São Paulo, 09/12/2005 - Boletim nº1765
saúde
Panelas podem transferir
alumínio para alimentos

A concentração de metais encontrada
na água e nos alimentos preparados
em panelas de aço inox ou de alumínio
foi bem maior que a admissível
leia...
Alunos da Medicina atendem
populações carentes do RN
Alckmin é homenageado
e inaugura obras na FMUSP

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Transferência de alumínio das panelas para a água e os alimentos pode afetar a saúde humana

Marina Almeida

Alimentos preparados em panelas de alumínio e aço inox podem absorver metais durante o cozimento e afetar a saúde humana. Segundo uma pesquisa realizada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP nestes recipientes é maior a transferência do alumínio (metal tóxico) para a água, e desta para os alimentos. No processo de cozimento do arroz e do feijão, a engenheira Elaine Cristina Bocalon encontrou quantidades excessivas do metal.

A transferência de alumínio em água com sal (10 gramas em 4 litros) foi de 20 miligramas por litro (mg/L) após 3 horas de fervura, quando o admissível seria de 12 a 14 mg/dia. A grande quantidade de alumínio pode trazer vários danos à saúde humana. "Esse metal causa inflamações, seu vapor afeta gravemente os pulmões e há estudos que mostram uma concentração de alumínio no cérebro de pessoas que morreram com mal de Alzheimer", explica Elaine.

A pesquisa também constatou que essa transferência - que depende do tipo de utensílio, da água corrente e de alguns alimentos - cresce com uma maior quantidade de sal e com o pH (Potencial Hidrogeniônico) mais básico. Aumentando-se a salinidade, por exemplo, de 10 para 50 gramas por 4 litros, a concentração de metais na água subiu 25%. Já a variação do pH, elevando-o de muito ácido para muito básico, aumentou em 160% a concentração do alumínio na água.

No cozimento do arroz por 10 minutos, na panela de alumínio, a concentração do metal quase dobrou e na de aço inox, o aumento passou de 130%, comparando-se ao arroz não lavado. No feijão, cozido na panela de alumínio, a concentração do metal subiu aproximadamente 35% em relação ao grão não lavado.

Outros recipientes
A transferência de alumínio para os alimentos é praticamente a mesma quando as panelas são feitas deste metal ou de aço inox. Apesar disso, o aço inox tem algumas vantagens - ele também passa nutrientes: nele foi encontrada a única concentração de cromo detectada pela pesquisa e as maiores quantidades de ferro. São transferências benéficas de metal, desde que não sejam exageradas. A pesquisadora lembra que os médicos costumavam indicar a pessoas com anemia que cozinhassem em panelas de ferro, para que o metal fosse para o alimento e suprisse as carências do doente. Além disso, não houve transferência de níquel, tóxico. Já a panela de alumínio passou o metal tanto para o arroz quanto para o feijão.

As panelas de teflon parecem ser uma barreira a essa passagem de metais, explica a pesquisadora. Elaine, que estudou o cozimento de alimentos em água do sistema de distribuição de Ribeirão Preto, vai agora fazer novos estudos com água contaminada por partículas de alumínio nas panelas de teflon para verificar se ainda assim não haverá transferência. "Ainda não terminei a pesquisa com o teflon, mas acredito que seja a melhor", afirma.

A pesquisa foi feita com panelas novas. Lavar as panelas com esponja de aço, por exemplo, alteraria esses resultados, podendo aumentar a transferência de metais da água da panela para os alimentos. A pesquisadora faz outras recomendações, como adicionar o sal apenas após o cozimento dos alimentos; evitar utensílios de alumínio, especialmente as pessoas que sofrem de insuficiência renal crônica; evitar esquecer panelas no fogo e preferir os recipientes de teflon ou aço inox.

Mais informações: elaine@ambiental2000.com.br, com a pesquisadora

imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Materiais multifuncionais e Física Quântica na FFCLRP
O Seminário Materiais híbridos orgânico-inorgânicos multifuncionais acontece às 9 horas desta sexta feira (9) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Promovido pelo Departamento de Pós Graduação em Física, Matemática Aplicada e Biologia, o seminário será ministrado pela professora Leila Chiavaci, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara.

Já às 14 horas, acontece o colóquio com o título Mecânica quântica no espaço de fase, Teorema de Stone-Von Neumann e princípio de incerteza. Para discutir esses temas da Física Moderna, o palestrante é o professor Maurice de Gosson, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

Não há necessidade de inscrição prévia, e a entrada é gratuita. Os eventos acontecem na sala prof. André Ricciardi Cruz (Sala Verde), no Departamento de Física e Matemática. A FFCLRP fica na Av. dos Bandeirantes, 3.900, em Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3693


Colóquio discute A Luz e a Identidade Molecular no IFSC
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promove, nesta sexta-feira (9), o colóquio A Luz e a Identidade Molecular, às 10h30. Ministrado pelo professor Sylvio Canuto, do Instituto de Física da USP, o colóquio abordará a espectroscopia de materiais e os sistemas moleculares, que tornam as moléculas, devido à suas características, excelentes candidatos para produção de sensores e materiais construídos por encomenda. Neste colóquio será discutido o impacto disso na Física, Química e Biologia.

O colóquio é aberto a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição com antecedência. A entrada é gratuita. O evento será no Anfiteatro Azul do IFSC, que fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9877




Agenda Cultural

OSUSP apresenta Concerto de Natal no Mosteiro de São Bento
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realizará um Concerto de Natal na próxima terça-feira (13), no Mosteiro São Bento. No programa da apresentação, que será regida pelo maestro convidado Juliano Suzuki, estão Fatto per la notte di Natale de Corelli, Primavera de Vivaldi e Árias e danças antigas, 3ª suíte de Respighi.

O concerto, última apresentação da temporada de 2005, será às 21 horas e a entrada será R$10,00. O Mosteiro de São Bento fica no Largo do São Bento, s/n, no Centro, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3188-4157


Coralusp se apresenta na FAU Maranhão
Neste domingo (11), o Coral da USP (Coralusp) vai se apresentar, às 19 horas, na R. Maranhão, 88, em Higienópolis, São Paulo, no prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Com regência de Alberto Cunha, o coral apresenta compositores renascentistas e ingleses. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 4919, na Secretaria de Eventos da FAU




Quadro de Avisos

Alunos da Medicina atendem populações carentes do RN
Cerca de 90 alunos da Faculdade de Medicina (FMUSP) viajam no próximo domingo (11) para os municípios de João Câmara, Jandaíra e Bento Fernandes, no Rio Grande do Norte, em mais uma expedição do Projeto Bandeira Científica, promovida pela FMUSP e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Durante dez dias, estudantes de Medicina, Fisioterapia e Nutrição, supervisionados por médicos e professores, prestarão atendimento médico e fisioterápico gratuito para 3.500 habitantes. Localizados na Região da Baixa Verde, os três municípios apresentam grande carência de saneamento básico e serviços de saúde.

Este ano, o Projeto Bandeira Científica terá parcerias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte e prefeituras municipais. Para sua viabilização, contou com o apoio das Forças Armadas e de diversas instituições públicas e privadas. Participarão das atividades 36 acadêmicos da UFRN, dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Nutrição, e 35 profissionais de saúde ligados à FMUSP e à UFRN.

O Projeto Bandeira Científica se divide em atividades assistenciais, educativas e de pesquisa. Durante a expedição, serão realizadas consultas em áreas básicas e especialidades médicas. Outro objetivo é traçar um perfil de saúde da população, identificando a prevalência das principais doenças da região. O estudo incluirá ainda dados sobre a condição sócio-econômica, cobertura vacinal e aspectos gerais de saneamento básico e higiene.

Entre as atividades educativas, estão previstas palestras sobre saúde e prevenção de doenças para a população em geral, agentes de saúde e professores estaduais e municipais. Também estão programados ciclos de reciclagem e orientações para médicos que atuam no nível de atenção primária à saúde, por meio da discussão de casos e workshops. A FMUSP e a UFRN promoverão uma teleconferência e, por meio de um cyber-ambulatório, professores e médicos comentarão, a partir de São Paulo, os casos mais interessantes encontrados na Bandeira Científica.

Mais informações: (0XX11) 3078-2356; e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br, na Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina


Geraldo Alckmin é homenageado e inaugura obras na FMUSP
Nesta sexta-feira (9), às 10h30, o governador Geraldo Alckmin será homenageado na Faculdade de Medicina (FMUSP), com a entrega da Medalha de Mérito Institucional. Criada recentemente pela Congregação da unidade, é a primeira vez que a honraria será concedida. A sessão solene acontece na Sala da Congregação e será presidida pelo diretor da Faculdade, Giovanni Guido Cerri.

Após o evento, Alckmin irá inaugurar as obras da nova etapa do Projeto de Restauro e Modernização da FMUSP e, em ato simbólico, dará início às obras de recuperação da fachada da Faculdade. Participarão ainda da inauguração os empresários Joseph Safra (Banco Safra) e Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim), que patrocinaram parte das obras.

As novas obras a serem inauguradas são a Sala da Diretoria, o Hall Central do primeiro ao quinto andar, que teve o patrocínio do Banco Safra, e a construção do Laboratório de Habilidades Clínicas, que foi financiada pelo Grupo Votorantim. Os recursos utilizados no restauro da Sala da Diretoria vieram de doações gerais de pessoas físicas e jurídicas.

O prédio da Faculdade é de 1931 e foi tombado pelo Condephaat em 1981. Iniciadas em maio de 2002, as obras do Projeto de Restauro estão orçadas em R$50 milhões (inicialmente estimado em R$35 milhões, o valor teve de ser atualizado). Desse total, a FMUSP já conseguiu captar R$31,3 milhões.

O projeto é coordenado pela Diretoria da FMUSP e pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM). A captação de recursos é conduzida por uma comissão formada por empresários e professores da Faculdade. Além das obras que estão sendo inauguradas, foram concluídas até o momento a reforma do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (Caoc) e do Embasamento do Prédio Principal, as obras civis da Área Técnica e a reforma do Teatro. Estão em andamento as obras de construção do Pavilhão de Serviços e a reforma de dois Laboratórios de Investigação Médica (LIM 37 e LIM 60). Mais detalhes do Projeto de Restauro no site da FFM .

A FM se localiza na Av. Doutor Arnaldo, 455 , 3º andar, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3078-2356


Trabalhos da FMRP recebem prêmio Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista será entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima segunda-feira (12), às 15h30, no Palácio do Planalto. Entre os premiados deste ano, que teve como tema Sangue - Fluido da Vida, estão o biólogo Rodrigo Alexandre Panepucci, terceiro lugar na categoria Graduado, e Fábio Marques do Nascimento, também em terceiro na categoria Estudante de Ensino Superior, ambos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Os outros premiados da categoria Graduados são: a bióloga Ana Beatriz Gorini da Veiga, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em primeiro lugar e a bióloga Adriana da Silva Santos Duarte, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em segundo. Entre os estudantes do Ensino Superior, serão premiados também Amanda Meskauskas, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, que ficou em primeiro lugar e Samuel de Souza Medina do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Unicamp, em segundo. Também foram premiados estudantes da categoria Ensino Médio, criada para despertar o interesse pela pesquisa e pela carreira científica.

A Unicamp vai receber um prêmio na categoria Mérito Institucional, por ter apresentado o maior número de inscrições com mérito científico. Ricardo Pasquini, da Universidade Federal do Paraná receberá uma Menção Honrosa por ser considerado referência em doenças do sangue e o precursor do transplante de medula óssea no Brasil.

Iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Grupo Gerdau, da Eletrobrás/Procel e da Fundação Roberto Marinho, o XXI Prêmio Jovem Cientista recebeu um recorde de inscrições este ano, foram 1.377 de todo o país. Os trabalhos vencedores serão publicados em livro, para divulgação em centros de pesquisa, universidades e instituições públicas e privadas de todo o país.

Também participam da cerimônia o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende; o presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter; o presidente do CNPq, Erney Plessmann Camargo; o presidente da Eletrobrás/Procel, Aloisio Vasconcelos; e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho.

O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. É considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero, na América Latina.

Mais informações: www.cnpq.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Para orientar a manutenção de vias não pavimentadas. Mário José Garrido de Oliveira. Dia 12, às 13 horas.

Mais informações: Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 3373-9235


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Formulação e reologia de emulsões tipo maionese. Rene Maria Ignácio. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Faculdade de Medicina

Mestrado

Esclerose mesial temporal em crianças. Eliana Maria Domingues Brandão. Dia 13, às 14 horas.

Doutorado

As competências no cuidado com o diabetes mellitus: contribuições à educação e comunicação em saúde. Antonio de Pádua Pithon Cyrino. Dia 12, às 8h30.

Estudo do gene LHX4 em pacientes com hipopituitarismo associado a neuro-hipófise ectópica. Maria Edna de Melo. Dia 12, às 13h30.

Espectroscopia de prótons na demência de Alzheimer e no comprometimento cognitivo. Andra Silveira de Souza. Dia 12, às 14 horas.

Caracterização da função dos receptores Fc de imunoglobulinas nas bacteremias. Fabiano Pinheiro da Silva. Dia 12, às 8 horas.

Resultados e complicações da braquiterapia de alta taxa de dose endobrônquica e traqueal. Melissa Martins de Aquino Gorayeb. Dia 13, às 9 horas.

Resultados e complicações da braquiterapia de alta taxa de dose endobrônquica e traqueal. Melissa Martins de Aquino Gorayeb. Dia 13, às 9 horas.

Estudo dos efeitos da vacina contra rubéola sobre o produto da gestação de mulheres vacinadas durante campanha realizada no estado de São Paulo em 2001. Helena Keico Sato. Dia 13, às 14 horas.

Estudo do efeito do contraste paramagnético na amplitude e largura dos picos dos metabólitos na espectroscopia com múltiplos volumes de interesse. Eduardo Carneiro Lima. Dia 14, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3064-7579


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Protocolos par-a-par para interligação de aglomerados em grades computacionais. Vladimir Emiliano Moreira Rocha. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br