São Paulo, 17/01/2006 - Boletim nº1777
saúde
Saúde da mulher leva homens
a optarem pela vasectomia

Escolha é motivada por complicações
com cesarianas e outros métodos
anticoncepcionais, aponta pesquisa
com homens que realizaram a cirurgia
leia...
Núcleo de Consciência Negra
abre inscrições para cursinho
USP comemora aniversário de
São Paulo com série de eventos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Homens dispensam uso de camisinha nas relações sexuais após a vasectomia

Júlio Bernardes

Embora os homens possam usar a vasectomia como método contraceptivo, estudo realizado pela enfermeira Flávia Ribeiro Manhoso mostra que a técnica é escolhida na maioria dos casos devido a problemas com a saúde da mulher. A pesquisa também aponta que os homens não se preocupam em usar preservativo após a vasectomia, o que aumenta o risco do contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como a aids.

Flávia entrevistou homens de baixa renda entre 25 e 45 anos que passaram por reuniões de planejamento familiar em um posto de saúde de Interlagos (Zona Sul de São Paulo). "A maioria escolheu a vasectomia devido a problemas de saúde na parceira causados por cesarianas ou outros anticoncepcionais, em especial a pílula, injeções e o Dispositivo Intra-Uterino (DIU), e medo de complicações na cirurgia de laqueadura de trompas", destaca. "Nenhum veio por iniciativa própria, mas só após muito diálogo entre o casal, apesar da média de 3 a 6 filhos por família."

De acordo com a enfermeira, os entrevistados optaram pela vasectomia por indicação de amigos ou foram encaminhados ao planejamento familiar por meio do pré-natal da companheira. "Eles tem pouca informação sobre o método, por isso há um grande receio de que a cirurgia prejudique a vida sexual", ressalta. "Houve homens que deixaram de ir às reuniões por medo da incisão ou sentimento de vergonha diante dos profissionais de saúde."

Preservativos
Flávia explica que os homens devem fazer dois espermogramas, 30 e 60 dias após a cirurgia, para verificar se não há mais produção de espermatozóides. "Na pesquisa, parte dos vasectomizados não retornaram com os exames, e se não forem usados outros métodos anticoncepcionais, podem voltar a ter filhos mesmo operados", alerta. "Os homens entrevistados também não relacionam o uso de camisinha com a prevenção de DSTs, passando a dispensá-la depois da vasectomia."

Antes do homem realizar a vasectomia, o casal precisa passa por três reuniões de planejamento familiar com especialistas, onde são apresentados os métodos contraceptivos. "Apenas os homens maiores de 25 anos e com dois filhos vivos podem utilizar a técnica", explica a pesquisadora.

Depois da triagem feita por uma assistente social, um médico e um psicólogo os homens assinam um termo de consentimento e são encaminhados para a cirurgia, que é realizada no próprio posto de saúde. "Os pacientes não podem manter relações sexuais nas 24 horas seguintes à vasectomia, mas a maioria dos entrevistados se relacionou antes desse prazo."

Flávia observa que o planejamento familiar quase sempre é feito por meio da mulher. "Há uma grande procura pela laqueadura de trompas, cirurgia que é feita somente em hospitais e tem uma grande fila de espera no serviço público", diz. "A vasectomia é uma contribuição que pode ser esperada do homem, sendo bem mais acessível no aspecto sócio-econômico do que a laqueadura."As conclusões do estudo estão no mestrado da enfermeira, apresentado na Escola de Enfermagem (EE) da USP.

Mais informações: (0XX11) 5904-2039, com Flávia Ribeiro Manhoso; e-mail flaviamanhoso@bol.com.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Cursinho do NCN recebe inscrições
O Núcleo de Consciência Negra (NCN) da USP está com inscrições abertas para seu curso pré-vestibular. O cursinho tem duração de um ano, é popular e funciona de segunda a sexta-feira, com aulas ministradas por professores que estudam na USP.

As inscrições custam R$60,00 e podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro. Os interessados devem entregar uma cópia do RG e foto 3x4. A seleção será feita por meio de uma prova. O valor das mensalidades é de R$50,00.

O NCN fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, Bloco 3, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4291, das 13 às 19 horas; e-mail nucleousp@yahoogrupos.com.br; site www.ncnegra.rg3.net


Centro de línguas da FFLCH abre inscrições para cursos
O Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebe nestes meses de janeiro e fevereiro inscrições para cursos pagos de línguas.

São oferecidos os seguintes cursos: Português para Estrangeiros – Nível 1 e Nível 2; Redação Acadêmica em Língua Portuguesa; Inglês Instrumental - Nível 1 e Nível 2; Inglês Instrumental Oral; Preparatório para o Exame TOEFL; Preparatório para o Exame TOEIC; Inglês para Comunicação Intercultural; Inglês para Participação em Conferências e Debates; Japonês Instrumental Oral - Nível 1, 2, 3 e 4; Espanhol Instrumental - Nível 1 e Nível 2; Francês Instrumental – Nível 1 e Nível 2; Italiano Instrumental - Nível 1; Leitura de Textos em Alemão para Filosofia e Ciências Sociais.

Para maioria dos cursos há provas de seleção e oferecimento de vagas para o público externo. Os detalhes sobre as datas de inscrição e valor das mensalidades estão disponíveis no site http://www.fflch.usp.br/cl/.

O Centro de Línguas fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 403 (Prédio de Letras), Sala 263, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4851; e-mail: clinguas@edu.usp.br


Palestra discute transformações da paisagem urbana em Barcelona
O Centro Universitário MariAntonia da USP oferece, nesta terça-feira (17), às 10 horas, a palestra/debate: Como Barcelona transformou sua paisagem urbana, que será realizada em parceria com Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo.

A palestra será proferida pelo espanhol Ferran Ferrer Viana, criador da maior campanha de revitalização da história de Barcelona. Entre 1985 e 2001, a campanha "Barcelona, posa´t guapa" (Barcelona, ponha-se bonita) restaurou 600 prédios históricos com o patrocínio da iniciativa privada e mais de 5 mil fachadas.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, não é necessário inscrever-se com antecedência. O MariAntonia fica na R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182




Agenda Cultural

USP comemora aniversário de São Paulo com série de eventos
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP está coordenando, a exemplo do que já ocorreu nos últimos anos, a realização de um evento cultural em comemoração ao aniversário da capital paulista, em 25 de janeiro. Intitulado São Paulo - A cultura é presente e com entrada gratuita, o evento vai envolver diversas unidades, museus, institutos e órgãos da Universidade.

No Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga), as atividades vão começar às 10 horas da manhã do dia 25. Haverá oficinas e visitas a exposições. Também haverá exibição dos vídeos institucionais Poses do 19 e São Paulo Antiga. Endereço: Pq. da Independência, S/N, Ipiranga

O Instituto de Química (Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária) vai oferecer ao público, das 10 às 16 horas, atividades experimentais de Química que permitem um melhor entendimento do cotidiano. Serão abordados temas como as propriedades e tratamento da água, energia e transformações químicas, a química do solo e a química da água do mar.

O Museu de Arqueologia e Etnologia ( Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária) realizará visitas monitoradas à exposição de longa duração Formas de Humanidade, seguidas de oficinas de arqueologia, com início às 10 às 14 horas.

Além disso, haverá uma série de exposições nos museus e institutos da USP: na Estação Ciência (R. Guaicurus, 1394, Lapa), atividades e exposições de física, astronomia, geografia, geologia, matemática e biologia; o Instituto de Ciências Biomédicas (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Edifício Biomédicas III, sala 4, Cidade Universitária) expõe, no Acervo de Anatomia Prof. Alfonso Bovero, 1.100 peças anatômicas preparadas e conservadas por diversos métodos, separadas e catalogadas de acordo com os aparelhos que constituem o corpo humano; o Acervo de Geociências do Instituto de Geociências (R. do Lago, 562, Cidade Universitária) também está aberto à visitação - são 10.000 amostras de minerais, minérios, gemas, rochas, fósseis, espeleotemas e meteoritos.

Os aquários do Museu Oceanográfico, do Instituto Oceanográfico (Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária), expõem ao visitante um pouco da imensa biodiversidade marinha e do modo de vida de alguns de seus seres vivos. O Centro de Preservação Cultural (CPC), localizado na Casa de Dona Yayá (R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo) exibe a mostra Água: uma viagem no mundo do conhecimento. No Museu de Zoologia (Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo) há a exposição de longa duração Pesquisa em Zoologia - a biodiversidade sob o olhar do zoólogo.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) exibe quatro exposições: Núcleo Histórico e Ciccilo – A Coleção, na sede do Museu (Rua da Reitoria, 109 A, Cidade Universitária), e Coleção MAC-USP Cartazes Poloneses e Territórios no MAC Ibirapuera (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso, Parque Ibirapuera).

A Casa de Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária) exibe uma exposição organizada pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH): A Presença Judaica na Formação de São Paulo. São reproduções de obras de judeus que retrataram São Paulo e de documentos históricos e gravuras de cristãos-novos paulistas.

Na Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro) serão expostos trabalhos artísticos de conclusão de curso dos alunos de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP - formandos 2005.

Anita Malfatti gravadora - uma recuperação é o título da mostra em cartaz no Instituto de Estudos Brasileiros (Av. Prof Mello Morais, Trav. 8, nº 140, Cidade Universitária). A exposição revela um aspecto menos conhecido da pioneira do Modernismo brasileiro, cujo arquivo foi doado pela família da pintora ao IEB em 1989, centenário de nascimento de Anita Malfatti.

Às 18 horas, na ECA (Av. Prof. Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária) haverá uma apresentação teatral na qual história e estória se fundem num monólogo baseado em depoimentos verídicos, na qual um homem solitário revela a precariedade do ser humano. No mesmo horário, no Cinusp Paulo Emílio (Rua da Reitoria, 181, Colméia, Favo 4, Cidade Universitária), será exibido o filme Urbania, no qual dois “outsiders” que dirigem vinte e quatro horas pela cidade de São Paulo revelam diferentes visões da metrópole. Filme de Flavio Frederico, com Turíbio Ruiz, Adriano Stuart e Ignácio de Loyola Brandão (narração). Brasil. 2001. 70 min.

A programação completa pode ser encontradas no site do evento.

Mais informações: (0XX11) 3091-2093 / 3575; site www.usp.br/prc/cultpres



Casa da Xilogravura exibe trabalhos de Susumo Harada
O Museu Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão, exibirá de 20 de janeiro a 20 de março a mostra Susumo Harada: 20 anos de xilogravura. São 23 obras que dão uma visão abrangente do trabalho xilográfico do artista de 1986 até hoje.

Nascido em Barueri (SP), em 1938, Susumo Harada deixa transparecer em sua obra - que aborda temas simples - a ascendência japonesa, tanto na delicadeza do corte da madeira quando na busca do pormenor.

Harada também se dedica a outras técnicas artísticas: gravura em metal, pirografia, fotografia e escultura. Nesta última área, destacam-se seus instigantes cintos de castidade, feitos com cobre, latão, bronze e couro, dos quais haverá um exemplar em exibição durante a mostra.

A xilogravuras de Harada estarão à venda no Museu a preços que variam de R$30,00 a R$50,00. A mostra poderá ser vista das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de quinta a segunda-feira. Os ingressos custam R$2,00 (R$1,00 para maiores de 60 anos e grátis para menores de 12 anos).

A Casa da Xilogravura fica na Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 (esquina da praça da Igreja N. Senhora da Saúde), no bairro Jaguaribe, em Campos do Jordão (SP). Futuramente, o Museu se integrará à USP.

Mais informações: (0XX12) 3662-1832; e-mail xilogravura@editoramantiqueira.com.br




Publicações

Manejo Florestal é tema da revista Visão Agrícola
Manejo Florestal Sustentável é o tema da quarta edição da revista Visão Agrícola, publicação técnico-científica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, em Piracicaba. A publicação aborda desde aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais, até o desafio de usar e preservar os recursos naturais.

Ao longo de 31 artigos, 53 especialistas brasileiros da área, provenientes de 19 instituições, discorrem sobre assuntos distribuídos nos tópicos Conservação, Benefícios, Ciência e Tecnologia, Florestas Plantadas e Mercado.

A revista tem periodicidade semestral e os próximos números previstos para este ano são A cadeia produtiva da soja (no primeiro semestre) e A cadeia produtiva do algodão (no segundo semestre).

Esta quarta edição possui 122 páginas e tiragem de quatro mil exemplares. O número avulso custa R$20,00 e a assinatura anual, com dois volumes, R$35,00.

Mais informações: (0XX19) 3429-4249; site www.esalq.usp.br/visaoagricola




Quadro de Avisos

USP e Santa Casa assinam convênio de telemedicina
O Departamento de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP assinou na última sexta-feira (13) um convênio com a Santa Casa de São Paulo. O evento ocorreu no auditório Paulo Ayrosa, da Faculdade de Medicina da Santa Casa.

O acordo vai permitir a realização de videoconferências internacionais, atendimento médico à distância e diversos outros procedimentos.

Com a parceria, a Santa Casa pretende criar ligas médico-científicas de pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas, valendo-se do potencial do Departamento de Telemedicina da FMUSP, que inclui temas como: Informática Médica Avançada, Sistema de Informação em Saúde, Processamento de Imagens, Processamento de Sinais Biológicos e Informática em Epidemiologia.

Do USP Online

Mais informações: (0XX11) 3066-7495 / 9603-3343, com Vanessa Haddad; e-mail vanessa@telemedicina.fm.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Variabilidade patogênica de Puccinia melanocephala e Ustilago scitaminea no Estado de São Paulo. Alejandro Mario Rago. Dia 20, às 8 horas.

Efeito do tipo e da forma física da ração pré-inicial e da idade das matrizes sobre o desempenho de frangos de corte. Rejane Amaral. Dia 20, às 8 horas.

Agroecologia e desenvolvimento rural. André Toshio Villela Iamamoto. Dia 20, às 14 horas.

Plantas apícolas e caracterização físico-química e polínica de mel produzido por Apis mellifera L. em área de cerrado do município de Itirapina/SP. Kiára Mendonça. Dia 23, às 8 horas.

Relação solo-água-vegetação em uma toposseqüência localizada na Estação Ecológica de Assis, SP. Carlos Eduardo Pinto Juhász. Dia 23, às 14 horas.

Identificação e caracterização das espécies de Colletotrichum causadoras de antracnose em hortaliças solanáceas. Cassiara Regina N. Corrêa Bueno. Dia 23, às 14 horas.

Perda de carga em filtros de telas e de discos utilizados na irrigação localizada. Cleomar Ferreira de Oliveira. Dia 23, às 14 horas.

Doutorado

Sistema computacional de auxílio ao desenho, simulação e desenvolvimento de projetos de irrigação localizada. Miguel Angel Isaac Toledo Del Pino. Dia 23, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Medicina

Mestrado

Correlações entre achados laboratoriais e doença hepática gordurosa não alcoólica em pacientes portadores de obesidade mórbida. André Guerra de Almeida. Dia 19, às 8h30.

Doutorado

Colonoscopia com magnificação de imagem: correlação das imagens endoscópicas com o diagnóstico histopatológico de pólipos e lesões planas. Esdras Camargo Andrade Zanoni. Dia 17, às 8h30.

Efeito da oxigenoterapia e dos broncodilatadores no desempenho físico de pacientes com DPOC. Cláudia Adriana Sant'Anna Ferreira. Dia 17, às 14 horas.

Alterações seqüenciais da deformação miocárdica longitudinal e radial (strain/strain rate) e das velocidades do Doppler tecidual pulsado em neonatos normais. José Luiz Barros Pena. Dia 20, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br