São Paulo, 31/01/2006 - Boletim nº1781
farmacologia
Pindaíba elimina protozoários
da malária e doença de Chagas

Teste de laboratório com folha da árvore
do cerrado brasileiro encontra traços de
substâncias que poderão servir como
princípios ativos em medicamentos
leia...
HU vai realizar cirurgias de esterilização Esalq abre inscrições para
Incubadora Tecnológica

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Folha de pindaíba elimina microoganismos que provocam malária e doença de Chagas

Júlio Bernardes

As folhas da pindaíba, árvore encontrada desde Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, têm ação comprovada na eliminação dos protozoários causadores da malária e da doença de Chagas, apontada em testes in vitro realizados pela farmacêutica Sônia Valéria Bonotto. Os frutos da espécie têm pouca polpa, por isso que se diz que uma pessoa "está na pindaíba" quando se sustenta com recursos escassos.

Em dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, Sônia fez a descrição botânica da Duguetia lanceolata (nome científico da pindaíba) e estudou as atividades químicas das folhas. "A árvore pertence ao gênero Annonaceae, o mesmo da graviola e da pinha, espécies ricas em alcalóides do tipo isoquiolínicos, testados em laboratório contra algumas protozoozes, como a malária e a leishmaniose", destaca. O trabalho foi orientado por Dominique Fischer, professora da FCF.

A farmacêutica experimentou a ação do extrato hidroalcoólico da folha da pindaíba nos protozoários Plasmodium falciparum (malária), Trypanosoma cruzi (doença de chagas) e Leishmania chagasi (leishmaniose). "O extrato teve atividade in vitro, ou seja, inibiu o crescimento e matou os microorganismos, nos casos do Plasmodium e do Trypanosoma", relara. "Os resultados mais promissores foram obtidos com o protozoário da doença de Chagas, no qual a redução na sobrevida foi semelhante ao do benznidazol, usado como fármaco de referência.

Moléculas
Quando foi testado apenas um alcalóide isolado do extrato da folha, não houve atividade inibitória sob o Trypanosoma cruzi. "Provavelmente ele só possui esse efeito se combinado com moléculas de outras substâncias do extrato total", explica. "O próximo passo é isolar estas moléculas para sintetizá-las em laboratório e testar sua utilização como princípio ativo de medicamentos."

As amostras de pindaíba foram coletadas em uma reserva ambiental de Mogi Mirim, no interior de São Paulo. "A árvore é de médio porte, podendo chegar a 20 metros de altura, as folhas adultas têm em média de 10 a 15 centímetros de comprimento e os frutos são semelhantes a pinhas, só que mais avermelhados", descreve. "Embora seja uma espécie típica do cerrado, pode ser encontrada desde Mato Grosso até o Rio Grande do Sul."

Sônia alerta que a árvore corre risco de extinção. "Como a madeira tem pouco valor comercial e os frutos não são aproveitados, a árvore não é cultivada, sendo encontrada principalmente em reservas ecológicas", relata. "Conhecer as características botânicas e a propriedades químicas da espécie são um auxílio importante no processo de preservação."

Mais informações: sonoto@ig.com.br, com Sonia Valéria Bonotto

Imagem cedida pela pesquisadora




HU fará laqueadura e vasectomia para funcionários da USP e seus parceiros

Da Redação, Agência USP

O Hospital Universitário (HU) da USP vai realizar, em breve, cirurgias de esterilização (vasectomia ou laqueadura) para funcionários da Universidade de São Paulo e seus parceiros. Segundo o médico urologista Américo Toshiaki Sakai, presidente da Comissão de Padronização de Esterilização Cirúrgica, a expectativa é que os procedimentos possam ser realizados já nos próximos meses. Entretanto, a definição da data depende da decisão da Comissão de Ética do HU, que está avaliando o programa.

Atualmente, o hospital não faz cirurgias de vasectomia, e realiza a laqueadura somente em caso de indicação médica. Sakai explica que, no caso das cirurgias de esterilização, há uma preocupação em se adequar a leis municipais, estaduais e federais, e à ética médica.

Segundo o médico, serão elegíveis funcionários ou seus parceiros, maiores de 25 anos, com dois ou mais filhos da mesma união estável. "A decisão é do casal e não de um indivíduo", ressalta Sakai.

Esclarecimento
A Comissão Multidisciplinar presidida por Sakai foi criada em 2003, especificamente para instalar e executar esse programa para funcionários da USP. Participam da comissão diversos profissionais médicos, enfermeiros, assistente social e psicólogos.

"Antes da cirurgia, é necessário esclarecer o casal sobre a existência de outros métodos contraceptivos", afirma o médico. O casal deve assistir a palestras, passar por entrevistas com médicos, psicólogos e assistente social.

O hospital elaborou um fluxograma de atendimento. Primeiramente, uma solicitação será encaminhada para o Serviço de Arquivo Médico (Same) e uma entrevista agendada com o Grupo de Planejamento Familiar. O paciente ainda participará de palestras de esclarecimento. Após esses procedimentos, será preenchido o pedido. O interessado passará por uma entrevista com a assistente social, médico e psicólogo e, se aprovado, assinará o termo de consentimento, encaminhado para a comissão médica. Depois de uma avaliação médica final, o paciente será encaminhado para o cirurgião, que marcará a operação.

De acordo com Sakai, legalmente há necessidade de transcorrer pelo menos 60 dias a partir da data do esclarecimento (palestra) sobre métodos de contracepção e do pedido de esterilização cirúrgica até a data da cirurgia.

Vasectomia e Laqueadura
A vasectomia é a ligadura dos canais deferentes no homem, interrompendo a passagem do espermatozóide. Assim, o homem pode ter relações sexuais normalmente, sem o risco de uma gravidez inesperada. Pode falhar, principalmente nos primeiros meses, porque pode ocorrer recanalização espontânea ou permanência de espermatozóides no canal, necessitando de controle com espermograma. Segundo Américo Sakai, é possível reverter a vasectomia em mais de 90% dos casos, mas a taxa de gravidez não é a mesma, dependendo do tempo em que a vasectomia foi feita.

A vasectomia é feita com anestesia local e é mais simples se comparada à ligadura de trompas (laqueadura), na qual são bloqueadas as trompas de falópio, procedimento que impede o espermatozóide de chegar ao óvulo.

Com informações da assessoria de imprensa do Hospital Universitário

Mais informações: (0XX11) 5090-0590, com Ana Paula ou Irani (assessoria de imprensa)




Cursos e Palestras

Pós-graduação em Sexualidade Humana
O Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação lato senso em Sexualidade Humana.

O curso tem duração de dois anos (548 horas/ aula) e será realizado em um final de semana por mês (integral aos sábado e meio período aos domingos). Haverá aulas teóricas, discussões de caso, seminários e atendimentos com supervisão (módulo prático optativo).

A aulas serão com profissionais de referência em diferentes áreas da saúde e acontecerão na Faculdade de Medicina. Os alunos terão orientação para elaboração da monografia e acesso à informação científica, incluindo bancos de dados on line, assinatura eletrônica de periódicos científicos indexados nacionais e internacionais.

Podem participar graduados em cursos da área de saúde. A seleção será feita na segunda quinzena de fevereiro, por meio de currículo e entrevista. As aulas começam em março.

As inscrições devem ser feitas com Lúcia, pelo telefone (0XX11) 5055-0352, em horário comercial, ou e-mail prosexmail@uol.com.br

Mais informações: (0XX11) 5055-0351 ou e-mail prosexmail@uol.com.br


Inscrições para mestrado em Controladoria e Contabilidade
De 13 a 23 de fevereiro a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP estará com inscrições abertas para o processo de seleção para o mestrado em Controladoria e Contabilidade.

São 12 vagas e os interessados devem apresentar ficha de inscrição; resultado válido do teste Anpad ou documento comprovando realização do teste na edição de 5 de fevereiro de 2006; currículo Lattes impresso; diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação; histórico escolar do curso de graduação concluído; certidão de nascimento ou casamento; cédula de identidade; título de eleitor; certificado de reservista (para candidatos do sexto masculino); CPF; uma foto 3x4 com menos de um ano; uma carta de recomendação; e pré-projeto de pesquisa.

O edital completo, com formulário de inscrição, modelo de currículo, da carta de recomendação e orientações para o elaboração do pré-projeto de pesquisa podem ser encontrados no site: www.fearp.usp.br/cpg.

As inscrições podem ser feitas no Serviço de Pós-Graduação, Bloco A da FEA-RP, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. A FEA-RP fica na Avenida dos Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, em Ribeirão Preto.

Mais Informações: (0XX16) 3602-4746 ou www.fearp.usp.br/cpg




Agenda Cultural

Água Negra na Mostra Remakes do Cinusp
Confira a programação da quarta semana da Mostra Remakes no Cinusp Paulo Emílio:

Água Negra (105 min, 2005, EUA, direção: Walter Salles). Dahlia Williams (Jennifer Connelly) está decidida a pôr um ponto final no relacionamento com seu antigo marido para poder se dedicar a cuidar de Ceci (Ariel Gade), sua filha. O apartamento para o qual elas se mudaram possui barulhos misteriosos, vazamentos constantes de uma água negra e alguns fatos estranhos, que dão margem à imaginação de Dahlia. Entre os dias, 30 de janeiro e 3 de fevereiro, às 16 e às 19 horas.

A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. O Cinusp se localiza na Rua do Anfiteatro, 18, Colméias, favo 4, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou e-mail cinusp@edu.usp.br


Exposição Caminhos da Audição na Estação Ciência
A partir desta terça-feira (31) a Estação Ciência inaugura a exposição Caminhos da Audição, com um modelo gigante de ouvido para facilitar a compreensão desta parte do corpo.

O modelo foi desenvolvido pela Fundação Otorrinolaringologia e tem três metros de comprimento. Nele, é possível não só visualizar de forma interativa a anatomia e a fisiologia do aparelho auditivo, mas também entender a movimentação que a entrada dos ruídos provoca, desde o tímpano, passando por todos os canais, ossículos e estímulos nervosos.

A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, em São Paulo. A entrada custa R$2,00 (gratuita para menores de 6 anos, maiores de 60 anos e comunidade USP). A Estação fica aberta de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, aos sábados das 13 às 18 horas, e domingos e feriados das 9 às 18 horas.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, com Michel Sitnik ou Luciana Taddeo (assessores de imprensa)




Quadro de Avisos

Esalq abre inscrições para Incubadora Tecnológica
A incubadora de empresas tecnológicas EsalqTec lançou o edital de seleção para empreendimentos e projetos que desejam se instalar no programa criado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, para apoiar a formação de pequenas empresas de inovação agrozootécnica. A data limite de retirada do edital é 14 de fevereiro.

A Incubadora de Inovação Tecnológica da Esalq é um programa originário do convênio entre a Escola, a Prefeitura Municipal de Piracicaba, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (SEBRAE-SP) e o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE).

Instalada na Fazenda Areão, uma das áreas experimentais que compõe o campus Luiz de Queiroz, a incubadora tem capacidade de comportar dezesseis empresas por um período de até dois anos, assegurando o seu fortalecimento e o progresso do empreendedor em suas necessidades tecnológicas, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos.

Com preferência nas áreas de biotecnologia e tecnologia de informação na agropecuária, tais como agronômica, veterinária e ambiental, os candidatos ao ingresso devem retirar o edital até 14 de fevereiro no site http://www.esalqtec.esalq.usp.br. O recebimento das propostas para inscrição vai até o dia 17 e a divulgação do resultado da pré-seleção acontece no dia 10 de março.

Mais informações: (0XX19) 3421-3500 ou 3434-0060, no Sebrae; (0XX19) 3429- 4485 / 4477, na Esalq


Centrinho abre processos seletivos
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP, em Bauru, está com inscrições abertas, até 3 de fevereiro, para a admissão de Jornalista, Terapeuta Ocupacional, Farmacêutico, Enfermeiro, Técnico de Apoio Educativo, Auxiliar de Materiais e Auxiliar de Consultório Dentário.

As vagas são para exercício de 30 ou 40 horas semanais, dependendo da função, variando os salários a partir de R$934,90 (nível básico) a R$2.461,35 (nível superior). A taxa de inscrição será de R$11,00 reais para o nível básico, R$18,00 reais para o nível técnico e R$36,00 para o nível superior. Todos os editais completos já estão disponíveis na portaria de funcionários (rua Silvio Marchione, 3-20, Bauru), e na internet, na página http://www.centrinho.usp.br/hospital/institucional/index.html.

As inscrições só podem ser feitas pessoalmente, das 8h30 às 11h30, na Seção de Pessoal do Centrinho. Não serão fornecidas informações por telefone. O Centrinho fica na rua Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, em Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235 - 8156 ou site
http://www.centrinho.usp.br/hospital/institucional/index.html


USP-São Carlos realiza Segunda Escola Avançada de Biotecnologia
A USP de São Carlos realiza a Segunda Escola Avançada de Biotecnologia 2006 (EAB2006). Nos laboratórios do Centro de Biotecnologia Molecular e Estrutural, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), 30 estudantes paulistas participam de estudos intensivos, que começaram dia 29 de janeiro.

Durante uma semana, os estudantes assistirão a palestras sobre os assuntos mais atuais da Biotecnologia, terão aulas introdutórias às técnicas de pesquisas e a conceitos básicos da área, realizarão experimentos e visitarão os laboratórios de pesquisa do campus da USP de São Carlos. O objetivo dessa escola é despertar o interesse do jovem que está concluindo o ensino fundamental ou que está no início do ensino médio para a Biotecnologia.

Os estudantes foram selecionados entre estudantes de mais de 50 escolas do Estado de São Paulo inscritos para representar o Brasil na Second International Junior Science Olympiad, que ocorreu de 4 a 13 de dezembro do ano passado, em Yogyakarta, Indonésia. A Escola Avançada de Biotecnologia é coordenada pelo professor Otávio Thiemann, docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), com apoio do professor Ozimar da Silva Pereira (IFSC).

Mais informações: (0XX16) 3373-8089 ou site www.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação de defeitos em dutos e risers utilizando corpos de prova mecanicamente similares: extensão 3d da metodologia J - Q. Luiz Augusto de Lima e Silva. Dia 31, às 10 horas.

Modelagem para estimação de afundamentos de tensão em sistemas de distribuição. José Luiz Cavaretti. Dia 2 de fevereiro, às 14 horas.


Instituto de Psicologia

Mestrado

A formação do leitor: aspectos afetivos e cognitivos. Ana Flávia Alonço Castanho. Dia 1º de fevereiro, às 10 horas.

Investigação de aspectos endócrinos da estimulação opioidérgica comportalmente relevante em ratas prenhes. Erika Cristiane Gutierrez Felippe. Dia 31, às 14 horas.


Doutorado

Comportamento e comunicação acústica em cobaias e preás. Patrícia Ferreira Monticelli. Dia 3 de fevereiro, às 14 horas.




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br