São Paulo, 07/12/2005 - Boletim nº1763
medicina
Exame revela dilatação de
artérias com maior precisão

Médicos conseguiram detectar, pela
primeira vez, um tipo de dilatação numa
artéria que não pode ser observada em
exames comuns, como o cateterismo
leia...
Globo e ECA discutem a
minissérie JK em seminário
USP realiza entrega do
Prêmio de Direitos Humanos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Método não-invasivo detecta remodelamento arterial em doenças coronarianas

Antonio Carlos Quinto

Um novo tipo de exame não-invasivo permite avaliar, de maneira rápida, obstruções e isquemia miocárdica no coração. Utilizando um aparelho de ressonância magnética, pesquisadores conseguiram detectar, pela primeira vez, o remodelamento vascular positivo (dilatação) de uma artéria, que representa maior instabilidade de uma lesão coronária. "Trata-se de um trabalho inédito no Brasil que mostrou um tipo de dilatação que não pode ser observada em exames normais, como o cateterismo", aponta o cardiologista clínico Paulo José Bertini.

A pesquisa, que foi tema da tese de doutorado de Bertini, defendido no início de 2004, foi publicada recentemente no Brazilian Journal of Medical and Biological Research, publicação científica brasileira de circulação internacional. O estudo, já apresentado em alguns congressos no exterior, também foi veiculado no Journal of the American College of Cardiology, dos EUA, e no European Heart Jornal, da Europa, entre 2001 e 2003.

Bertini explica que os exames tradicionais, como o cateterismo, detectam apenas a luz da artéria - canal por onde circula o sangue - por contraste. "Não avaliam o vaso em si", explica, lembrando outros tipos de diagnósticos como a tomografia e a angiografia. "Em alguns destes exames é possível se verificar obstruções nas artérias, mas não as características de suas paredes", afirma o médico.

O método por ele desenvolvido permite que se verifique, por exemplo, a presença de ruptura da placa (hemorragia que causa a trombose). "Com o acúmulo de gordura, a artéria cresce em seu diâmetro externo, o que denominamos remodelamento positivo", diz o médico. Segundo ele, este fenômeno ocorre como uma espécie de compensação do órgão. "Entre a parede da artéria e a luz, formam-se placas que, quando rompem, produzem um trombo que causa o entupimento do vaso, levando ao infarto do miocárdio", explica. "E isso pode ser observado com mais precisão e antecedência com a utilização da ressonância magnética", garante.

Faciltando diagnósticos
Em alguns estudos realizados em universidades norte-americanas, especialistas haviam detectado diferenças na espessura da parede das artérias entre portadores de doenças coronárias e pessoas saudáveis. Mas somente agora é que foi devidamente descrito o remodelamento que ocorre na parede da artéria. O exame poderá ainda determinar ações a serem tomadas pelo médico, já que a avaliação precisa e rápida facilitará o diagnóstico e acompanhamento (por não ser invasivo) de pacientes portadores de doenças coronarianas.

A pesquisa marca a utilização, pela primeira vez no Brasil, da ressonância magnética de coração para análise de artérias coronárias. "Além de o coração ser um órgão que está em constante movimento, o que dificultou o trabalho, as artérias são extremamente sinuosas. Mas, entre outras vantagens, a técnica dispensa o uso de contrastes e não apresenta os riscos de irradiação", avalia Bertini. A ressonância magnética permite avaliar a função e a anatomia do órgão, detectando obstruções das artérias e isquemia miocárdica, com avaliações da parede das artérias coronárias.

Segundo o médico, o exame ainda está num período pré-clínico, mas já pode ser realizado no Instituto do Coração (Incor), onde Bertini atua como médico da Unidade Clínica de Arterosclerose.

Mais informações: (0XX11) 3653-1000 ou (0XX11) 3069-5352, com Paulo José Bertini; e-mail p.bertini@uol.com.br




Cursos e Palestras

Globo e ECA discutem minissérie sobre JK
O Núcleo de Pesquisa de Telenovela da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e o Projeto Globo & Universidade, promovem nesta quinta-feira (8), às 14 horas, o seminário JK, com discussões sobre a minissérie que estreará na TV Globo em janeiro de 2006.

Os autores da minissérie, Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, participam do evento. A discussão terá também a presença dos professores da USP Maria Victoria Benevides (Faculdade de Educação), Mônica Junqueira (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) e Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA) como mediadora. Cláudio Bojunga, escritor e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), também participará do debate.

O encontro é aberto a todos os interessados e não há necessidade de inscrição. Será realizado no Auditório Lupe Cotrim (ECA), que se localiza na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 1º andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4373 / 4068 ou e-mail gpnovela@edu.usp.br


EE oferece curso sobre subjetividade do cuidado em saúde
A Escola de Enfermagem (EE) da USP oferecerá em fevereiro de 2006 o curso de difusão cultural Subjetividade do cuidado em saúde na perspectiva da Enfermagem. O curso visa contribuir para a qualificação do profissional de Enfermagem e das demais áreas da Saúde numa perspectiva que atenda às transformações no contexto sócio-histórico-contemporâneo, com vistas à real inclusão do sujeito do cuidado nas práticas de saúde.

O curso vai abordar os seguintes temas: Introdução aos conceitos teóricos: pós-modernidade, subjetividade, cuidado afetivo, ruptura epistemológica pela via da subjetividade; Discussão e reflexão sobre a produção científica da subjetividade; Subjetividade do cuidado na perspectiva da enfermagem; Subjetividade: o olhar para o cotidiano a partir da prática dos participantes; e Estratégias possíveis e potencialidades do cuidado afetivo em enfermagem.

As aulas acontecerão nos dias 10, 11, 17 e 18 de fevereiro, das 9 às 17 horas. As inscrições poderão ser feitas de 16 a 31 de janeiro, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da EE (Av. Dr Enéas Carvalho de Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo), das 8 às 16 horas. Os interessados devem fornecer cópia do RG e pagar uma taxa de inscrição de R$150,00. Serão oferecidas 50 vagas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7531; e-mail scex@usp.br


Inscrições abertas para o curso de Divulgação Científica
Estão abertas as inscrições para a turma 2006 do Curso de Especialização Teoria e Prática da Divulgação Científica. Voltado para profissionais de diferentes formações interessados na divulgação da ciência e da tecnologia nos mais variados meios e linguagens, o curso é promovido pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O curso, Cátedra UNESCO em Divulgação Científica, será realizado a partir de fevereiro de 2006, às segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30, na Escola de Comunicações e Artes da USP. Conta com aulas práticas (vídeo, rádio, redação jornalística etc.) e teóricas (temas da ciência contemporânea, filosofia e história da ciência, ética, museologia, política científica).

As inscrições podem ser feitas na sede do Núcleo, na ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo), por correio ou por e-mail (nucleojosereis@eca.usp.br).

Mais informações: (0XX11) 3091-4021/4270 ou site www.eca.usp.br/nucleos/njr/curso


Software Livre & Inclusão Digital é tema de palestra
Nesta quarta-feira (7), o sociólogo e doutor em comunicação Sérgio Amadeu da Silveira ministrará a palestra Software Livre & Inclusão Digital, às 15 horas, no Auditório do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

Na palestra, Silveira, que foi coordenador do Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo e presidente do Instituto Nacional de Tecnologias da Informação, contarará suas experiências relacionadas aos diversos aspectos da implementação de tecnologias de informação e comunicação [TIC] junto à sociedade.

O encontro é aberto a todos os alunos e professores de graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo e Ciências da Computação. Alunos da disciplina de pós-graduação 'Habitação, Metrópoles e Modos de Vida' estão especialmente convidados.

O evento é promovido pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Programa de Pós-Graduação e Arquitetura e Urbanismo, Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida (Nomads) e ICMC.

O endereço do ICMC é Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro de São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9302 ou site http://www.sc.usp.br




Agenda Cultural

Projeto Nascente recebe inscrições
Vai até o dia 16 de dezembro o prazo de inscrições para a 15ª edição do Projeto Nascente, iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Podem participar do projeto alunos de graduação e pós-graduação da USP. O objetivo é identificar potenciais artísticos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.

As inscrições deverão ser realizadas, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas, na Diretoria de Ação Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (Anexo I do Prédio da Reitoria, andar térreo - R. da Reitoria 109, Cidade Universitária, São Paulo) ou em um dos campi do interior (nas respectivas Assessorias Culturais). No ato da inscrição, o participante deverá preencher uma ficha e entregar documentação do trabalho conforme norma especificada em cada área, juntamente com cópia do comprovante de matrícula no semestre em curso, do RG e do CPF.

Entre 1990 e 2004, o Projeto Nascente premiou 208 trabalhos, assim distribuídos: Artes Plásticas/Artes Visuais 25, Dança 29, Música Erudita 29, Música Popular 20, Poesia/Texto 39, Teatro/Artes Cênicas 39, Vídeo-Cinema/Audiovisual 26 e Design 2. Foram ainda conferidas 257 menções honrosas e duas tutorias.

Mais informações: www.usp.br/prc/nascente




Publicações

Livro discute relação entre mídia e ciência
O diálogo entre mídia e ciência foi o tema que reuniu pesquisadores, cientistas e comunicadores em um seminário no final de 2004 e que agora é editado no livro Ciência e sociedade: mediações jornalísticas. A obra foi organizada pela professora Cremilda Medina, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e responsável pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP, e foi lançada nesta terça-feira (6).

O livro é o oitavo volume da série Novo pacto da ciência, que é resultado de encontros e debates promovidos desde 1991, sempre organizados pela professora Cremilda. A obra ainda reúne artigos, ensaios e reflexões sobre os novos paradigmas e os desafios da relação entre comunicadores e profissionais da ciência.

“A informação é deliberada de acordo com o poder e a autorização do pesquisador, e o jornalista é, muitas vezes, considerado apenas um tradutor”, escreve Cremilda. Para a professora, o jornalista não é um mero decifrador, mas um mediador social. Ele deve levar para o cientista as demandas sociais e ser encarado como um “comunicador-autor”, ou seja, “um autor dialógico da ciência com a sociedade”.

Dessa proposta de “mediação dialógica” entre cientista e jornalista surgiu o projeto implantado na CCS sob a gestão da professora Cremilda, que coordena o órgão desde 1999. “A política de comunicação recebeu o cognome de Signo da Relação, o que expressa a interação dialógica entre ciência e sociedade”, explica ela. O Signo da Relação e a experiência da CCS são mencionados ao longo de todo o livro.

Entre outros nomes que participam da obra estão os dos professores João Antonio Zuffo, Hélio Nogueira da Cruz, Kátia Maria Abud, Ernst Hamburger, Paulo Andrade Lotufo e José Alberto de Souza Freitas (o Tio Gastão), além do médico e jornalista Júlio Abramczyk, do biólogo e sociólogo Milton Greco e do físico Silvio Salinas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4421




Quadro de Avisos

Universidade realiza o VI Prêmio USP de Direitos Humanos
Acontece nesta sexta-feira (9), às 17 horas, a entrega do VI Prêmio USP de Direitos Humanos. O intuito do concurso é divulgar pessoas e instituições que tenham contribuído para a disseminação dos direitos humanos no Brasil.

Neste ano, os vencedores foram o padre Jaime Crowe, de São Paulo, vencedor da categoria individual, e a Fundação Viva Rio (RJ), vencedora da categoria institucional.

Receberam menções honrosas: Ari Antônio Heck (RS) e Desembargador Siro Darlan (RJ), na categoria individual; Campus Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama/ PA) e o grupo Doutores da Alegria, Arte, Formação e Desenvolvimento (SP), na categoria institucional.

A premiação acontece na Sala do Conselho Universitário da USP, na R. da Reitoria, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3402


HC de Ribeirão faz campanha de prevenção ao câncer de pele
O Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC/FMRP) da USP em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizará no dia 10 de dezembro a 12ª Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele.

O objetivo é prestar serviço à comunidade realizando o exame da pele para detecção precoce, e fornecendo orientações para prevenção e suspeita dos principais tipos de cânceres de pele.

Participarão da campanha 22 estados brasileiros. Neste dia, juntamente com diversos serviços do país, o Setor de Dermatologia promoverá o atendimento à população das 8 às 13 horas, no Ambulatório do HCFMRP (Av. dos Bandeirantes, 3900, no campus universitário de Monte Alegre).

A equipe do HC e de voluntários irão dedicar este dia para o exame preventivo da pele e, diante da suspeita do tumor, haverá a preocupação da agilização da confirmação e do tratamento.

Na edição 2004, a Campanha Nacional registrou 33.682 pacientes. Em todos os anos de campanhas, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realizou o atendimento para cerca de 3500 pacientes e, em aproximadamente 10% diagnosticou-se câncer de pele.

A 12ª Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele do HC conta com o apoio da Secretaria Municipal Saúde de Ribeirão Preto e da Liga de Combate ao Câncer da FMRP, e é coordenada pela professora Cacilda da Silva Souza, da Divisão de Dermatologia da Faculdade.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612; e-mail: imprensa@hcrp.fmrp.usp.br




Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Informação televisiva e estratégias de persuasão: um estudo sobre as marcas da oralidade. Patrícia Aparecida da Silva. Dia 8, às 9 horas.

Registro e história na obra de Sérgio Buarque de Holanda. Análise de 'Raízes do Brasil'. Francisco Paulo Bucieri Júnior. Dia 8, às 14 horas.

Como se regulam os reguladores? - um olhar sobre o processo decisório legislativo. Guilherme Canela de Souza Godói. Dia 8, às 14 horas.

O papel de Napoleão Mendes de Almeida no cenário dos estudos lingüísticos brasileiros; conservaçao e intolerância. Nelson Rodrigues da Silva . Dia 9, às 10 horas.

A convenção de Basiléia e o destino dos resíduos industriais no Brasil. Luciana Aparecida Iotti Ziglio. Dia 9, às 14 horas.

Redes empresariais e ação coletiva: FIESP e CIESP, 1552-2004. Demétrio Gaspari Cime de Toledo. Dia 9, às 14 horas.

Doutorado

Dramartugias da autonomia. Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz. Dia 8, às 9 horas.

Desempenho em provas de consciência fonológica e hipóteses de escrita de alunos do ensino fundamental. Marcia Azevedo de Sousa Matumoto. Dia 9, nàs 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4613



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br