São Paulo, 08/12/2005 - Boletim nº1764
saúde
Temperatura e umidade do ar
não influenciam na rinite

A fuligem dos escapamentos de carros
e chaminés de fábricas, mesmo em
baixos níveis, é o poluente que mais
influencia nas reações alérgicas
leia...
Cinusp exibe 9º Festival
do Filme Documentário
Pacientes com paralisia cerebral
participam de Olimpíada no HC

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Material particulado e ozônio são os poluentes que mais causam reações alérgicas

André Benevides

Ao contrário daquilo que indica o senso comum, nem a temperatura e nem a umidade do ar influenciam significativamente no desenvolvimento de reações alérgicas em pessoas que sofrem de rinite. Os responsáveis pelos sintomas, que vão de simples espirros e coceiras à completa obstrução nasal, são mesmo os poluentes, ainda que estejam dentro dos níveis considerados aceitáveis pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Dentre os tipos mais comuns, o que mais causa irritação é o chamado material particulado (PM10), composto principalmente pela fuligem que sai dos escapamentos de veículos automotivos e das chaminés de fábricas.

Por outro lado, pessoas que não apresentam queixas de problemas desta natureza também são afetadas, mas não da mesma maneira. "Os pacientes respondem de formas diferentes aos estímulos. Aquele que tem rinite produz mais muco para dificultar a penetração das partículas, enquanto o que não tem se protege por meio das células ciliadas", explica a otorrinolaringologista Fabiana Maia Nobre Rocha, que recentemente apresentou seu doutorado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). De acordo com os resultados, os não-alérgicos seriam mais sensíveis ao ozônio (O3).

Enquanto as pessoas com rinite respondem ao material particulado aumentando a concentração de células responsáveis pelo processo alérgico, como os eosinófilos, e ciliciformes, que produzem muco, os voluntários do grupo de controle apresentaram aumento de células ciliadas, que funcionam como uma espécie de filtro, e inflamatórias (neutrófilos) para se proteger do ozônio. Segundo a pesquisadora, os outros poluentes estudados, como o dióxido de enxofre (SO2), o dióxido de nitrogênio (NO2) e o monóxido de carbono (CO), "provocaram reações, mas não foram estatisticamente relevantes".

Nos outros aspectos analisados nesta parte, não foram encontradas evidências de que variações na temperatura ambiente ou na umidade do ar tenham auxiliado no desenvolvimento de processos alérgicos na região. Fabiana revela que o estudo, realizado com 40 pacientes no município de São Paulo, é o primeiro no Brasil a relacionar poluição com alterações na celularidade nasal.

Estações
Além de comparar os efeitos da poluição em portadores de rinite com os considerados normais, Fabiana também estudou como os dois grupos reagem nas diferentes estações do ano. "O clima de São Paulo é muito propício para a realização desta pesquisa, pois dispõe das quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Queríamos ver se os pacientes se comportam da mesma maneira no decorrer do ano". A diferença é que nesta etapa os voluntários eram comparados com eles próprios.

Desta vez, os resultados coincidiram com a sabedoria popular, de que o inverno é o pior período para quem sofre deste mal. "Já para os não-alérgicos foram encontradas alterações no ano inteiro. Mas o pior período, para ambos, acontece do outono até o começo da primavera." Coincidência ou não, os picos de concentração do material particulado são justamente nos meses de junho e julho. Inversamente, o ozônio teve os maiores índices em pleno verão: janeiro e fevereiro. Mas, de maneira geral, Fabiana recomenda que o outono seja um período de prevenção. "Como o inverno é a estação mais poluída do ano, é aconselhável que as pessoas se cuidem antes dele chegar", conclui.

Mais informações: (0XX82) 3231-4310 ou maiafabi@hotmail.com, com a pesquisadora

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

VIII Final de Semana Júnior em Piracicaba
A Esalq Júnior Consultoria, ligada ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, realiza neste fim de semana, o VIII Final de Semana Júnior. No sábado (10) as atividades se iniciam às 8 horas, e no domingo, às 16 horas.

O evento é destinado aos empresários juniores das diversas cidades do Estado de São Paulo. Além de palestras, o evento oferecerá aos participantes um ambiente de troca de experiências e conhecimentos, integração, capacitação profissional e interação com o mercado, por meio das empresas parceiras do evento e da federação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feita na página do evento. São oferecidas 200 vagas. O evento acontecerá no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba).

Mais informações: marcia_ejc@yahoo.com.br


Seminário discute a cidade contemporânea e espaços públicos
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) apresentará, nesta quinta-feira (8), o seminário A Configuração da Cidade Contemporânea e seus Espaços Públicos: algumas reflexões. O evento faz parte dos Seminários Café com Pesquisa, que acontecem quinzenalmente no Departamento com o objetivo de discutir pesquisas no campo da Arquitetura e Urbanismo em um ambiente informal e descontraído.

O seminário será ministrado pelos professores Miguel Vitale, que leciona Morfologia, Desenho e Tamanho de Projeto na FADU-UNL (Argentina), e Manoel Rodrigues Alves, docente do Departamento na EESC. O encontro será na Sala de Defesa (pós-graduação), a partir das 17h30. A entrada é aberta a todos os interessados.

Mais informações: www.eesc.usp.br/sap/seminarios


FFCLRP discute a formação do professor universitário
O Grupo de Apoio Pedagógico do campus de Ribeirão Preto (GAP) da USP realiza nesta sexta-feira (9), às 9 horas, o Seminário de Formação Pedagógica do Professor Universitário: Possibilidades e Desafios.

O evento acontece no no Anfiteatro Lucien Lison da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP (Av. dos Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto).

Os interessados em assistir ao seminário podem se inscrever pelo telefone (0XX16) 3602-3436, das 8 às 12h30, ou e-mail gaprp@cirp.usp.br.

Mais informações: (0XX16) 3602-3436




Agenda Cultural

Mostra do Cinusp traz festival de documentários nacionais
Até o dia 16, o Cinusp exibe o 9º Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. A mostra é baseada na Competitiva Nacional do festival mineiro e realizada em parceria com o forumdoc.bh, que busca ser um espaço para a produção audiovisual e trazer discussões e reflexões sobre os filmes e formatos.

Entre os filmes exibidos estão os premiados Kiarãsâ Yõ Sâti (primeiro lugar na Competitiva Nacional), Seo Chico, Um Retrato (prêmio especial do Júri) e Jurema (menção honrosa). As sessões, que ocorrem de segunda a sexta-feira, são às 16 e às 19 horas. A programação completa, assim com as sinopses dos filmes, podem ser encontrados na página: www.usp.br/cinusp.

O Cinusp Paulo Emílio fica na R. do Anfiteatro, 181, Colméia, favo 4, Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é gratuita e aberta a todos.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540/ 3152 ou www.usp.br/cinusp


CDCC exibe filmes de John Ford neste fim de semana
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP em São Carlos, exibe neste fim de semana dois filmes dirigidos por John Ford. Confira:

No sábado (10), às 20 horas, o filme exibido é Como era verde meu vale (EUA, 1941, Drama, 119 minutos, clas. livre). Traz a história de Huw Morgan, um garoto de uma pequena cidade de mineradores do País de Gales. Huw é o primeiro membro da família a ir para a escola, e seu pai tem o sonho de vê-lo como advogado ou médico, mas isso não ocorre, porque ele quer trabalhar nas minas como os outros membros da família. Vencedor de cinco premiações do Oscar, incluindo o de melhor filme.

No domingo (11), às 20 horas, o filme será Sangue de heróis (EUA, 1948, Faroeste, 127 minutos, clas. 14 anos). Este é o primeiro faroeste de uma trilogia dedicada à cavalaria americana, que se completaria nos anos seguintes com A Legião Invencível (1949) e Rio Bravo (1950). É uma acertada metáfora das circunstâncias que levaram à morte do general Custer à frente da sua Sétima cavalaria, na qual se destaca o trabalho de seus dois intérpretes principais: Henry Fonda e John Wayne.

A entrada é gratuita e aberta ao público. O CDCC fica na R. 9 de julho, 1227, no centro de São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3272-3910


Peça da EAD se baseia em obras de Clarice Lispector
Está em cartaz até o dia 18, na Escola de Arte Dramática (EAD) da USP, a peça de teatro Sonhei que um peixe tirava a roupa e ficava nu - palavras entrelaçadas de Clarice Lispector. O espetáculo é um exercício cênico de improvisação, focado no universo da escritora Clarice Lispector.

Com direção de Cristiane Paoli Quito, a turma 55 da EAD apresenta uma encenação em que intérpretes-criadores e público se confundem. O espetáculo é gratuito e tem a duração de 90 minutos, recomendado para maiores de 14 anos.

As apresentações acontecem de quarta a sexta-feira, às 21 horas, e aos sábados e domingos, às 20 horas, na sala 23 do prédio das Artes Cênicas (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 215, Cidade Universitária). O local tem capacidade para 40 espectadores. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes do espetáculo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4376


Coral da USP comemora 20 anos com apresentação
O Coral da USP fará apresentação nesta sexta-feira (9), às 20 horas, no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, em comemoração aos seus 20 anos de existência. O coral, regido por Márcia Hentschel, interpretará músicas que marcaram o grupo, eruditas e populares. Entre as composições destacam-se "Il est bel et bom" de Pierre Passereau, "The angel to the shepherds" de Johann Topff, "Los Mareados" de Juan Carlos Cobián, com arranjo de Liliana Cangiano e solo de Luis Stancato e "Jacinto Chiclana" de Astor Piazzola e arranjo de Néstos Zadoff.

Fundado pelo maestro Benito Juarez, o Coralusp surgiu em 1967 e possui hoje 950 coralistas, que se dividem em 13 grupos diferentes e 9 oficinas corais. O coral, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, é aberto a alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral. As inscrições para novas vagas serão na segunda quinzena de fevereiro.

A entrada para a apresentação é gratuita. O Teatro da Faculdade de Medicina fica na Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3815-5363 / 3091-5071




Publicações

Lançamentos da Coleção Psicologia Social Inconsciente e Cultura
Serão lançados na próxima segunda-feira (12) mais três livros da série Coleção Psicologia Social Inconsciente e Cultura (Editora Casa do Psicólogo), organizada pela professora Maria Inês Assumpção Fernandes, coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social, do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

O livro Negatividade e Vínculo: Mestiçagem como Ideologia, de Maria Inês Assumpção Fernandes, procura brechas ou fendas que permitam ver de forma nova a mestiçagem como ideologia. Enfrentando a pluralidade de etnias e culturas da vida brasileira, a autora busca na sociedade mestiça os momentos de crise, transformações e rupturas, apesar da ideologia que tenta recobrir esses momentos com a falsa idéia de continuidade.

Instituição e Mudança: Processo Psíquico e Organização, de Jean Claude Rouchy e Monique Soula Desroche, foi concebido dentro de uma estreita relação entre o trabalho clínico de campo e a elaboração de conceitos úteis para a análise, em um diálogo com diferentes teorias psicanalíticas e das ciências humanas relativas à instituição e às mudanças institucionais. Os autores empregam a abordagem centrada sobre as pessoas, suas construções, dificuldades e sobre os conflitos e sofrimentos vivenciados no âmbito profissional.

René Kaës é o autor de Os Espaços Psíquicos Comuns e Partilhados: Transmissão e Negatividade, obra que reúne onze conferências realizadas na USP em outubro de 2002. Elas exploram esse novo espaço de trabalho e de teorização psicanalíticos, instalam um lugar na apresentação do método de trabalho psicanalítico em situação de grupo e de psicodrama, e apresentam quatro conceitos essenciais saídos da teorização sobre as pesquisas clínicas: as noções de aliança inconsciente e de espaço onírico comum e partilhado, a categoria de intermediário e a do negativo.

O lançamento acontecerá às 19 horas na livraria Casa do Psicólogo (R. Mourato Coelho, 1059, Vila Madalena, São Paulo).

Mais infomações: (0XX11) 3034-3600; site www.casadopsicologo.com.br




Quadro de Avisos

Pacientes com paralisia cerebral participam de Olimpíada no HC
Nesta quinta-feira (8), a partir das 8h30, acontece a 29º Olimpíada Pacote (Paralisia Cerebral de Ortopedia e Traumatologia Esportiva) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O evento é promovido pelas equipes de Medicina Esportiva e Paralisia Cerebral do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital.

Os jogos são realizados todos os finais de ano, e seus participantes são pacientes portadores de paralisia cerebral, tratados no hospital. Entres eles existem jovens adultos que começaram seu tratamento ainda crianças.

A paralisia cerebral é uma lesão do sistema nervoso central que ocorre antes, durante ou depois do parto - até os seis anos de idade, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação no cérebro.

A Olimpíada faz parte do projeto de uma equipe multiprofissional do IOT, que realiza, semanalmente, a prática de várias modalidades esportivas para estimular as funções do aparelho locomotor (ao mesmo tempo em que os pacientes fazem tratamento convencional). O objetivo é auxiliá-los no processo de reabilitação global e desenvolver sua sociabilização.

Às 8h30, os 70 participantes farão um desfile, que será seguido de um pronunciamento dos coordenadores do projeto. Das 9 às 11h30, serão disputadas na quadra provas de revezamento, arremesso, partidas de basquete, futebol de salão, handbol e queimada.

As atividades acontecem na Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, anexa ao HC, localizada na R. Artur de Azevedo, nº 1, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6943, com Malu Vieira




Teses e Dissertações

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Indução e seleção de linhagens celulares de Eucalyptus urophylla para tolerância aos estresses hídrico e térmico. Juliana de Oliveira Fernandes Viana. Dia 12, às 14 horas.

Doutorado

Simulações dos efeitos da cobertura vegetal no balanço hídrico da bacia do rio Ji-Paraná, RO. Alailson Venceslau Santiago. Dia 12, às 8 horas.

Análise de seqüências expressas em raízes de cana-de-açúcar colonizadas por Glomus clarum. Daniele Takahashi. Dia 12, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

As práticas gerenciais e suas contribuições para a capacidade de inovação em empresas inovadoras. Neila Conceição Viana da Cunha. Dia 09, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6074


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Epopéia e poesia alexandrina: estudo e tradução do canto III dos Argonáutica de Apolônio de Rodes. Fernando Rodrigues Júnior. Dia 12, às 14 horas.

Do indivíduo à cultura: um estudo sobre Freud. Ana Carolina Soliva Soria. Dia 12, às 14 horas.

Doutorado

A fissura e a verruma: corpo e escrita em Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos. Conceição Aparecida Bento. Dia 12, às 14 horas.

Um viajante do século XX: Vitorino Nemésio e o Brasil. Maria Márcia Matos Pinto. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4613


Instituto de Biociências

Mestrado

Mutação no gene UBE2A, codificador de enzima conjugadora de ubiquitina, causa nova síndrome de deficiência mental de herança ligada ao cromossomo X. Rafaella Maria Pessutti Nascimento. Dia 09, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7517 / 7490



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br