São Paulo, 24/11/2005 - Boletim nº 1754
nutrição
Ricos e pobres têm padrões
de alimentação semelhantes

Independentemente da classe econômica,
os estudantes concluintes do ensino
fundamental de Piracicaba alimentam-se
basicamente dos mesmos itens
leia...
Proteção de pesquisas com
fármacos é tema de palestra
Saúde Pública recebe inscrições
para cursos de verão

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Arroz, feijão, carne e verduras ainda são os principais alimentos de estudantes

André Benevides

O estereótipo de que a alimentação brasileira é baseada em arroz, feijão, carne de vaca ou de frango, e salada, tem lá suas razões. Em Piracicaba, este é o cardápio diário da grande maioria dos alunos concluintes do ensino fundamental, independemente da classe econômica. "Os principais itens da alimentação são praticamente os mesmos", constata a professora Neuza Mainardi.

Durante dois anos e meio a professora coletou 1.414 questionários, obtendo uma representatividade significativa da população destes alunos da cidade: 21,48% na zona urbana e 28,66% na rural, incluindo escolas públicas e particulares. Analisando as respostas, foi possível traçar um perfil da ingestão alimentar e nutricional destas pessoas, além de descobrir detalhes sobre as orientações fornecidas pelas escolas neste aspecto. Os resultados constam na dissertação de mestrado defendida por Neuza na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba.

Com relação ao ensino, uma das conclusões é que alimentação e nutrição são tópicos que podem facilmente ser melhor desenvolvidos. "Estamos em um momento propício para enfatizar isso. Os estudantes estão sentindo esta necessidade", relata. Um dos dados levantados dá conta de que a orientação recebida por eles provém principalmente da família. A escola, que em tese poderia ser um local de intensa orientação, vem logo depois, com um percentual muito parecido ao da televisão. "Esta proximidade é preocupante, pois interesses comerciais muitas vezes deixam a nutrição em segundo plano."

Na opinião dos alunos, a escola deveria ter um papel mais ativo no ensino destas questões. Requisições como uma maior variedade no cardápio da merenda e a venda de alimentos mais saudáveis por parte das instituições também foram recorrentes. "Realmente a maioria das cantinas escolares trabalham em dissonância com os ideais de uma boa alimentação", observa. Já no período noturno, a própria merenda é uma das reivindicações que mais aparecem.

Alimentação balanceada
Apesar de ter sido verificada uma prevalência na ingestão de refrigerantes nas refeições em relação aos sucos naturais, artificiais e mesmo à água, os alunos demonstraram ter um bom conhecimento sobre o que é uma refeição balanceada. O pior dos índices, 52,11%, foi obtido entre os homens de escolas públicas que estudam à noite, enquanto as mulheres do período diurno de escolas públicas urbanas apontaram um cardápio adequado em 80,29% das vezes, o melhor percentual.

Esta consciência também se reflete na baixa proporção de estudantes com sobre-peso e obesidade. Somadas estas categorias, o resultado fica em torno dos 8%, enquanto cerca de 63% deles se encontram na faixa de normalidade do Índice de Massa Corporal (IMC), outro quesito estudado. Apesar de haver pesquisas que indiquem um preocupante crescimento da obesidade no Brasil, Neuza verificou que isso não ocorre na região pesquisada por ela. Nesta população, o maior problema seria o sub-peso, que afeta aproximadamente 27% dos participantes, em sua maioria mulheres residentes na zona rural.

Mais informações: nmainard@terra.com.br ou nmainard@ig.com.br, com a professora

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Fármacos e medicamentos: estratégias de proteção à pesquisas
A Agência USP de Inovação oferece nesta sexta-feira (25), a partir das 8 horas, o ciclo de palestras Fármacos e medicamentos: estratégias de proteção à pesquisa. O evento, com entrada gratuita, acontecerá no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13A superior, Cidade Universitária, São Paulo).

O evento faz parte das atividades dos projetos Disseminação e Consolidação da Cultura de Propriedade Intelectual e Estruturação de Escritório de Transferência de Tecnologia (com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq), e abordará os seguintes temas: aspectos legais de registro, diretrizes e objetivos para proteger as pesquisas do setor de fármacos e medicamentos, análises, contratos, ações de garantia e proteção como estratégia de negócio.

O encerramento está previsto para as 17 horas. A entrada será gratuita e aberta a todos os interessados, que poderão se credenciar no início do evento.

Mais informações: (0XX11) 3091-4474 / 4415, na Agência USP de Inovação; site www.inovacao.usp.br


FSP recebe inscrições para cursos de verão
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP recebe até o dia 26 de janeiro inscrições para 24 cursos de verão, que serão oferecidos entre os dias 30 de janeiro e 17 de fevereiro do ano que vem. As vagas são limitadas.

Alguns dos cursos oferecidos são Abordagens contemporâneas na epidemiologia da malária; Acessibilidade, TIC e inclusão digital; Avaliação de serviços e programas de saúde; Fatores psicossociais e saúde no trabalho, e Saúde bucal e saúde da família. A lista completa de cursos e seus respectivos programas está disponível no site do Programa de Verão da FSP.

A carga horária varia de 15 a 88 horas, e os preços cobrados vão de R$47,14 a R$600,00. As inscrições podem ser feitas no Serviço de Alunos da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. É necessário fornecer cópia da carteira de identidade e do diploma de graduação (para cursos que exigem nível superior completo).

Mais informações: (0XX11) 3066-7787, no Serviço de Alunos; e-mail cverao@edu.usp.br


CNU e TV Globo promovem quarto debate da série Desafio Brasil
Nessa quinta-feira (24), às 20 horas, o Canal Universitário de São Paulo (CNU) exibirá, ao vivo, o quarto debate da série Desafio Brasil - Propostas da Universidade, um projeto feito em parceria com a TV Globo. O objetivo dos encontros é debater propostas e apresentar soluções do meio acadêmico para diversos problemas brasileiros.

O tema desta edição será Meio Ambiente. O debate acontece na UNIP Campus Indianópolis (Av. José Maria Whitaker, 373, Vila Mariana). O evento conta com a participação de Alessandra Magrini (UFRJ), Carlos Frederico Marés (PUC-Paraná), Pedro Jacobi (USP) e Ruben Garcia (UNIP-SP). O professor Paulo Henrique A. Peixoto (TV UNIP) e a jornalista Sandra Annenberg (TV GLOBO) serão os mediadores da discussão.

Entre os sub-temas discutidos: política nacional do meio ambiente, princípio poluidor / pagador, desenvolvimento sustentável e leis ambientais/ações práticas.

O CNU é o canal 11 da NET e o canal 71 da TVA. Serão apresentados reprises na quarta-feira (30), das 14h30 às 16h30, no domingo (4), das 20h30 às 22h30, na quarta (14), das 10h30 às 12h30 e na sexta (16), das 23h30 à 01h30.

Mais informações: (0XX11) 3034-6277; e-mails alina@cnu.org.br, denise@cnu.org.br e rogerio@cnu.org.br


Conferência discute políticas públicas e sustentabilidade ambiental
O Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável (ICTR) realiza no dia 25 a 3ª Conferência Anual ICTR - Políticas Públicas e Sustentabilidade Ambiental.

O objetivo do evento, além de comemorar o aniversário de fundação do instituto, é divulgar novas idéias e tecnologias que buscam um desenvolvimento sustentável para a sociedade.

Neste ano, a conferência acontecerá na PUC de Campinas (Campus I) e contará com a participação da USP, da Universidade de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Serão realizadas palestras e mesas-redondas das 8 às 18 horas. Qualquer pessoa interessada pelo tema pode participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site ou logo antes do evento.

O encontro acontece no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUCCamp (Rod. D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades, Campinas.

Mais informações: (16) 3373-9199, com Leny


ECA oferece seminário sobre memória e gênero na telenovela
O Núcleo de Pesquisa de Telenovela (NPTN) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza nesta sexta-feira (25), às 14 horas, o seminário Telenovela Brasileira: Memória e Gênero.

O evento terá a presença de Ana Paula Goulart Ribeiro, professora de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora de pesquisa do Memória Globo; Heloísa Buarque de Almeida, antropóloga e pesquisadora do Pagu - Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp; Maria Lourdes Motter, professora da ECA e vice-coordenadora do NPTN; e Sílvia Fiuza, historiadora com mestrado em antropologia social e gerente da Memória Globo.

O seminário acontecerá no Auditório Lupe Cotrim, no primeiro andar do prédio central da ECA (Av. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo). Entrada gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068, na Assessoria de Comunicação da ECA




Agenda Cultural

5º Encontro Yapapá de corais na USP
O 5º Encontro Yapapá de Corais será realizado no Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP no dia 3 de dezembro, das 15h30 às 18 horas. O evento reúne os seguintes grupos: Yapapá, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, Todos os Cantos, da Faculdade de Educação (FE), Coralusp (grupo de sábado), Clap e canto Vivo, de Jundiaí.

A entrada é aberta ao público e gratuita. O Anfiteatro Camargo Guarnieri fica na R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639, com o professor Altair


Última apresentação da Temporada 2005 de Música de Câmara
Na próxima terça (29), às 21 horas, acontece a oitava e última apresentação da Temporada 2005 de Música de Câmara do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. A violinista Eliane Tokeshi e o pianista Rubens Ricciardi, professores da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, tocarão Sonatina Op. 137 no 1 em Ré maior, de Franz Schubert (1797-1828); Sonata Op. 105 no 1, de Robert Schumann (1810-1856); Sonata no 1, de Alfred Schnittke (1934-1998), e Música para a reinauguração do Theatro Pedro II , de Rubens Ricciardi, entre outras.

A entrada custa R$10,00 (R$5,00 a meia e grátis para estudantes). O Theatro Pedro II fica R. Álvares Cabral, 370, Centro de Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3136




Publicações

Lançamento na Bienal de Arquitetura
No sábado (26), às 11 horas, será lançado na Bienal Internacional de Arquitetura o livro Artistas Brasileiros - Pintura, organizado por Leila Kiyomura e Bruno Giovannetti.

A publicação, co-edição entre a Editora da USP (Edusp) e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, reúne as melhores obras do arquiteto ClaudioTozzi. O livro contém ainda depoimentos de artistas e amigos, fragmentos críticos e uma análise da repercussão da sua obra na mídia.

O paulista Tozzi foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, autor de algumas famosas obras públicas, como a Zebra, instalada na praça da República em plena ditadura militar.

O lançamento acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzo da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4006




Quadro de Avisos

USP divulga projeto vencedor do Museu da Tolerância
Nesta quinta-feira (24), a USP divulgará os vencedores do concurso público nacional para a escolha do projeto de arquitetura da sede do Museu da Tolerância. O concurso está sendo organizado em conjunto com o Instituto de Arquitetos do Brasil / Departamento São Paulo.

Este será o primeiro museu do gênero no Brasil e é uma iniciativa do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O objetivo é levar à sociedade os resultados das pesquisas desenvolvidas em laboratório e centros de pesquisa da área, nacionais e internacionais.

O Museu será instalado em um terreno localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, na Cidade Universitária, em São Paulo. Prevê-se que a área construída total para o Museu seja de 5.200 metros quadrados e o custo da obra está estimado em R$7 milhões.

Foram mais de 170 projetos inscritos de vários Estados brasileiros. Serão premiados os três melhores, cujos autores receberão, respectivamente, R$30 mil, R$20 mil e R$10 mil, para o 1º, 2º e 3º lugares. O corpo de jurados é composto pelos arquitetos Arnaldo Martino, Jorge Wilhein e Marcus Acayaba, de São Paulo; Luís Eduardo Índio da Costa, do Rio de Janeiro; e pelo arquiteto Antonio Carlos Campelo Costa, do Ceará.

A cerimônia de premiação será realizada às 16h30, no auditório do Porão das Artes, no prédio da Bienal de Arquitetura, localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 / 3091-3300


Livros com desconto mínimo de 50% na USP
Começou nesta quarta-feira (23), no pátio dos departamentos de História e Geografia da USP a 7ª Festa do Livro da USP. Mais de cem editoras vendem seus livros com desconto mínimo de 50%. A organização é da Editora da USP (Edusp).

A Feira acontece na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo. O horário de funcionamento é das 9 às 21 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4006, na Edusp




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Modelo de operação para centros de controle de sistemas de abastecimento de 'água estudo de caso: sistema adutor metropolitano de São Paulo. Rosmery Vanzella Vicente. Dia 15 de dezembro, às 9 horas.

Doutorado

Contribuição ao desenvolvimento da produção e controle de argamassas de revestimento com areia reciclada lavada de resíduos classe a da construção civil. Leonardo Fagundes Rosemback Miranda. Dia 28, às 9h30.

Uma extensão de rams pra o modelo cmmi baseada nas normas ferroviárias cenelec. José Antonio Fonseca. Dia 2 de dezembro, às 10 horas.

Segmentação de objetos complexos em um sistema de banco de dados objeto relacional baseado em grids. Reinaldo Lourenso. Dia 2 de dezembro, às 15 horas.

Um método de transformação de modelos em uml e ocl para código java e sql. Djalma Domingos da Silva. Dia 6 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br