São Paulo, 11/11/2005 - Boletim nº1746
medicina
Abuso de cocaína pode prejudicar
tomada de decisões

Alterações no córtex pré-frontal do
cérebro de dependentes químicos
podem levá-los a decisões precipitadas,
colocando-os em situações de risco
leia...
Esalq discute barreiras não-
tarifárias e febre aftosa
Implante coclear ainda é
pouco conhecido no Brasil

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisa revela alterações neuropsicológias associadas ao uso de cocaína

André Benevides

O uso abusivo da cocaína, além de prejudicar funções da atenção e memória dos dependentes, também compromete a capacidade destas pessoas de tomar decisões. Isso pode fazer com que os usuários optem por escolhas precipitadas, envolvendo-se em situações de risco. "É como se eles negligenciassem as conseqüências futuras de seus atos", explica o neuropsicólogo Paulo Cunha.

Em seu estudo de doutorado realizado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Cunha contou com a participação de 62 voluntários que foram dividos em dois grupos de homens: 30 dependentes em abstinência de pelo menos duas semanas e outros 32 (grupo de controle) sem histórico de alterações psiquiátricas e neuropsicomotoras.

Um dos testes aplicados no estudo simulou, na forma de um jogo, situações da vida real e os possíveis danos causados por estas escolhas. A ferramenta foi originalmente desenvolvida na Universidade de Iowa (Gambling Task) pela equipe do neurologista Antônio Damásio e o neuropsicólogo Antoine Bechara. Já para a mensuração dos distúrbios em diversas funções cognitivas, dependentes químicos de cocaína foram submetidos, pela primeira vez no mundo, a um teste neuropsicológico chamado Bateria de Avaliação Frontal, desenvolvido por neurologistas franceses do Hospital de Salpêtrière, em Paris.

Além disso, a pesquisa reforçou a hipótese de que pessoas que tiveram distúrbios de atenção e hiperatividade na infância (TDAH) possuem uma maior propensão a se tornarem dependentes químicos de cocaína. "É como se elas encontrassem nesta droga uma forma de ficarem mais atentas, mais alertas." Segundo Cunha, é a primeira vez que uma pesquisa deste tipo, com dados relativos a esta faixa etária, é realizada no Brasil. Os dados serão apresentados no Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, que acontece de 12 a 14 deste mês em São Paulo.

Junto a isso, os voluntários foram submetidos a exames de tomografia computadorizada, que acabaram por confirmar alguma relação entre os déficits cognitivos e alterações no córtex pré-frontal do cérebro. Para chegar a estas conclusões, foram aplicados, além dos testes, alguns questionários.

Como a cocaína tem propriedades vasoconstritoras (de contrair os vasos), ela altera o padrão de circulação sangüínea. Quando isso ocorre, aumentam a pressão arterial e o risco de ocorrerem complicações do sistema circulatório, como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) ou micro-infartos no cérebro. "A hipótese científica mais aceita hoje em dia é que estas alterações podem ser grandes contribuintes destes distúrbios neuropsicológicos", afirma.

Neurônios
O déficit neuropsicológico pode ajudar a explicar o envolvimento dos dependentes em atividades ilícitas ou arriscadas, como fazer sexo sem proteção, dirigir embriagado, cometer pequenos furtos e se envolver em brigas. Além disso, diversas outras funções, que também foram estudadas, estão associadas ao córtex pré-frontal. Problemas de atenção, memórias visual, verbal e operacional (relacionada, por exemplo, ao cálculo do troco a ser recebido), no aprendizado e em questões que envolvam associação entre visão e coordenação motora foram os principais aspectos analisados.

Cunha conta que a cocaína age no circuito da recompensa cerebral, que é acionado sempre que alguma atividade nos proporciona prazer, desde o simples ato de comer um prato apreciado até a prática de sexo. "Na medida que você usa a droga, é como se 'gastasse' este circuito de uma forma muito acelerada. E os danos podem acontecer, pois ele é ativado de uma forma artificial, que o cérebro não está preparado." Com o tempo, as funções cerebrais que dependem destas áreas para funcionarem podem ficar prejudicadas.

A pesquisa, que foi realizada no Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, teve a orientação de Arthur Guerra de Andrade, co-orientação de Sergio Nicastri, ambos psiquiatras, além da participação de voluntários do Grea e da Comunidade Terapêutica Associação Promocional Oração e Trabalho (APOT), de Campinas.

Mais informações: (0XX11) 9651-2500 ou paulocunha@einstein.br, com Paulo Cunha

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

Esalq discute barreiras não-tarifárias e febre aftosa
Um seminário sobre barreiras não-tarifárias e os impactos da febre aftosa no comércio internacional acontece na próxima quarta (16), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. O evento é realizado pelo grupo de alunos que compõe o Programa de Educação Tutorial – Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola (PET-GAEA).

O seminário, voltado para alunos de graduação e pós-graduação, será realizado na sala BM&F, no departamento de Economia, Administração e Sociologia, das 19 às 22 horas. A palestrante será a professora Silvia Helena Galvão de Miranda, docente do departamento e pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Ela vai explicar o que são barreiras não-tarifárias, suas diversas formas e impactos sobre o comércio internacional no agronegócio brasileiro.

A palestra também deve abordar as repercussões sobre o recente aparecimento dos casos de febre aftosa e o impacto nas exportações da carne brasileira.

As inscrições têm valor simbólico de R$2,00 e incluem certificado. Os interessados em participar podem encaminhar mensagem para pet_gaea@esalq.usp.br até a data do evento. As vagas são limitadas e se restringem aos 90 primeiros inscritos.

Mais informações: (0XX19) 3417-8735


Palestra no IAG aborda a relação entre clima e raças humanas
O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP promoverá na próxima quinta (17), às 16 horas, a palestra O Clima e as Raças Humanas, com o professor Fábio Gonçalves, do Departamento de Ciências Atmosféricas.

O seminário terá caráter basicamente informativo, no sentido de esclarecer sobre a influência do clima nas características raciais humanas. Pretende-se, além de informar, divertir e apreciar a beleza humana e suas incríveis adaptações aos mais variados climas da Terra. A formação e evolução humana também serão abordadas informalmente, bem como o papel que o vulcão Toba teve nas diferenciações raciais.

A palestra será realizada no Auditório G do IAG, na R. do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada será grauita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-4713, no Departamento de Ciências Atmosféricas


Jean-Jacques Roche fala sobre Estado e Mundialização
No próximo dia 18, o professor Jean-Jacques Roche, da Universidade de Paris II, realiza a conferência Qual o lugar do Estado diante da mundialização? na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O evento acontecerá às 11 horas no prédio FEA 1 (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo).

Jean-Jacques Roche é professor de Ciência Política e presidente da Associação francesa de Formações Universitárias de pós-graduação em Defesa, Relações Internacionais e Segurança (Afudris – Association des Formations Universitaires de Défense, de Relations Internationales et de Sécurité).

A palestra será ministrada em francês, com tradução simultânea. A entrada será gratuita. O evento é organizado pelo Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTeC).

Mais informações: (0XX11) 3032-1214; e-mail halumi@cendotec.org.br


Professor da Universidade de Turim ministra palestra no IQSC
High concentration capacity sample preparation techniques é o título da palestra que será ministrada pelo pesquisador Carlo Bicchi na próxima quinta (17) no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. O seminário acontecerá às 14h30, no anfiteatro do IQSC, na Av.Trabalhador Sãocarlense, 400. A entrada será gratuita e aberta a todos os interessados.

Bicchi é diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Turim, na Itália, e apresentará técnicas recentes de preparo de amostras, com diversas vantagens em relação à microextração em fase sólida, na análise cromatográfica de substâncias voláteis de plantas, alimentos e de pesticidas. O convite foi formulado pela professora Janete Harumi Yariwake, do Grupo de Análise Fitoquímica do IQSC.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036


Palestra em São Carlos aborda a importância da lenha
O professor José Otávio Brito vai ministrar na próxima quinta (17), às 19 horas, em São Carlos, a palestra A lenha ainda é importante como recurso de origem florestal?. O evento acontecerá no auditório do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP-São Carlos, na R. Nove de Julho, 1227, Centro. A palestra faz parte do ciclo Ciências e Cultura para Todos, promovido pelo CDCC e pelo Instituto de Estudos Avançados de São Carlos da USP (IEASC), com entrada gratuita e aberta ao público.

José Otávio Brito, que é professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, fez o pós-doutorado na Université de Nancy, França, na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Entre seus projetos de pesquisa, estão: química da madeira, carvão vegetal, caracterização energética de madeiras e outros materiais de origem florestal, resina e óleos essenciais de espécies florestais e outros.

Dados estatísticos sugerem que a madeira destinada para energia soma mais da metade da biomassa florestal consumida mundialmente e, em especial, nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. A lenha e o carvão vegetal, os combustíveis provenientes da madeira mais amplamente usados, são vitais para famílias rurais e comunidades em diversas regiões do planeta. Nesse contexto, há pontos relevantes que precisam ser atendidos, para que, no mínimo, as condições atuais de uso desse material possam ser garantidas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9176 / 3373-9177, com Rosemari Siqueira




Agenda Cultural

Ilusionista apresenta ações de Joan Brossa no Tusp
Estréia na próxima quarta (16) o primeiro espetáculo da Mostra de Teatro Catalã, promovida pelo Teatro da USP (Tusp). Em Poemancia, com o ilusionista Hausson, diversas ações poético-mágicas criadas pelo poeta catalão Joan Brossa se entrelaçam com números de manipulação ao estilo do cabaré inglês.

Poemancia pode ser visto na quarta-feira (16) e na quinta (17), às 21 horas, com entrada franca. O Tusp fica na R. Maria Antonia, 294, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3259-8342


CDCC exibe produção russa neste domingo
Confira a programação do Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP-São Carlos:

Neste sábado (12), às 20 horas, será exibido Whisky (Argentina / Uruguai / Espanha / Alemanha, 2004, comédia, 95 minutos, clas. 10 anos, direção de Fernando Epstein). A produção retrata a vida monótona e solitária de Jacobo, o dono de uma fábrica de meias, e sua assistente Marta, que mantém uma relação totalmente profissional com seu patrão. Quando o irmão de Jacobo aparece, ele pede a Marta que finja ser sua mulher enquanto o irmão estiver em casa.

No domingo (13), também às 20 horas, será exibido O Espelho (Rússia, 1975, Drama, 108 minutos, clas. 14 anos, direção de Andrei Tarkovsky). O filme discute a complicada vida espiritual do homem contemporâneo, com suas buscas morais e estéticas. O filme tem muitos entrelaçamentos com a vida real do diretor e suas relações familiares - o pai do cineasta, o poeta Arseni Tarkovski, tem seus poemas lidos por ele, e sua mãe aparece como ela mesma nas lembranças, sonhos e pesadelos do garoto Alexéi.

A entrada é gratuita. O CDCC fica na R. 9 de julho, 1227, em São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Publicações

Professor lança nova edição de livro sobre reabsorções dentárias
A segunda edição do livro Reabsorções Dentárias nas Especialidades Clínicas (Dental Press Editora, 600 págs, R$350,00), de Alberto Consolaro, professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e especialista da área da ortodontia, será lançada nesta sexta-feira (11), às 17h30, no Teatro Veritas, na Universidade do Sagrado Coração (USC), em Bauru. O lançamento acontece durante a realização do X Encontro Internacional de Ortodontia

Na obra, o autor procura atingir as várias situações em que as reabsorções dentárias podem estar presentes ou constituir problemas químicos-diagnósticos e terapêuticos. Os questionamentos de profissionais e alunos, bem como as necessidades interpretativas nos trabalhos de pesquisas, teses e laudos anatomopatológicos, levaram o autor a um aprofundamento de estudo sobre as reabsorções dentárias. Novos capítulos abordam os aspectos genéticos e hereditários, bem como modelos experimentais e efeitos dos bisfosfonatos na prevenção das reabsorções dentárias.

A reabsorção dentária acontece quando o organismo rejeita, por exemplo, um dente implantado. Quando o dente (assim como o osso etc.) é forçado de alguma maneira extrema e a formação óssea não acompanha esse deslocamento conseqüente da pressão aplicada, o organismo reconhece como sendo um "ser" estranho.

Mais informações: (0XX44) 3262-2425 / 9113-1807, com Vilson Rodrigues (Assessoria de Imprensa); e-mail vilson@dentalpress.com.br




Quadro de Avisos

Implante coclear ainda é pouco conhecido no Brasil
Na Semana Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, que vai de 7 a 11 de novembro, um alerta: o implante coclear, uma cirurgia que poderia ajudar pessoas com surdez a voltarem a ouvir, ainda é pouco conhecido pelos brasileiros.

Apesar de compreender uma tecnologia sofisticada, a técnica cirúrgica é simples. O implante é um estimulador elétrico que faz o papel de todo o ouvido: capta o som e o transforma em pulsos elétricos. Estes incitam o nervo auditivo, substituindo as estruturas naturais da audição. O aparelho tem uma parte externa, chamada processador de fala, e outra interna, implantada, por meio da cirurgia, na cóclea (uma região do Corti, órgão sensorial da audição).

Embora não devolva a condição de audição normal ao paciente, após o processo de reabilitação fonoaudiológica, a percepção dos sons é quase perfeita. "O resultado do implante varia de caso a caso, pois depende de muitos fatores externos e da memória auditiva do paciente. No entanto, muitos dos meus pacientes implantados conseguem falar ao telefone e entender uma conversa sem a ajuda da leitura labial", diz Valéria Goffi, fonoaudióloga do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, um dos mais procurados centros de implante.

"Um fator importante na corrida contra a surdez é o tempo. O diagnóstico precoce é um trunfo essencial, pois quanto menor o tempo da privação sensorial, mais chances de sucesso existem com a cirurgia", explica Orozimbo Costa, coordenador da equipe de otorrinolaringologia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Cranio-faciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, onde são realizados cerca de dois implantes cocleares por semana.

Atualmente, no Brasil, sete hospitais públicos e vários outros centros particulares realizam a cirurgia - em São Paulo, Bauru, Campinas, Riberão Preto (todos no Estado de São Paulo), Natal (RN) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Existem oito hospitais em todo País que estão à espera de credenciamento do Sistema Único de Saúde para começar a fazer o implante.

O implante coclear é mais indicado a crianças a partir de um ano e adultos com tempo curto de perda auditiva. Os processos de reabilitação pós-operatórios variam de acordo com os casos. Em pessoas que ficaram pouco tempo sem ouvir totalmente, a readaptação tende a ser bem mais rápida.

Mais informações: (0XX11) 3821-6907 / 6904, com Paulino Comunale ou Elane Cortez (assessores de imprensa da Casapar); (0XX11) 3069-7053 / 6694, na Assessoria de Imprensa do HC em São Paulo; (0XX14) 3235-8156, na Assessoria de Comunicação do Centrinho; (0XX16) 3601-2226, na Assessoria de Imprensa do HC de Ribeirão Preto




Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina

Mestrado

Aspectos da personalidade associados ao tratamento do câncer do reto baixo: abordagem psicodinâmica. Maria Adelaide Gallo Ferreira de Camargo. Dia 23, às 8 horas.

Doutorado

Comorbidade entre dependência de substâncias psicoativas e transtornos alimentares: perfil e evolução de mulheres em um tratamento específico para dependência química. Dia 25, às 8 horas. Silvia Brasiliano.

Estudo duplo-cego comparativo entre prednisona e dexametasona na avaliação da reserva adrenal em crianças e adolescentes com leucemia linfocítica aguda. Hilton Kuperman. Dia 30, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3064-7579


Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Efeito do uso de bloqueadores beta adrenérgicos na cardiomiopatiainduzida por hiperatividade simpática. Andrea Somolanji Vanzelli.Dia 8 de dezembro, às 9 horas.

Efeitos de diferentes tipos de estabelecimentos de metas na aprendizagemde habilidades motoras. Orlando Pereira de Souza Jínior. Dia 13 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11)3091-3095





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br