São Paulo, 28/11/2005 - Boletim nº1756
química
USP integra rede que vai
estudar radicais-livres

Por meio do Instituto do Milênio, rede
estudará os processos de oxidação
em sistemas biológicos. Iniciativa terá
participação de 22 grupos de pesquisa
leia...
Violência doméstica pode
causar depressão e fobias
IEA realiza conferência
sobre a natureza dos juros

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Rede estuda implicações terapêuticas de oxidantes e radicais-livres

Júlio Bernardes

Químicos, bioquímicos, farmacêuticos, médicos e biólogos de todo o Brasil formaram uma rede de pesquisa para estudar os processos de oxidação e redução (Redox) em sistemas biológicos, incluindo a formação de radicais-livres. A USP participa da rede, que usa o nome de Redoxoma. Durante três anos, o projeto receberá R$ 4 milhões do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do programa Institutos do Milênio.

A professora do Instituto de Química (IQ) da USP, Ohara Augusto, coordenadora do Redoxoma, explica que as oxidações biológicas são essenciais para os organismos aeróbicos obterem energia. "Elas também atuam no combate a microorganismos invasores e na eliminação de medicamentos e poluentes", destaca. "As reações, porém, formam espécies intermediárias derivadas do oxigênio, as ROS (Reactive Oxygen Species), como os radicais-livres, que atacam os tecidos se não eliminadas pelas defesas antioxidantes."

De acordo com a professora, durante muitos anos os efeitos negativos dos radicais-livres foram muito ressaltados, deixando de lado seus efeitos fisiológicos. "Mas na década de 80 do século passado descobriu-se que o óxido nítrico era sintetizado enzimaticamente pelos mamíferos, sendo fundamental para a homeostase celular (estado de equilíbrio das diversas funções e composições químicas do corpo), e seu controle permitiu desenvolver medicamentos", relata. "A química e biologia dos oxidantes e radicais-livres é ainda pouco conhecida, pois a maioria deles têm uma existência muito curta"

Biomarcadores
Os pesquisadores do Redoxoma irão identificar biomarcadores da produção de oxidantes e radicais-livres. "Serão estudados o papel destas substâncias no metabolismo energético, em processos lesivos para as células, e em processos adaptativos que tornam as células mais resistentes e saudáveis", aponta Ohara. "Dentro do projeto, deverá ser criado um site para responder dúvidas sobre o lado bom e mau dos radicais-livres".

A rede terá a participação de 22 instituições de pesquisa. Na USP, participarão o IQ, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), a Faculdade de Medicina (FM) e o Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas (HC). "Apesar de o Brasil possuir grandes pesquisadores na área de radicais-livres, trabalha-se isoladamente e a visibilidade internacional é reduzida", diz a professora. "A rede trará apoio a núcleos emergentes de pesquisa, inclusive com cursos ministrados pelos centros de estudo mais tradicionais."

Também vão integrar o grupo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Brasília (UnB), Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a PUC do Paraná.

Mais informações: (0XX11) 3091-3873, e-mail oaugusto@iq.usp.br, com a professora Ohara Augusto

Imagem: Marcos Santos




Agressão doméstica traz graves conseqüências à saúde mental e física de mulheres

Da Redação Agência USP

O sofrimento das mulheres vítimas de violência doméstica traz graves conseqüências à saúde física e mental, podendo ser responsável pelo desenvolvimento de depressão e fobias. Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, em conjunto com a Universidade Hokusei Gakeun, no Japão.

O estudo teve como base os atendimentos psicológicos a mulheres vítimas de violência doméstica nos plantões de apoio e acolhimento realizados por estagiários do curso de Psicologia da FFCLRP e por pesquisas de alunos da pós-graduação, na Delegacia de Defesa da Mulher em Ribeirão Preto, durante o ano de 2004. O resultado foi apresentado na 10ª Conferência Internacional de Violência Familiar, realizado em San Diego, Califórnia, Estados Unidos, no mês de setembro.

O trabalho analisou as histórias de vida, o resultado das agressões sofridas e o motivo que as levaram a suportar essas relações durante anos, sem reagir. Entre os problemas apresentados pelas mulheres que convivem com seus agressores - na sua maioria o marido ou familiar -, estão idéias suicidas e dependência de drogas. A depressão, a obesidade mórbida, a ausência de desejo sexual, fobias, o uso de medicação controlada e síndrome de estresse pós-traumático são outras conseqüências constatadas.

Dependência psicológica e econômica
Segundo o professor Sérgio Kodato, essas mulheres vêem a violência que sofrem como inevitável, uma situação recorrente - traumática e irreparável - que acompanha suas histórias familiares, marcadas pela pobreza. "A dependência psicológica e econômica do agressor explica a falta de coragem e iniciativa para acabar com essa situação. Além disso, a impunidade jurídica e policial para esses homens e a falta de estrutura dos órgãos públicos para abrigar e proteger as mulheres ameaçadas de morte também colaboram", ressalta Kodato.

Entretanto, quando esses agressores foram convidados a comparecer à delegacia, para explicar a queixa que as vítimas haviam feito, apresentaram uma mudança de comportamento. Segundo o professor isso indica que a intervenção de um agente externo, que tenha autoridade, diminui pelo menos por um período curto a conduta violenta.

Em pesquisa realizada em 2001 pela Fundação Perseu Abramo com 2500 mulheres brasileiras, 43% delas disseram sofrer algum tipo de agressão. A responsabilidade do marido ou parceiro como principal agressor varia entre 53% e 70% das ocorrências de violência.

Fonte: Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do campus Administrativo de Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX16) 3602-3713, com o professor Sérgio Kodato




Cursos e Palestras

A natureza dos juros segundo Eduardo Giannetti
Na quarta (30), às 15 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece a conferência A Natureza dos Juros, baseada no livro O Valor do Amanhã - Ensaio sobre a Natureza dos Juros, de Eduardo Giannetti.

Giannetti afirma que os juros aparecem tanto nas discussões sobre o crescimento econômico da nação quanto em aspectos triviais do cotidiano. E que esse aspecto dos juros é apenas parte de um fenômeno natural maior, tão comum quanto a força da gravidade e a fotossíntese. Ao extrapolar os limites financeiros do fenômeno, o economista defende que questões concretas - como a alta taxa de juros no Brasil - possuem raízes comportamentais e institucionais ligadas à formação de nossa sociedade. Ele discute também os problemas éticos da prática de juros extremamente elevados.

O evento será transmitido ao vivo pela Internet, pelo site http://www.emm.usp.br/ieaonline.asx, no horário programado. Quem estiver assistindo ao evento poderá enviar perguntas ao conferencista pelo e-mail iea@usp.br.

A conferência será realizada no Auditório Alberto Carvalho da Silva, IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo (mapa). Não é necessário fazer inscrições e a participação é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-1696, site http://www.usp.br/iea/online ou e-mail ineshita@usp.br, com Inês Iwashita


O impacto das alterações do homem na natureza
No dia 3 de dezembro, às 15 horas, a Estação Ciência realiza a conferência O Homem agredindo o meio ambiente local e global, ministrada por Paulo Eduardo Artaxo Netto, professor do Instituto de Física (IF) da USP.

O debate gira em torno do impacto no meio ambiente físico causado pelas alterações feitas pelo homem, como o aumento da temperatura global. Serão discutidas as conseqüências desses impactos na ocupação de litoral brasileiro, na produção agrícola, e em todo o sistema econômico global.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3675-8828 ou pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br. A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo. O ingresso custa R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou e-mail eventos@eciencia.usp.br


O teorema fundamental da eqüipartição de energia
Na próxima terça-feira (29), às 14 horas, o Grupo de Física Estatística do Instituto de Física (IF) da USP realiza o seminário Eqüipartição de Energia, Bilhar de Sinai e Movimento Browniano, ministrado por Mário José de Oliveira, professor do IF.

O tema abordado é o papel do teorema fundamental da eqüipartição da energia e de sua maior conseqüência, a hipótese de Avogadro, no desenvolvimento da teoria atômico-molecular e da teoria cinética dos gases. Isso durante o século XIX, na explicação do movimento browniano por Einstein e Langevin, e no estabelecimento da constante universal de Boltzmann. Para ilustrar a eqüipartição da energia, serão exibidos resultados de simulação numérica do movimento de dois discos rígidos de massas distintas confinados numa cavidade quadrada, que se chocam elasticamente entre si e contra as paredes da cavidade.

O evento acontece no Edifício Principal do IF (R. do Matão, Trav. R, 187, Ala I, sala 204, na Cidade Universitária, em São Paulo). Não é necessário fazer inscrições. O evento é aberto e gratuito.

Mais informações: (0XX11) 3091-6805


ECA realiza II Simpósio de Comunicação e Marketing Político
A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) realiza entre os dias 1º e 3 de dezembro, das 19 às 22 horas, a segunda edição do Simpósio de Comunicação e Marketing Político, com o tema Ética, Profissionalismo e Estratégias.

Promovido pelo curso de Marketing Político e Propaganda Eleitoral, o evento vai reunir políticos, pesquisadores e comunicadores, para debater temas como reforma política, perspectivas para os partidos, marketing político e campanha eleitoral em 2006.

As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O custo é de R$30,00 (gratuito para membros da comunidade USP). Os interessados podem se inscrever na sala 8 do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo). Será fornecido certificado de participação. O evento acontecerá na Sala da Congregação da unidade.

Mais informações: (0XX11) 3091-4147, ramal 218, no CRP; e-mail simposioecausp@yahoo.com.br




Agenda Cultural

IV Mostra de teatro e educação na ECA
Entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro será realizada no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP Fôlego, IV Mostra de teatro e educação.

O evento, que acontece anualmente, tem como programação a apresentação de trabalhos práticos, debate de monografias e mesas de discussão. As apresentações serão Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 215, Cidade Universitária, São Paulo no prédio de artes cênicas. A entrada é aberta e gratuita.

Neste ano, a mostra conta com a participação de renomados profissionais da área da pedagogia do teatro, como Maria Lúcia Pupo, Flávio Desgranges, Beatriz Ângela Cabral. Os trabalhos práticos serão apresentados entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, às 10 horas, 13h30 e 17h30. As monografias serão apresentadas de 5 a 7 de dezembro e os debates acontecem às 9 horas, 10h30, 13h30 e 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 9983-8376 ou e-mail gerson_rege@yahoo.com.br




Quadro de Avisos

Vaga de Especialista em Laboratório em São Carlos
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP recebe inscrições para uma vaga de Especialista em Laboratório até o dia 30, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no Serviço de Pessoal do IFSC (Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos).

A função será preenchida sob regime de CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial de R$2.734,84. Os interessados devem ter 18 anos, curso superior de graduação completo em Física, conhecimentos específicos na área de ressonância paramagnética eletrônica (RPE), onda contínua e pulsada e conhecimentos em informática e inglês básico. Será aceita a inscrição de estrangeiros.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar RG (original e cópia), Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (prova de pagamento da respectiva multa ou justificativa), certificado militar, quando do sexo masculino, CPF (CIC). Além disso, é necessário comprovante do curso superior de graduação em Física, que, quando expedido por instituições estrangeiras, deve estar acompanhado de tradução e revalidação.

Antes da inscrição deve ser feito um depósito no Banco Nossa Caixa S/A (Agência 1261-1, conta corrente 13.000006-3 - em nome de IFSC/ Conta Receita Própria), no valor de R$41,00. O comprovante deverá ser apresentado no ato.

O processo seletivo terá prova escrita (nível de ensino superior), contendo questões de conhecimentos específicos na área de ressonância paramagnética eletrônica (RPE), onda contínua e pulsada, informática e inglês. Será realizada no dia 6 de dezembro, às 10 horas, na Sala Celeste, 1º Andar do Prédio da Administração do IFSC.

Mais informações: (0XX16) 3373-9787 ou site http://www.sc.usp.br


IFSC abre inscrições para vaga de zelador e de auxiliar de serviços gerais
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) recebe inscrições para uma vaga de zelador e outra de auxiliar de serviços gerais até o dia 30, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. O local é o Serviço de Pessoal do IFSC (Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos).

As funções serão preenchidas sob regime de CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial de R$807,60. Os interessados devem ter 18 anos e ensino fundamental completo. Para serviços gerais é necessário também conhecimento das normas e procedimentos de biossegurança.

No ato da inscrição, apresentar RG (original e cópia), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa), certificado militar, quando do sexo masculino, CPF (CIC) e comprovante do ensino fundamental completo.

Também precisa ser levado o comprovante do depósito efetuado no ao Banco Nossa Caixa S/A (Agência 1261-1, conta corrente 13.000006-3, em nome de IFSC / Conta Receita Própria) referente à taxa de inscrição no valor de R$12,00.

O processo seletivo para zelador terá prova escrita (nível de ensino fundamental), abordando conhecimentos específicos, português, matemática e conhecimentos gerais. Será realizado no dia 7 de dezembro, às 19 horas, no Prédio da Engenharia de Produção (Bloco B). E para auxiliar de serviços gerais, acontece no mesmo local e forário, no dia 5.

Mais informações: (0XX16) 3373-9787 ou site http://www.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

A idéia do modelo tridimensional em arquitetura. Ana Carolina Formigoni Basso. Dia 6 de dezembro, às 14 horas.

Perdas de rendimento causadas por plantas daninhas na cultura de milho. Claudia Regina Adati. Dia 8 de dezembro, às 14 horas.

Doutorado

Distribuição das populações de Cladocera (classe Crustacea) nos reservatórios do Médio e Baixo Rio Tietê: uma análise espacial e temporal. Luci Helena Zanata. Dia 5 de dezembro, às 13h30.

Mais informações:(0XX16) 3373-9235 / 9250


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Ciclos canard e variedades centrais. Clayton Eduardo Lente da Silva. Dia 9 de dezembro, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br