São Paulo, 30/11/2005 - Boletim nº1758
estética
Catuaba e marapuama ajudam
a prevenir e melhorar celulite

Extrato que associa as duas plantas
colabora com a microcirculação
cutânea e a drenagem linfática,
melhorando a aparência geral da pele
leia...
Professores da Esalq criam
site de combate ao trote
Peça recria agressão sofrida
por mulheres em seus lares

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Plantas colaboram com drenagem linfática e microcirculação cutânea

André Benevides

Conhecidas por seus supostos efeitos afrodisíacos, a catuaba e a marapuama também podem ser usadas no tratamento estético na melhora da celulite. Segundo pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, um extrato que associa as duas plantas possui propriedades que colaboram com a drenagem linfática e a microcirculação cutânea, fatores que influenciam no aparecimento das deformidades estética. "Médicos que acompanharam os estudos e voluntárias submetidas ao tratamento observaram melhora na aparência geral da pele", conta a farmacêutica industrial Idalina Salgado-Santos.

De acordo com Idalina, que estudou as duas plantas nativas brasileiras em seu mestrado, a pesquisa envolveu 40 mulheres com Hidro Lipodistrofia Ginóide (o nome científico da celulite) de grau 2 e 3, em uma escala que varia de 1 a 4, e apontou dois efeitos. O primeiro deles foi um aumento na temperatura cutânea de aproximadamente 0,6 °C (graus centígrados) em média, o que revela principalmente que a microcirculação melhorou nos locais onde esta variação foi constatada. "Os locais afetados tendem a ser regiões mais frias", explica ela. A pesquisadora afirma que a temperatura normal nas regiões da coxa e abdômen gira em torno de 31 °C e 32 °C, enquanto os valores registrados nas voluntárias antes e depois do tratamento, respectivamente, foram de 28,5 °C, em média, e até 29,5°C.

Nestas mesmas regiões, foi observada uma ligeira diminuição nas medidas antropométricas, outro aspecto cujas alterações se mostraram relevantes. "Verificamos, em condições padronizadas de medida, reduções próximas a 1 centímetro, valores estatisticamente significativos." Como não houve, durante a pesquisa, alteração de peso das voluntárias que pudesse influenciar nesse resultado, a conclusão foi de que a ação dos extratos melhorou a drenagem linfática, distribuindo os líquidos com maior eficácia.

Apesar de as propriedades do extrato serem compatíveis com as indicações propostas pelas indústrias que começam a comercializá-lo, Idalina recomenda cautela. "A melhora observada pode ser um pouco abaixo da expectativa do cliente, que geralmente é bastante alta." A pesquisadora acredita que a associação do extrato com outros ativos pode resultar em maior eficiência. Derivados de castanha-da-Índia, arnica, cafeína e outras plantas poderiam complementar a ação da catuaba e da marapuama, pois possuem atividade lipolítica (quebra de gorduras), propriedades que não foram detectadas no estudo.

Tratamento
Durante 60 dias, as voluntárias utilizaram o creme com o extrato. Ao final de cada mês passaram por avaliações para medir variações no fluxo sanguíneo, na temperatura cutânea, nas medidas antropométricas, no peso e na espessura da hipoderme (grosso modo, a camada de gordura que fica logo abaixo da derme). Para evitar ao máximo interferências externas, as pacientes passaram por uma rigorosa avaliação clínica, que determinou o grau de celulite de cada uma, além de itens como o Índice de Massa Corporal (IMC), acúmulo de líquidos por conta do ciclo menstrual, hábitos alimentares e cosméticos, histórico de gestações e utilização de medicamentos, práticas de exercícios, antes e durante toda a pesquisa.

No final de 2004, alguns resultados foram apresentados no congresso da International Federation of Societies of Cosmetics Chemists (IFSCC), realizado nos EUA. A idéia é divulgar as conclusões, no próximo ano, neste evento e também no International Society for Bioengeering and Skin Congress, que também acontece nos EUA. Segundo ela, por serem acessíveis e não invasivos, os tratamentos cosméticos para celulites têm se popularizado, motivo pelo qual algumas empresas já estariam bastante adiantadas para disponibilizar comercialmente cremes que contenham os ativos.

Mais informações: (0XX11) 5581-4949 ou idalina@evicbrasil.com.br, com a pesquisadora




Endereço virtual defende o fim do trote nas universidades

Renata Moraes

Com a concepção de que o trote não é um elemento unificador no ambiente universitário, mas sim uma forma de controle com práticas humilhantes e violentas, dois professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba colocaram no ar, em outubro, o site http://www.antitrote.org.

Antônio R. de Almeida Jr. e Oriowaldo Queda, professores do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, já haviam escrito em 2003 o livro intitulado "Trote na Esalq", denunciando "as condutas desumanizantes que se escondem por baixo do ritual de iniciação". Nele, falam da construção de uma "hierarquia rígida e irracional, em que os que não fazem parte dos grupos trotistas são segregados".

"Embora o problema aconteça na Esalq, o trote é muito enraizado em outras faculdades também, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na Escola Politécnica (Poli) e na Faculdade de Geociências, ambas da USP, na Engenharia Mecânica da Unicamp e na Medicina da PUC de Sorocaba", diz Almeida Jr. O professor conta que a prática é mais usual em instituições muito tradicionais, com o predomínio de homens.

Uma das propostas do site é relacionar bullying (atitudes agressivas, de segregação, comum em escolas), trote e assédio moral. "São processos parecidos, semelhantes inclusive nas práticas, como dar apelidos e isolar aquele que se mostra em posição de poder inferior". O professor afirma que cada um deles acontece em uma etapa da vida: infância e adolescência, universidade e ambiente de trabalho.

Outro objetivo do site é o estabelecimento de um local em que os estudiosos do assunto possam publicar e as pessoas que sofreram trote possam deixar depoimentos. O site foi construído com recursos próprios dos dois professores, que contrataram um webdesigner. Agora eles vão pleitear a criação de uma bolsa trabalho para um aluno que faça a manutenção.

Mais informações: (0XX19) 3417-8720 ou e-mail almeidaj@esalq.usp.br




Cursos e Palestras

Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva
O Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia (IP) da USP está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva: teoria e aplicação, organizado pela professora Maria Martha da Costa Hübner. O curso terá início dia 3 de março e será realizado às sextas-feiras, das 9 às 17h30.

O curso busca oferecer subsídios teóricos e práticos para a formação profissional do analista do comportamento, com ênfase no terapeuta comportamental. Estão incluídas aulas, atendimento de cliente, supervisão clínica, redação e orientação de monografia nas atividades programadas. Em cada módulo, são convidados professores, pesquisadores e terapeutas da área, com destaque na abordagem comportamental e cognitiva. A carga horária é 540 horas, incluído o tempo para a elaboração da monografia.

A taxa de inscrição do curso, voltado para psicólogos, é de R$100,00. Os documentos necessários para a inscrição e detalhes sobre a especialização estão disponíveis na página http://www.usp.br/ip/cursoseventos/terapia.htm. O curso será no Instituto de Psicologia da USP (Av. Prof. Mello Moraes, 1721, na Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4444 / 4175 (ramal 203); fax (0XX11) 3091-4357; e-mail soniaka@usp.br ou smkamisaki@hotmail.com, com Sônia Maria Kamisaki


ECA realiza Simpósio de Comunicação e Marketing Político
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza entre os dias 1º e 3 de dezembro a segunda edição do Simpósio de Comunicação e Marketing Político, com o tema Ética, Profissionalismo e Estratégias.

Promovido pelo curso de Marketing Político e Propaganda Eleitoral, o evento vai reunir políticos, pesquisadores e comunicadores, para debater temas como reforma política, perspectivas para os partidos, marketing político e campanha eleitoral em 2006.

As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O custo é de R$30 (comunidade USP tem entrada gratuita, mas deve fazer inscrição). Será fornecido certificado de participação.

Na quinta-feira (1º), das 19 às 22 horas o tema é A Reforma Política: seus aspectos para a sociedade brasileira, e o palestrante deputado federal Ronaldo Caiado (PFL/GO). Na sexta (2), no mesmo horário, Evandro Luiz Losacco (secretário geral do PSDB), o deputado federal Marcelo Barbieri (PMDB/SP), e um representante do PT, falam sobre Partidos Políticos e Perspectivas para as Eleições de 2006. No sábado (3), das 9 às 12 horas, Comunicação e o Planejamento Estratégico em Campanhas Eleitorais com Sávio Ximenes Hackradt (diretor da é marketing público) e Marco Iten (jornalista e consultor em marketing político). Das 14 às 17 horas, Paulo de Tarso (diretor da Matisse Comunicação) e André Torretta (diretor da República Comunicação) discutem Marketing Político após a Crise.

O evento acontece na sala da congregação da ECA, localizada na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo. Inscrições devem ser feitas no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), na sala 8 (sala NIELP), pelo telefone (0XX11) 3091-4147, ramal 218 ou e-mail simposioecausp@yahoo.com.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-4147, ramal 218 ou e-mail simposioecausp@yahoo.com.br


Esalq oferece palestras para produtores de orgânicos
Na sexta-feira (2), às 14 horas, o Grupo de Estudos e Extensão em Desenvolvimento Econômico Social (GEEDES), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, realizará um ciclo de palestras sobre Comercialização e certificação de orgânicos para pequenos produtores. O coordenador é Carlos Eduardo de Freitas Vian, professor do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq.

O objetivo do evento, que acontecerá no Pavilhão de Economia e Sociologia - Sala BM&F, é disseminar conhecimentos sobre o assunto por meio da troca de experiências com quem conhece o mercado e suas exigências.

As atividades incluem as palestras Mercado de orgânicos e perspectivas, Certificação participativa e Comercialização de produtos orgânicos, além da apresentação do trabalho realizado pelo GEEDES sobre a comercialização de orgânicos na região de Americana e Piracicaba, assim como o perfil dos consumidores de cada região.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no dia do evento. A Esalq se localiza na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-8714, 3429-4485 / 4477 ou e-mail geedes@esalq.usp.br


III Simpósio de Orquídeas na Esalq
Pelo terceiro ano, será realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, um Simpósio de Comercialização e Produção de Orquídeas. O evento acontece nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no anfiteatro do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN 2).

Destinado a orquidófilos, consumidores, fornecedores, produtores rurais e alunos, o simpósio visa difundir tecnologias que contribuam com o aumento e a eficiência da produção, através da apresentação dos rumos de pesquisas no setor. Além de promover contato entre produtores, colecionadores, pesquisadores, instituições, palestrantes e empresas privadas.

Além da programação de palestras, acontece uma exposição, que ficará aberta das 8 às 18 horas, e um leilão de orquídeas raras, que acontece no sábado à noite, após as palestras. Estes dois eventos tem entrada franca. Há 100 vagas disponíveis para as palestras. O valor da inscrição é de R$40,00 para estudantes, e R$120,00 para demais interessados; após o dia 1º de dezembro, os valores sobem para R$50,00 e R$150,00, respectivamente. As atividades acontecerão nos períodos da manhã e da tarde.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604; site www.fealq.org.br




Agenda Cultural

Peça recria agressão sofrida por mulheres em seus lares
No sábado (3), às 21 horas, estréia a peça Um homem bateu em minha porta, do Grupo Teatro do Óbvio, no teatro laboratório da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

O tema é a agressão sofrida por mulheres, em grande parte dos casos pelos próprios companheiros - algo muito comum no Brasil. Partindo de depoimentos, reportagens, ensaios e dados estatísticos e tendo a linguagem televisiva e os contos de fada como estímulo, foi criada a trajetória de três mulheres com reações diferentes à agressão. Enquanto elas procuram um caminho que lhes dê alívio, alguns programas de tevê cumprem o seu papel de transformar a tragédia em audiência.

Na equipe de criação, direção e interpretação estão Maria Julia Martins, Carolina de Biagi, Fernanda Gama, Bruno Caetano e Rafael Truffaut. A duração é de 50 minutos.

A peça estará em cartaz até o dia 18 de dezembro. Os horários de exibição são 21 horas, às sextas e sábados, e 20 horas, aos domingos. A entrada é gratuita.

O Teatro Laboratório da ECA se localiza na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9609-9360, com Rafael




Quadro de Avisos

Escola do Futuro da USP convoca universidades para estudo
A Escola do Futuro da USP convoca faculdades e universidades brasileiras para a 2º edição do Campus Computing Report, estudo que mostra a situação da computação e da tecnologia da informação nas instituições de ensino superior do Brasil.

Realizado em países como China, Japão, Singapura, e há mais de 15 anos nos EUA, o estudo teve sua primeira edição nacional em 2004, com a participação de mais de 150 instituições de todas as regiões do Brasil. Segundo o professor Fredric M. Litto, coordenador do Campus Computing Report no país, os resultados possibilitam identificar as principais tendências e políticas para os recursos de TI nas atividades acadêmicas e administrativas.

Por meio deste estudo, empresas poderão obter indicadores das referências e dos planos para aquisição de produtos e serviços no futuro imediato e intermediário e a partir delas fortalecer o planejamento de suas ações estratégicas.

O estudo de 2004 revelou, por exemplo, que nas instituições pesquisadas já existe uma preocupação com implantação de políticas de respeito ao direito autoral e combate à pirataria. No que se refere a sistemas operacionais, no Brasil destaca-se o Linux (servidor), seguido pelo Windows XP e Linux (cliente).

As instituições interessadas em participar do Campus Computing Report 2005 podem obter mais informações no site www.campuscomputing.futuro.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3091-6325.

A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (www.futuro.usp.br) é um laboratório que desde 1989 atua em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de TI e aprendizagem, inclusão digital, educação à distância e capacitação de educadores no uso apropriado das novas tecnologias de comunicação.

Mais informações: (0XX11) 3091-6325


Piracicaba vai sediar torneio nacional de Kobudo
Nos dias 3 e 4 de dezembro será realizada a 4ª edição do Torneio Brasileiro por equipes de Kobudo, na cidade de Piracicaba. O torneio visa reunir os praticantes das modalidades pertencentes ao Kobudo de todo o Brasil e da Argentina. O evento é aberto ao público e a entrada é um quilo de alimento não perecível (opcional), que será doado às famílias das crianças do Projeto Pequeno Cidadão.

Kobudo é o conjunto das artes marciais criadas pelos samurais e que chegaram intocadas aos dias de hoje. Ele é composto pelas artes específicas de manuseios das armas samurais, como o Kenjutsu (arte de manusear a espada em combate), o Iaijutsu (arte de utilizar o saque da espada como movimento de ataque ou defesa) e o Jojutsu (arte do bastão).

O Torneio Brasileiro em Piracicaba foi possível graças à parceria firmada entre o Instituto Cultural Niten e a Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz da USP, através da Núcleo de Qualidade de Vida (DVATCOM). O evento acontecerá no Ginásio do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER/PCLQ).

A programação do 4° Torneio por Equipes está repleta de treinamentos gerais, apresentações de vídeos e demonstrações com praticantes de todo o país, além da arrecadação de alimentos.

Mais informações: (0XX19) 3429-4161 / 3429-4362, com Erika Maciel


Poli apresenta resultados do projeto Poli 2015
A Escola Politécnica (Poli) da USP realizou nesta terça-feira (29), às 17 horas, o evento Evolução do Projeto 2015, em que houve uma prestação de contas sobre tudo o que foi feito no projeto desde sua criação, em 2002.

O Poli 2015 é um programa de transformação organizacional que a diretoria da Escola instituiu para antecipar e construir o futuro, visando a elevação do padrão de qualidade da unidade.

Estiveram presentes o diretor da faculdade e o vice-diretor, além do Comitê de Planejamento do Poli 2015. Comparaceram mais de 200 convidados: do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (Ipen), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), empresários, acadêmicos, entre outros.

Mais informações: (0XX11) 3091-5780 ou e-mail eventos@poli.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Atividade fungicida e secretora de macrófagos alveolares de camundongos susceptíveis e resistentes. Pablo Rodrigo Gonçalves. Dia 1º, às 13h30.

Urbanização e impactos ambientais: histórico de inundações e alagamentos na bacia do Gregório, São Carlos - SP. Heloisa Ceccato Mendes. Dia 02, às 8h30.

Doutorado

Distribuição das populações de Cladocera (classe Crustacea) nos reservatórios do Médio e Baixo Rio Tietê: uma análise espacial e temporal. Luci Helena Zanata. Dia 5, às 13h3
0 .
Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 3373-9235


Faculdade de Medicina

Mestrado

Gastos elevados na assistência médico-hospitalar de um plano de saúde. Alberto Hideki Kanamura. Dia 1º, às 14 horas.

Estudo prospectivo do comprometimento linfonodal do câncer do reto distal. Comparação entre linfocintilografia e tomografia pélvica
. Lilian Ramos Todinov. Dia 2, às 8h30.

Doutorado

A N-acetilcisteína atenua a progressão da doença renal crônica. Maria Heloisa Massola Shimizu. Dia 1º, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3064-7579


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

A vida com HIV/AIDS é diferente para as mulheres negras?. Fernanda Lopes. Dia 1º, às 18 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7700


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br