São Paulo, 09/11/2005 - Boletim nº1744
saúde
Extrato do ginseng brasileiro
pode combater o câncer

Estudo realizado na FMVZ com linhagens
tumorais de células mamárias humanas
aponta para capacidade quimiopreventiva
da planta Pfaffia paniculata
leia...
Prolam realiza a oficina América
Latina e Futuro Tecnológico
Impressões do meu Quarto
estréia no Tusp

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias
como sua fonte de origem.


Destaques

Extrato butanólico do ginseng brasileiro diminui crescimento de linhagens de células tumorais

Flávia Souza

Um extrato do ginseng brasileiro (Pfaffia paniculata) pode atuar na prevenção e no combate ao câncer. Em estudo realizado no Laboratório de Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, o extrato butanólico da raiz da planta diminuiu o crescimento de linhagens tumorais de células mamárias humanas.

"O extrato provocou a morte dessas células e, por isso, houve queda no crescimento das células em cultura", afirma a veterinária Márcia Kazumi Nagamine, autora do estudo. Ela adicionou álcool à raiz em pó do ginseng brasileiro e após a evaporação do álcool, obteve o extrato etanólico, cujos resíduos deram origem aos extratos butanólico e aquoso. "Esses extratos se diferenciam pela constituição química. O butanólico, por exemplo, é composto por saponinas, substâncias que atuam na defesa da planta", explica.

Márcia testou os efeitos dos três extratos sobre duas linhagens de células tumorais. "As células utilizadas são derivadas realmente de câncer. Mas, por serem provenientes de um processo de estabelecimento em cultura, são consideradas linhagens", diz. A veterinária constatou que o efeito do extrato etanólico sobre as células é nulo. Os extratos butanólico e aquoso provocaram, respectivamente, uma queda e um aumento do crescimento celular.

"Ainda são necessários mais estudos para verificar se esses dois efeitos se anulam e, talvez por isso, o extrato etanólico não atue sobre o crescimento das células. Além disso, o fato de ter utilizado apenas duas linhagens implica na limitação de não poder generalizar esse evento (diminuição do crescimento celular) para todo tumor de mama. Cada câncer é individual." Márcia ressalta que o mais importante de seu estudo foi verificar a existência de substâncias capazes de inibir o crescimento de células tumorais. "Há muito o que se pesquisar. A planta pode conter substâncias com potencial terapêutico."

A pesquisadora também aponta que são necessárias novas pesquisas que fracionem o extrato butanólico. "Ainda há muita mistura nesse extrato. A idéia seria 'dividi-lo' até isolar a substância química responsável pelo efeito." Também é necessário investigar o efeito do extrato sobre as células normais.

Testes em animais
Pesquisas realizadas na FMVZ com animais apontam para um efeito quimiopreventivo do extrato butanólico. A mestranda Patrícia Matsuzaki obteve resultados significativos em camundongos. "O extrato butanólico inibiu o crescimento de tumores mamários nesses animais", afirma a professora Maria Lúcia Zaidan Dagli, reponsável pelo Laboratório.

Márcia também trabalhou com camundongos em sua iniciação científica, realizada entre 2000 e 2001. Na época, a pesquisadora induziu a proliferação de células do fígado e, após dez dias de tratamento com ginseng brasileiro, houve uma redução do processo.

Segundo Maria Lúcia, os estudos caminham para uma possível aplicação em fármacos. "Após a realização de novas pesquisas, será necessário fazer testes em humanos. Mas isso não pode ser feito na Faculdade de Medicina Veterinária."

Ginseng brasileiro
A Pfaffia paniculata não é o ginseng encontrado no mercado em forma de cápsulas, feitas a partir de plantas coreanas e norte-americanas. Apesar da semelhança no nome e na raiz, o ginseng brasileiro pertence a uma família diferente de plantas. "As propriedades da Pfaffia ainda são pouco estudadas", aponta a professora Maria Lúcia. No Laboratório de Oncologia Experimental, pesquisadores dão continuidade aos estudos na área.

Mais informações: (0XX11) 3091-7712 / 3091-7829, com a professora Maria Lúcia Zaidan Dagli; e-mail mlzdagli@usp.br; ou markazbr@yahoo.com.br, com a pesquisadora Márcia Kazumi Nagamine

Imagem cedida pela pesquisadora Márcia Kazumi Nagamine




Cursos e Palestras

Prolam realiza oficina América Latina e Futuro Tecnológico
O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP promoverá na próxima sexta-feira (11), às 9 horas, a Oficina de Trabalho América Latina e o Futuro Tecnológico, com o professor José Luis Cordeiro, presidente da Sociedad Mundial del Futuro-Venezuela.

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até quinta-feira (10), na Secretaria do Prolam, pelos telefones (0XX11) 3091-3589 / 3587 ou e-mail prolam@edu.usp.br. O Prolam fica na R. do Anfiteatro, 181, favo 1 das Colméias, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3587


Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?
Como parte do ciclo de Seminários Abertos de Filosofia da Educação, promovidos pela Faculdade de Educação (FE) da USP, será realizada no próximo dia 17, às 17 horas, a palestra Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?, com o pesquisador Newton Duarte, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara.

A temática geral do cliclo de seminários é Ética e política: desafios para a educação na atualidade. O objetivo é debater questões éticas e políticas que se colocam para os educadores no desempenho de seu trabalho, a partir de leituras críticas da situação histórico-social do momento atual e de reflexões elaboradas por estudiosos do campo da filosofia da educação.

A palestra acontecerá na sala 137 do bloco B da FE (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada será aberta e gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574


Colóquio discute perspectivas na literatura contemporânea
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza nos próximos dias 10 e 11 o colóquio Literatura Contemporânea - Diálogos e Perspectivas, com entrada aberta e gratuita. A organização é do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada.

O colóquio tem o objetivo de integrar pesquisas individuais num projeto coletivo, ampliando a discussão sobre o assunto com estudiosos e especialistas do Brasil e da França. O evento é parte de um projeto internacional de pesquisa, envolvendo docentes das Universidades de Paris VIII e de Rennes II, e que resultou na organização do Colóquio Internacional Littérature Brésilienne Contemporaine - de 1970 à Nos Jours, ocorrido em Paris em maio de 2004, e no lançamento, em 2005, do nº 8 da Revista Literatura e Sociedade, dedicada à Literatura Contemporânea.

As atividades acontecerão às 10 e às 14 horas. Entre os temas debatidos estarão A poesia de Ferreira Gullar, A trágica cidade de nossa literatura e Impasses da literatura contemporânea. A programação completa está disponível no site do evento.

O colóquio acontecerá na sala 102 do Prédio de Letras da FFLCH (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo). Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-4312


Alunos da FFLCH promovem encontro de inglês
Entre os dias 9 e 10, os alunos do Curso de Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizam o VII Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira (EAGiLE).

O evento tem como objetivo divulgar a produção acadêmica e cultural dos alunos do curso, além de promover a integração das turmas e criar oportunidades de diálogo com profissionais atuantes em diversas áreas ligadas ao estudo da linguagem.

A programação inclui conferências plenárias, sessões de comunicações e apresentações culturais das 8h30 às 11h30 e das 19h30 às 22h30. Entre as palestras, Shakespeare na França (Stendhal) e no Brasil (Machado de Assis), com Gilberto Pinheiro Passos, e Interpretação, com Roberta Barni. Além disso haverá degustações de chás ingleses, com Danilo Rolim, e apresentações de trechos de peças.

O evento acontece na sala 266 do prédio de Letras, é aberto, gratuito e não é necessário fazer inscrições.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612


Tusp promove debates sobre teatro de rua
O Teatro da USP (Tusp) promove até quinta-feira (10) o ciclo de debates Teatro de Rua em Movimento 2 - Teatro sobre a cidade, com entrada gratuita. Os encontros acontecem às 20 horas.

Nesta terça (8), Rogério Toscanos e o Grupo Imbuaça (Aracaju-SE) discutem a Experiência de Rua. Na quarta (9), Mariana Fix e Sebatião Nicomedes falam sobre o tema Cidade ideal x Cidade real. Na quinta-feira (10), o tema abordado será Intervenção urbana na cidade de São Paulo, com os grupos Integração Sem Posse, Bijari, Cia do Feijão e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. O Grupo Imbuaça realiza um workshop nesta quarta (9), das 13 às 16 horas.

O Tusp localiza-se na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3259-8342; e-mail tuspmkt@usp.br




Agenda Cultural

Impressões do meu quarto no Tusp
Estréia na próxima sexta-feira (11), no Teatro da USP, a peça Impressões do meu Quarto, com direção de Leandra Leal e Claudio Volkart.

Na montagem, Leandra Leal e Bianca Gismonti dividem suas experiências e anseios artísticos no espetáculo que marca a estréia do grupo8 (RJ). A personagem é a jovem pianista Alice, que, após uma perda amorosa, decide se trancar em seu quarto até conseguir escrever uma última carta ao ser amado.

A peça acontece numa noite chuvosa e narra as várias tentativas de escrita, que acabam provocando em Alice diversas lembranças e questionamentos. Enquanto isso, outros elementos entram em cena: o pai, a sua relação com a música e com o ato de criar. Esperança, saudade, angústia, criação, arte e as dores de diferentes perdas contemplam um espetáculo poético, no qual música e texto interagem todo o tempo.

O espetáculo pode ser visto às sextas e sábados, às 21 horas, e domingos, às 20 horas. Os ingressos custam R$25,00 às sextas e domingos e R$30,00 aos sábados. O Tusp fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3259-8342; e-mail tuspmkt@usp.br




Publicações

Lançamento revela a Chapada Diamantina
O professor Wilson Teixeira, diretor da Estação Ciência da USP, lançou nesta semana o livro Chapada Diamantina - Águas no Sertão (Ed. Terra Viagem, 160 págs, R$50,00), segundo volume da série Tempos do Brasil, uma publicação que aborda os patrimônios naturais e culturais brasileiros, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

A obra explora, sob as perspectivas geológica, biológica e humana, um dos mais importantes patrimônios ambientais do Brasil, ilustrado por ensaios fotográficos desse complexo ecossistema.

Resultado do trabalho de pesquisadores, entre eles geólogos, biólogos e historiadores, Chapada Diamantina - Águas no Sertão traça um panorama da região, fundamentado nos mais atualizados conhecimentos científicos em linguagem acessível. Com coordenação conjunta do geólogo Wilson Teixeira e do fotógrafo Roberto Linsker, editor da Terra Virgem - editora especializada em temáticas brasileiras relacionadas ao meio ambiente e questões antropológicas -, o livro mergulha numa profunda investigação ambiental e histórica do local.

O novo volume está dividido em três eixos principais. O primeiro, Caminhos do Tempo Geológico, convida a uma viagem aos primórdios evolutivos da Terra passando pelos diferentes processos geológicos que atingiram a região. O segundo, Caminhos do Tempo Biológico, é um passeio pelos diversos ecossistemas, com destaque para a flora e fauna, cujas expressões ganham cores e formas distintas e singulares de acordo com as paisagens que as cercam: sertão, mata densa e pantanal. A terceira vertente, Caminhos do Tempo Humano, refaz o percurso histórico das Bandeiras, a corrida do ouro e a posterior descoberta dos diamantes, a decadência da atividade no início do século XX, e o episódio da passagem da Coluna Prestes, em 1926, até chegar aos dias atuais.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, com Michel Sitnik ou Luciana Taddeo (assessores de imprensa); e-mail michel@eciencia.usp.br




Quadro de Avisos

Estudo da FSP recebe Prêmio Mapfre-USP
A pesquisa Estudo dos fatores de risco ambientais relacionados à presença de vetores das Leishmanioses, em áreas de preservação e parques ecológicos no Estado do Paraná, de Mariza Fordelone Rosa Cruz, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, venceu o Prêmio Bolsa de Auxílio à Pesquisa Mapfre-USP, no valor de R$9.600,00, concedido pela Fundação Mapfre, da Espanha. Mariza é orientada pela professora Eunice A. B. Galati. Outros quatro trabalhos receberam menção honrosa.

O objetivo era selecionar pesquisadores das áreas de higiene industrial e ergonômica, riscos ambientais, educação para prevenção de riscos, comunicação de riscos ambientais, prevenção de incêndios, segurança viária, prevenção e gerenciamento de riscos e segurança no trabalho. O projeto foi selecionado por um Comitê Consultivo, levando-se em conta a viabilidade da proposta, seu conteúdo inovador e sua coerência interna.

Confira os projetos de pesquisa que receberam menções honrosas: Caracterização química ambiental do particulado atmosférico em suspensão da região de Piracicaba, SP, utilizando a técnica de microfluorescência de raios x, de Paulo Rogério Massoni, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, com orientação do professor Virgílio Franco Nascimento Filho.

Análise das condições de saúde dos cortadores de cana-de-açucar na região de Bauru, de Suzana Papile Maciel Carvalho, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), orientação do professor Arsênio Sales Peres.

Avaliação do risco cardiovascular de funcionários de uma Unidade Pública de Ensino Superior e Proposta Educativa para sua prevenção, de Flávia Martinello, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Orientador: professor Evandro José Cesarino.

Desenvolvimento Sustentável na suinocultura: utilização dos resíduos gerados para construções, de Melissa Selaysim Di Campos, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Orientador: Holmer Savastano Jr.

Mais informações: (0XX11) 3066-7751; e-mail tatim@usp.br




Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Desenvolvimento de um protótipo para determinação da kVp em procedimento de controle de qualidade em radiodiagnóstico médico e odontológico. Ivan Christensen Nali. Dia 2 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3675 / 3681


Faculdade de Medicina

Doutorado

Associação de derivados do quimioterápico daunorrubicina à nanoemulsão lipídica que se liga aos receptores da LDL: estudos pré-clínicos. Raquel da Silva Teixeira. Dia 18, às 14 horas.

Avaliação de qualidade de vida em candidatos à doação de sangue, portadores do vírus da hepatite C. Maria Cristina Dias Teixeira. Dia 22, às 8h30.

Detecção Staphylococcus aureus resistente à Meticilina por meio de Multiplex PCR em amostras de secreção respiratória de pacientes com fibrose cística. Luciana de Freitas Velloso Monte. Dia 22, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3064-7579



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br