São Paulo, 21/11/2005 - Boletim nº1751
mídia
Cultura deve basear mediação
entre Jornalismo e Ciência

Dificuldade em captar e sintetizar
informações científicas pode levar o
Jornalismo a buscar aspectos pitorescos
da Ciência para atrair o leitor
leia...
Livro traz fotografias e relatos
dos 70 anos da USP
Saúde Pública oferece curso
sobre moradores de rua

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Mídia deve levar ciência ao leitor de modo simples sem perda de conteúdos

Charles Nisz

Antes de sair de um laboratório e chegar ao dia-a-dia das pessoas, a Ciência tem de passar por um diálogo com o Jornalismo. Mas nem sempre este contato resulta na simplicidade desejada pelo leitor sem a perda dos conteúdos, tanto criticada pela Academia. "Um caminho possível para facilitar este diálogo é a cultura", diz a jornalista Marcia Blasques. "A Ciência deve ser também encarada como produção cultural humana."

A relação entre estes dois campos, segundo a jornalista, é às vezes conflituosa, com os cientistas pedindo maior conceituação e precisão por parte dos jornalistas. O tema foi investigado por Marcia em sua dissertação de mestrado apresentada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Uma das questões apontada pela pesquisadora é a espetacularização e simplificação da ciência pela mídia. "Muitas vezes é enfocado o aspecto pitoresco da ciência para atrair o leitor", afirma Márcia. O estudo utilizou como objeto de pesquisa as revistas Superinteressante e Scientific American Brasil.

Essa concepção de ciência "consumível" seria explicada pela dificuldade dos jornalistas em mostrar o encanto da ciência e como ela pode ser percebida e aplicada no cotidiano. As razões que colaboram para que esse fato aconteça não são poucas.

"O jornalista tem uma tarefa nem sempre fácil: sua responsabilidade perante o leitor é captar e sintetizar as informações científicas". A dificuldade residiria numa "diferença de paradigmas entre esses campos do conhecimento" - o jornalismo e a ciência: isso faz o jornalista ter dificuldade em encantar o leitor falando de ciência, diz a jornalista.

Outros aspectos que atuam como fatores complicadores na relação entre Jornalismo e Ciência são a visão de que a Ciência é mero instrumento de solução de problemas e fonte de "progresso" e a crescente especialização do conhecimento. "Não há uma cultura de valorização da pesquisa e da ciência básica", enfatiza.

Instrumento de aprendizagem
Numa trama que envolve Educação, Ciência e Jornalismo cabe também ao jornalista religar todos esses saberes. As matérias jornalísticas são cada vez mais usadas como instrumento de aprendizagem nas escolas. Essa ação realizada pelos três campos colaboraria para uma melhoria do ensino de ciências nas escolas.

"Iniciativas como a Estação Ciência e o trabalho da Agência USP de Notícias mostram que é possível levar a Ciência para todos sem incorrer nos extremos: nem cientificismo, sem apelar para a simplificação apressada", finaliza Marcia.

Mais informações: e-mail mblasques@usp.br, com Márcia Blasques




Livro traz a história da USP em imagens e depoimentos

Da redação, Agência USP


Nesta terça-feira (22), às 16 horas, no Salão de Atos do Reitor, no gabinete do reitor da USP, acontece o lançamento do livro USP 70 anos, imagens e depoimentos (USP CCS, 160 págs).

A obra, que não tem uma linguagem acadêmica, traz 70 depoimentos e fotografias, em preto e branco, que registraram a trajetória da Universidade desde sua fundação, em 1934. Há também relatos de pesquisadores, políticos, docentes, além de pessoas desconhecidas, que juntos construíram a história da maior universidade pública do Brasil.

Resultado de uma longa pesquisa em acervos iconográficos, a publicação tem introdução do professor de história da fotografia, Boris Kossoy, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O livro resgata imagens inéditas da Universidade e mostra aspectos inusitados de seu cotidiano, na ciência, na política, no esporte ou na cultura.

Entre algumas das cenas que podem ser encontradas, estão o primeiro clone de uma vaca feita pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, o antropólogo francês Lévi-Strauss, que integrou um dos primeiros quadros de docentes da universidade e Ayrton Senna treinando no Centro de Práticas Esportivas da USP. Os conflitos políticos por que o Brasil passou na luta pela redemocratização também estão lá. Uma das fotografias mostra os tanques e a tropa de choque do exército contra uma manifestação de estudantes, em 1968, na Faculdade de Direito. Outra imagem traz a cerimônia de devolução da Kyiré (machadinha sagrada), que estava no Museu Paulista (do Ipiranga) da USP, aos índios Krahô, do Tocantins.

Os depoimentos que acompanham as fotos são curtos e variados. Os relatos trazem ex-reitores e docentes, além de Fernando Henrique Cardoso, contando sua visão sobre a universidade. Há também pesquisadores que relatam suas experiências na selva Amazônica e em viagens à Antártida. Pessoas anônimas também estão presentes, como os calouros fascinados e os pacientes, alguns vindos de outros países, gratos pelos serviços de saúde oferecidos.

O livro será distribuído gratuitamente e os interessados podem entrar em contato com o setor de marketing da Coordenadoria de Comunicação Social da USP. O Salão de Atos fica na Rua da Reitoria, 109, no térreo, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4806 ou e-mail markccs@usp.br, no departamento de Marketing




Cursos e Palestras

Moradores de rua: novos olhares, novas possibilidades
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP abre nesta segunda-feira (21) as inscrições para o curso de difusão Moradores de rua na cidade de São Paulo: novos olhares, novas possibilidades, que será oferecido em dezembro. As aulas serão ministradas na Sala Prof. Cyro Ciari, na FSP (térreo).

O curso é destinado a profissionais das áreas de Saúde e Assistência Social, membros da comunidade e pesquisadores do tema. O objetivo é promover a reflexão sobre alguns conceitos-chave relevantes para a compreensão do fenômeno de morar na rua. Também serão discutidas as possibilidades da aplicação de metodologia – desenvolvida a partir de trabalho de pós-doutorado de Aparecida Magali de Souza Alvarez – voltada para a formação e transformação de pessoas envolvidas com a questão do morador de rua.

As aulas acontecerão nos dias 2, 9 e 16 de dezembro (sextas-feiras), das 8 às 12 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de novembro no Serviço de Alunos da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo), das 9 às 15 horas. É necessário preencher a ficha de inscrição e entregar uma cópia da carteira de identidade. São oferecidas 60 vagas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787, no Serviço de Alunos da FSP; e-mail svalunos@fsp.usp.br


ECA oferece curso para Terceiro Setor
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP vai oferecer, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, um curso prático de comunicação e mobilização de recursos para organizações do terceiro setor, destinado àqueles que já atuam na sociedade civil organizada ou pretendem ingressar no segmento. As inscrições encerram-se na próxima sexta-feira (25).

Os conteúdos serão ministrados por profissionais responsáveis pela concretização de projetos de grande alcance social no Brasil. Em sua quarta edição, a iniciativa tem reunido representantes de organizações da sociedade civil das várias regiões do País.

O curso vai abordar, entre outros assuntos, as tendências do mercado, o tipo de projeto as empresas querem patrocinar, quando é necessário e de que forma é preciso fazer parcerias, além de um ponto fundamental e quase sempre esquecido pelas organizações do terceiro setor: a importância de mensurar resultados ao longo de todas as etapas de seus projetos e a elaboração de indicadores qualitativos e quantitativos capazes de mostrar os resultados obtidos pela organização.

São oferecidas 40 vagas. Ao final, todos os participantes receberão certificado emitido pela ECA. Será realizado, ainda, um processo de seleção para concessão de bolsas de estudo.

As inscrições custam R$380,00, valor dividido em duas parcelas (primeira à vista na inscrição e segunda até 1º de dezembro). Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (0XX11) 3864-8816 / 3091-4081, com Patrícia (das 9 às 18 horas).

As aulas acontecerão nos dias de semana das 19 às 22h30, e no sábado, das 9 às 19 horas, num total de 26 horas. A ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3864-8816 / 3091-4081, com Patrícia; e-mail comunicamobiliza@eca.usp.br


As barreiras ao crescimento econômico na América Latina
O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP oferecerá no próximo dia 28 o seminário Por que essa incapacidade de atingir um crescimento elevado e sustentado na América Latina?, com o professor Pierre Salama, da Université Paris 13.

O seminário será realizado às 14 horas no Auditório das Colméias (R. do Anfiteatro, Colméias, Favo 17, Cidade Universitária, São Paulo).

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 25, pelos telefones (0XX11) 3091-3589 / 3587, na Secretaria do Prolam, ou e-mail prolam@edu.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3587


Os super-remédios e a construção da saúde na mídia semanal
Na próxima terça (22), das 19h30 às 22 horas, o Grupo de Pesquisas em Mídia Impressa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e o Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realizam um debate sobre Os super-remédios e a construção da saúde na mídia semanal.

Os debatedores serão Raul Pacheco (PUC-SP), Christian Dunker (USP), Mário C. Pereira (Unicamp) e Vladimir Safatle (USP). A mediação será de José Luiz Aidar Prado, que também faz parte da coordenação do evento, junto com Mayra Rodrigues Gomes.

O encontro, aberto e gratuito, será realizado no Auditório Freitas Nobre, no Departamento de Jornalismo da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: zupra@terra.com.br


Nutrição aplicada ao esporte é tema de palestra na FSP
Será realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, na próxima sexta (25), o curso Nutrição aplicada às modalidades esportivas, com o professor Antônio Herbert Lancha Jr. O evento acontecerá das 14 às 18 horas no Auditório João Yunes, na FSP (Av. Dr. Arnaldo, 415, Consolação, São Paulo).

A realização é da EEFUSP Júnior Consultoria, empresa júnior da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da USP. As inscrições custam R$35,00 para alunos da USP e R$45,00 para os demais interessados.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta, das 11 às 13 horas, na EEFUSP Júnior (EEFE, na Av. Prof. Mello Moraes, 65, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3365; e-mail eefusp_jr@yahoo.com.br; site www.eefuspjunior.cjb.net


Palestra na ECA aborda indicadores de produção científica
O professor Elias Sans Casado, da Universidad Carlos III (Madrid, Espanha), ministra nesta terça-feira (22), na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a palestra Indicadores de produção científica.

O evento acontece às 14 horas, no Auditório de Comunicações (prédio principal da ECA - Av. Prof. Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-4076, ramal 5, das 11 às 18 horas. Os participantes receberão certificado.

Mais informações: (0XX11) 3091-4076, ramal 5


Projeto tecnológico é tema do último Pan-Gnósio
A última palestra do Ciclo de Conferências Pan-Gnósio acontece nesta segunda-feira (21) às 16 horas O tema da última palestra da série é Projeto tecnológico: da idéia à execução e será ministrada por Urgel de Almeida Lima, docente que ocupou a cadeira de Tecnologia Agrícola, atual departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

O professor irá expor seus conhecimentos adquiridos na área de tecnologia de açúcar e álcool, explicando como se deve formatar um projeto técnico-científico.

Ao longo de 2005, o Pan-Gnósio realizou 16 palestras, todas com docentes aposentados da Escola. O objetivo do circuito de conferencias foi o de apresentar o histórico, a importância e as peculiaridades de temas científicos, sob o aspecto de diferenciados campos do conhecimento, focado pela competência constituída pela Esalq, por meio da Associação dos Docentes Aposentados (ADAE). A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola.

O evento acontece no Anfiteatro do departamento de Química da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba). A entrada será gratuito e aberta à comunidade em geral.

Mais informações: (0XX19) 3429-4339




Agenda Cultural

Osusp se apresenta nesta terça na Sala São Paulo
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) se apresenta nesta terça-feira (22), às 21 horas, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, s/ nº, Santa Cecília, São Paulo). A apresentação terá Sérgio Monteiro no piano e regência de Carlos Moreno. Na programação, Capricho Espanhol, de N. Rimsky-Korsakov, e Concerto n.2 para piano, de J. Brahms.

Os ingressos estão à venda no Anfiteatro Camargo Guarnieri (R. do Anfiteatro, Cidade Universitária, São Paulo) e na Bilheteria da Sala São Paulo. Os preços variam de R$10,00 a R$30,00, com meia-entrada para estudantes, aposentados e maiores de 60 anos.

Na ocasião serão comemorados os 30 anos da Osusp e haverá a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000; e-mail sinfonica@usp.br


CDCC exibe neste fim de semana Um Cão Andaluz e Nostalgia
O Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP-São Carlos, exibe neste sábado (19), às 20 horas, o filme Um Cão Andaluz (França, 1928, Drama, 160 minutos, clas. 18 anos, direção de Luis Buñuel). Com roteiro co-escrito por Salvador Dalí, Luis Buñuel estreou como diretor e ator neste curta-metragem, o marco inicial do surrealismo no cinema. À luz da psicanálise, Buñuel e Dalí exploram o inconsciente humano, numa seqüência de cenas oníricas.

No domingo (20), também às 20 horas, será exibido o filme Nostalgia (Russia/Itália, 1983, Drama, 121 minutos, clas. 14 anos, direção de Andrei Tarkovski). Depois de 3 meses viajando em companhia de Eugenia, uma atriz italiana, o poeta russo Andrei Gorchakov chega a um pequeno vilarejo ao norte da Itália. Frustrado e deprimido por ainda não ter encontrado seu caminho, Gorchakov mergulha em seu passado, isolando-se em impenetrável silêncio. Vencedor de 2 prêmios em Cannes.

A entrada é gratuita e aberta ao público. O CDCC fica na R. 9 de julho, 1227, em São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Quadro de Avisos

Campanha de pressão arterial infantil em Santo Amaro
Neste sábado (19), a equipe médica do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP estará no Poupatempo Santo Amaro promovendo a Campanha de Pressão Arterial Infantil. Das 8h30 às 13 horas realizarão exames rápidos em crianças e adolescentes. Caso eles apresentarem alteração, serão encaminhadas para tratamento e acompanhamento.

O objetivo é identificar modificações na pressão arterial das crianças, como a hipertensão (pressão alta), doença bastante comum em adultos e que também atinge crianças de todas as idades. Os sintomas da pressão alta em crianças são: irritabilidade, a falta de apetite, incapacidade de ganhar peso, desenvolvimento inadequado e, nos casos mais graves, convulsões e hemorragia cerebral. No entanto, na maioria dos casos não apresenta sintomas.

O endereço do Poupatempo é Rua Amador Bueno, 176/258, próximo ao Largo Treze de Maio, Santo Amaro, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-8507 / 9619-0535; e-mail claudiag@icr.hcnet.usp.br


Cidade do Conhecimento recebe inscrições de projetos
O programa Educar para Emancipação Digital, da Cidade do Conhecimento da USP, recebe até o dia 30 de novembro inscrições abertas para novos projetos e pesquisas de cunho sócio-educacional. O programa se caracteriza por ser uma rede de pesquisa e desenvolvimento formada por profissionais de educação e estudantes do ensino médio.

As novas propostas ajudarão a definir a grade de oficinas do programa em 2006. O desafio é fazer com que os módulos aconteçam completamente à distância ou semi-presenciais e que utilizem de forma criativa o potencial de comunicação e formação de redes de TV, internet, games, telefonia celular entre outras mídias, como jornais, revistas, fanzine, podcasting, rádio-poste ou rádio-comunitário. Podem se inscrever diretores, coordenadores, professores, alunos, entre outros interessados no assunto, que apontem a busca de soluções para desafios sociais, educacionais, econômicos, culturais e tecnológicos de nossa época, sobretudo em áreas de exclusão ou desigualdade extrema.

O programa Educar para Emancipação Digitalum é espaço de aprendizagem permanente sobre o impacto de novas tecnologias de comunicação e informação em práticas pedagógicas e políticos-institucionais escolares. Mais de 25 mil pessoas já se utilizaram à rede construída em torno da comunidade do programa.

Os projetos podem ser inscritos por meio de um formulário disponível no site do Educar (http://www.cidade.usp.br/educar).

A Cidade do Conhecimento é um programa da USP que promove a criação, a incubação e o desenvolvimento de projetos por meio de redes digitais colaborativas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4305, com Ana Ligia de Carlo ou Carina Gonçalves; e-mail cidade@usp.com.br; para a imprensa: (0XX11) 3801-3366 / 9810-3095, com Dante Grecco; site www.cidade.usp.br




Teses e Dissertações

Instituto de Psicologia

Mestrado

Esboço de análise da estrutura morfêmica dos sinais da libras. Maria Vilalba de Oliveira Neves. Dia 25, às 14h30.

Freud com Bergson: interpretação e temporalidade. André Luis Bonasorte dos Reis. Dia 16 de dezembro, às 16h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Atividade fungicida e secretora de macrófagos alveolares de camundongos susceptíveis e resistentes infectados pelo 'P. brasiliensis'
. Rosa Fernanda Ignácio. Dia 1º de dezembro, às 19 horas.

Hipervírus humano tipo 8 (HHV-8): Estudo de segmentos alvo do genoma viral em amostras de sangue, saliva e urina de pacientes infectados pelo HIV/aids, com e sem Sarcoma de Kaposi. Elizabeth de Los Santos Fortuna. Dia 8 de dezembro, às 13h30.

Desenvolvimento de método de análise e estudo de estabilidade de ácido kójico associado ou não a ácido glicólico em formulações tópicas. Rosa Fernanda Ignácio. Dia 8 de dezembro, às 19 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br