Destaques Traumatismos na dentição decídua devem ter
acompanhamento de um odontopediatra Antonio Carlos Quinto
Os acidentes sofridos por uma criança que começa andar,
e que chegam a causar traumatismos na dentição decídua (primeira
dentição ou dentes-de-leite), podem prejudicar a dentição
permanente. Para que a dentição definitiva não seja afetada,
o professor Paulo Nelson Filho, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão
Preto (FORP) da USP, recomenda o acompanhamento de um odontopediatra, profissional
capaz de cuidar das duas dentições da criança de zero a 12
anos. Segundo ele, 20% das crianças abaixo dos cinco anos já sofreram
algum tipo de traumatismo na dentição decídua. O
professor, que é titular da disciplina de Odontopediatria da FORP, acaba
de publicar um artigo sobre o tema numa das mais importantes revistas odontológicas
do mundo, a norte-americana Dental Traumatology, em sua edição
de outubro deste ano. No texto, Nelson Filho descreve o caso de uma menina que,
ainda bebê, sofreu um traumatismo com a perda de um dos dentes. "A
criança foi acometida por uma mal formação chamada odontoma
(odontoma-like), uma anomalia rara que pode passar desapercebida, já que
não causa sensação de dor", descreve o pesquisador.
O caso foi acompanhado pela equipe do professor por mais de seis anos.
"Quando ela tinha por volta de um ano e oito meses, um pequeno acidente provocou
a perda de dois dentes anteriores (incisivos)", conta. Um deles entrou pelo
osso maxilar, sendo posteriormente extraído. "Trata-se de um caso
relativamente comum. Mas o fato de o dente-de-leite entrar no osso prejudicou
o dente permanente que estava por nascer, quando ainda era simplesmente uma matriz",
conta Nelson. "A denominação (matriz) é porque o dente
ainda não foi mineralizado e sua formação inicial ainda é
apenas uma espécie de gelatina dentro do osso", explica.
Os especialistas fizeram um acompanhamento, inicialmente em curtos intervalos,
para avaliar o crescimento do dente definitivo. Mais tarde, já com intervalos
de seis meses a um ano, os dentistas concluíram que a melhor opção
seria a extração e a utilização de um aparelho ortodôntico.
"Optamos por um procedimento cirúrgico/ortodôntico", relata
Nélson Filho. A cirurgia seguida da instalação do
aparelho aconteceu quando a menina já tinha por volta de 8 anos. "O
acompanhamento nos permitiu verificar que, no lugar do dente surgiu uma massa
calcificada, a qual teria que ser retirada para não prejudicar os outros
dentes, também permanentes, que nasceriam ao lado", diz o professor.
Contudo, ficou ainda a questão estética. "Por tratar-se de
um dente anterior, a garota ficaria com uma falha popularmente conhecida por 'janelinha'.
O aparelho ortodôntico possibilitou a aproximação dos dentes
a ponto de ser imperceptível qualquer histórico do traumatismo",
afirma Nelson Filho. Trabalho multidisciplinar Para o professor,
a importância do acompanhamento está justamente no fato de se decidir
os momentos em que alguns procedimentos poderão ser adotados. "Há
casos, por exemplo, em que o traumatismo de um dente-de-leite pode não
prejudicar tanto a dentição definitiva. O acompanhamento permanente,
por meio de exames e raios-x, nos permite identificar a grandeza do problema.
Há situações em que o dente pode nascer apenas com uma mancha",
explica. No caso específico de nossa paciente, os especialistas puderam
decidir os procedimentos sem qualquer prejuízo à criança,
inclusive com relação à estética. Outro ponto
destacado por Nelson Filho neste acompanhamento, foi o trabalho multidisciplinar
que envolveu a pediatria e também a psicologia. "O acompanhamento
psicológico é fundamental, principalmente por tratar-se de crianças
em idade de crescimento", recomenda, lembrando que a paciente relatada no
estudo, atualmente com cerca de 11 anos, já não usa mais o aparelho
ortodôntico. "Não há qualquer vestígio que de
existiu um traumatismo com perda do dente permanente." Mais
informações: (0XX16) 3602-4099, com o professor Paulo Nelson Filho;
e-mail nelson@forp.usp.br
Imagem: USP/CCS/DVIDSON/ARGUS Documentação
Jovens não têm
conhecimento aprofundado sobre os riscos e as formas de contágio de HIV/Aids
Da Redação, Agência USP O conhecimento
dos jovens sobre o HIV/Aids ainda é superficial, alerta a psicóloga
Rosileine Silva Mazarão. Em sua dissertação de mestrado,
ela colheu relatos de 50 jovens sobre os riscos do HIV/Aids. O estudo foi apresentado
neste mês de novembro na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. A pesquisa foi feita com um
grupo de 50 jovens, entre 14 e 18 anos, alunos de escolas púbicas estaduais
de Batatais (SP). Por meio de relatos falados e escritos, eles informaram o que
sabiam sobre o HIV/Aids e suas formas de contágio. Segundo a pesquisadora,
os adolescentes obtêm conhecimento sobre os riscos do HIV/Aids de forma
superficial. Os dados que eles têm são, por exemplo, os transmitidos
pela mídia. Não existe um conhecimento aprofundado, afirma.
São informações básicas do tipo "Aids mata",
"Aids não tem cura", "Aids se transmite na relação
sexual e no uso de drogas injetáveis". As escolas
tratam do assunto apenas como transmissão de informação e
não como construção do conhecimento. E essa transmissão
se dá, basicamente, na matéria de Biologia, afirma. Os
jovens precisam falar e ouvir sobre sexualidade, dizer o que sabem e o que gostariam
de saber. É fundamental que eles sejam tratados não como receptores
de informação, mas como agentes protagonistas. Comportamento
de risco Rosileine também constatou que é grande o número
de parceiros sexuais entre os jovens de 14 a 18 anos, mesmo que eles tenham informações
sobre os riscos de transmissão do HIV/Aids. A sexualidade é
quase um status para o jovem se firmar no grupo social em que está inserido.
Um jovem que 'fica' com dez parceiras ou parceiros é mais bem aceito do
que aquele que fica com um ou dois parceiros. Isso é muito importante na
socialização, explica a pesquisadora. Além
disso, é alarmante a tendência em se acreditar que, para minimizar
os riscos, basta conhecer o parceiro antes da relação sexual. Isso
não é suficiente. Se fosse assim, não seria grande a incidência
de homens e mulheres casados que adquirem o HIV/Aids de seus parceiros,
ressalta. Fonte: Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do campus
Administrativo de Ribeirão Preto Mais informações:
(0XX16) 3602-3517 / 3522 / 3525, na Assessoria de Imprensa da USP-Ribeirão
Preto Cursos
e Palestras Os estudos lexicais em diferentes perspectivas
O Observatório de Neologismos Científicos e Técnicos do Português
Contemporâneo do Brasil (Neo), da USP, realiza nos dias 1º e 2 de dezembro,
a partir das 9 horas, o colóquio Os estudos lexicais em diferentes perspectivas.
Na programação,
conferências, mesas-redondas e apresentações. Alguns dos temas
abordados serão Convergência e divergência no léxico do Português Europeu
e do Português Brasileiro: para uma sociolexicologia cognitiva do Português;
A análise neológica em diferentes corpora: literário, publicitário, jornalístico;
e A análise lexical nas perspectivas semiótica, filológica e historiográfica.
O evento acontecerá na sala 266 do Prédio de Letras (Av. Prof.
Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada
é gratuita. Mais informações: (0XX11) 3091-4936
ou site http://www.fflch.usp.br/dlcv/neo/prog.htm
HU realiza 1º Simpósio em Atualização em Medicina Ambulatorial
Na sexta-feira (2 de dezembro), o Hospital Universitário (HU) da USP realiza
a partir das 8 horas, o 1º Simpósio em Atualização
em Medicina Ambulatorial. O evento acontecerá no anfiteatro do segundo
andar do HU (Av. Prof. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, São
Paulo). O objetivo é atualizar médicos, residentes, internos
e enfermeiros sobre as doenças mais comuns da prática médica:
diabetes, dislipidemia, hipertensão e obesidade. O simpósio terá
abertura da doutora Márcia Martins Silveira Bernik, diretora da Divisão
de Clínica Médica do HU, organizadora do evento junto com os doutores
Egídio Lima Dórea, Gelba de Almeida Pinto e Luci Maeda.
No simpósio serão debatidos temas como a Nefropatia Diabética,
apresentado pela professora Cláudia Maria de Barros Helou; Pé
Diabético, palestra do professor Erasmo Simão da Silva; Tratamento
Medicamentoso da Obesidade, com o professor Márcio Mancini; Tratamento
Medicamentoso das Dislipidemias, pela professora Edna Regina Nakandakare;
e Indicações e uso de MAPA (Monitorização Ambulatorial
da Pressão Arterial) e MRPA (Monitorização Residencial da
Pressão Arterial), com o professor Décio Mion, docentes da Faculdade
de Medicina da USP; e Insulinização no Diabético Tipo
2, palestra da médica Regeane Trabulsi Cronfli, do Hospital do Coração.
Durante o Simpósio será lançada uma nova série
de folhetos educativos para pacientes da coleção Conheça
a sua Doença. Os novos folhetos trazem informações sobre
colesterol, hipertensão e obesidade. Os interessados em participar
do Simpósio podem se inscrever gratuitamente na secretaria da Clínica
Médica, com Roberta, pelo telefone (0XX11) 3039-9433. Mais
informações: (0XX11) 3039-9433 NJR oferece
curso de especialização em divulgação científica
Estão abertas até 16 de dezembro as inscrições para
a turma de 2006 do Curso de Especialização Teoria e Prática
da Divulgação Científica, promovido pelo Núcleo José
Reis de Divulgação Científica (NJR), da Escola de Comunicações
e Artes (ECA) da USP. Destinado a profissionais interessados em adquirir
conhecimentos em divulgação da ciência e tecnologia, nos mais
variados meios e linguagens, o curso será realizado a partir de 6 de fevereiro
de 2006, às segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30,
na ECA. Contará com aulas práticas (vídeo, rádio,
redação jornalística etc.) e teóricas (temas da ciência
contemporânea, filosofia e história da ciência, ética,
museologia, política científica). As inscrições
custam R$20,00 e podem ser feitas na sede do NJR (Av. Prof. Lúcio Martins
Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo),
ou e-mail nucleojosereis@eca.usp.br.
As mensalidades são de R$250,00. Mais informações:
(0XX11) 3091-4021 / 3091-4270; site www.eca.usp.br/nucleos/njr/curso
Workshop de melhoramento de camarões em Pirassununga
Acontece nessa terça-feira (29), das 8h30 às 13h30, o Workshop
de melhoramento genético de camarões no Anfiteatro do campus
da USP de Pirassununga. Voltado para pesquisadores da área de
melhoramento genético animal (graduação e pós-graduação)
e profissionais da área de criação, o evento á gratuito
e as inscrições serão feitas no próprio dia.
Às 9 horas, haverá uma palestra sobre Estudos genéticos
com L. Vannamei realizados no Brasil, com Pedro Galetti, professor da Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar). Às 10h40, o tema da discussão
é Melhoramento genético de camarões, com João
Luis Rocha, da Sygen. Às 11h40 será aberto um espaço para
perguntas. O Anfiteatro se localiza na Av. Duque de Caxias, 225, Pirassununga.
Mais informações: (0XX19) 3565-4243
Agenda Cultural
Coral Natalino na Esalq Pelo décimo ano consecutivo,
acontece o Encontro de Corais Luzes e Vozes, na Escola Superior de Agricultura
Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, entre os dias 1º e 7 de dezembro,
com pausa nos dias 3 e 4 (sábado e domingo). As apresentações,
que contarão com a presença de 23 coros e agremiações
musicais de Piracicaba e região, acontecem no Salão Nobre da Esalq,
sempre a partir das 19h30. A entrada é gratuita. O evento vai
reunir grupos de escolas, faculdades, igrejas, empresas, clubes e comunidades
sociais. A abertura e o encerramento serão feitos pelo conjunto anfitrião,
o Coral Luiz de Queiroz. Além do repertório musical natalino, as
135 mil luzes do prédio principal da Escola e do bondinho, ficarão
acesas durante as noites do mês de dezembro. Confira a programação
musical: Na quinta-feira (1º de dezembro), Coral Luiz de Queiroz,
Corais Dom Bosco e São Mário, Grupo Vocal Conviva, Coral Engenho
do Canto e Coral Vozes da Caterpillar. Na sexta-feira (2 de dezembro),
Coral Infanto-Juvenil da Cosan, Coral da Pastoral da Criança, Grupo Vocal
do Coral Luiz de Queiroz e Coral Mergulho Musical do Colégio Atlântico.
Na segunda (5 de dezembro), Projeto Guri, Grupo Vocal Mosaico, Coro Feminino
Acústico e Coral Reverendo James William Koger. Em 6 de dezembro:
Coro Infanto-Juvenil e Sinfônica Jovem da EMPEM, Coral Misto e Presépio
Vivo da EMPEM, Vox Cenaculi, Coro da Escola de Música São Pedro,
Coral da Escola Estadual Profa. Olívia Bianco e Corais do Instituto Baroneza
de Rezende. No dia 7 de dezembro: Coral Vozes do Portal, Coral Infanto-Juvenil
do Colégio Piracicabano, Coro Infantil do Colégio Seletivo, Coral
Cristóvão Colombo e Coral Luiz de Queiroz. A Esalq se
localiza na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba. Mais informações:
(0XX19) 3429-4392
Quadro de Avisos Projeto da
FSP sobre criança de rua é premiado O Projeto Escola Ambulante,
da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, recebeu o Prêmio
de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil 2005, na categoria
Direitos da Criança e do Adolescente. O projeto, desenvolvido a partir
da metodologia de etnografia de rua, é de autoria do professor Rubens de
C. F. Adorno, do Departamento de Saúde materno-Infantil da FSP.
A utilização da etnografia para o estudo dos circuitos e das redes
de instituições ligadas a crianças e jovens em trânsito
para a rua originou-se de projeto financiado pela Fundação de Amparo
à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) há alguns anos
e foi aplicado a alguns projetos com treinamento de participantes de organizações
governamentais e não-governamentais. Este ano a Associação
Santa Fé propôs a criação da Escola Ambulante
a partir do uso da caracterização etnográfica, gravando um
vídeo com o professor da FSP, que foi selecionado entre os cerca de 700
projetos apresentados em todo o Brasil, participando entre os 40 finalistas para
escolha de 8 categorias de premiação. A Associação
Beneficente Santa Fé oferece tratamento terapêutico a crianças,
adolescentes e suas famílias que viveram experiências traumáticas.
Cuida também de adolescentes grávidas ou com filhos, prevenindo
outras gestações e emancipando a menina-mãe. Mais
informações: (0XX11) 3083-4117, com o professor Rubens Adorno; e-mail
radorno@usp.br III
Plantão Contra a Dor realiza concurso de fotografia para crianças
O III Plantão Contra a Dor realizado no Instituto da Criança
(ICr), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, traz este
ano um concurso de fotografias. Quando a Dor Rima com Amor - Pelos Olhos da
Criança é o tema do concurso que acontece dentro do hospital,
envolvendo crianças e adolescentes em tratamento, sob a orientação
do Serviço de Terapia Ocupacional do ICr e das recreacionistas.
O evento termina nesta terça-feira (29), com a exposição,
no saguão do ICr, das fotos tiradas pelos pacientes em seus períodos
de internação e consulta. As fotografias, tiradas com máquinas
descartáveis, foram avaliadas e classificadas de acordo com a idade do
participante. Também haverá entrega de prêmios.
O Plantão é um trabalho de conscientização para o
tratamento adequado da criança com dor, contribuindo para a melhora da
qualidade de vida e impedindo que sofra. O tratamento da dor em crianças
é uma preocupação crescente entre os profissionais de saúde
do Brasil, pois ela não sabe expressar e quantificar seu desconforto com
exatidão. Mais informações: (0XX11) 3069-8507
/ 9619-0535 ou claudiag@icr.hcnet.usp.br,
com Claúdia Gouvêa Universia ganha prêmio
de melhor gerador de conteúdo Nesta segunda-feira (28) o
portal Universia ganha o Prêmio Padrão de Qualidade em B2B 2005,
na categoria especial de melhor gerador de conteúdo. O Prêmio Padrão
em Qualidade B2B tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos negócios
e estratégias voltadas para o aprimoramento das relações
corporativas e dos processos de negócios internos das empresas e de sua
cadeia de valor. A categoria especial visa apontar e destacar berços
de excelência na inovação em diversas áreas. O Universia
será contemplado pelo melhor conteúdo voltado para Educação.
O prêmio será entregue para Maria Voivodic, diretora geral do portal
Universia. O portal
de educação desenvolve e integra conteúdo e serviços
desenvolvidos no âmbito acadêmico, em língua portuguesa e espanhola.
As informações e os produtos atendem aos pré-universitários,
universitários, pós-universitários, docentes e gestores das
instituições de ensino superior. A Rede Universia conta
com a parceria de mais de 850 instituições de ensino superior e
atinge 8,5 milhões de estudantes nos 11 países em que atua: Espanha,
Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal,
Venezuela e Uruguai. A Rede Universia é o maior projeto na área
de educação do Grupo Santander, que investiu U$72 milhões
de recursos financeiros desde o seu lançamento, em 2000. Está presente
no Brasil desde março de 2002, e atua em parceria com 220 universidades
e possui 3 milhão de usuários cadastrados. São também
oferecidos serviços como estágios e programas de trainee, empreendedorismo,
cursos on-line, bolsas de estudo, intercâmbio, webmail, salas de aula virtuais,
entre outros. Mais informações: (0XX11) 3179-0748
Projetos da USP recebem Prêmio Werner von Siemens
Será entregue nesta terça-feira (29), às 19h30, o 1º
Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica.
O Prêmio faz parte das comemorações dos 100 anos da Siemens
Brasil e visa incentivar o desenvolvimento tecnológico do setor eletroeletrônico,
por meio da premiação de trabalhos de estudantes e pesquisadores.O
evento acontece no Hotel Unique (Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4700, São
Paulo). Foram feitas mais de 400 inscrições. Os estudantes e pesquisadores
que concorreram ao prêmio mostraram clara preocupação social
em seus trabalhos. O projeto vencedor na Categoria Pesquisador, por exemplo,
sugere um sistema de sinais táteis para orientação de deficientes
visuais, o qual incrementa sua capacidade de movimentação em espaços
públicos e privados. O trabalho é de Mauro Conti Pereira, da Escola
Politécnica (Poli) da USP. O segundo na categoria foi Paulo Henrique Nakasone,
com Bomba de Fluxo Piezoelétrica, também da Poli. Além
de participarem pelas categorias Pesquisador e Estudante, todos os trabalhos inscritos
concorreram pela categoria Contribuição Social ou Inclusão
Social. O vencedor foi Fábio Campanelli, do departamento de Bioengenharia
da Escola Politécnica da USP, com a criação de um método
inédito e rápido para o tratamento das úlceras de pacientes
de Hanseníase (Efeitos do Ultra-som em perfurantes plantares).
Os primeiros colocados nas categoriais Estudantes e Pesquisadores receberão
R$15 mil, um troféu e um certificado. Nos casos em que houver um professor-orientador,
os mesmos serão premiados com um telefone celular Siemens modelo SL65.
Os segundos e terceiros colocados serão contemplados com troféu
e diploma. Para a categoria Contribuição Social, o prêmio
para o melhor trabalho é R$10 mil, um troféu e um certificado.
Para todas as categorias, a escolha dos trabalhos foi feita por uma comissão
julgadora composta por sete membros: cinco especialistas do mercado e dois profissionais
da Siemens com conhecimento técnico-científico das áreas
temáticas do prêmio. Os critérios de julgamento incluíram
grau de intensidade da inovação proposta, aplicabilidade na atividade
econômica ou social, benefícios e contribuição para
o desenvolvimento tecnológico do País. Mais informações:
(0XX11) 3817-7956 ou site http://www.cdicom.com.br
Teses e Dissertações
Escola Politécnica Mestrado
Um sistema informatizado de apoio a usuários de transporte coletivo.
Daniel Jorge Caetano. Dia 29, às 16 horas. Reaproveitamento
de concreto fresco dosado em central com uso de aditivo estabilizador de hidratação.
Humberto Ribeiro Benini. Dia 29, às 14 horas. Modelagem computacional
da dispersão da pluma do efluente dos emissários submarinos do Tebar
- Petrobrás. Ricardo de Mattos Fortis. Dia 7 d edezembro, às
14 horas. Projeto otimizado de um micromotor eletrostático.
Humberto Ferreira Vinhais. Dia 8 de dezembro, às 9 horas. Mais
informações: (0XX11) 3091-5443 |
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