São Paulo, 18/11/2005 - Boletim nº1750
alimentação
Carne vendida em rotisserie
está fora do padrão da Anvisa

A análise foi feita em um supermercado
de médio porte da Capital. Após o estudo,
o estabelecimento foi reestruturado para
se adequar à legislação
leia...
FMUSP oferece especialização
em microbiologia clínica
Lançamento de livro encerra
gestão de reitor da USP

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Desconhecimento da legislação afeta qualidade de alimentos comercializados em rotisserie

Valéria Dias

Análises realizadas em amostras de carne assada, comercializadas na seção de pratos prontos (rotisserie) de um supermercado de médio porte na cidade de São Paulo, revelaram a presença de microorganismos em quantidades acima das recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Das sete amostras estudadas pela nutricionista Cristina Cleto Barboza Garcia, cinco estavam fora do padrão.

Apesar de não haver detectado a presença de bactérias patogênicas (que causam doenças), a pesquisa serve de alerta aos donos de supermercados para a necessidade de preparar e treinar o funcionário que vai manipular o alimento. "Além disso, tanto o local de preparo, como o de venda, devem estar de acordo com a legislação sanitária", explica a pesquisadora. O mestrado da nutricionista foi apresentado em setembro deste ano na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Segundo Cristina, o supermercado que participou da pesquisa "adaptou" outros setores a fim de oferecer o serviço de venda de pratos já prontos. Ou seja, o local se mostrou inapropriado para a atividade de preparo de refeições. "Além de pouco espaço, os equipamentos não eram apropriados. A geladeira, por ser de uso doméstico, não apresentava temperaturas adequadas para manutenção dos alimentos. Além disso, alguns padrões de edificação e instalações não cumpriam as determinações da legislação em vigor, como o piso, as paredes, a altura do pé-direito, e a ventilação", conta.

As análises foram realizadas em um laboratório credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Agricultura. No total, 32 amostras de pratos prontos como arroz, feijão, massas e carnes passaram pelos testes. As coletas aconteceram no período da manhã e depois à noite, entre o final de 2003 e o início de 2004. O alimento que mais apresentou problemas tinha como base a carne assada.

A pesquisadora aponta a causa como sendo a falta de cuidado no preparo, na manipulação e exposição dos alimentos. Na rotisserie, os pratos prontos ficavam expostos à temperatura ambiente por um período de até 9 horas. "Uma das opções para este tipo de serviço é deixar os alimentos expostos em balcão com temperatura de segurança: pode ser balcão refrigerado ou térmico", diz.

A nutricionista detectou problemas desde o preparo dos alimentos. Numa das ocasiões, ela conta que a carne foi cozida à noite e não foi refrigerada, permanecendo à temperatura ambiente até o dia seguinte. "O correto é colocar a carne na geladeira o mais rápido possível após o cozimento. Na hora de reaquecer, a temperatura adequada deve ser acima de 65º graus centígrados, de preferência chegando a 74º."

Mudanças
Cristina conta que os donos do supermercado ficaram surpresos diante dos resultados de sua pesquisa. "Mas eles entenderam a necessidade de adequação e providenciaram mudanças nos equipamentos, nas instalações, no treinamento dos funcionários e no uso de uniformes", diz.

Para a pesquisadora, o desconhecimento da legislação sanitária é um dos problemas mais freqüentes, assim como a falta de treinamento dos funcionários em boas práticas de manipulação. "Os supermercados muitas vezes cometem irregularidades simplesmente porque desconhecem a legislação", afirma.

Ela alerta que os serviços de rotisserie têm crescido nos últimos anos e que os supermercados com certeza se adaptarão a essa nova necessidade do consumidor como já ocorreu em outros países. "Hoje em dia muitos supermercados aqui no Brasil já apresentam em seu layout um espaço apropriado para o serviço, por causa do aumento da procura dos consumidores", diz.

Mais informações: (0XX11) 8383-4015, e-mail cbgarcia@usp.br, com Cristina Cleto Barboza Garcia

Imagem cedida pela pesquisadora



Cursos e Palestras

FM oferece curso de especialização em Microbiologia Clínica
O Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP está recebendo inscrições para o Curso de Especialização em Microbiologia Clínica, com início em março de 2006 e duração de 18 meses.

O curso é dirigido a graduados em Medicina, Biomedicina, Farmácia-Bioquímica e áreas afins, com interesse em microbiologia focada na área hospitalar e apoio a comissões de infecção hospitalar.

Entre os objetivos estão o aprofundamento dos conhecimentos para melhor capacidade de atuação na área hospitalar, a atualização de conceitos relativos aos testes de sensibilidade aos antimicrobianos e o estudo de mecanismos de resistência aos antimicrobianos e sua correlação com condutas terapêuticas atuais.

A carga horária é de 516 horas, sendo 360 em aulas virtuais e 116 em presenciais (toda última sexta-feira do mês). As inscrições custam R$50,00 e podem ser feitas até o dia 10 de dezembro, pessoalmente ou pelo correio. A aceitação do candidato dependerá da avaliação do curriculum vitae. Para os aprovados, o valor do curso será de R$9.600,00 que poderá ser pago em 16 ou 12 parcelas.

Mais informações: telemicrobiologia@telemedicina.fm.usp.br ou no site do curso


FAU discute a sustentabilidade das metrópoles
O Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realizará na próxima quinta (24), das 10 às 12 horas, o seminário Desenvolvimento Sustentável - Intercâmbio Chicago – São Paulo.

Participará do evento a arquiteta Carmen Vidal-Hall, membro das seguintes associações: Ledership in Energy and Environmental Design (LEED), International Associate A.I.A.A e Lakefront and Planned Development - Department of Planning and Development Services. A apresentação será feita pela professora Joana Gonçalves, com o tema Sustentabilidade das Metrópoles. Além disso, será debatido o tema Planejamento das cidades e desenvolvimento sustentável e a Agenda verde de Chicago .

O evento, com entrada aberta e gratuita, acontecerá na sala 807 (anfiteatro) da FAU, na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 4919, na Secretaria de Eventos da FAU


Pós-graduação em debate na USP-Ribeirão Preto
A Associação de Pós-Graduandos da USP no Campus de Ribeirão Preto promove nas próximas terça (22), quarta (23) e quinta-feira (24), seu 1º Ciclo de Palestras e debates sobre o ensino de pós-gradução.

O evento acontecerá no Anfiteatro da Bioquímica, no Prédio Central da Faculdade de Medicina (FMRP) e abordará temas como o mestrado profissionalizante, pesquisa, empreendedorismo e administração de problemas e competências. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. O evento tem apoio da Pós-Graduação da FMRP e Supera. As atividades acontecerão sempre às 19 horas.

Confira a programação: Na terça-feira (22): debate sobre mestrado profissionalizante, com os professores Amilton Antunes Barreira (FMRP) e André Lucirton Costa (FEA-RP).

Quarta-feira (23), o tema é A Pesquisa aliada ao empreendedorismo: uma nova oportunidade, com Norberto Honorato Prestes Júnior, gerente da SUPERA e INBIOS - Incubadora de Empresas

Administrando problemas para colher competências, será debatido na quinta-feira (24) com o psicólogo Guilherme Davoli, especialista em didática do ensino superior, professor de psicologia da educação e consultor empresarial e educacional.

A FMRP fica na Av. dos Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto. O evento tem apoio da Pós-Graduação da FMRP e da Supera.

Mais informações: (0XX16) 3602-3058 (Assessoria de Imprensa da FMRP)


Afinal, o que é a luz? é tema de palestra no IFSC
Como parte do Programa Ciência às 19 horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP promoverá a palestra Afinal, o que é a luz?, com o professor. Vicente Pleitez (Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista - Unesp), nesta terça-feira (22), às 19 horas, no Anfiteatro Jorge Caron, no campus da USP-São Carlos (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400). A entrada será aberta e gratuita.

A busca por um entendimento da natureza da luz remonta aos primórdios da humanidade. Somente no século passado no entanto, com o advento da física quântica, os cientistas lograram obter um conhecimento mais sólido (definitivo?) da natureza da radiação eletromagnética. Nessa palestra será feita uma breve apresentação dos esforços da humanidade para atingir o estágio atual desse conhecimento.

O Programa Ciência às 19 horas é promovido pelo IFSC e coordenado pelo professor Luiz Agostinho Ferreira. O objetivo é aproximar a comunidade do meio acadêmico, abordando temas científicos em uma linguagem acessível.

Mais informações: (0XX16) 3373-8070


Fundação Vanzolini discute produtividade em software
Na próxima quinta (24), às 19 horas, a Fundação Vanzolini (FCAV) promove mais um encontro do ciclo de palestras Quinta Tecnológica, sobre Tecnologia da Informação. A palestra Em Busca da Unidade de Software: Painel sobre Métricas de Software - Comparando FPA x UCP, será ministrada por Paulo Antônio de Almeida, mestrando do Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT) da USP com 21 anos de experiência na área de informática, e Ivanir Costa, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP.

A discussão girará em torno das duas técnicas mais utilizadas atualmente na tentativa de estabelecer uma unidade medida para identificar e controlar a produtividade dos softwares: FPA (Function Point Analisys) e UCP (Use Case Point). Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas?

A palestra acontece na Unidade Paulista (Av. Paulista, 967, 5º andar, São Paulo). A entrada é gratuita. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3541-3789 ou pelo e-mail palestra@vanzolini.org.br.

Mais informações: (0XX11) 3541-3789 ou e-mail palestra@vanzolini.org.br .




Agenda Cultural

Música Erudita no Tom Maior da USP-São Carlos
Dando prosseguimento às apresentações do projeto Tom Maior, o Centro Cultural da USP-São Carlos convidou o pianista Gabriel de Faria Andery para tocar no Recital de Música Erudita programado para este sábado (19), em duas sessões: às 17h30 e às 19 horas, no Auditório do Centro Cultural (Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos).

Gabriel de Faria Andery nasceu em Poços de Caldas, em 1985. Iniciou seus estudos de piano aos 7 anos de idade. É aluno do segundo ano do curso de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos, da USP.

O programa dessa apresentação incluirá peças de Leopoldo Miguez, Sergei Rachmaninof, Felix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Nobuo Uematsu. Ingressos gratuitos podem ser retirados com antecedência, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106


Confira a programação da TV USP entre os dias 21 e 27 de novembro
Contraponto - segunda-feira (21), às 20 horas.

Traquitana 15 - O negro no cinema - Novembro é o mês da consciência negra e o programa exibe os curtas "Carolina", de Jeferson De e "Catedrático do Samba", de Noel Carvalho e Alessandro Gamo, integrantes do movimento Dogma Feijoada.Quarta-feira (23), às 00h30

4x4 - Superdotados - O tema da semana são as pessoas com potencial intelectual acima da média. Serão discutidas as dificuldades que muitas vezes encontram para se relacionar com o mundo exterior. Quarta-feira (23), às 20 horas.

Olhar da USP - Seca na Amazônia - O programa discute os fatores que têm contribuído para as secas na Amazônia nos últimos 50 anos. E em que medida movimentos da natureza conjugados com a ação humana podem desequilibrar ecossistemas tão grandiosos e complexos. Quinta-feira (24), às 20 horas.

Pgm - O programa é a revista eletrônica da USP. Sua meta é democratizar o conhecimento acadêmico e cultural da USP e aprofundar temas ignorados ou superficialmente abordados pela mídia comercial. Cada edição traz atualidades, dicas culturais, ciência, opinião e um espaço para a experimentação de linguagens e formatos audiovisuais. Sexta-feira (25), às 20 horas.

A programação completa pode ser encontrada no site http://www.usp.br/tv. A TV USP é exibida pelo Canal Universitário (CNU), no canal 11 da NET ou no 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487




Publicações

Lançamento de livro encerra gestão do reitor da USP
O reitor da USP, Adolpho José Melfi, encerra sua gestão com o lançamento do livro USP 70 anos, imagens e depoimentos. A publicação será lançada na terça (22), às 16 horas, no Salão de Atos do Gabinete do reitor.

O livro é resultado de uma longa pesquisa feita em acervos iconográficos da Universidade, de onde foram resgatadas imagens inéditas, em que se revelam aspectos inusitados do cotidiano da USP. A introdução foi feita pelo professor Boris Kossoy, pesquisador na área de história da fotografia brasileira.

Em destaque, 70 fotografias em preto e branco que registraram a trajetória da Universidade desde sua fundação, em 1934, até os dias de hoje. Além disso, 70 depoimentos de personagens consagrados da USP (pesquisadores ilustres, políticos e docentes) e de pessoas anônimas que juntas construíram a história da maior universidade pública do Brasil.

Nas 160 páginas, podem ser vistas fotografias do primeiro clone de uma vaca, feito pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ); do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, um dos professores estrangeiros que vieram ao Brasil a pedido do governo Getúlio Vargas para integrar o primeiro quadro de docentes da USP; do campeão mundial de Fórmula I, Ayrton Senna, fazendo treinamento de atividades físicas no Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp); das primeiras construções da USP; de um conflito da polícia da tropa de choque e tanques do exército contra estudantes que faziam manifestações em 1968, em frente à Faculdade de Direito da USP, entre outras.

Nos depoimentos, relatos de ex-reitores, Fernando Henrique Cardoso e docentes dizendo como vêem a Universidade; pesquisadores contando suas experiências pessoais na selva Amazônica e durante viagens à Antártida; a demonstração de deslumbramento dos calouros ao passar no vestibular; a gratidão de usuários de serviços de saúde oferecidos pela USP, entre outros.

Mais informações: (0XX11) 3091-4806, e-mail markccs@usp.br, com Ivanir Ferreira e Thais Helena




Quadro de Avisos

Posse do diretor do Instituto de Relações Internacionais
Na próxima quinta-feira (24), às 11 horas, será realizada a cerimônia de posse do professor Walter Colli como diretor do Instituto de Relações Internacionais. O evento será restrito a convidados e acontece no Salão de Atos do Gabinete do reitor (R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3402




Teses e Dissertações

Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Simulação numérica de escoamentos de fluidos utilizando diferenças finitas generalizadas. Fernanda Olegário dos Santos. Dia 24, às 10h30.

Doutorado

Invariantes analíticos para curvas irredutíveis. Maria Elenice Rodrigues Hernandes. Dia 30, às 14 horas.

Seleção de atributos importantes para a extração de conhecimento de bases de dados. Huei Diana Lee. Dia 16 de dezembro, às 11 horas.

Equivalências de contato topológica e bi-Lipschitz de germes de aplicações diferenciáveis. João Carlos Ferreira Costa. Dia 7 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br