São Paulo, 06/12/2005 - Boletim nº1762
antropologia
Pichadores têm organizada
rede de sociabilidade

Apesar de ter uma carga de protesto,
o ato de pichar é motivado principalmente
por uma rede de trocas e competição, na
qual amizades e conflitos se equilibram
leia...
Informações corretas dão mais
qualidade de vida a diabéticos
Pesquisadores dão prévia da TV
digital brasileira em coletiva

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Rede de relacionamentos e trocas é a principal motivação dos jovens pichadores

Flávia Souza

Uma organizada rede de sociabilidade - esse é o principal elemento que sustenta e incentiva o ato de pichar na cidade de São Paulo. "Claro que existe a transgressão, mas o que explica como e por que se picha é, antes de tudo, a articulação social desses jovens", afirma o antropólogo Alexandre Barbosa Pereira.

Durante quatro anos, o pesquisador estudou o que chama de "circuito da pichação". A atividade de pichar, segundo ele, está relacionada à organização espacial e social da metrópole. "Ser da periferia, das 'quebradas' da cidade, é um aspecto muito forte na construção da identidade desses jovens. É isso o que os marca como iguais. Para um jovem de classe média, por exemplo, é muito difícil entrar nesse circuito."

Pereira freqüentou alguns dos "points" dos pichadores. O principal deles fica na rua Vergueiro, área central da cidade. Lá, jovens de todas as regiões de São Paulo se reúnem todas as terças à noite. Além de conversarem sobre feitos, conflitos entre grupos de pichadores e perseguição da polícia, eles trocam "folhinhas", papéis em que cada pichador registra sua assinatura, em letras estilizadas.

Conflitos e amizades
Os pichadores se dividem em grupos, cada um com sua "marca" (nome). Geralmente, esses grupos congregam jovens de uma determinada região da cidade. As "grifes" são alianças entre certos grupos, reunindo pessoas de várias áreas. Dessa forma, surgem redes de troca e proteção, grifes amigas e inimigas.

Pereira diz que os conflitos costumam surgir nas relações pessoais. "A maior ofensa entre os pichadores é o que eles chamam de 'atropelar' a pichação do outro, ou seja, pichar sobre a marca do outro", revela o antropólogo. As brigas, entretanto, são moderadas e têm um papel na sociabilidade: elas estimulam a competição. "Há um equilíbrio entre conflitos e amizades." É nesse aspecto que os grupos de pichadores se diferenciam das gangues norte-americanas. Enquanto elas defendem seus "guetos" e se enfrentam em conflitos violentos, o que os pichadores querem não é demarcar um território específico, mas deixar sua marca nos lugares mais distantes e de mais difícil acesso na cidade.

Transgressão
O pesquisador enfatiza que a transgressão também é um elemento que ajuda a explicar os motivos da pichação. Mas ele não é tão forte como a rede de sociabilidade. "Eles picham, sobretudo, para seus pares. O protesto existe, mas não é central, não tem um alvo muito definido." A transgressão está, por exemplo, nos nomes dos grupos, como Delinqüentes, Arteiros, Acusados, Os mais imundos e Lixomania. "A referência constante à sujeira surge da marginalização da pichação na sociedade. Aquilo que não se entende é considerado lixo", explica o antropólogo.

Segundo Pereira, a cidade de São Pauto tem um padrão estético próprio de pichação. Geralmente, elas incluem a "marca" do grupo - em letras ilegíveis para os que estão fora do circuito - e os nomes abreviados dos pichadores. O antropólogo conta que, durante sua pesquisa, chegou a acompanhar alguns jovens em suas incursões por São Paulo e aprendeu a decifrar seus códigos. Ou, como ouviu de um dos pichadores, "aprendeu a ler o muro".

A dissertação de mestrado de Pereira foi defendida em outubro deste ano na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Mais informações: alexandrepereira@ig.com.br, com Alexandre Barbosa Pereira

Imagem: Marcos Santos




Pacientes diabéticos podem ter vida normal se bem informados sobre os cuidados com a doença

Da Redação, Agência USP

Uma pesquisa realizada com 55 pessoas diabéticas, adultas - com idade entre 29 e 78 anos - com predominância do sexo feminino, que representou 74,1% do universo analisado, mostra como informações adequadas sobre a alimentação, medicamentos e o controle da glicemia podem dar qualidade de vida aos diabéticos.

O estudo, elaborado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, durou um ano - de abril de 2004 até abril deste ano. A maioria dos diabéticos era do tipo 2 e a média do empo de diagnóstico foi de 6 anos.

Em sua tese de doutorado, a pesquisadora Ludimila Otero dividiu os pacientes encaminhados ao Centro Educativo da EERP em dois grupos. O primeiro tinha um bom controle metabólico e o segundo estava fora desses valores. Os pacientes pertencentes ao primeiro grupo mantiveram seu controle metabólico, enquanto que os do grupo 2 melhoraram esse controle.

Quando encaminhados à Escola de Enfermagem os pacientes assistiram palestras sobre a doença e tiveram explicações sobre os hábitos alimentares e medicamentosos. Então o grupo de estudo participou de aulas, grupos de discussão e teatralização de temas relacionados com a doença.

Todos receberam atendimento individual, num trabalho que envolveu toda a equipe de pesquisa. Os enfermeiros fizeram as pré e pós-consultas, os médicos corrigiram a medicação administrada e uma nutricionista elaborou um cardápio que atendia às necessidades alimentares do grupo.

Equipe multidisciplinar
Funcionando desde setembro de 2000, o Centro Educativo faz parte da Escola de Enfermagem e atende não só a pacientes diabéticos, como hipertensos, ostomizados e em gerontologia. A clínica de diabetes atende todas as terças-feiras das 13 às 18 horas.

A equipe do grupo de diabetes do Centro Educativo é composta por duas enfermeiras doutorandas do Programa de Enfermagem, três psicólogos, dois médicos endocrinologistas e três nutricionistas. O grupo ainda conta com dois alunos de iniciação científica, um da EERP e um da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCLRP).

O grupo de diabetes foi implementado a partir da recomendação da Declaração das Américas, sobre a doença, que visa um atendimento contínuo dos pacientes e tem como objetivo estabilizar o controle metabólico do nível de glicemia no sangue, além de ensinar ao paciente a autogerenciar a doença.

Fonte: Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do campus Administrativo de Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX16) 3602-3473




Cursos e Palestras

3º CONTECSI recebe inscrições de trabalhos
O Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, promoverá nos dias 31 de maio a 2 de junho de 2006, em São Paulo, o 3º Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (CONTECSI). Os interessados em fazer apresentações podem enviar seus trabalhos até o dia 3 de fevereiro.

Nesta edição, o CONTECSI, será um evento duplo com o 11th World Continuous Auditing, organizado pela Rutgers Business School (EUA), e que ocorrerá pela primeira vez no Brasil. O evento é multidisciplinar e destinado a pesquisadores, professores, profissionais e pós-graduandos de áreas como Sistemas de Informação, Engenharia, Gestão da Tecnologia, Administração e Contabilidade, Ciências da Computação e Ciência da Informação, entre outros.

Está confirmada a vinda de pesquisadores brasileiros e internacionais, entre eles a professora Claudia Loebbecke, da Universidade de Colônia, Alemanha, atual presidente da AIS - Association for Information Systems.

Serão apresentados e debatidos temas relacionados a pesquisas sobre Auditoria de Sistemas, Custos em Tecnologia e Sistemas de Informação, Desenvolvimento de Sistemas, Educação em Tecnologia e Sistemas de Informação, Engenharia de Software, ERP - Sistemas de Informação Empresarias, Gestão do Conhecimento, Inteligência Artificial, Segurança da Informação, Sociedade da Informação, Wireless Computing, Governo Eletrônico, Auditoria Continua, XBRL, Qualidade de Software entre outros.

Mais informações: www.tecsi.fea.usp.br/eventos/contecsi2006


Palestra discute surgimento do universo e pesquisas recentes
A palestra Fabricando Estrelas, ministrada pelo professor Alejandro Toledo, do Instituto de Física da USP, apresentará ao público os resultados e algumas das idéias mais recentes a respeito da evolução do Universo. Pesquisas atuais conseguiram reproduzir, em laboratórios, situações semelhantes a estas de milhões de anos atrás. Esses estudos são também aplicados na medicina, energia, agricultura, materiais e meio ambiente, entre outras, trazendo benefícios à sociedade.

O evento será no dia 16, às 18 horas, no Centro Universitário MariAntônia, que fica na Rua Maria Antônia, 294, na Vila Buarque, em São Paulo. A entrada é gratuita, aberta a todos os interessados e não é necessário fazer inscrições com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 36


Seminário da EESC aborda habitação mínima flexível
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP apresentará o seminário Projeto tecnológico para a produção da habitação mínima flexível com mobiliário integrado, nesta terça-feira (6), às 17h30, na Sala de Defesa (pós).

O seminário será proferido por Rosana Rita Folz, doutoranda do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O evento faz parte dos Seminários Café com Pesquisa, que acontecem quinzenalmente no Departamento, são abertos a todos os interessados e têm o objetivo de discutir pesquisas no campo da arquitetura e urbanismo .

A EESC fica na Av. Trabalhador Saocarlense, 400, no centro de São Carlos.

Mais informações: www.eesc.usp.br/sap/seminarios


Seminário na física aborda buracos negros
O Instituto de Física da USP realizará, nesta terça-feira (6), o seminário Formulação Covariante da Termodinâmica e Termodinâmica de Buracos Negros: avanços e desafios. O professor George Matsas, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), fará uma apresentação sobre os avanços e desafios desta área.

O evento será às 14 horas no Edifício Principal, Ala I, sala 204 do Instituto de Física da USP (Pça. do Oceanográfico, Trav. E, s/n, Cidade Universitária, São Paulo). O seminário é gratuito, aberto a todos e não é necessário realizar inscrições com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3091- 6617




Agenda Cultural

Museu de Zoologia abre nova exposição temporária
O Museu de Zoologia da USP vai inaugurar no próximo dia 12, às 19 horas, a exposição temporária Ilustração em Zoologia: da paisagem ao microscópio, com curadoria do professor Nelson Papavero. A exposição mostra a arte de representar animais na ciência, por meio de painéis, cenários, objetos e atividades educativas.

A mostra faz uma referência a pinturas em cavernas, comenta o início e o desenvolvimento das formas científicas de ilustração na Grécia, Idade Média e Renascimento, e se detém na atual ilustração em Zoologia, com o uso de microscópios, desenhos e fotografias.

No mesmo dia, serão inaugurados os novos recursos da exposição de longa duração Pesquisa em Zoologia - a biodiversidade sob o olhar do zoólogo. A exposição receberá equipamentos multimídia para exibição de imagens captadas por microscópio eletrônico de varredura e para projeção de dois filmes de curta duração: um sobre a origem e evolução dos animais e outro sobre os vários ambientes encontrados no Brasil. Além disso, várias vitrinas e painéis que acompanham as exibições estão reformulados.

As exposições podem ser vistas de terça a domingo, das 10 às 17 horas. A exposição temporária permanecerá aberta ao público de 13 de dezembro a 2 de julho de 2006.

O Museu de Zoologia fica na Av. Nazaré, 481, em São Paulo. Os ingressos custam R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 6165-8100; e-mail mz@edu.usp.br; site www.mz.usp.br




Quadro de Avisos

Pesquisadores dão prévia da TV digital brasileira em coletiva
Em coletiva realizada nesta segunda (5), às 11 horas, na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Paulo, pesquisadores de diversas universidades fizeram uma pequena transmissão interativa experimental do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).

Foi exibido um clipe com imagens de alta resolução de seriados e novelas brasileiras. O evento serviu para antecipar a demonstração da próxima sexta (9), que acontecerá a partir das 14 horas no prédio da administração da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Na ocasião, será realizada uma transmissão de maior porte, onde serão exibidas as soluções integradas de diversos consórcios que participam do desenvolvimento da tecnologia no País, dando ênfase a funções de inclusão social e digital. Confira a matéria sobre os eventos em http://www.usp.br/agen/bols/extras/2005/035.htm.

Na coletiva desta segunda estiveram presentes diversos pesquisadores integrantes do programa nacional, como os professores Marcelo Zuffo, da Poli, Cristiano Akameni, da Escola de Engenharia Mackenzie, Luís Fernando Gomes Soares, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ), e Luís Geraldo Meloni, da Universidade de Campinas (Unicamp), além do presidente da SBPC, Ennio Candotti.

A organização do evento afirmou que os jornalistas não precisarão confirmar presença na demonstração do dia 9, bastando comparecer à Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.


Homenagem ao idealizador da Sala Cirúrgica Ambulatorial do HCFMRP
O Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP homenageou no último domingo (4), o professor Erasmo Romão, com o descerramento de uma placa alusiva ao seu nome. A placa está colocada na porta da sala 17 do Ambulatório de Oftalmologia, onde são realizadas cirurgias para pacientes que não necessitam de internação hospitalar.

Erasmo Romão implantou a cirurgia no ambulatório quando era chefe do Setor de Cristalino, numa época em que começou a se deixar de internar os pacientes com catarata e fazer uma cirurgia em que eles iam embora no mesmo dia. A implantação do procedimento cirúrgico ambulatorial foi duplamente vantajosa porque beneficiou emocionalmente o paciente e contribuiu com a diminuição dos custos com o atendimento hospitalar.

Na solenidade de descerramento da placa alusiva , o professor Erasmo Romão se disse satisfeito pelo recebimento da homenagem, e fez questão de lembrar dos companheiros que o ajudaram na implantação da Sala de Cirurgias da Oftalmologia.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612, na assessoria de imprensa do HCFMRP


Hospital Universitário da USP lança novo site
Está no ar o novo site do Hospital Universitário (HU) da USP, (http://www.hu.usp.br), com modificações no conteúdo e maior velocidade. Uma nova ferramenta, o Streaming com Chat ao Vivo, possibilita a transmissão de eventos ao vivo e permite que espectadores participem via chat. Um moderador indica quem pode ou não participar, mas o usuário pode enviar e-mail pelo site e, se aprovado pelo organizador, recebe uma senha para assistir e participar do evento de onde estiver.

O conteúdo está mais institucional e voltado ao profissional da área da saúde, que busca informação de rotina sobre procedimentos e manuais de aplicação de norma, como dados de epidemiologia e normalização de publicações na área da saúde.

Os eventos promovidos pelo HU ganharam destaque e as inscrições podem ser feitas online, facilitando e incentivando a participação de funcionários, alunos e médicos. O site também oferece uma série de serviços diferenciados, como a disponibilização de resultados de exames. Para utilizar esse serviço, o paciente deve ter em mãos protocolo do exame. Já os funcionários do HU agora dispõem de área exclusiva de navegação, onde podem participar de atividades propostas pela administração e acessar os programas internos do hospital.

Mais informações: www.hu.usp.br ou (0XX11) 5090-0590 / 5093-0226




Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina

Mestrado

Estudo comparativo entre o tecido ósseo criopreservado e o conservado em glicerol a 98%. Arlete Mazzini Miranda Giovani. Dia 9, às 8 horas.

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no adulto (TDAH): perfil sócio-demográfico e estudo de genes candidatos. Maria Aparecida da Silva Monteiro. Dia 9, às 9 horas.

Doutorado

Estudo comparativo entre a ventilação mandatória intermitente sincronizada associada à ventilação com suporte pressórico e ventilação não invasiva em dois níveis pressóricos como métodos de supressão da ventilação mecânica no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Célia Regina Lopes. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3064-7579


Instituto de Física

Mestrado

Efeito Aharonov-Bohm não-comutativo para partículas relativísticas de spin 1/2. Carlos Alberto Stechhahn da Silva. Dia 08, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Indicadores Formativos em modelos de equações estruturais. Marcos Rogério Sanches. Dia 09, às 10 horas.

Calibração controlada aplicada na química analítica. Betsabé Grimalda Blas Achic. Dia 09, às 10 horas.

Variedades centrais, desingularização e existência de superfícies Canard. Gerard John Morales. Dia 09, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br