfaces para a Contemporaneidade será o tema do III Congresso de Estética e História da Arte, que será realizado no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP entre 8 e 11 de novembro.

O evento é organizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, da USP. As inscrições custam R$10,00 e podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail congressoestetica@yahoo.com.br ou pelo telefone (0XX11) 3091-3327.

A abertura do Congresso acontecerá nesta terça (8), às 18h30. Nos demais dias, haverá atividades durante a manhã e a tarde. Estão programadas as mesas-redondas O Projeto Construtivo no Brasil e Opinião e Propostas: Artes Visuais nos Anos 60, e as palestras Autoria Digital na Educação e Bienal de Veneza 2005: Giardini, Arsenale e o Pavilhão do Brasil, entre outras.

O evento acontece no auditório do MAC, na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3327 / 3019


Desastre tecnológico é tema de palestra na FSP
Será realizada nesta terça-feira (8), às 14 horas, a palestra Fenomenologia do desastre tecnológico, com o professor Renato Rocha Lieber, do Departamento de Engenharia de Produção da UNESP/Guaritinguetá. O evento acontece na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo).

A palestra vai apresentar a história de desastres e introduzir relações de economia política e do princípio da precaução. Outros objetivos são conceituar a distinção entre evento e acontecimento, expor o método fenomenológico e fundamentar os conceitos relativos a economia política. A entrada é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3066-7712



Especialização em Psicoterapia Psicanalítica
O Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP está recebendo inscrições para o Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica, com duração de três anos e início em 2006.

O curso é destinado a psicólogos e médicos, além de profissionais da área da saúde com nível superior. As aulas acontecerão uma vez por semana e serão selecionado de 30 a 35 alunos por turma. A taxa de inscrição é de R$30,00 e, para os candidatos aprovados, a taxa de seleção será de R$200,00. Também serão cobradas taxas de matrícula de mensalidades (R$475,00 no primeiro ano e R$560,00 para segundo e terceiro anos).

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de dezembro no Departamento de Psicologia Clínica (Av. Prof. Mello Moraes,1721 Bloco F, Cidade Universitária, São Paulo). A página do curso traz mais detalhes sobre o processo de seleção.

Mais informações: (0XX11) 3091-4173 / 4911; e-mail psicotps@usp.br


Homo sapiens e natureza são temas do Pan-Gnósio

A próxima palestra do Ciclo de Conferências Pan-Gnósio, realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, acontece nesta segunda-feira (7), às 16 horas. O tema da penúltima palestra da série é um questionamento: Dará certo algum dia homo sapiens e natureza?. A pergunta será respondida por José Molina Filho, docente aposentado do antigo departamento de Economia e Sociologia Rural da Esalq.

Em sua conferência, o professor irá expor que a indagação proposta expressa o desejo de uma harmoniosa integração entre o homem e o mundo em que vive, e sua incessante busca para aprender como utilizar a natureza sem destruí-la.

O Pan-Gnósio tem o objetivo de apresentar o histórico, a importância e as peculiaridades de temas científicos, sob o aspecto de vários campos do conhecimento. O evento é promovido pela Associação dos Docentes Aposentados (ADAE) e a realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola.

O evento, que acontece no Anfiteatro do Departamento de Química, da Esalq, é gratuito e aberto à comunidade em geral. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4339




Agenda Cultural

Estação Ciência vai mostrar como funciona o computador
A Estação Ciência da USP vai inaugurar no próximo dia 16 a atração Aventurando-se no Universo do Computador. No novo espaço, que está sendo montado em parceria com a Fundação Heydenreich, haverá painéis com uma história em quadrinhos na qual o personagem Moto-Byte apresenta os desafios de ser um moto-boy na sua cidade, o computador. Durante esses desafios, o leitor consegue aprender, sem o uso de jargões e explicações técnicas, como funciona o tráfego de informações no interior da máquina.

No final da história, o leitor é convidado pelo Moto-Byte a assumir o seu papel e sentar-se na sua própria moto. Na frente da moto haverá um telão onde será projetado um jogo totalmente interativo. O game vai propor desafios ao visitante, que deverá cumpri-los com todas as dificuldades percorrendo a cidade virtual do computador, simulando o processo que acontece quando damos comandos nos nossos computadores.

A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1274, Lapa, em São Paulo. O ingresso custa R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, com Michel Sitnik ou Luciana Taddeo; e-mail michel@eciencia.usp.br




Publicações

Novo número de Scientiae Studia traz artigos sobre Galileu e Da Vinci
Acaba de ser lançado mais um número da revista Scientiae Studia (Vol. 3, No. 3 jul.-set., 2005, 190 págs), publicação trimestral do Departamento de Filosofia da USP. A revista tem por objetivo dar visibilidade à produção acadêmica nas áreas de filosofia e história da ciência.

A publicação traz o artigos El surgimiento de la dinámica galileana: historia e historiografía, de Fernando Tula Molina, Galileu contra a inércia circular, de Júlio Celso Ribeiro de Vasconcelos, e A função do olho humano na óptica do final do século XVI, de Claudemir Roque Tossato; os documentos científicos O alcance cosmológico e mecânico da carta de Galileu Galilei a Francesco Ingoli, de Pablo Rubén Mariconda, Discussão a respeito da posição e do repouso da Terra contra o sistema de copérnico, de Francesco Ingoli de Ravena, e Carta de Galileu Galilei a Francisco Ingoli; por fim, há a crítica de Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel, intitulada Leonardo da Vinci é pop? A imagem de Leonardo no senso comum e outras considerações.

O número avulso da revista custa R$25,00 e pode ser adquirido pelo e-mail scientiaestudia@scientiaestudia.org.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-3761; site www.scientiaestudia.org.br




Quadro de Avisos

Universia e Via de Acesso firmam parceria
Preocupados com a inserção do jovem universitário no mercado de trabalho, o Universia Brasil (www.universia.com.br) e o Instituto Via de Acesso (www.viadeacesso.org.br) firmam parceria a fim de disponibilizar informações sobre capacitação profissional e oportunidades de estágio e de primeiro emprego aos estudantes.

A parceria visa reforçar o apoio prestado aos universitários que estão à procura de um espaço num mercado tão competitivo. O Universia irá disponibilizar vagas de estágios de mais de 600 empresas cadastradas para os associados do Via de Acesso, além dos conteúdos de mesas-redondas sobre o aproveitamento dos estudantes pelo mercado, organizadas pelo instituto.

O Instituto Via de Acesso ministrará palestras sobre o mercado de trabalho aos alunos das universidades parceiras do portal Universia, além de realizar os cursos e workshops de seu programa de Capacitação.

A primeira ação para concretizar a parceria foi realizada por meio de uma palestra ministrada aos alunos da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP). O tema abordado foi Atitude - Combustível para entrar e se manter no mercado de trabalho.

Mais informações: www.universia.com.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação de um ambiente computacional integrado para desenvolvimento de produtos no segmento de bens de capital com engenharia sob encomenda. Moacir Marques Pereira. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Faculdade de Medicina

Doutorado

Influência da pressão positiva expiratória e peso abdominal na pressão de vias aéreas e na pressão intra-abdominal em pacientes ventilados mecanicamente em Unidade de Terapia Intensiva. Jamili Anbar Torquato. Dia 8, às 14 horas.

Influência do sistema renina angiotensina na redução da hipertrofia de ventrículo esquerdo em indivíduos hiperreatores. Antônio Carlos Avanza Júnior. Dia 9, às 14 horas.

Prevalência da doença de Parkinson e outros tipos de parkinsonismo em idosos: estudo de Bambuí. Maíra Tonidandel Barbosa. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3064-7579




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br