São Paulo, 15/02/2006 - Boletim nº1787
tecnologia
Inteligência artificial deteca
vazamentos em oleodutos

Software reconhece padrões de
escoamento em tubulações e emite
sinais de alerta em caso de problemas
de funcionamento, com acerto de 100%
leia...
Museu de Arqueologia e Etnologia
promove oficina para idosos
CD-Rom com Olho Virtual será
distribuído em congresso

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Programa de computador usa inteligência artificial para monitorar oleodutos com precisão

Júlio Bernardes

Um programa de computador que detecta vazamentos em oleodutos, com base em inteligência artificial, foi criado por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O software, desenvolvido pelo grupo coordenado pelo professor da EESC, Paulo Seleghim Júnior, identifica as condições de escoamento e alerta para problemas no funcionamento das tubulações com acerto de 100%.

Seleghim conta que os testes do programa foram feitos em tubulações com água e ar, simulando óleo e gás. "Por meio das medidas de pressão, o sistema é 'treinado' para identificar as várias condições de operação normal do oleoduto, ou seja, quando não há vazamento", explica. "Após o 'aprendizado', o software passa a monitorar a tubulação e ao verificar qualquer problema emite um sinal de alerta."

Segundo o professor, "os sistemas atuais de monitoramento de oleodutos são mecanicistas, baseados em equações de escoamento dos fluidos genéricas e com muita incerteza nos resultados, o que leva a um alto índice de alarmes falsos." O uso de inteligência artificial tornou o acompanhamento mais preciso. "O programa foi calibrado e testado com três mil simulações de escoamento, feitas em um oleoduto piloto com vazões ar-água, o que levou a um índice de acerto de 100%."

Indústrias
Todo o programa foi desenvolvido com vistas à aplicação nas indústrias, onde o nível de pressão é mais usada para identificar vazamentos. "Os dados sobre pressão são obtidos por meio de sensores comerciais disponíveis no mercado", diz Seleghim. "O programa utilizado hoje no monitoramento de oleodutos, baseado em modelos mecanicistas, custa cerca de U$500 mil, enquanto o programa de inteligência artificial poderá substituí-lo ao custo aproximado de U$100 mil."

Com o término dos testes na tubulação experimental da EESC, o software será submetido a testes de campo. "É necessário verificar as condições de funcionamento em oleodutos reais, onde existem misturas bifásicas de óleo e gás", destaca o pesquisador. "Para aplicar o programa, foi organizada uma empresa para tentar viabilizar sua utilização pela Petrobrás e buscar financiamento para os protótipos." O sistema foi desenvolvido durante a elaboração da tese de doutorado do engenheiro Marcelo Selli.

Entre as aplicações das técnicas de inteligência artificial desenvolvidas no Núcleo de Engenharia Térmica e Fluidos (NETEF) da EESC estão um sistema de detecção de vazamentos de água, em testes no Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de São Carlos, e um programa para controlar o transporte pneumático de bagaço de cana. "Também foi criado um 'degustador' de gasolina, aparelho que detecta adulterações no combustível diretamente nas bombas", conclui Seleghim.

Mais informações: (0XX16) 3373-9416, com Paulo Seleghim Junior

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

MAE promove oficina para idosos
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP está com inscrições abertas até o dia 6 de março para o curso Oficina de Memória: A Terceira Idade Construindo seu Conhecimento. O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-4905, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas.

Voltado para a terceira idade, a oficina será realizada de 8 de março a 28 de junho às quartas-feiras, das 14 às 16 horas. Seu objetivo é trabalhar os conhecimentos que fazem parte da memória dos idosos, considerando-os como criadores de cultura, de forma instigante, reflexiva e educativa. Além disso, os alunos conhecerão os bastidores e as exposições do MAE, e será realizada uma exposição com os resultados dos trabalhos realizados.

As aulas serão realizadas na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4905; e-mail magomes@usp.br


Seminário no HU discute gripe aviária
Na próxima terça (21), das 8 às 11 horas, será realizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalares da USP o seminário Gripe aviária e a USP. O evento acontece no Hospital Universitário (HU) da USP.

No encontro será apresentado um plano de preparação para uma pandemia de influenza do Estado de São Paulo e alguns aspectos pertinentes à potenciais implicações de uma possível pandemia para a USP. Serão, também, enfocados aspectos do vírus da influenza e de sua epidemiologia. A participação no evento é aberta a todos os interessados e é gratuita.

Os palestrantes serão Edson Luiz Turigon, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, e Carlos Magno Fortaleza, do Centro de Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Para participar não é necessário inscrever-se previamente. O seminário acontece na Av. Prof. Lineu Prestes, 2565, 2º andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3039-9240; e-mail ccih@hu.usp.br


Palestra do ICB discute percepção visual
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realiza no dia 22 de fevereiro, às 12h30, a palestra Anátomo-fisiologia de neurônios visuais.

A palestra é sobre o estudo de autoria de Harald Luksch, da Alemanha, professor visitante no ICB, e será apresentada pelo professor Luiz R.G. Britto. Em sua pesquisa, Luksch visa conhecer como o sistema nervoso permite que a visão faça a avaliação do mundo externo, assim como fazem os outros sentidos, além de entender como os neurônios centrais computam os estímulos visuais de modo a serem úteis no dia-a-dia humano.

O evento é aberto ao público e não necessita de prévia inscrição. Será realizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Sala de Conferências, 3º andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0xx11) 3091-7242; e-mail britto@icb.usp.br


HC de Ribeirão oferece Residência Médica em Alergia e Imunologia
O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP está abrindo concurso para vagas remanescentes no programa de Residência Médica em Alergia e Imunologia, em funcionamento desde fevereiro de 2005.

O programa inclui treinamento clínico e formação didática sobre alergia e imunologia em adultos e crianças; opção de estágio no exterior, no Asthma and Allergic Diseases Center, da Universidade de Virginia, Charlottesville, Estados Unidos (serviço do Prof. Platts-Mills), ou em outras instituições no país (Escola Paulista de Medicina - Unifesp -, Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo); opção de participação em trabalhos de pesquisa; treinamento sistemático em aspectos de alergia nas áreas de dermatologia, otorrinolaringologia e pneumologia. O pré-requisito é de Residência em Clínica Médica de dois anos.

Mais informações: (0XX16) 3602-2164; site http://www.hcrp.fmrp.usp.br, nos links concurso e residência médica


CECAE promove atividades da Agenda 2006
A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP promove no dia 23 de fevereiro, a partir das 10 horas, a primeira atividade da Agenda CECAE/2006. O evento é gratuito, e deve-se confirmar a presença até esta sexta (17) pelo e-mail cecae@usp.br .

A atividade consiste em um dia de "casa aberta", para compartilhar as atividades dos vários programas que compõem a Cecae e em especial o potencial de formação e desenvolvimento de pessoas, presente em todos eles.

A Cecae fica no Edifício Antigo da Reitoria (Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, n.374 7º andar, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4495 / 3901 / 4408; site http://www.cecae.usp.br


Fundação Vanzolini oferece cursos de curta duração
A Fundação Vanzolini (FCAV) abre vagas para três cursos de curta duração, realizados em datas diferentes: Requisitos Automotivos Versão 2002, nos dias 20 a 22 de fevereiro, Auditor Interno NBR ISO 9001:2000, de 22 a 24 de fevereiro e Indicadores da Qualidade, dia 23 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas até uma semana antes do início dos cursos, quando as turmas são definidas.

Os cursos são voltados para profissionais das áreas de Administração, Economia, Recursos Humanos, Qualidade, Tecnologia da Informação, Trabalho e Organização, além de gestão para pequenas e microempresas. Os valores variam de R$250,00 a R$590,00, e as aulas serão ministradas na unidade FCAV da Avenida Paulista (Av.Paulista, 967, 5º andar, Cerqueira César, São Paulo).

A Fundação Vanzolini é uma entidade ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.

Os interessados podem adquirir informações específicas sobre os cursos e fazer suas inscrições pelo telefone (0XX11) 3541-3789 ou e-mail cursosbertos@vanzolini.org.br.

Mais informações: (0XX11) 3541-3789; e-mail cursosbertos@vanzolini.org.br




Agenda Cultural

Coralusp recebe inscrições na Estação Ciência
O Coral da USP (Coralusp) está com inscrições abertas para os interessados em participar do grupo na Estação Ciência, sob regência do maestro Mauro Aulicino.

O coral se reúne na Estação Ciência todas as segundas e quartas-feiras das 20 às 22h30. Também haverá a opção de oficinas para iniciantes às terças, das 19 às 21 horas.

Para se inscrever, os interessados devem preencher as fichas disponíveis na recepção da Estação Ciência e agendar um teste, que será realizado às segundas e quartas-feiras a partir das 18 horas.

Fundado em 1967 e ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o currículo do Coralusp inclui quatro extensas turnês pelo exterior (EUA, Europa, África e Argentina), cinco premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como o melhor Coral do Estado de São Paulo, participações e apresentações em festivais, teatros, igrejas, parques, universidades, colégios e programas de rádio e TV. Possui três registros fonográficos: LP - Selo Marcus Pereira, CD - Selo Camerati (grupo Beijo) e CD - Selo Pau Brasil (Grupo Beijo e Marlui Miranda - Ihu, Todos os Sons). O Coral apresenta em média, anualmente, 130 concertos.

Hoje, engloba um contingente de aproximadamente 500 coralistas distribuídos em onze grupos, cada um com seu repertório, plano de ensaios e apresentações.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente de terça a domingo na Estação Ciência (R.Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo) até final de março ou preenchimento das vagas.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou (0XX11) 3675-8828, com Michel Sitnik (assessor de imprensa); e-mail michel@eciencia.usp.br




Quadro de Avisos

CD-Rom com o Olho Virtual será distribuído em congresso
A empresa Transitions Optical vai distribuir durante o Congresso Mundial de Oftalmologia, que será realizado entre 19 e 24 de fevereiro em São Paulo, um CD-Rom com o Olho Virtual, desenvolvido pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O material será entregue aos oftalmologistas que comparecerem ao estande da Transitions (número 4007).

O Olho Virtual faz parte do projeto Homem Virtual, da Disciplina de Telemedicina da FMUSP, que alcançou grande repercussão devido à sua capacidade de traduzir em poucos minutos complexos conhecimentos científicos. Trata-se de imagens dinâmicas e interativas em 3D, que permitem a visualização de estruturas anatômicas, de processos fisiopatológicos e de procedimentos terapêuticos.

Neste contexto, o Olho Virtual, que teve seu desenvolvimento apoiado pela Transitions, tem a finalidade de auxiliar o oftalmologista na tarefa de explicar a seus pacientes as estruturas oculares, suas funções e os problemas de visão mais comuns. O CD-Rom é dividido em duas partes: a primeira mostra a anatomia do olho e a segunda, os erros de refração e a presbiopia.

Diferentemente dos desenhos constantes nos atlas médicos e dos moldes anatômicos, o Olho Virtual possibilita a visão tridimensional das estruturas oculares por diversos e inusitados ângulos, bem como sua relação com o cérebro. Também mostra como são formadas as imagens no olho quando há erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia) e presbiopia (vista cansada).

Organizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o Congresso Mundial de Oftalmologia é um dos maiores eventos da área oftalmológica no mundo. Realizado pela primeira vez na América Latina, teve o Brasil escolhido como sede em 2006. O próximo congresso, em 2010, será em Hong Kong, na China.

O Congresso será realizado no Transamérica Expo Center & Hotel (Av. Nações Unidas, 18.591, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 9603-3343, com Vanessa Haddad; e-mail vanessa@informaticamedica.com.br


Fapesp aumenta a verba destinada a bolsas para pesquisa científica
O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aprovou, na última quarta (8), o aumento nas cotas de bolsas concedidas pela Fundação. Para as bolsas de iniciação científica (IC) a expansão nas concessões anuais será de 9%, para o mestrado (MS) 48%, para o doutorado (DR) 33% e para o pós-doutorado (PD) 61%.

Foi aprovado também o reajuste de 20% no valor das bolsas em vigor a partir de fevereiro de 2006 e para os pagamentos a serem efetuados a partir de março. Os valores passam a ser: IC(R$396), MS (R$ 1.164), MS II (R$ 1.236), DR I (R$ 1.716), DR II (R$ 2.124), DD I (R$ 1.164), DD II (R$ 1.236), DD III (R$ 1.716) e DD IV (R$ 2.124).

O reajuste de 20% também será feito para as bolsas dos programas Jornalismo Científico, nos níveis JC-I, JC-II e JC-III, e Ensino Público. Não houve alteração no valor da bolsa da modalidade PD, reajustada em maio de 2004.

A ampliação das cotas foi calculada de acordo com a disponibilidade orçamentária da Fundação para 2006, estimando também os anos seguintes e respeitando a decisão do Conselho Superior de destinar 33% do dispêndio total anual à concessão de bolsas.

Enquanto em 2005 foram concedidas 2.164 bolsas de Iniciação Científica, neste ano o número subirá para 2.364. Para mestrado, o aumento será de 400, chegando a 1.238. A modalidade de doutorado terá um aumento de 150 bolsas, somando 605, e a cota para 2006 de pós-doutorado será de 657, com crescimento de 250 bolsas.

A íntegra do documento que fundamenta e descreve as mudanças está em http://www.fapesp.br/arquivos/bolsas_2006-CS-portal.pdf.

Mais informações: www.fapesp.br


USP recebe calouros com ex-alunos em campanha publicitária
Como é de costume em todos os anos, a primeira semana de aula na USP é reservada às atividades de recepção aos calouros. Em cada unidade há uma série de atividades, que vão desde palestras até gincanas e atividades solidárias, que visam a integração entre calouros e veteranos.

Durante a recepção, em todos os campi da Universidade é veiculada uma campanha publicitária que diz respeito a recepção dos calouros. A campanha é sempre elaborada por um grupo de alunos do professor Heliodoro Bastos, o Dorinho, do 6º semestre de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA). A campanha escolhida para esse ano tem como lema Todo fera já foi bixo, respeite o seu, e se utiliza de imagens de ex-uspianos como o jornalista William Bonner e o médico Drauzio Varela e tem como intuito incentivar os veteranos a respeitar os calouros assim como ele respeita tais personalidades.

Os seis ex-alunos (Drauzio Varela, William Bonner, Paulo Bonfá, Marco Bianchi, Marcelo Tas, Soninha e Marcelo Rubens Paiva) foram retratadas como se seus rostos tivessem sidos pintados à guache nos anúncios da campanha. Esse tipo de arte foi utilizado para aproximar a campanha de um costume da recepção aos calouros de se pintar seus rostos. A campanha será veiculada por um período de um mês.

Mais informações: e-mails dorinhobastos@uol.com.br e tox.cityusp@gmail.com; site http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2006/jusp751/pag05.htm




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Minimização dos desvios absolutos com data de entrega comum no ambiente flowshop com duas máquinas. Celso Satoshi Sakuraba. Dia 22 de fevereiro, às 15h30.

Doutorado

Scatter search para problemas de roteirização de veículos com frota heterogênea, janelas de tempo e entregas fracionadas. Patrícia Prado Belfiore. Dia 20 de fevereiro, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Dinâmica do nitrogênio na cultura do milho (Zea mays L.), em cultivo sucessivo com aveia preta (Avena strigosa), sob implantação do sistema plantio direto. Flávia Carvalho Silva Fernandes. Dia 21 de fevereiro, às 8 horas.

Processos pedogenéticos e biogeoquímica de Fe e S em solos de manguezais. Tiago Osório Ferreira. Dia 21 de fevereiro, às 8 horas.

Crescimento e produtividade do cafeeiro sombreado e a pleno sol. Aureny Maria Pereira Lunz. Dia 22 de fevereiro, às 8 horas.

Mineralogia de solos e ambientes de sedimentação em manguezais do Estado de São Paulo. Valdomiro Severino de Souza Júnior. Dia 22 de fevereiro, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Medicina

Doutorado

Estudo de prevalência de transtornos psiquiátricos em adolescentes infratores. Renata Cândido de Andrade. Dia 20 de fevereiro, às 8h30.

Estudo da variação da pressão sistólica e suas componentes como preditoras de hipovolemia em coelhos submetidos à hemorragia e pneumoperitônio. Fernando Bliacheriene. Dia 20 de fevereiro, às 14 horas.

Remodelamento tardio da artéria torácica interna bilateral na revascularização do miocárdio: Influência do leito coronariano esquerdo. Bruno da Costa Rocha. Dia 20 de fevereiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Estudo da eletro-oxidação de monóxido de carbono sobre eletrocatalisadores suportados por espectroscopia de impedância eletroquímica. Eduardo Gonçalves Ciapina. Dia 16 de fevereiro, às 14h30.

Doutorado

Estudo eletroquímico e desenvolvimento de novas metodologias eletroanalíticas para a determinação de antidepressivos tricíclicos e neurotransmissores. Renata Alves de Toledo. Dia 17 de fevereiro, às 14h30.

Estudo teórico sobre corantes catiônicos e possíveis modelos que expliquem a interação com a argila do tipo montmorilonita. Paula Homem de Mello. Dia 22 de fevereiro, às 14 horas.
Mais informações: (0XX16) 3373-9908 / 3373-8036




Correção

Diferentemente do que foi informado no boletim nº1786, de 13 de fevereiro de 2006, a palestra Gripe aviária e a USP acontecerá no Hospital Universitário da Universidade, e não no Instituto de Ciências Biomédicas como divulgado.




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br