São Paulo, 24/01/2006 - Boletim nº1779
arqueologia
Arquitetura revela detalhes
da chegada dos jesuítas ao Brasil

Estudo feito paralelamente à
restauração de três igrejas jesuíticas
mostra detalhes da sociedade da época e
da vida desses religiosos
leia...
Seminário na Esalq discute uso
de produtos fitossanitários
Maria Fidela Navarro é nova
secretária-geral da USP

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Levantamento arqueológico mostra como os jesuítas se estabeleceram no Brasil

Flávia Souza

Uma tese defendida no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP mostra que a arquitetura é capaz de refletir mudanças sociais. A arqueóloga Rosana Najjar estuda desde 1993 a presença da Companhia de Jesus no litoral brasileiro. Para decifrar os detalhes da organização dos jesuítas, ela utilizou como objetos de investigação as igrejas construídas por eles. O trabalho descreve, com base nas características e nas mudanças das construções, como os jesuítas se estabeleceram em terras brasileiras.

A tese de Rosana resulta de pesquisas arqueológicas realizadas nas Igrejas de Nossa Senhora da Assunção (Achieta-ES), São Lourenço dos Índios (Niterói-RJ) e dos Reis Magos (Serra-ES). Todas elas datam do fim do século XVI, quando o processo de colonização estava em sua primeira fase. O estudo foi feito paralelamente à restauração das três igrejas. "Além de testemunharem o projeto de catequese da Companhia, essas construções também dizem muito sobre o processo de colonização portuguesa no território brasileiro", diz a arqueóloga.

A pesquisadora explica que a restauração busca manter o aspecto da construção pelo qual ela foi tombada. Nesse processo, vão se revelando as camadas da construção e, com elas, evidências das mudanças sociais. "Conforme fomos escavando, foram surgindo degraus na nave da Igreja", conta, se referindo à igreja de Anchieta/ES. Unindo esses aspectos visuais a informações históricas, Rosana concluiu que os degraus simbolizavam a hierarquia da sociedade daquela época. "Na parte mais baixa, ficavam negros e índios. No piso seguinte, as mulheres; e nos degraus mais altos, os homens brancos."

A chegada dos jesuítas
A arqueóloga encontrou em Serra (ES) as bases do que chama de "casa de múltiplos usos", construção provisória em que os jesuítas moravam e realizavam seus rituais religiosos, mais tarde transferidos para as igrejas. "O caráter provisório fica claro pela ausência de lixo humano, o que indica que os ocupantes se mudaram dali", aponta Rosana.

"A arquitetura jesuítica representa, antes de tudo, a bandeira da Contra-Reforma", afirma a pesquisadora. "O jesuíta era um 'soldado' da Igreja Católica, que tinha como objetivo se aproximar do povo, tanto que no interior da Igreja construída pelos jesuítas, por exemplo, a capela-mor (onde fica o padre durante a missa) se aproximou da nave (onde ficam os fiéis)."

A tese de Rosana procura preencher um pouco da lacuna de informações que há sobre os jesuítas. "A maior parte da documentação que há sobre eles foi produzida pelos próprios jesuítas", afirma. "É preciso desmistificar algumas visões. A catequese dos índios não foi um processo sem conflitos. Os jesuítas foram um braço da coroa portuguesa no Brasil e tinham objetivos próprios. Tornaram-se um grupo muito poderoso e geraram um Estado dentro do Estado." Além disso, destaca Rosana, há poucas coisas referentes à arquitetura dos jesuítas. "Restaram algumas poucas plantas. As informações costumam vir, em sua maioria, dos trabalhos de restauração."

Mais informações: (0XX21) 2203-3115, com a pesquisadora; e-mail rosananajjar@gmail.com

Imagem: Rosana Najjar




Cursos e Palestras

Esalq discute o uso de produtos fitossanitários
Será realizado no dia 21 de fevereiro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, o seminário Uso Correto e Seguro de Produtos Fitossanitários - Sociedade e Ambiente: IX Prêmio Mérito Fitossanitário. O objetivo é divulgar as ações de educação e treinamento do homem do campo sobre o uso correto de produtos fitossanitários e discutir a responsabilidade ambiental e social das indústrias

Durante o evento, que acontecerá das 9 às 18 horas, serão mostrados os trabalhos concorrentes ao IX Prêmio Fitossanitário, com apresentações das empresas Arysta Lifescience, Basf, Bayer Cropscience, Crompton, Dow Agrosciences, Du Pont, FMC, Ilharabras, Monsanto, Sipcam, Sumitomo e Syngenta.

O seminário vai acontecer no Anfiteatro do Pavilhão da Química, na Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba).

As inscrições são gratuitas e estão sujeitas ao limite de vagas (70). Os interessados podem se inscrever pelo telefone (0XX19) 3417-6604, com Maria Eugênia.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604; e-mail cdt@fealq.org.br


Abertas inscrições para vagas remanescentes da Escola de Aplicação
A Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP realiza nos dias 30 e 31 deste mês inscrição para o sorteio de vagas remanescentes para o ano letivo de 2006 e para listas de espera.

Para o 5º ano do ensino fundamental, há 2 vagas / 5 suplentes para o público em geral;

Para o 7º ano, há 1 vaga / 5 suplentes para filhos de servidores da Faculdade de Educação; 2 vagas / 5 suplentes para filhos de servidores da USP e 5 suplentes para o público em geral;

Para o 8º ano, há 1 vaga / 5 suplentes para o público em geral;

Para o 1º ano do ensino médio, há 1 vaga / 5 suplentes para os inscritos filhos de servidores da Faculdade de Educação; 5 suplentes para filhos de servidores da USP e 5 suplentes para o público em geral.

No ato da inscrição, o candidato deve preencher a ficha, apresentar a certidão de nascimento original ou RG e, no caso de funcionário da USP, apresentar também declaração de trabalho atualizado ou o último holerite. As inscrições serão das 9 às 13 horas, no Auditório da Escola de Aplicação (Av. da Universidade, 220, Trav. 11, Cidade Universitária, São Paulo).

O sorteio será no dia 6 de fevereiro, no Auditório da Escola de Aplicação, das 9h30 às 11h30, de acordo com o ano escolar. Na ocasião, os sorteados poderão obter mais informações sobre a organização do sorteio. Os sorteados irão compor uma lista de espera para eventuais vagas que possam surgir até o dia 31 de julho de 2006.

Mais informações: (0XX11) 3091-3503 ou eausp@fe.usp.br




Agenda Cultural

Grupo Madeira de Lei toca na Casa da Dona Yayá
O Grupo Madeira de Lei vai se apresentar na Casa da Dona Yayá, da USP, no dia 5 de fevereiro. Com isso, a Casa retoma o programa musical Domingo na Yayá, com apresentações gratuitas aos domingos, sempre às 11 horas.

A música do Madeira de Lei surge da aliança entre a sofisticada harmonia mineira, timbres e ritmos tradicionais da cultura popular brasileira, tendo como principal característica o contraponto das vozes masculina e feminina. O foco do trabalho é mostrar composições inéditas, embora o grupo também interprete canções de grandes mestres da nossa música, sempre a partir de arranjos originais, ao mesmo tempo folclóricos e modernos.

O Madeira de Lei divulga seu primeiro CD, que leva o nome do grupo, gravado entre o final de 2003 e início de 2004 em São Paulo. O CD traz músicas inéditas do grupo e de novos compositores mineiros, além de Caxangá, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

A Casa da Dona Yayá fica na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562




Quadro de Avisos

Maria Fidela de Lima Navarro assume Secretaria Geral da USP
A professora Maria Fidela de Lima Navarro, ex-diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), assumiu o comando da Secretaria Geral da USP no dia 16 de janeiro. Ela foi indicada pela reitora Suely Vilela e vai assessorar todos os órgãos centrais da Instituição, como reuniões do Conselho Universitário, conselhos centrais de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, registros de diplomas, serviços auxiliares, entre outros.

Maria Fidella foi presidente da divisão brasileira da Associação Internacional de Pesquisa em Odontologia (IADR) entre 1994 e 1995, quando se tornou membro da diretoria mundial do órgão, até 1997. Em 2002 assumiu a diretoria da FOB como primeira mulher a ocupar o cargo que agora é assumido pelo professor Luiz Fernando Pegoraro.

Mais informações: (0XX14) 3235- 8385, na Assessoria de Imprensa de Bauru


Esalq lidera Centro Colaborador Internacional
O Laboratório de Biotecnologia Animal, do departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP em Piracicaba, foi credenciado pela International Atomic Energy Agency (IAEA), órgão pertencente à ONU, para sediar e liderar um Centro Colaborador na área de genômica animal e bioinformática no Brasil.

O Centro foi inaugurado na última sexta-feira (20), no departamento de Zootecnia da Escola. Com isso, o Laboratório de Biotecnologia Animal está credenciado a trabalhar em projetos internacionais da agência, oferecendo cursos de treinamento para pós-graduandos e pesquisas induzidas pela IAEA.

Por meio dessa parceira, três outros laboratórios de ponta existentes no país vão participar conjuntamente: a Fiocruz, no Rio de Janeiro, por meio do professor Alberto Dávila; a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga (FZEA-USP), sob orientação do professor Flávio Vieira Meirelles; e a Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (Unesp/FMVA), do professor José Fernando Garcia.

Mais informações: (0XX19) 3429 4485 / 3429 4477




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise dos estoques em processo de um sitema de produção de cabinas de caminhões com o uso da simulação de eventos discretos. João Gilberto Zalla Filho. Dia 25 de janeiro, às 9 horas.

Caracterização dos processos de manutenção em equipamentos eletromédicos hospitalares. Marcelo Perrela. Dia 30 de janeiro, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Transformador óptico por interferometria de luz branca para medição de altas tensões. Luiz Carlos Pinheiro Cordovil da Silva. Dia 26 de janeiro, às 10 horas.

Implementação de um transdutor de pressão piezoresistivo de alta precisão. Alessandra Araújo Tavares. Dia 31 de janeiro, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Perfil sensorial e aceitabilidade de suco de laranja integral pasteurizado e suco de laranja reconstituído. Fabiana Galvani Jordão. Dia 30 de janeiro, às 8 horas.

Seqüenciamento e análise do genoma cloroplastidial de eucalipto (Eucalyptus grandis). Henrique Sérgio Alves. Dia 30 de janeiro, às 8 horas.

Gramíneas forrageiras como potenciais hospedeiros alternativos para o fitoplasma do enfezamento vermelho do milho. Isolda Cristina Ruschel Haas. Dia 30 de janeiro, às 14 horas.

Diversidade e frugivoria de morcegos filostomídeos (Chiroptera, Phyllostomidae) em habitats secundários e plantios de Pinus spp., no município de Anhembi - SP. Patrícia Tavoloni. Dia 30 de janeiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Facudade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Desenvolvimento e validação de metodologia para medicamentos contendo dipirona sódica e cloridrato de papaverina isolados e em associação. Andréia Peraro do Nascimento. Dia 31 de janeiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

A primeira década da AIDS no Brasil: o 'Fantástico' apresenta a doença ao público (1983 a 1992). Germana Fernandes Barata. Dia 27 de janeiro, às 14 horas.

A advocacia e o acesso à justiça no estado de São Paulo (1980-2005). Frederico Normanha Ribeiro de Almeida. Dia 27 de janeiro, às 9 horas.

Editoras de oposição no período da abertura (1974-1985): negócio e política. Flamarion Maues Pelucio Silva. Dia 30 de janeiro, às 14 horas.

Mídia, confiança política e mobilização. Rogério Schlegel. Dia 30 de janeiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Doutorado

Hepatopatias fulminantes/febres hemorrágicas na Amazônia: revisão histórica, padrões de lesão hepática e diagnóstico etiológico
. Leônidas Braga Dias Júnior. Dia 30 de janeiro, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br