São Paulo, 13/02/2006 - Boletim nº1786
medicina
Diferenças entre células-tronco
são "mapeadas"

Pesquisa vai auxiliar estudos futuros
na descoberta de novas aplicações
terapêuticas, que podem ser baseadas
nas particularidades dessas células
leia...
Seminário no ICB
discute gripe aviária
USP Leste inaugura
novos prédios

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Genes responsáveis por diferenças entre células-tronco hematopoiéticas são identificados

Flávia Souza

Apesar de relativamente sutis, as diferenças entre as células-tronco hematopoiéticas (produtoras de células sangüíneas) da medula óssea e do cordão umbilical podem representar novas possibilidades de tratamento em casos de transplante. Com o objetivo de analisar e "mapear" as causas dessas diferenças, o biólogo e doutorando da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Rodrigo Alexandre Panepucci pesquisou cerca de dez mil genes presentes nessas células. O estudo rendeu ao pesquisador o terceiro lugar na 21ª edição do Prêmio Jovem Cientista - Categoria Graduado.

As células-tronco presentes na medula óssea e no sangue do cordão umbilical exercem a mesma função quando transplantadas: produzir células sangüíneas e novas células-tronco. Entretanto, existem algumas diferenças - por exemplo, as células do sangue do cordão umbilical se renovam com maior eficiência do que as da medula óssea, e esta tende a produzir mais, e com maior rapidez, células diferenciadas (células sangüíneas). Além disso, a chance de rejeição imunológica é menor quando se utilizam células do sangue do cordão umbilical (mesmo quando a compatibilidade não é muito grande) do que quando é usada a medula óssea.

"A importância da pesquisa está no auxílio a estudos futuros", afirma Panepucci. Ao identificar e analisar os genes responsáveis pelas diferenças entre as células-tronco, o pesquisador criou um "mapa" das particularidades dessas células. Entre as possíveis e futuras aplicações práticas está a possibilidade de se "manipular" esses genes para deixar as células-tronco do cordão umbilical mais "parecidas" com as da medula e vice-versa, dependendo das necessidades do paciente. Mas para se chegar a isso, ressalva Panepucci, ainda são necessárias muitas pesquisas.

Técnica
Para identificar o grupo de genes responsáveis pelas diferenças entre as células-tronco, o biólogo analisou seu RNA-mensageiro, espécie de molécula intermediária entre o gene e a proteína produzida por ele. O que diferencia uma célula da outra, num mesmo organismo, é a ativação ou não de certos genes. E essa ativação, que pode ocorrer em graus variados, implica na produção de determinada proteína. Assim, para identificar as diferenças, o pesquisador analisou quais genes eram mais ou menos ativos nas células pesquisadas.

Entre os dez mil genes mais expressos nas células, o pesquisador encontrou um grupo de cerca de 400 responsáveis pelas diferenças entre elas. "O mais interessante é que a maior parte das diferenças resultam da ação de um fator de transcrição, que pode ativar muitos outros genes", diz. Dessa forma, a ativação de um único gene também leva à ativação de muitos outros. Numa aplicação prática, pode-se tentar controlar o fator de transcrição e, assim, o grau de ativação de vários genes ao mesmo tempo.

Células-tronco mesenquimais
Panepucci também pesquisou os genes das chamadas células-tronco mesenquimais, que têm potencial de se diferenciar em outros tipos de tecido (cartilaginoso, ósseo, adiposo). Na medula óssea, elas formam o estroma, tecido semelhante a uma esponja; no cordão umbilical, elas fazem parte da parede das veias. "Basicamente, essas células são muito semelhantes no cordão e na medula. Há um grupo pequeno de genes que são diferentes e se relacionam com o papel dessas células - na medula óssea, a produção do estroma; no cordão umbilical, a produção de veias", explica o biólogo. A pesquisa com células-tronco mesenquimais resultou em dois artigos, publicados na revista norte-americana Stem-Cell - o primeiro em 2003 e o segundo em 2004.

Mais informações: (0XX16) 3602-2223, com Rodrigo Alexandre Panepucci; e-mail rapane@lgmb.fmrp.usp.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Seminário no ICB discute gripe aviária
No dia 21, das 8 às 11 horas, será realizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalares da USP o seminário Gripe aviária e a USP.

No encontro será apresentado o plano de preparação para pandemia de influenza do Estado de São Paulo e alguns aspectos pertinentes à potenciais implicações de uma possível pandemia para a USP. Serão, também, enfocados aspectos do vírus da influenza e de sua epidemiologia. A participação no evento é aberta a todos os interessados e gratuita.

Os palestrantes serão Edson Luiz Turigon, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, e Carlos Magno Fortaleza, do Centro de Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Para participar não é necessário inscrever-se previamente. O seminário acontece na Av. Prof. Lineu Prestes, 2565, 2º andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3039-9240; e-mail ccih@hu.usp.br


Aula Magna na FFLCH aborda o trabalho de Gilda de Mello e Souza
A professora Walnice Nogueira Galvão vai ministrar no dia 20, às 19h30, a aula magna Gilda de Mello e Souza: um Percurso Intelectual, que faz parte das atividades de recepção aos calouros da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Gilda de Mello e Souza, ensaísta e crítica da arte, foi professora de Estética na FFLCH. Formada em Filosofia na USP em 1939, Gilda seguiu carreira docente na Universidade e se tornou diretora do Departamento de Filosofia em 1969. A professora escreveu O Espírito das Roupas e O Tupi e o Alaúde, entre outras obras, e teve influência na formação de vários intelectuais brasileiros. Gilda morreu no último dia 25 de dezembro, aos 86 anos.

A ministrante, Walnice Nogueira Galvão, é professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. Walnice também é escritora, ensaísta e crítica de literatura e cultura.

A Aula Magna, aberta ao público, será realizada no Anfiteatro de Geografia, na FFLCH (Av. Prof. Lineu Prestes, 538, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4938, na Assessoria de Imprensa da FFLCH


Faculdade de Educação realiza ciclo de seminários
O Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação (CEPPPE), da Faculdade de Educação (FE) da USP, vai realizar um ciclo de seminários na próxima quinta e sexta-feira (16 e 17).

Serão quatro seminários: no dia 16, às 9h30, o professor José Francisco Soares (UFMG) fala sobre Qualidade e equidade na educação brasileira: evidência do SAEB 2001; às 14h30, o professor ministra a palestra Efeito escola e desempenho cognitivo. No dia 17, também a partir das 9h30, o professor Luiz Antonio Cunha (UFRJ) ministra o seminário Revisitanto o Debate sobre público e privado na educação brasileira; às 14h30, o tema discutido será O ensino de religião nas escolas públicas.

Os seminários serão realizados na sala 45, bloco B, da FE (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-2022 / 3091-2023; e-mail cepppe@fe.usp.br




Agenda Cultural

Cinusp exibe Guerra dos Mundos
Confira a programação da Mostra Remakes do Cinusp para a semana de 13 a 17 de fevereiro:

Guerra dos Mundos (116min, 2005, EUA, direção: Steven Spielberg).
Ray Ferrier (Tom Cruise) é o pai divorciado do adolescente Robbie (Justin Chatwin) e da pequena Rachel (Dakota Fanning). Num fim de semana, quando os filhos vão visitá-lo, acontece um ataque alienígena. Eles embarcam numa jornada rumo ao interior do país, onde se vêem envolvidos por uma multidão que foge de um exército extraterrestre. O filme é um remake do Guerra dos Mundos, de Byron Haskin, de 1953.

As sessões são às 16 e às 19 horas. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. O Cinusp se localiza na R. do Anfiteatro, 18, Colméias, favo 4, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou e-mail cinusp@edu.usp.br




Quadro de Avisos

USP Leste inaugura novos prédios
Na próxima quinta (16), às 10h30, acontece a cerimônia de inauguração de três novos prédios na USP Leste, na qual estarão presentes o governador Geraldo Alckmin e a reitora da USP, Suely Vilela. Serão inaugurados um novo bloco do Módulo Didático Inicial, o Módulo Didático Principal e o Módulo da Biblioteca, que somam 27.758 metros quadrados de área construída.

O novo bloco do Módulo Didático Inicial acrescerá mais 2.354 metros quadrados à edificação que hoje abriga o primeiro ano dos cursos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), aumentando o número de salas de aula, salas de informática e laboratórios.

O Módulo Didático Principal 1, com 18.135 metros quadrados, é composto por salas de aulas, laboratórios, salas de docentes e outros serviços de apoio para o segundo, terceiro e quarto anos dos cursos. O Módulo da Biblioteca tem 7.269 metros quadrados e visa também à instalação da Administração da Escola, além de salas de apoio e três anfiteatros, um com 360 lugares e dois com 200 lugares cada um.

Em 2006, a USP Leste entra em seu segundo ano de existência. A EACH oferece dez cursos: Gestão Ambiental, Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas, Marketing, Licenciatura em Ciências da Natureza, Lazer e Turismo, Tecnologia Têxtil e da Indumentária, Ciências da Atividade Física, Gerontologia e Obstetrícia. No total, são 1.020 novas vagas distribuídas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

A USP Leste está localizada à R. Arlindo Bettio, 1000, em Ermelino Matarazzo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 / 3300


HCRP promove concurso sobre o Dia Internacional da Água
O Centro de Recursos Humanos (CRH ) e a Comissão Interna de Racionalização do uso da Água (CIRA ), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, promovem um concurso de frases alusivas ao Dia Internacional da Água, em 22 de março. As inscrições estão abertas e vão até o dia 6 de março. Podem participar funcionários e seus familiares do Hospital das Clínicas, do Hemocentro, do Posto de Saúde da Vila Lobato e do Hospital Dia.

Cada participante poderá concorrer com três frases. Os funcionários interessados poderão retirar e entregar a ficha de inscrição no CRH, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A seleção será feita de acordo com originalidade, objetividade e criatividade. Serão premiados os três primeiros lugares.

As frases deve ter, no máximo, 36 caracteres, incluindo os espaços entre as palavras. O material inscrito não será devolvido e será reservado ao Hospital o direito de utilizá-las para qualquer atividade posterior ao concurso.

Mais informações: (0XX16) 3602-2227 / 2685


Universia divulga bolsas para mestrado no Reino Unido
O portal Universia (http://www.universia.com.br) divulgou as informações necessárias para os alunos interessados em bolsas de estudo na Escócia. O Programa Chevening, do governo britânico, oferece oito bolsas de estudo na Universidade de Strathclyde, em Glasgow, na Escócia, que se destinam a 16 países, incluindo o Brasil. Os cursos pertencem às áreas de Engenharia, Ciências Aplicadas e Administração de Negócios.

Para participar da seleção, o estudante deverá ter graduação completa e relacionada com o curso escolhido; proficiência no idioma inglês; possuir, no mínimo, um ano de experiência profissional com preferência na área petrolífera ou de gás; firmar um compromisso de retornar ao Brasil após a conclusão do curso; não ter realizado graduação ou pós-graduação nos Estados Unidos ou na União Européia, entre outros. Os benefícios englobam ajuda para acomodação, manutenção pessoal, visto e vôo de ida e volta, além de cobrir todas as despesas com as mensalidades do curso.

As oito bolsas de estudos são patrocinadas pelo Grupo BG, empresa da área de petróleo e gás; pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, FCO; e pela Universidade de Strathclyde, dentro do Programa Chevening do governo britânico.

No endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=9971, o Universia mostra todos os processos do Programa, bem como a forma de inscrição e os contatos com os organizadores. As inscrições vão até o dia 31 de março.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748 ou www.universia.com.br/bolsas


Centrinho abre vagas para técnico em informática, técnico em radiologia e lactarista
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP em Bauru está com inscrições abertas entre 13 e 17 de fevereiro para a contratação de um técnico em informática, dois técnicos em radiologia e um lactarista.

Para a função de técnico em informática o exercício será de 40 horas semanais, com o salário inicial de R$1.381,28 (nível técnico). O contrato de trabalho será por tempo determinado. Quanto à função de técnico em radiologia a jornada de trabalho é de 24 horas semanais, com o salário inicial de R$828,77 (nível técnico), e contrato de trabalho por tempo indeterminado. Já a função de lactarista será preenchida para jornada de 40 horas semanais, com remuneração de R$934,90 (nível básico), por tempo indeterminado.

A taxa de inscrição tem o valor de R$11,00 para o nível básico e R$18,00 para nível técnico. Os interessados podem ter acesso aos editais completos disponíveis na portaria de funcionários (R. Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru), e no site http://www.centrinho.usp.br . As inscrições devem ser feitas das 14 às 17 horas na Seção Pessoal.

Mais informações: http://www.centrinho.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Doutorado

A repercussão da febre reumática e da cardiopatia reumática na vida de crianças e adolescentes: o movimento entre sentir-se saudável e sentir-se doente. Solange Pires Salomé de Souza. Dia 20 de fevereiro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Avaliação dos instrumentos de políticas públicas na conservação integrada de florestas e águas, com estudo de caso na bacia do Corumbataí - SP. Ricardo Augusto Pessôa Braga. Dia 21 de fevereiro, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 3373-9235


Escola Politécnica

Doutorado

Scatter search para problemas de roteirização de veículos com frota heterogênea, janelas de tempo e entregas fracionadas. Patrícia Prado Belfiore. Dia 20 de fevereiro, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Adubação nitrogenada e de micronutrientes na produtividade e incidência de doenças foliares em milho. André Luis Tomazela. Dia 20 de fevereiro, às 14 horas.

Doutorado

Gênese e classificação de solos sob vegetação de restinga na Ilha do Cardoso-SP. Felipe Haenel Gomes. Dia 20 de fevereiro, às 8 horas.

Avaliação de agentes bióticos e abióticos na indução de resistência e no controle pós-colheita da antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) em mamão (Carica papaya). Patrícia Cia. Dia 20 de fevereiro, às 8 horas.

Modificações na qualidade da madeira de Eucalyptus grandis causadas pela adubação com lodo de esgoto tratado. Ricardo Marques Barreiros. Dia 20 de fevereiro, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Drogas vegetais: avaliação da contaminação microbiana e pesquisa de aflatoxinas, ocratoxina A e citrinina. Adriana Bugno. Dia 20 de fevereiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

Trabalho infantil e migração no Estado de São Paulo. Natalia Nunes Ferreira Batista. Dia 21 de fevereiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Aspectos dos Carmina Priaporum: abordagem histórica lingüística. Rose Hilda Fekete de Souza. Dia 20 de fevereiro, às 9h30.

Evolução de uma depressão em embasamento cristalino e sua relação com os aspectos geológico-morfológicos regionais (Serra-ES). Luiza Leonardi Bricalli. Dia 20 de fevereiro, às 14 horas.

O lugar do lixo na cidade de São Paulo, a gestão territorial e a contribuição geográfica. Otávio Cabrera de Léo. Dia 20 de fevereiro, às 14 horas.

Mercado de trabalho e transições ocupacionais na região metropolitana de São Paulo. Rosileide de Lima Rosendo. Dia 20 de fevereiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br