São Paulo, 10/01/2006 - Boletim nº1775
astronomia
Barras das galáxias podem
durar até 1 bilhão de anos

Astrônomos verificaram também que
as barras são transitórias nas galáxias.
Constatações foram possíveis com o
BUDDA, software desenvolvido no IAG
leia...
A Ciência, a tecnologia
e o progresso de São Paulo
CEBIMar oferece visitadas
monitoradas gratuitas

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Programa permite maior conhecimento das estruturas das galáxias

Antonio Carlos Quinto

Um software desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP possibilitou que astrônomos brasileiros constatassem, pela primeira vez, que as barras de algumas galáxias podem durar até cerca de 1 bilhão de anos. O BUDDA (Bulge Disc Decomposition Algoritm), como foi denominado o programa, permite a visualização de imagens detalhadas de galáxias e o conhecimento da contribuição de cada um de seus componentes.

A visão mais aceita estabelece que as barras são transitórias (surgem de tempos em tempos) e podem provocar instabilidades dinâmicas no disco de uma galáxia. O disco, o bojo e a região central são os principais elementos que compõem a estrutura luminosa de uma galáxia. As barras, por serem transitórias, podem ou não compor a estrutura.

Segundo o professor Ronado Eustáquio de Souza, do Departamento de Astronomia do IAG, e um dos que desenvolveram o programa, as barras têm papel importante numa galáxia. "Elas capturam gases concentrados na região central e auxiliam na formação de novas estrelas. Chegam a modificar a estrutura de uma galáxia, sendo um importante componente em sua evolução", explica. As galáxias possuem, em média, 14 bilhões de anos e evoluíram independentemente umas das outras. "Daí a importância das barras em suas estruturas", avalia o pesquisador.

Observações e constatações como estas puderam ser feitas somente a partir da utilização do BUDDA e com a análise de dados espectroscópicos. "As imagens são capturadas normalmente por um telescópio. Em seguida, são analisadas no programa que simula a ação de todos os componentes da estrutura", descreve Eustáquio de Souza. Ao todo, foram observadas e analisadas 18 galáxias. "Estes estudos nos permitem dar respostas a questões comuns da astronomia, como a que questiona se as barras seriam ou não permanentes numa galáxia", garante o pesquisador. Segundo ele, em todas as galáxias observadas que continham barras, comprovou-se sua transitoriedade.

Disponível na internet
O BUDDA começou a ser desenvolvido no IAG havia dez anos, com a participação de professores e alunos do instituto, encabeçado pelos professores Eustáquio de Souza, Dimitri Alexei Gadotti e Sandra dos Anjos. Trata-se do primeiro software brasileiro e, segundo informações do professor Eustáquio, um similar foi desenvolvido, na mesma época, na Universidade do Arizona, nos EUA. O programa do IAG está disponível no endereço http://www.mpa-garching.mpg.de/~dimitri/budda.html.

Além das galáxias analisadas com o BUDDA, os pesquisadores do IAG possuem outras 50 estruturas que ainda deverão ser estudadas. "Possuímos apenas dados obtidos com a fotometria destas galáxias. Em breve começaremos a estuda-las mais profundamente, utilizando o software e a espectroscopia", antecipa o pesquisador. Os estudos estão sendo feitos a partir de observações feitas no telescópio SOAR, instalado em Cerro Pachon, no Chile. O Brasil possui 30% do tempo de utilização do equipamento, de acordo com um consórcio estabelecido com as universidades de Michigan e da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

De acordo com o pesquisador, o BUDDA é uma importante ferramenta para estudos futuros da formação das galáxias. "O objetivo é buscar mais indicadores sobre a ação das barras nestas estruturas e comparar galáxias de idades diferentes", diz.

Mais informações: (0XX11) 3091-2729, com o professor Ronaldo Eustáquio de Souza ou e-mail ronaldo@astro.iag.usp.br




Cursos e Palestras

O papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento da cidade
Entre os dias 26 e 28, a Estação Ciência aproveita o aniversário da cidade e promove o seminário A Ciência e a Tecnologia na História e no Desenvolvimento da cidade de São Paulo. O evento tem como objetivo discutir com diversos convidados de renome no cenário da história, da ciência e da tecnologia, as relações que existem entre essas áreas no desenvolvimento local e qual sua contribuição no passado da cidade.

Acontecem duas palestras a cada dia, a partir das 17 horas. No dia 26, José Carlos de Barros Lima (Diretor do Colégio Santo Ivo) ministra a palestra "Aspectos Históricos do desenvolvimento do bairro da Lapa" e Fabíola Iszlaji de Albuquerque (Licenciada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), debate o tema "De galpão industrial à Estação Ciência".

Dia 27, Maria Amélia Dantes (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP) falará sobre "A Ciência e as Instituições Científicas no desenvolvimento da cidade". Já Nereu Melo (Centro Cultural Aúthos Pagano) abordará "A obra de Aúthos Pagano: um amante da ciência".

Dia 28, Paulo César Xavier Pereira (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), debate o tema "Modernização e desenvolvimento técnico na construção da cidade de São Paulo, no século XIX." E Walter Sevalli (Sanitarista e inventor aposentado), aborda o tema "A importância das invenções para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na cidade".

A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br.

A Estação Ciência se localiza na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo. O horário de funcionamento é de terças a sextas-feiras, das 8 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, site http://www.eciencia.usp.br ou e-mail eventos@eciencia.usp.br


HC de Ribeirão Preto promove I Semana Farmacêutica
A Divisão de Assistência Farmacêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC/FMRP) da USP vai realizar no período de 16 a 20 de janeiro a I Semana Farmacêutica.

O evento acontecerá no saguão da portaria da unidade hospitalar do campus (Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre). A abertura está programada para às 9 horas do dia 16. No dia 19, a partir das 8 horas, no Anfiteatro do CEAPS (Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde), haverá um ciclo de palestras.

O evento têm o objetivo de promover o aprimoramento das atividades executadas na Divisão de Assistência Farmacêutica do HC/FMRP. O encontro é dirigido a farmacêuticos, estudantes e profissionais da saúde. A taxa de inscrição será de R$20,00 para profissionais e R$10,00 para estudantes.

Na programação constam exposição de pôsteres e apresentação de temas relacionados à atuação do farmacêuticos no âmbito hospitalar. As palestras abordarão assuntos de interesse multiprofissional: orientação ao paciente quanto ao uso dos medicamentos, interações entre os medicamentos que podem resultar em ineficácia ou toxicidade, e averiguação de problemas relacionados à administração de medicamentos.

Mais informações: (0XX16) 3602-2291 / 2382, na Secretaria do Serviço de Atividades Industriais da Divisão de Assistência Farmacêutica do HC de Ribeirão Preto


Projeto Mogi-Guaçu realiza eventos de Educação Ambiental
Na próxima sexta-feira (13), a equipe do Projeto Mogi-Guaçu, coordenado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP irá promover o I Workshop do Projeto Mogi-Guaçu: Síntese das Atividades e os módulos III e IV do Curso de Educação Ambiental.

O Projeto Mogi-Guaçu é desenvolvido na bacia hidrográfica de montante do Rio Mogi-Guaçu e na região do Alto Mogi, compreendidas nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. As atividades são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar e têm o objetivo de reduzir os impactos ambientais e melhorar as condições do rio e a qualidade de vida da população.

O Workshop será realizado, no Anfiteatro Jorge Caron, EESC, e vai reunir os parceiros e apresentar as atividades desenvolvidas no primeiro ano do Projeto Mogi-Guaçu. A abertura do evento será às 14 horas. Os interessados em participar do Workshop devem confirmar presença pelo telefone (0XX16) 3373-9333, ramal 3913, ou e-mail projmogi@sc.usp.br.

Os módulos III e IV do Curso de Educação Ambiental serão realizados de 9 a 13 de janeiro, no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da USP, em Itirapina (SP), e contará com mesas-redondas e oficinas. As atividades acontecem nos períodos da manhã e da tarde.

Mais informações: (0XX16) 3373-9333, ramal 3913; e-mail projmogi@sc.usp.br




Agenda Cultural

CEBIMar oferece visitas monitoradas gratuitas
O Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar), localizado em São Sebastião, litoral Norte do Estado, realiza neste mês de janeiro, entre os dias 14 e 22, visitas monitoradas gratuitas. Veja a programação:

Trilha subaquática. Um passeio submarino na modalidade mergulho livre (apenas máscara, snorkel e nadadeiras). Quatro visitantes percorrerão uma trilha de cerca de 400 metros, acompanhados por dois monitores. Durante o passeio eles irão aprender mais sobre os animais marinhos e algas na região e aprenderão, também, técnicas de mergulho não-destrutivo. É necessário agendamento prévio pelo telefone (0XX12) 3862-7149. Os grupos serão atendidos com hora marcada. Cada visitante deve trazer seu próprio equipamento de mergulho. Horários disponíveis: das 9h30 às 10h15; das 10h30 às 11h15; das 11h30 às 12h45.

Trilha geológica. Dez visitantes acompanhados por um monitor farão uma viagem no tempo percorrendo os costões rochosos próximos ao laboratório do CEBIMar. Eles aprenderão a identificar os diferentes tipos de rochas, quais animais e plantas viviam no passado naquela região, quando o ser humano chegou e quais as alterações que os ecossistemas costeiros sofreram a partir de então. É necessário agendamento prévio pelo telefone (0XX12) 3862-7149. Os grupos serão atendidos com hora marcada. Horários disponíveis: das 9h30 às 10h15; das 10h30 às 11h15; das 11h30 às 12h45.

Passeio pela Praia do Segredo e visita ao laboratório dos tanques de contato e aquários. Dez visitantes acompanhados por um monitor vão aprender mais sobre os animais das praias arenosas, a dependência entre a Mata Atlântica, os animais das praias e aqueles que vivem no mar, e o impacto que o Homem pode causar a estes três ecossistemas. No laboratório dos aquários e tanques de contato, os visitantes poderão tocar nos animais vivos da exposição (estrelas, ouriços, corais, etc) e aprender mais sobre como eles vivem. Sem necessidade de agendamento prévio - os grupos serão atendidos por ordem de chegada entre as 14 e as 17 horas.

O CEBIMar fica no km 131,5 da Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos), em São Sebastião.

Mais informações: (0XX12) 3862-7149; e-mail cebimar@edu.usp.br, ou site www.usp.br/cbm/


MAE realiza oficinas para crianças
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP oferece, até o dia 27 de janeiro, oficinas para crianças.

Nos dias 11, 18 e 26 de janeiro, das 14 às 16h30, haverá atividades para crianças de 4 a 6 anos. Nos dias 12, 19 e 27, também das 14 às 16h30, é a vez das crianças de 7 a 10 anos.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no telefone (0XX11) 3091-4905. Cada turma terá, no máximo, 15 crianças.

O MAE fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4905


Exposição Estilos no IQSC
Até 31 de janeiro, a Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP organiza a exposição Estilos, de Romilda Antonia Pereira. A entrada é gratuita.

A artista é servidora não-docente junto à Prefeitura do Campus Administrativo da USP de São Carlos e já participou de diversas exposições, entre as quais a coletiva "Pintores do Campus USP de São Carlos", realizada pelo IQSC em 2004.

As obras estão expostas na biblioteca do IQSC na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9900




Publicações

Preparação de Revistas Científicas: Teoria e Prática
As professoras Sueli Mara Ferreira, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e Maria das Graças Targino, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), acabam de lançar o livro Preparação de Revistas Científicas: Teoria e Prática (Ed. Ernesto Reichmann, R$49,00).

O livro reúne nove artigos, escritos por 14 especialistas e divididos nos seguintes tópicos: Revendo critérios referentes à autoria científica, Revendo critérios referentes à editoria científica, Revendo critérios referentes à revista eletrônica e Revendo critérios referentes ao conteúdo e à forma das revistas em comunicação.

A obra é dirigida a pesquisadores que desejam preparar artigos científicos e a editores interessados em lançar uma revista científica. O livro aborda a trajetória das revistas científicas, reflete sobre a teoria de preparação dos textos e analisa exemplos práticos de editoração eletrônica, com ênfase para a área da comunicação.

Mais informações: www.ra.inf.br, no site da editora




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Por uma integração de uso e ocupação do solo e drenagem urbana - reservatórios de detenção na bacia do córrego Pirajussara. Vera Helena Reis Martins. Dia 17, às 9 horas.

Estudos sobre personalização da função de transferência relativa à cabeça em sistemas biaurais de reprodução acústica virtual. Sérgio Gilberto Rodriguez Soria. Dia 18, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Mensagens sobre a natureza: um estudo de duas revistas de turismo. Fabiana Mauro. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 4282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Urdidura do vivido: visão do paraíso e a obra de Sérgio Buarque de Holanda nos anos 1950. Thiago Lima Nicodemo. Dia 16, às 14 horas.

A questão da segurança privada: estudo do marco regulatório dos serviços particulares de segurança. André Zanetic. Dia 16, às 9 horas.

Émile Durkheim e a ciência da moral. Raquel Andrade Weiss. Dia 17, às 14h30.

A sátira e o humor nos contos de Mikhail Zóchtchenko. Denise Regina de Sales. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 4623



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br