São Paulo, 29/11/2005 - Boletim nº1757
odontologia
Traumas na primeira dentição
podem prejudicar a definitiva

Em artigo publicado nos EUA, docente
da FORP descreve os métodos de
tratamento em que um bebê foi
acompanhado por mais de seis anos
leia...
Jovens têm conhecimento
superficial sobre a Aids
Projeto da Saúde Pública sobre
criança de rua é premiado

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Traumatismos na dentição decídua devem ter acompanhamento de um odontopediatra

Antonio Carlos Quinto

Os acidentes sofridos por uma criança que começa andar, e que chegam a causar traumatismos na dentição decídua (primeira dentição ou dentes-de-leite), podem prejudicar a dentição permanente. Para que a dentição definitiva não seja afetada, o professor Paulo Nelson Filho, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, recomenda o acompanhamento de um odontopediatra, profissional capaz de cuidar das duas dentições da criança de zero a 12 anos. Segundo ele, 20% das crianças abaixo dos cinco anos já sofreram algum tipo de traumatismo na dentição decídua.

O professor, que é titular da disciplina de Odontopediatria da FORP, acaba de publicar um artigo sobre o tema numa das mais importantes revistas odontológicas do mundo, a norte-americana Dental Traumatology, em sua edição de outubro deste ano. No texto, Nelson Filho descreve o caso de uma menina que, ainda bebê, sofreu um traumatismo com a perda de um dos dentes. "A criança foi acometida por uma mal formação chamada odontoma (odontoma-like), uma anomalia rara que pode passar desapercebida, já que não causa sensação de dor", descreve o pesquisador. O caso foi acompanhado pela equipe do professor por mais de seis anos.

"Quando ela tinha por volta de um ano e oito meses, um pequeno acidente provocou a perda de dois dentes anteriores (incisivos)", conta. Um deles entrou pelo osso maxilar, sendo posteriormente extraído. "Trata-se de um caso relativamente comum. Mas o fato de o dente-de-leite entrar no osso prejudicou o dente permanente que estava por nascer, quando ainda era simplesmente uma matriz", conta Nelson. "A denominação (matriz) é porque o dente ainda não foi mineralizado e sua formação inicial ainda é apenas uma espécie de gelatina dentro do osso", explica.

Os especialistas fizeram um acompanhamento, inicialmente em curtos intervalos, para avaliar o crescimento do dente definitivo. Mais tarde, já com intervalos de seis meses a um ano, os dentistas concluíram que a melhor opção seria a extração e a utilização de um aparelho ortodôntico. "Optamos por um procedimento cirúrgico/ortodôntico", relata Nélson Filho.

A cirurgia seguida da instalação do aparelho aconteceu quando a menina já tinha por volta de 8 anos. "O acompanhamento nos permitiu verificar que, no lugar do dente surgiu uma massa calcificada, a qual teria que ser retirada para não prejudicar os outros dentes, também permanentes, que nasceriam ao lado", diz o professor. Contudo, ficou ainda a questão estética. "Por tratar-se de um dente anterior, a garota ficaria com uma falha popularmente conhecida por 'janelinha'. O aparelho ortodôntico possibilitou a aproximação dos dentes a ponto de ser imperceptível qualquer histórico do traumatismo", afirma Nelson Filho.

Trabalho multidisciplinar
Para o professor, a importância do acompanhamento está justamente no fato de se decidir os momentos em que alguns procedimentos poderão ser adotados. "Há casos, por exemplo, em que o traumatismo de um dente-de-leite pode não prejudicar tanto a dentição definitiva. O acompanhamento permanente, por meio de exames e raios-x, nos permite identificar a grandeza do problema. Há situações em que o dente pode nascer apenas com uma mancha", explica. No caso específico de nossa paciente, os especialistas puderam decidir os procedimentos sem qualquer prejuízo à criança, inclusive com relação à estética.

Outro ponto destacado por Nelson Filho neste acompanhamento, foi o trabalho multidisciplinar que envolveu a pediatria e também a psicologia. "O acompanhamento psicológico é fundamental, principalmente por tratar-se de crianças em idade de crescimento", recomenda, lembrando que a paciente relatada no estudo, atualmente com cerca de 11 anos, já não usa mais o aparelho ortodôntico. "Não há qualquer vestígio que de existiu um traumatismo com perda do dente permanente."

Mais informações: (0XX16) 3602-4099, com o professor Paulo Nelson Filho; e-mail nelson@forp.usp.br

Imagem: USP/CCS/DVIDSON/ARGUS Documentação




Jovens não têm conhecimento aprofundado sobre os riscos e as formas de contágio de HIV/Aids

Da Redação, Agência USP

O conhecimento dos jovens sobre o HIV/Aids ainda é superficial, alerta a psicóloga Rosileine Silva Mazarão. Em sua dissertação de mestrado, ela colheu relatos de 50 jovens sobre os riscos do HIV/Aids. O estudo foi apresentado neste mês de novembro na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

A pesquisa foi feita com um grupo de 50 jovens, entre 14 e 18 anos, alunos de escolas púbicas estaduais de Batatais (SP). Por meio de relatos falados e escritos, eles informaram o que sabiam sobre o HIV/Aids e suas formas de contágio.

Segundo a pesquisadora, os adolescentes obtêm conhecimento sobre os riscos do HIV/Aids de forma superficial. “Os dados que eles têm são, por exemplo, os transmitidos pela mídia. Não existe um conhecimento aprofundado”, afirma. São informações básicas do tipo "Aids mata", "Aids não tem cura", "Aids se transmite na relação sexual e no uso de drogas injetáveis".

“As escolas tratam do assunto apenas como transmissão de informação e não como construção do conhecimento. E essa transmissão se dá, basicamente, na matéria de Biologia”, afirma. “Os jovens precisam falar e ouvir sobre sexualidade, dizer o que sabem e o que gostariam de saber. É fundamental que eles sejam tratados não como receptores de informação, mas como agentes protagonistas”.

Comportamento de risco
Rosileine também constatou que é grande o número de parceiros sexuais entre os jovens de 14 a 18 anos, mesmo que eles tenham informações sobre os riscos de transmissão do HIV/Aids. “A sexualidade é quase um status para o jovem se firmar no grupo social em que está inserido. Um jovem que 'fica' com dez parceiras ou parceiros é mais bem aceito do que aquele que fica com um ou dois parceiros. Isso é muito importante na socialização”, explica a pesquisadora.

Além disso, é alarmante a tendência em se acreditar que, para minimizar os riscos, basta conhecer o parceiro antes da relação sexual. “Isso não é suficiente. Se fosse assim, não seria grande a incidência de homens e mulheres casados que adquirem o HIV/Aids de seus parceiros”, ressalta.

Fonte: Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do campus Administrativo de Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX16) 3602-3517 / 3522 / 3525, na Assessoria de Imprensa da USP-Ribeirão Preto




Cursos e Palestras

Os estudos lexicais em diferentes perspectivas
O Observatório de Neologismos Científicos e Técnicos do Português Contemporâneo do Brasil (Neo), da USP, realiza nos dias 1º e 2 de dezembro, a partir das 9 horas, o colóquio Os estudos lexicais em diferentes perspectivas.

Na programação, conferências, mesas-redondas e apresentações. Alguns dos temas abordados serão Convergência e divergência no léxico do Português Europeu e do Português Brasileiro: para uma sociolexicologia cognitiva do Português; A análise neológica em diferentes corpora: literário, publicitário, jornalístico; e A análise lexical nas perspectivas semiótica, filológica e historiográfica.

O evento acontecerá na sala 266 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-4936 ou site http://www.fflch.usp.br/dlcv/neo/prog.htm


HU realiza 1º Simpósio em Atualização em Medicina Ambulatorial
Na sexta-feira (2 de dezembro), o Hospital Universitário (HU) da USP realiza a partir das 8 horas, o 1º Simpósio em Atualização em Medicina Ambulatorial. O evento acontecerá no anfiteatro do segundo andar do HU (Av. Prof. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, São Paulo).

O objetivo é atualizar médicos, residentes, internos e enfermeiros sobre as doenças mais comuns da prática médica: diabetes, dislipidemia, hipertensão e obesidade. O simpósio terá abertura da doutora Márcia Martins Silveira Bernik, diretora da Divisão de Clínica Médica do HU, organizadora do evento junto com os doutores Egídio Lima Dórea, Gelba de Almeida Pinto e Luci Maeda.

No simpósio serão debatidos temas como a Nefropatia Diabética, apresentado pela professora Cláudia Maria de Barros Helou; Pé Diabético, palestra do professor Erasmo Simão da Silva; Tratamento Medicamentoso da Obesidade, com o professor Márcio Mancini; Tratamento Medicamentoso das Dislipidemias, pela professora Edna Regina Nakandakare; e Indicações e uso de MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial), com o professor Décio Mion, docentes da Faculdade de Medicina da USP; e Insulinização no Diabético Tipo 2, palestra da médica Regeane Trabulsi Cronfli, do Hospital do Coração.

Durante o Simpósio será lançada uma nova série de folhetos educativos para pacientes da coleção Conheça a sua Doença. Os novos folhetos trazem informações sobre colesterol, hipertensão e obesidade.

Os interessados em participar do Simpósio podem se inscrever gratuitamente na secretaria da Clínica Médica, com Roberta, pelo telefone (0XX11) 3039-9433.

Mais informações: (0XX11) 3039-9433


NJR oferece curso de especialização em divulgação científica
Estão abertas até 16 de dezembro as inscrições para a turma de 2006 do Curso de Especialização Teoria e Prática da Divulgação Científica, promovido pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica (NJR), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Destinado a profissionais interessados em adquirir conhecimentos em divulgação da ciência e tecnologia, nos mais variados meios e linguagens, o curso será realizado a partir de 6 de fevereiro de 2006, às segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30, na ECA. Contará com aulas práticas (vídeo, rádio, redação jornalística etc.) e teóricas (temas da ciência contemporânea, filosofia e história da ciência, ética, museologia, política científica).

As inscrições custam R$20,00 e podem ser feitas na sede do NJR (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo), ou e-mail nucleojosereis@eca.usp.br. As mensalidades são de R$250,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 3091-4270; site www.eca.usp.br/nucleos/njr/curso


Workshop de melhoramento de camarões em Pirassununga
Acontece nessa terça-feira (29), das 8h30 às 13h30, o Workshop de melhoramento genético de camarões no Anfiteatro do campus da USP de Pirassununga.

Voltado para pesquisadores da área de melhoramento genético animal (graduação e pós-graduação) e profissionais da área de criação, o evento á gratuito e as inscrições serão feitas no próprio dia.

Às 9 horas, haverá uma palestra sobre Estudos genéticos com L. Vannamei realizados no Brasil, com Pedro Galetti, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Às 10h40, o tema da discussão é Melhoramento genético de camarões, com João Luis Rocha, da Sygen. Às 11h40 será aberto um espaço para perguntas.

O Anfiteatro se localiza na Av. Duque de Caxias, 225, Pirassununga.

Mais informações: (0XX19) 3565-4243




Agenda Cultural

Coral Natalino na Esalq
Pelo décimo ano consecutivo, acontece o Encontro de Corais Luzes e Vozes, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, entre os dias 1º e 7 de dezembro, com pausa nos dias 3 e 4 (sábado e domingo). As apresentações, que contarão com a presença de 23 coros e agremiações musicais de Piracicaba e região, acontecem no Salão Nobre da Esalq, sempre a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

O evento vai reunir grupos de escolas, faculdades, igrejas, empresas, clubes e comunidades sociais. A abertura e o encerramento serão feitos pelo conjunto anfitrião, o Coral Luiz de Queiroz. Além do repertório musical natalino, as 135 mil luzes do prédio principal da Escola e do bondinho, ficarão acesas durante as noites do mês de dezembro. Confira a programação musical:

Na quinta-feira (1º de dezembro), Coral Luiz de Queiroz, Corais Dom Bosco e São Mário, Grupo Vocal Conviva, Coral Engenho do Canto e Coral Vozes da Caterpillar.

Na sexta-feira (2 de dezembro), Coral Infanto-Juvenil da Cosan, Coral da Pastoral da Criança, Grupo Vocal do Coral Luiz de Queiroz e Coral Mergulho Musical do Colégio Atlântico.

Na segunda (5 de dezembro), Projeto Guri, Grupo Vocal Mosaico, Coro Feminino Acústico e Coral Reverendo James William Koger.

Em 6 de dezembro: Coro Infanto-Juvenil e Sinfônica Jovem da EMPEM, Coral Misto e Presépio Vivo da EMPEM, Vox Cenaculi, Coro da Escola de Música São Pedro, Coral da Escola Estadual Profa. Olívia Bianco e Corais do Instituto Baroneza de Rezende.

No dia 7 de dezembro: Coral Vozes do Portal, Coral Infanto-Juvenil do Colégio Piracicabano, Coro Infantil do Colégio Seletivo, Coral Cristóvão Colombo e Coral Luiz de Queiroz.

A Esalq se localiza na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392




Quadro de Avisos

Projeto da FSP sobre criança de rua é premiado
O Projeto Escola Ambulante, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, recebeu o Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil 2005, na categoria Direitos da Criança e do Adolescente. O projeto, desenvolvido a partir da metodologia de etnografia de rua, é de autoria do professor Rubens de C. F. Adorno, do Departamento de Saúde materno-Infantil da FSP.

A utilização da etnografia para o estudo dos circuitos e das redes de instituições ligadas a crianças e jovens em trânsito para a rua originou-se de projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) há alguns anos e foi aplicado a alguns projetos com treinamento de participantes de organizações governamentais e não-governamentais.

Este ano a Associação Santa Fé propôs a criação da Escola Ambulante a partir do uso da caracterização etnográfica, gravando um vídeo com o professor da FSP, que foi selecionado entre os cerca de 700 projetos apresentados em todo o Brasil, participando entre os 40 finalistas para escolha de 8 categorias de premiação.

A Associação Beneficente Santa Fé oferece tratamento terapêutico a crianças, adolescentes e suas famílias que viveram experiências traumáticas. Cuida também de adolescentes grávidas ou com filhos, prevenindo outras gestações e emancipando a menina-mãe.

Mais informações: (0XX11) 3083-4117, com o professor Rubens Adorno; e-mail radorno@usp.br


III Plantão Contra a Dor realiza concurso de fotografia para crianças
O III Plantão Contra a Dor realizado no Instituto da Criança (ICr), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, traz este ano um concurso de fotografias. Quando a Dor Rima com Amor - Pelos Olhos da Criança é o tema do concurso que acontece dentro do hospital, envolvendo crianças e adolescentes em tratamento, sob a orientação do Serviço de Terapia Ocupacional do ICr e das recreacionistas.

O evento termina nesta terça-feira (29), com a exposição, no saguão do ICr, das fotos tiradas pelos pacientes em seus períodos de internação e consulta. As fotografias, tiradas com máquinas descartáveis, foram avaliadas e classificadas de acordo com a idade do participante. Também haverá entrega de prêmios.

O Plantão é um trabalho de conscientização para o tratamento adequado da criança com dor, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e impedindo que sofra. O tratamento da dor em crianças é uma preocupação crescente entre os profissionais de saúde do Brasil, pois ela não sabe expressar e quantificar seu desconforto com exatidão.

Mais informações: (0XX11) 3069-8507 / 9619-0535 ou claudiag@icr.hcnet.usp.br, com Claúdia Gouvêa


Universia ganha prêmio de melhor gerador de conteúdo
Nesta segunda-feira (28) o portal Universia ganha o Prêmio Padrão de Qualidade em B2B 2005, na categoria especial de melhor gerador de conteúdo. O Prêmio Padrão em Qualidade B2B tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos negócios e estratégias voltadas para o aprimoramento das relações corporativas e dos processos de negócios internos das empresas e de sua cadeia de valor.

A categoria especial visa apontar e destacar berços de excelência na inovação em diversas áreas. O Universia será contemplado pelo melhor conteúdo voltado para Educação. O prêmio será entregue para Maria Voivodic, diretora geral do portal Universia. O portal de educação desenvolve e integra conteúdo e serviços desenvolvidos no âmbito acadêmico, em língua portuguesa e espanhola. As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior.

A Rede Universia conta com a parceria de mais de 850 instituições de ensino superior e atinge 8,5 milhões de estudantes nos 11 países em que atua: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai.

A Rede Universia é o maior projeto na área de educação do Grupo Santander, que investiu U$72 milhões de recursos financeiros desde o seu lançamento, em 2000. Está presente no Brasil desde março de 2002, e atua em parceria com 220 universidades e possui 3 milhão de usuários cadastrados.

São também oferecidos serviços como estágios e programas de trainee, empreendedorismo, cursos on-line, bolsas de estudo, intercâmbio, webmail, salas de aula virtuais, entre outros.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748


Projetos da USP recebem Prêmio Werner von Siemens
Será entregue nesta terça-feira (29), às 19h30, o 1º Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica. O Prêmio faz parte das comemorações dos 100 anos da Siemens Brasil e visa incentivar o desenvolvimento tecnológico do setor eletroeletrônico, por meio da premiação de trabalhos de estudantes e pesquisadores.O evento acontece no Hotel Unique (Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4700, São Paulo). Foram feitas mais de 400 inscrições. Os estudantes e pesquisadores que concorreram ao prêmio mostraram clara preocupação social em seus trabalhos.

O projeto vencedor na Categoria Pesquisador, por exemplo, sugere um sistema de sinais táteis para orientação de deficientes visuais, o qual incrementa sua capacidade de movimentação em espaços públicos e privados. O trabalho é de Mauro Conti Pereira, da Escola Politécnica (Poli) da USP. O segundo na categoria foi Paulo Henrique Nakasone, com Bomba de Fluxo Piezoelétrica, também da Poli.

Além de participarem pelas categorias Pesquisador e Estudante, todos os trabalhos inscritos concorreram pela categoria Contribuição Social ou Inclusão Social. O vencedor foi Fábio Campanelli, do departamento de Bioengenharia da Escola Politécnica da USP, com a criação de um método inédito e rápido para o tratamento das úlceras de pacientes de Hanseníase (Efeitos do Ultra-som em perfurantes plantares).

Os primeiros colocados nas categoriais Estudantes e Pesquisadores receberão R$15 mil, um troféu e um certificado. Nos casos em que houver um professor-orientador, os mesmos serão premiados com um telefone celular Siemens modelo SL65. Os segundos e terceiros colocados serão contemplados com troféu e diploma. Para a categoria Contribuição Social, o prêmio para o melhor trabalho é R$10 mil, um troféu e um certificado.

Para todas as categorias, a escolha dos trabalhos foi feita por uma comissão julgadora composta por sete membros: cinco especialistas do mercado e dois profissionais da Siemens com conhecimento técnico-científico das áreas temáticas do prêmio. Os critérios de julgamento incluíram grau de intensidade da inovação proposta, aplicabilidade na atividade econômica ou social, benefícios e contribuição para o desenvolvimento tecnológico do País.

Mais informações: (0XX11) 3817-7956 ou site http://www.cdicom.com.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Um sistema informatizado de apoio a usuários de transporte coletivo. Daniel Jorge Caetano. Dia 29, às 16 horas.

Reaproveitamento de concreto fresco dosado em central com uso de aditivo estabilizador de hidratação. Humberto Ribeiro Benini. Dia 29, às 14 horas.

Modelagem computacional da dispersão da pluma do efluente dos emissários submarinos do Tebar - Petrobrás. Ricardo de Mattos Fortis. Dia 7 d edezembro, às 14 horas.

Projeto otimizado de um micromotor eletrostático. Humberto Ferreira Vinhais. Dia 8 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br