São Paulo, 14/12/2005 - Boletim nº1768
história
Política cultural cubana não foi
consenso entre intelectuais

Estudo analisou os casos de uma
editora e dois suplementos culturais
cubanos. Muitos artistas e intelectuais foram
resistentes à "parametrização" cultural
leia...
Curso na Enfermagem:
humanização do cuidar
Ejaculação rápida é tema
de palestra no ProSex

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Publicações investiram em proposta alternativa para política cultural cubana

Flávia Souza

Um estudo inédito no Brasil mostra que, nas décadas posteriores à Revolução Cubana, grupos de intelectuais e artistas buscaram criar um caminho alternativo para a política cultural do país recém-socialista. A historiadora Sílvia Cezar Miskulin estudou, em sua pós-graduação na USP, os casos da editora El Puente e dos suplementos culturais Lunes de Revolución e El Caimán Barbudo. "São exemplos de que houve projetos e grupos que propuseram coisas inovadoras, mas que não tiveram espaço", afirma Sílvia.

Ao mesmo tempo em que apoiavam a causa revolucionária, os intelectuais envolvidos na editora, no suplemento Lunes e na primeira fase de El Caimán Barbudo propunham uma maior abertura cultural, que fosse além das normas propostas pelo realismo socialista, fundamentado na então União Soviética. Entretanto, a política cultural cubana caminhou, nas décadas de 60 e 70, para a parametrización (adequação a regras) das obras de arte. "O país se aproximou da União Soviética e importou a concepção de realismo socialista. As obras deveriam ser didáticas, compreensíveis para toda a população e dedicadas à causa revolucionária", explica a historiadora. As obras que fugiam a essas regras - que abordassem, por exemplo, conflitos pessoais - passaram a ser marginalizadas.

Lunes de Revolución
O suplemento Lunes foi o tema da dissertação de mestrado de Sílvia, defendido na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A publicação nasceu em 1959, quatro meses depois da vitória da Revolução, e se caracterizava pela pluralidade temática, com espaço aberto para intelectuais estrangeiros e para a arte surrealista, abstrata e moderna. O fechamento de Lunes foi decretado em 1961, com a criação das diretrizes culturais de Cuba - as obras de artistas e intelectuais deveriam priorizar a cultura nacional e refletir as "preocupações do povo cubano".

De El Puente a El Caimán Barbudo
Os casos da editora El Puente e do suplemento El Caimán Barbudo foram estudados por Sílvia em seu doutorado, também realizado na FFLCH. "A editora nasceu em 1961 como um espaço aberto e polêmico. Publicou obras de estética inovadora e de autores pertencentes às 'minorias'." Em 1965, ela foi fechada pelo governo.

O suplemento El Caimán Barbudo foi criado em 1966 para preencher a lacuna deixada pela editora El Puente. A primeira fase da publicação, entretanto, repetiu as tentativas da editora e de Lunes de expandir as temáticas abordadas. Em 1968, o governo cubano decretou a troca da junta editorial do suplemento.

Comportamento
Segundo a historiadora, a marginalização dos escritores considerados subversivos pelo regime cubano revela, em segundo plano, a tentativa de se controlar também os aspectos comportamentais. Foi, por exemplo, o caso dos homossexuais, considerados incompatíveis com o modelo de "homem novo" e revolucionário em Cuba. "Isso ficou latente no caso da editora El Puente, na qual o comportamento considerado impróprio se somou à recusa de se seguir a parametrização cultural. Muitos de seus participantes homossexuais foram enviados a campos de trabalho forçado", afirma Sílvia.

A partir da década de 1980, houve uma diminuição da rigidez na política cultural cubana. Entretanto, os intelectuais que discordaram dessa política permanecem estigmatizados. "É um estigma que aparece como marginalização e esquecimento", aponta Sílvia. "Em Cuba, os nomes desses artistas e intelectuais não são sequer citados pelas obras oficiais, como o Dicionário de Literatura Cubana."

Mais informações: (0XX11) 3726-5927, com Sílvia Miskulin; e-mail silviacm@sti.com.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Humanização do processo de cuidar é tema de curso na EE
O curso de Difusão Cultural Humanização do Processo de Cuidar: uma abordagem cultural será realizado pelo Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica e pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Voltado para profissionais, estudantes da área de saúde e demais interessados, as inscrições poderão ser feitas de 2 a 20 de janeiro. Entre os objetivos do curso estão reconhecer a intencionalidade nas práticas de cuidar; aplicar recursos de abordagem corporal e técnicas básicas de massagem no processo de cuidar; empregar conhecimentos de automassagem na promoção do bem-estar e identificar conteúdos somáticos e emocionais próprios dos alunos que podem interferir na interação entre profissional e usuários de saúde.

O curso será realizado nas quintas-feiras, do dia 26 de janeiro a 23 de fevereiro. As inscrições custam R$100,00 e podem ser feitas por correio ou no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola de Enfermagem da USP (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3066-7531 ou e-mail scex@usp.br


Tintas e preservação de madeiras é tema de palestra em São Carlos
O Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira (LaMEM), do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e o Instituto Brasileiro da Madeira e Estruturas de Madeira, promovem a palestra Prema - Tintas e Preservação de Madeiras nesta quarta-feira (14), às 14 horas, no Auditório do laboratório.

A palestra irá abordar conceitos, estilos e exemplos e aplicação de estrutura de madeiramento roliço na arquitetura. A EESC fica na Av. Trabalhador Saocarlense, 400, no centro de São Carlos.

Do USP Online

Mais informações: (0XX16) 3373-9448; e-mail bragat@sc.usp.br


Palestra discute Ejaculação Rápida
Nesta quinta-feira (15) será realizada a palestra Ejaculação Rápida, ministrada pela professora Carmita Abdo, da Faculdade de Medicina (FMUSP). Voltado para o público leigo, profissionais de saúde e educação, o evento foi organizado pelo Espaço Saúde Sexual e pelo Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP.

São oferecidas 70 vagas e é necessário inscrever-se com antecedência pelos telefones: 0800-701-0136 ou (0XX11) 5055-0352. A palestra será na Avenida Indianópolis, 68, Moema, em São Paulo.

Mais informações: prosex@uol.com.br ou telefones 0800-701 0136; (0XX11) 5055-0352




Publicações

Uma análise do intelectual no centro do poder em Roma
No sábado (17), das 11 às 14 horas, acontece o lançamento do livro Imagens do Poder em Sêneca. Estudo sobre o 'De Clementia", de Marilena Vizentin, da Editora da USP (Edusp). O evento acontece na Pinacoteca do Estado, em conjunto com a festa de comemoração dos 10 anos da Ateliê Editorial, responsável pela edição da obra.

O livro aborda as relações tensas entre filosofia e política, entre teoria e prática na atividade desse intelectual no centro do poder em Roma. Isso é feito por meio da análise de um escrito específico do filósofo (Sêneca), o Tratado sobre a Clemência, endereçado a Nero, de quem foi educador, no início de seu governo (55-56 d.C.). O prefácio do livro foi feito pelo professor Norberto Luiz Guarinello, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A Pinacoteca do Estado se localiza na Praça da Luz, 2, Jardim da Luz, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3229-9844


CD traz manual de licitação na USP
No 3º Seminário de Gestão Pública, realizado entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, foi lançado o CD Manual sobre o Processo de Licitação Pública na USP.

O manual é resultado de um trabalho de conclusão de uma das turmas do Curso de Extensão em Gestão Pública promovido pela Faculdade e organizado pela professora Cláudia Souza Passador. Os alunos que elaboraram o manual são Áurea Aparecida Siscati, Célia Regina Lattaro Marino, Daniel Portioli Rolnik, Lucimary de Paula Rodrigues de Souza, Sérgio Henrique Salles Paschoal e Vânia Aparecida da Silva.

Eles constataram que os processos de licitação tinham informações dispersas e decidiram reunir todos esses dados, organizar e montar o manual. Em seguida, foi transformado numa linguagem para web. A distribuição do CD é gratuita.

A coordenadora técnica do trabalho em CD foi Maíra Barreto Trucco. A revisão é de Ana Luísa de Assis Perina e a editoração eletrônica é de Luiz Antonio Titton.

Mais informações: (0XX16) 3602-3923, com a professora Cláudia




Quadro de Avisos

Universia divulga guia dos cursos de férias de todo o país
O portal Universia (www.universia.com.br) publicou um guia dos cursos de férias oferecidos pelas universidades brasileiras para estudantes interessados no aperfeiçoamento do currículo ou apenas no prazer de adquirir novos conhecimentos.

O especial traz a relação das universidades, o período de inscrição dos cursos e os links para os sites das instituições, onde podem ser encontradas todas as informações necessárias. Em geral, são cursos de extensão, que servem tanto para o universitário como para o pós-universitário. Em alguns casos, não é exigida formação anterior dos candidatos.

São, ao todo, 27 universidades de todo País a que os estudantes terão acesso, nas mais diversas áreas, desde profissionalizantes como especialização em administração, comunicação e matemática, até cursos de gastronomia, relaxamento, artes e até técnicas de massagem.

Mais informações: www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=9448 ou (0XX11) 3179-0748


Projeto Pequeno Cidadão realiza formatura em São Carlos
O Projeto Pequeno Cidadão, implantado no campus da USP-São Carlos, realizou na última sexta-feira (9) a formatura de 42 alunos que completaram 14 anos e a entrega da segunda edição do Prêmio Bessan.

O objetivo do Projeto é proporcionar às crianças uma base cultural sólida, envolvendo atividades como reforço escolar, esportes e iniciação em informática, monitoradas por profissionais da área de educação. As ações contemplam também noções de saúde e avaliações médico-odontológicas. O Pequeno Cidadão atende 220 crianças, com idade entre 10 e 14 anos, de famílias carentes da cidade.

Durante a cerimônia foi entregue pela segunda vez o Prêmio Bessan, que tem como objetivo premiar um aluno de 14 anos que esteja completando o ensino fundamental e se formando no Projeto. Além disso, durante o evento deste ano, o Colégio Interativo, que recebe o aluno vencedor do Prêmio, anunciou a entrega de uma nova bolsa.

O vencedor do Prêmio foi o aluno João Rafael Tavares, que receberá uma bolsa de estudos completa para cursar o ensino médio nessa escola particular, incluindo despesas com mensalidades, material didático, uniforme, transportes e atividades didáticas especiais. Paula Fernanda Teixeira Mendes, segunda colocada, foi beneficiada com a bolsa de estudos.

Do USP Online

Mais informações: (0XX16) 3373-9997 / 3373-9119 (Assessoria de Imprensa da USP-São Carlos)




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Mecanismos de confinamento em pilares de concreto encamisados com polímeros reforçados com fibras submetidos à flexo-compressão. Ricardo Carrazedo. Dia 19, às 8h30.

Avaliação integrada das características intrínsecas de granitos no processo industrial de desdobramento de blocos. Rogério Pinto Ribeiro. Dia 19, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 3373-9235


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Avaliação da resposta de anticorpos em indivíduos expostos ao ´Plasmodium vivax´ contra um antígeno recombinante correspondente a Proteína de Ligação ao grupo sanguíneo Duffy. Karina Martinelli Rodrigues. Dia 19, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

A igreja como refúgio e a bíblia como esconderijo? Conversão religiosa, ambiguidade e tensão entre presos evangélicos e massa carcerária. Camila Caldeira Nunes Dias. Dia 16, às 10 horas.

Teres e deveres: o envolver da riqueza em Araxá - a economia de uma localidade mineira com base em inventários post-mortem, 1776-1888. Déborah Oliveira Martins dos Reis. Dia 16, às 14 horas.

República e reconciliação: o republicano em Hegel e no Jovem Marx. Jean Gabriel Castro da Costa. Dia 16, às 14 horas.

Indígenas e criollos: política, guerra e traição nas lutas no sul da Argentina (1852-1885). Gabriel Passetti. Dia 16, às 14 horas.

Doutorado

O Sagrado em José Saramago. Jaime dos Reis Sant'Anna. Dia 16, às 9 horas.

Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no Brasil. Paulo Sérgio da Silva. Dia 16, às 9 horas.

Revisão abstrata da legislação e a judicialização da política no Brasil. Ernani Rodrigues de Carvalho Neto. Dia 16, às 14 horas.

Horror, honra e direitos. Violência sexual contra crianças e adolescentes no século XX. Tatiana Savoia Landini. Dia 16, às 14 horas.

Endereços da cidadânia - o caso Herzog. Mário Sérgio de Moraes. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4613



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br