São Paulo, 02/02/2006 - Boletim nº1782
farmacologia
ENPAK é opção à morfina
para tratar dor de câncer

Extraída do veneno da cascavel,
a endogenous pain killer tem efeito
analgésico de maior duração, além de
não causar dependência ou tolerância
leia...
Em Ribeirão, jornada de
atualização em medicina legal
Alunos da Esalq participam
do Projeto Rondon

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Substância extraída do veneno da cascavel pode ser usada para tratar dor de câncer

Valéria Dias

Uma substância denominada ENPAK (endogenous pain killer), extraída do veneno da cascavel, pode se tornar uma opção ao uso da morfina no tratamento de dores decorrentes do câncer. Os pesquisadores envolvidos no projeto já sintetizaram a substância, que recebeu o nome de CNF021.03. A principal vantagem em relação à morfina é que ela apresenta um efeito de maior duração e não causa dependência ou tolerância.

A fase de caracterização do efeito analgésico do veneno e o isolamento e a caracterização da substância responsável por este efeito foram realizados no Laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan. A pesquisa contou ainda com a colaboração do Centro de Toxinologia Aplicada (CAT), que faz parte dos Centros de Pesquisa, Difusão e Inovação (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Atualmente, na fase de desenvolvimento de ensaios pré-clínicos e clínicos, o projeto está sob a responsabilidade do COINFAR (Consórcio de Indústrias Farmacêuticas) que reúne os laboratórios Biolab/Sanus, União Química e Biosintética/Aché.

Os pesquisadores apresentaram o ENPAK para o COINFAR em 2003. Atualmente o consórcio financia os testes pré-clínicos (em animais) com o CNF021.03. "Ainda não sabemos se a substância causa algum efeito tóxico, se há efeitos colaterais sobre o sistema cardiorespiratório e o Sistema Nervoso Central, ou como ela é excretada pelo organismo", conta a pesquisadora do Instituto Butantan, Yara Cury, responsável pelo projeto.

Bloqueio da dor e regressão tumoral
A bióloga Patrícia Brigatte comprovou, em seu doutorado, o efeito antinociceptivo (terminologia usada para medir a dor em animais sem o componente emocional) do veneno sobre a dor de câncer, por meio de modelos experimentais de comportamento animal. O estudo, apresentado em setembro de 2005 na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, teve a orientação da pesquisadora Yara Cury.

Patrícia testou o efeito do veneno bruto e do CNF021.03 no bloqueio da hiperalgesia (aumento da sensibilidade à dor), em ratos com tumor de Walker 256 nas patas. Em outro teste, foi mensurada a dor em resposta a um estímulo tátil (alodinia) desses animais. A pesquisadora verificou ainda o tempo de lambida e levantamento de pata (dor espontânea) dos roedores com câncer. "Tanto o veneno bruto como o CNF021.03 reverteram a hiperalgesia, a alodinia e a dor espontânea, fenômenos encontrados em pacientes com dor de câncer", descreve.

A pesquisadora também realizou experimentos que comprovaram que a crotoxina - toxina que representa 60% do veneno bruto da cascavel e que não tem relação com o CNF021.03 - age na regressão de tumores. "Mas ainda é necessário ampliar os estudos porque não sabemos ainda exatamente como a crotoxina interfere no desenvolvimento do tumor", afirma a bióloga.

Vital Brasil
As pesquisas envolvendo o veneno da cascavel começaram na década de 1930, com o médico Vital Brasil. Ele soube que, nos Estados Unidos, havia alguns estudos sobre o efeito analgésico do veneno de serpentes do gênero Naja.

O cientista propôs a utilização semelhante para o veneno de Crotalus durissus terrificus (cascavel), uma vez que o veneno desta serpente, da mesma maneira que o veneno de Naja, é neurotóxico (possui uma toxina que se liga a junção neuro-muscular, podendo causar paralisia respiratória). "Cabe ressaltar que, na época, acreditava-se que uma neurotoxina, encontrada em ambos os venenos, era a responsável pelo efeito analgésico", comenta a pesquisadora Yara Cury.

Vital Brasil passou a diluir o veneno de cascavel e enviar as ampolas para médicos do Brasil e do exterior. Esses médicos aplicavam as ampolas em seus pacientes, que relatavam melhora na dor e, em algumas vezes, regressão do tumor. Somente a partir da década de 1990, o veneno da cascavel voltou a ser estudado pelo grupo liderado por Yara Cury.

Mais informações: (0XX11) 3726-7222, ramal 2164, e-mail patbtte@usp.br com Patrícia Brigatte ou e-mail yarac@butantan.gov.br, com Yara Cury




Cursos e Palestras

Jornada de Atualização em Medicina Legal em Ribeirão Preto
O Centro de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza dias 16 e 17 de fevereiro a Jornada de Atualização em Medicina Legal. O curso é gratuito e dirigido a profissionais e estudantes da área de saúde. São oferecidas 50 vagas, e haverá entrega de certificados.

No programa serão discutidas alternativas de ponta para identificação na antropologia forense, como a avaliação da espessura de tecidos moles da face para fins médicos, a reconstituição facial, a superposição crânio-facial. Também serão apresentadas palestras sobre histologia e microscopia eletrônica e imunohistologia post-mortem; a necropsia, procedimentos de seguranças e exame externo; o uso de DNA como ferramenta auxiliar na Medicina Legal.

A programação completa pode ser acessada no site da FMRP http://www.fmrp.usp.br

Mais informações: (0XX16) 3602-3058, na assessoria de imprensa da FMRP




Agenda Cultural

Toca Tambor se apresenta na Casa de Dona Yayá
No próximo dia 12 de fevereiro a orquestra de baterias Toca Tambor se apresentará na Casa de Dona Yayá, às 11 horas. Sob a regência de Alaor Neves, o grupo utiliza principalmente a percussão, por meio do uso de baterias, para apresentar um repertório baseado na riquíssima diversidade rítmica e sonora de nosso País, com influências de ritmos de Norte a Sul do Brasil. "Colcheando", "Santo André" e "Sonhafro", todas de autoria própria do grupo, são algumas das peças que compõem o repertório da apresentação.

A casa de Dona Yayá fica na rua Major Diogo, 353, na Bela Vista, em São Paulo. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562



Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana de 6 a 12 de fevereiro

Contraponto - Os caminhos da privatização é o tema do Contraponto desta semana. No programa, um histórico dos leilões de estatais brasileiras, que foram vendidas ao capital privado. Segunda-feira (6), às 20 horas.

Trajetória - Celso Lafer - Professor da USP, ex-ministro de Estado por três vezes e intelectual do Direito, Celso Lafer tem uma trajetória marcada pelo sucesso e pelo contato com grandes personalidades do mundo político e intelectual. Quarta-feira (8), às 00h30

4x4 - Guerra Civil - O tema do programa é a cooptação de jovens e crianças para trabalhar no tráfico, executando um trabalho que muito se assemelha ao de quando vivem em um país em guerra: é remunerado e faz parte de uma estrutura organizada de violência, com hierarquia militar. Quarta-feira (8), às 20 horas.

Olhar da USP - Inclusão Cultural - A discussão é sobre as desigualdades sócio-econômicas do mundo, que se refletem no acesso restrito à cultura. Uma elite produz e absorve os significados e valores da sociedade inteira, e a maioria da população é mantida à distância dos meios de produção cultural. Quinta-feira (2), às 20 horas.

Pgm - Nesta semana, o programa exibe matérias sobre Colesterol, que afeta um quinto da população brasileira; Informática Biomédica, o novo curso oferecido pela USP de Ribeirão Preto; Uma tese de doutorado que descobriu que Alecrim do Campo é capaz de inibir a proliferação da cárie dental; Os dez anos da Companhia do Riso, promovida por alunos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Sexta-feira (3), às 20 horas.

A programação completa pode ser encontrada no site http://www.usp.br/tv. A TV USP é transmitida pelo Canal Universitário (CNU), no canal 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487




Publicações

Livro aborda homeopatia na medicina
Será lançado dia 15 de fevereiro o livro Homeopatia-Medicina sob medida (Ed. Publifolha, 160 págs, R$29,90), de Paulo Rosenbaum, que acaba de defender seu doutorado na Faculdade de Medicina da USP. O lançamento será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073, Cerqueira César, São Paulo), a partir das 18h30.

Rosenbaum apresenta neste livro os fundamentos, a abrangência e as perspectivas que a homeopatia oferece enquanto ciência e especialidade médica. O médico tenta provar que a homeopatia é segura e eficaz, baseada em observação clínica e nas narrativas do paciente, definindo-a como "a medicina do sujeito". Conceito que também é explorado em sua tese Entre a arte e a ciência: fundamentos hermenêuticos da homeopatia como medicina do sujeito. A homeopatia desenvolveu uma série de percepções relacionadas com o modo particular de adoecer e de se curar de cada um, que foram além do estudo da biomedicina, buscando respeitar o tempo e a linguagem com que cada um relata a sua enfermidade.

Rosenbaum é chefe do Departamento Científico do Instituto de Cultura Homeopática - Escola de Homeopatia, membro do grupo de Racionalidades Médicas (IMS-UERJ) e consultor pedagógico do Instituto de Saúde Integral, editor da Revista Cultura Homeopática.

Mais informações: (0XX11) 3078-2356 ou cacilda.luna@serranoassociados.com.br




Quadro de Avisos

Alunos da Esalq participam do Projeto Rondon
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, enviará, na próxima sexta (3), um grupo de seis alunos para participar do Projeto Rondon. O projeto, que foi reativado pelo governo federal no ano passado, depois de ter sido desativado em 1989, leva estudantes universitários à regiões carentes do País para desenvolver projetos sociais durante as férias. Cada cidade receberá dois grupos de alunos, que atuarão junto à comunidade local nas questões de saúde, educação e cidadania e no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas.

A equipe da Esalq, que é formada por um representante de cada um dos cursos da Escola e mais dois professores, vai atuar durante 11 dias na cidade de Rorainópolis, em Roraima. Os alunos passaram por uma preparação de aprendizagem de como aplicar métodos de intervenção social. As aulas aconteceram no departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola e foram ministradas pelo técnico Ademir de Lucca. É o segundo ano que a Escola participa da iniciativa.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon busca oferecer conhecimento sobre a realidade brasileira, com a participação de jovens universitários no processo de desenvolvimento nacional.

Mais Informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477 ou acom@esalq.usp.br


Tusp abre inscrições para interessados em usar seu espaço cênico
O Teatro da USP (Tusp), sede artística do Grupo Tusp, companhia profissional de teatro ligada a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, está com inscrições abertas para o processo de seleção para o uso do espaço cênico nos meses de maio e junho de 2006.

O espaço será cedido ensaios, espetáculos de teatro, apresentações de música, danças, performance, leituras dramáticas, realização de palestras, debates, seminários.

Para se inscrever é necessário retirar a ficha de inscrição no Tusp (Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo) ou no site http://www.usp.br/tusp. Além disso, são exigidos fita de VHS ou DVD, com gravação do espetáculo (caso o espetáculo não tenha ainda estreado, gravação de um ensaio), projeto encadernado ou book que contenha: descrição, concepção, sinopse e ficha técnica do projeto; histórico do grupo ou companhia e/ou envolvidos no projeto; para projetos de apresentação artística (teatro, dança, música, performance, leituras), descrição e planta do cenário, luz e som; para atividades de música, fita cassete, CD ou DVD.

A seleção dos projetos será realizada por uma comissão formada por atores do Grupo Tusp, área de eventos, técnica,de pesquisa e direção do Teatro.

As inscrições poderão ser feitas de até 24 de fevereiro, na secretaria do Tusp, de segunda a sexta-feira das 10 às 19 horas, ou enviadas pelo correio com data de postagem até dia 20 de fevereiro.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 41; site http://www.usp.br/tusp


Campus da USP em Bauru cadastra imóveis para moradia estudantil
O setor de Serviço Social da Prefeitura do campus de Bauru da USP está cadastrando imobiliárias, pensionatos, proprietários particulares de imóveis e afins. O objetivo é disponibilizar aos alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) opções de hospedagem e moradia.

Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro, das 16 às 18 horas, no Serviço Social do campus (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru).

Mais informações: (0XX11) 3235-8316, com a assistente social Christine Habib


Campus de São Carlos abre vaga para arquiteto
Até o dia 3 de fevereiro, a USP de São Carlos está com inscrições abertas para uma vaga de arquiteto . As inscrições estão sendo realizadas das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Seção de Pessoal, que fica na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos.

A função será preenchida sob Regime de CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial de R$ 2.734,84. São condições para a inscrição: curso superior de graduação completo em arquitetura, registro no órgão profissional, conhecimento de informática, ter 18 anos, estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do Serviço Militar. Além disso, é necessário conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no edital (http://www.usp.br/drh/novo/recsel/recseland.html), especialmente, em caso de convocação, sobre as condições para a contratação. Estrangeiros também podem participar.

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar R.G. e levar a ficha de inscrição disponibilizada no site http://www.usp.br/drh (link: vagas oferecidas) preenchida.

O processo seletivo constará de prova escrita de conhecimentos pertinentes à área de atuação e prova prática. A escrita será realizada dia 14 de fevereiro, às 9 horas, no Bloco C da Escola de Engenharia.

Mais informações: (0XX16) 3373-9135




Teses e Dissertações
Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Atividade e expressão gênica da alfa-1,4 glicosidade durante o amadurecimento da banana (´Musa acuminata` AAA cv. Nanicão). Denise Perez Vieira. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Escola Politécnica

Mestrado

Análise das condições operacionais de bombas hidráulicas de fluxo radial de grande porte. Daniel Lopes Misquiati. Dia 8, às 14 horas.

Análise de disponibilidade de sistemas de comércio eletrônico. Wagner Ludescher. Dia 10, às 9 horas.

Análise de modelos de alinhamento estratégico interno. Vanderli Correia Prieto. Dia 13, às 10h30.

Determinação dos esforços hidráulicos em válvulas esféricas de grande porte através's de mecânica dos fluidos computacional. Leonardo Alcinei Paladim Bernardes. Dia 6, às 14 horas.

Análise numérica de um transdutor piezelétrico de potência para processamento de termoplásticos têxteis. João Batista da Silva. Dia 9, às 10 horas.

Modelagem e controle de um trocador de calor feixe tubular. Paulo Alexandre Martin. Dia 9, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Estudo experimental e modelagem numérica do escoamento e do assoreamento em uma armadilha de sedimentos. Leonardo Barra Santana de Souza. Dia 6, às 14 horas.

Novas técnicas de contraste de fase para a verificação de padrões cifrados. José Carlos Pizolato Junior. Dia 10, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 3273-9333




Correção

No boletim nº1772, de 31/01/2005, faltaram os pesquisadores envolvidos na pesquisa da matéria Pindaíba elimina protozoários da malária e doença de Chagas. O trabalho fez parte de dois projetos multidisciplinares sobre atividade biológica de espécies vegetais brasileiras em protozoários de doenças tropicais. Os testes de laboratório com o Trypanosoma cruzi e a Leishmania chagasi tiveram a colaboração do pesquisador André Temponi, do Instituto Adolfo Lutz

Os estudos sobre atividade anti-malárica tiveram a participação do Laboratório de Malária da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), com coordenação de Silvia de Santi, e financiamento da Fundacão de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O professor Paulo Moreno, do Instituto de Química (IQ) da USP, colaborou nos aspectos químicos da pesquisa.



 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br