São Paulo, 24/02/2006 - Boletim nº1791
geofísica
Fluxo reverso no núcleo da Terra
gera anomalia magnética

Fontes de comportamento fora dos
padrões, que ocorrem no centro do
planeta, geram fluxo magnético causador
da Anomalia Magnética do Atlântico Sul
leia...
CEMEL cria site com
dados sobre ossadas
Evento na Fau apresenta
curso de Design

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Anomalia Magnética do Atlântico Sul é causada por fluxo reverso no núcleo da Terra

Renata Moraes

Um estudo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP mostra que um fluxo reverso no núcleo da Terra é o responsável por um fenômeno magnético chamado Anomalia Magnética do Atlântico Sul (SAMA - South Atlantic Magnetic Anomaly). "O fluxo reverso acontece quando o campo magnético se comporta fora dos padrões", explica geofísico Gelvam Hartmann. Em sua pesquisa, ele detectou pontos, na região de encontro do manto e do núcleo terrestre, do fluxo reverso que se reflete na área da anomalia.

A SAMA, que acontece na região Sul do oceano Atlântico, passou a ser visível a partir da década de 1940, quando começaram a ser construídos mapas de campo magnético. "O fenômeno nada mais é do que uma área em que a intensidade magnética é cerca de metade da esperada para regiões desta latitude", descreve o pesquisador. Espera-se que as intensidades mais fortes estejam nos pólos e, as mais baixas, nas proximidades do Equador. Hartmann explica, no entanto, que a anomalia tem menor intensidade que a região equatorial.

De acordo com pesquisador, essas áreas de campo magnético de intensidade muito baixa comportam-se como janelas, falhas na teia magnética que protege a Terra do fluxo de partículas do Sol e do universo. "Por isso, nessas regiões os astronautas ficam mais expostos à radiação, e há maior chance de ocorrem interferências nas ondas de rádio e problemas na transmissão de energia elétrica", diz o pesquisador. "Quando ocorrem as explosões solares [momento em que a estrela ejeta o fluxo solar, composto de partículas como prótons, elétrons e nêutrons] a Anomalia absorve mais partículas que outras localidades".

Causas da SAMA
Segundo uma antiga concepção da Física, o campo magnético do planeta deveria funcionar como um dipolo perfeito - transmissão ideal de forças entre os dois pólos. "Porém , já se sabe que, devido a uma inclinação de 11,5 graus em relação ao eixo de rotação, os pólos são assimétricos", aponta o geofísico.

Para medir a intensidade do campo magnético vertical, na profundidade de 2.900 quilômetros, na interface manto-núcleo, Hartmann adaptou uma técnica de cálculo convencionalmente usada na superfície. Para isso, realizou apenas a continuação "para baixo" desses modelos de cálculo matemático. "Além dos pontos de fluxo reverso, foi possível perceber o movimento de duas colunas de convecção (representativas, que fazem parte dos modelos teóricos de geração do campo), que rotacionam em torno do eixo de rotação terrestre, influenciando na geração do campo que se observa na superfície".

Por que no Atlântico Sul?
"Essa pergunta ainda não tem resposta", adverte Hartmann. "O que se sabe é que essa 'mancha' formada nos mapas de campo magnético está em constante movimento." Por intermédio desses mapas, ele analisou a evolução da SAMA entre os anos de 1600 e 2005. Para os primeiros 300 anos utilizou-se de modelos construídos a partir de dados de navegadores. No período mais recente, foram utilizados modelos obtidos de dados de observatórios e satélites.

Atualmente, o Brasil está completamente dentro da área de abrangência da Anomalia, e o seu centro encontra-se no Paraguai. "Há 400 anos, ela se localizava no Sul do continente africano e apresentava intensidades maiores", conta. Para o geofísico, a deriva para Oeste e a diminuição de intensidade se relacionam principalmente às fontes não-dipolares do campo magnético da Terra. Estas fontes, que possuem baixa intensidade e comportamento fora dos padrões dipolo perfeito podem ter 4, 8 ou 16 pólos. "Essas alterações modificam o que vemos na superfície: a intensidade magnética, extensão e localização da SAMA".

Imagens cedidas pelo pesquisador


Mais informações: (0XX11) 3091-4750, com Gelvam Hartmann ou e-mail gelvam@iag.usp.br




Centro de Medicina Legal de Ribeirão Preto cria site com informações sobre 33 ossadas

Renata Moraes

Na última sexta (17), o Centro de Medicina Legal (CEMEL) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP anunciou a criação de uma página na internet com os resultados de análises feitas pelo Laboratório de Antropologia Forense em 33 ossadas.

O site http://www.rpa.fmrp.usp.br/ossadas disponibiliza informações como sexo, idade, etnia, estatura e destreza manual (canhoto ou destro), além das vestimentas que a pessoa usava quando morreu, se ainda as possuir. O professor Marco Aurélio Guimarães, um dos coordenadores do CEMEL, afirma que os dados ajudarão pessoas que têm familiares desaparecidos a reconhecer as ossadas.

Outro trabalho desenvolvido pelo CEMEL é o Livro dos Desconhecidos, iniciado em 2001, que contém informações sobre 67 pessoas que foram enterradas como indigentes, mas que ainda podem ser identificadas por terem o rosto em condições de reconhecimento. Há fotos, pertences e dados sobre condições de morte e Boletim de Ocorrências. Para ter acesso ao arquivo o telefone do CEMEL é (0XX16) 3602-3360.

Convênios
O Laboratório de Antropologia Forense foi criado em fevereiro de 2005, resultado de uma parceria entre o CEMEL e a Universidade de Sheffield, na Inglaterra. A explicação para resultados tão rápidos do trabalho foi a sistematização da metodologia de análise antropológica trazida ao Laboratório por meio do intercâmbio de conhecimento com os ingleses (a Inglaterra é tradicionalmente experiente em análises forenses). "Antes a análise de uma ossada levava meses, agora pode ser feita em meio dia", conta Guimarães. A pesquisa científica também é uma das beneficiadas pela agilidade.

O convênio baseou-se no intercâmbio de profissionais brasileiros com a universidade inglesa, quando cientistas daquele país vieram para atuar com a equipe brasileira. Além disso, o projeto contou com uma verba de cerca de 33 mil libras, cedida pelo governo britânico por intermédio de um fundo de cooperação global .

Agora um dos principais objetivos do Laboratório, e uma das prerrogativas do convênio com Sheffield, é difundir o conhecimento técnico adquirido para outros centros universitários e IMLs de todo o País. Guimarães diz que isso será feito por meio de cursos. Para ele, as parcerias são fundamentais para a produção e difusão de conhecimento e cita o exemplo da FMRP: "Foi a parceria entre a Universidade e o IML que possibilitou o acesso aos dados, que são da polícia, para a realização de um trabalho efetivo sobre as ossadas".

Mais informações: (0XX16) 3602-3360, no Cemel




Cursos e Palestras

Evento na FAU apresenta curso de Design
O Curso Inter-unidades de Design, oferecido a partir deste ano pela USP, será apresentado em evento na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) com atividades programadas para a primeira quinzena de março.

No dia 2, a partir das 19 horas, serão apresentadas a grade curricular e as linhas estratégicas de pesquisa em Design. O evento acontecerá no anfiteatro (sala 807) da FAU.

No dia 3, a mesa-redonda Outros Olhares vai discutir as dimensões culturais e sociais das artes e do design na sociedade brasileira contemporânea, na visão de quatro ex-alunos da FAU. O debate será realizado às 19 horas, no auditório principal da FAU.

A aula inaugural Tecnologia e projeto em design: duas visões convergentes está agendada para o dia 13 de março, às 19 horas, também no auditório principal da unidade. Foram convidados os professores Guilherme Ary Plonski (docente da Escola Politécnica e Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e João Carlos Cauduro (ex-docente da FAU).

A FAU fica na fica na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo. As atividades são abertas a todos os interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801, na Secretaria de Eventos da FAU; e-mail eventfau@usp.br


Seminário discute no MariAntonia educação e aprendizagem
Nos dias 29 e 30 de março, o Setor Educativo do Centro Universitário MariAntonia da USP e o Nasce USP Leste realizarão o Seminário Internacional Aprender a partir da interação entre sujeitos e saberes. O evento tratará de questões relevantes sobre aprendizagem.

O evento contará com a presença dos professores da Universidade de Barcelona Fernando Hernánde e Juana Maria Sancho, do professor do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Lino de Macedo, e do professor da Faculdade de Educação (FE) da USP, Nilson Machado.

Compõem o seminário as palestras O que sabemos sobre como as crianças aprendem e Interpretar a fala dos alunos para promover a aprendizagem, no dia 29 de março; a mesa-redonda Educação, Jogo e Projeto: Ponto e Contraponto e a palestra O papel do Professor como mediador e formador de aprendizes conscientes, no dia 30. O horário do primeiro evento é das 10 às 12 horas e do segundo, das 14 às 16 horas.

São oferecidas 80 vagas no salão nobre, com a presença dos palestrantes, sob o valor de R$180,00, e outras 80 na sala 100, onde é possível acompanhar o evento por telão, a R$150,00. Professores e estudantes contam com desconto de 20% e aposentados, de 40%. A taxa para participação do seminário deve ser paga no ato da inscrição.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail educama@usp.br ou pessoalmente no Setor Educativo do Centro Universitário MariAntonia, de segunda à sexta, das 11 às 18 horas.

O Centro Universitário MariAntonia da USP fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182 (ramais 29 ou 46); site http://www.usp.br/mariantonia/


Museu Paulista realiza palestra no Dia Internacional da Mulher
O Museu Paulista (do Ipiranga) da USP promove, no dia 8 de março, às 10 horas, a palestra Senhoras do açúcar: riqueza e vida material em Itu (1780-1830), ministrada pela professora Eni de Mesquita Samara, especialista no assunto.

O trabalho consiste na análise das mulheres proprietárias em Itu na época da lavoura canavieira. O intuito é entender, por intermédio do estudo das Senhoras de Engenho, como se dava a constituição das linhagens femininas no processo de acumulação dos patrimônios e da sua distribuição entre os membros das famílias e grupos sociais.

A palestra será realizada no Auditório do Museu Paulista (Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, São Paulo). A inscrição custa R$10,00 (R$5,00 para maiores de 60 anos) e pode ser feita até o dia 7 de março.

Mais informações: (0XX11) 2273-4390 e (0XX11) 6165-8006; e-mail acadmp@usp.br


Cepeusp prorroga inscrições de curso para depressivos
O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) promove o Programa Complementar ao Tratamento da Depressão, direcionado a homens e mulheres com idade entre 21 e 60 anos que tiveram diagnóstico clínico de episódio depressivo ou distímico com intensidade leve ou moderada.

O Programa busca auxiliar na eliminação ou diminuição dos sintomas da depressão e complementar o tratamento prescrito pelo médico, um pré-requisito para participar do programa. Sua implementação foi feita pelo Núcleo de Psicologia do Esporte e Atividade Física (NUPSEA), coordenado pela professora Eliane Jany Barbanti, especialista em psicologia do esporte.

As atividades serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras das 11h30 às 13 horas, no próprio Cepeusp. O curso é dividido em três grupos de atividades: Fitness, Caminhada, Bicicleta, Exercícios Localizados e/ou Alongamento.

As inscrições devem ser feitas de até o dia 6 de março. O custo para participar do programa, para alunos, professores e funcionários da USP é de R$35,00, para dependentes R$80,00 e para a comunidade externa R$160,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-3361 ou www.cepe.usp.br


Pós-Graduação é tema de aula inaugural na Enfermagem
O professor Armando Corbani Ferraz, pró-reitor de Pós-Graduação da USP, ministra no dia 3 de março, na Escola de Enfermagem (EE) da USP, a aula inaugural O que é ciência e a formação em pós-graduação.

O evento, aberto a todos os interessados, acontecerá às 8h30 no Auditório Maria Rosa Sousa Pinheiro, na EE (Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 419, Consolação, São Paulo). O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Efermagem (PPGE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533; fax (0XX11) 3066-7541




Agenda Cultural

Programação TV USP de 27 de fevereiro a 5 de março
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Planejamento urbano - O tema da semana são as ações necessárias para conter o crescimento desordenado da cidades, em função do aumento da população em todo o mundo. Segunda-feira (27), às 20 horas.

Traquitana - Programa 18: Videoarte - No programa desta semana, os trabalhos "Aqui de Novo", de Lucas Bambozzi, "Cego Oliveira, no Sertão do seu Olhar", de Lucila Meirelles e "Concepção", de Carlos Nader. Além disso, entrevistas com Lucila Meirelles e com Carlos Nader. Quarta-feira (1), às 0h30.

4x4 - Islamismo - A discussão gira em torno da religião monoteísta baseada nos ensinamentos de Maomé (570-632 d.C.), contidos no livro sagrado islâmico, o Alcorão. Quarta-feira (1), às 20 horas.

Olhar da USP - Conservadorismo religioso - Todas as religiões sempre possuíram segmentos mais conservadores entre suas diversas vertentes. Nas últimas décadas, entretanto, tem-se observado a criação e o fortalecimento de mais e mais grupos religiosos tradicionalistas em todo o mundo. Sua influência abrange comportamento, vida em sociedade e até a política. Quinta-feira (2), às 20 horas.

Pgm - Os sete pecados capitais - O programa dessa semana traz uma série de matérias que falam sobre os sete pecados capitais: um pouco da história do pecado da preguiça, entrevista com especialistas falando sobre o histórico da gula e da luxúria e sobre temas atuais ligados a esses dois pecados, inveja e vaidade intelectual no mercado de trabalho, as guerras como causa e conseqüência da avareza e da ira. Sexta-feira (3), às 20 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos

HC reabre inscrições para médicos residentes
O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP tem duas vagas para Residência Médica em Nutrologia. As inscrições estão abertas de 22 de fevereiro a 1° de março, no site www.hcrp.fmrp.usp.br. Também, no mesmo período, estão reabertas as inscrições para médicos residentes em Cirurgia Cardiovascular (uma vaga), Cirurgia Pediátrica (uma vaga), Cirurgia Plástica (uma vaga), Alergia e Imunologia (uma vaga) e Medicina Intensiva (quatro vagas).

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá ter concluído o programa de pré-requisito devidamente credenciado pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica): em Clínica Médica, para o processo seletivo para Residência em Alergia e Imunologia; em Clínica Médica ou Cirurgia Geral, para Nutrologia; em Cirurgia Geral, para as áreas de Cirurgia Cardiovascular, Pediátrica e Plástica; em Cirurgia Geral, Anestesiologia ou Clínica Médica, para Medicina Intensiva. Dependendo da área escolhida, o período de Residência terá duração de dois, três ou quatro anos, no HCFMRP.

Na Residência Médica em Nutrologia, entre os principais temas abordados, estão relacionados o tratamento clínico e cirúrgico da obesidade; dislipidemias; desnutrição no adulto, como a síndrome do intestino curto; hipovitaminoses; doenças metabólicas nutricionais; anorexia nervosa; bulimia; terapia nutricional parenteral, enteral e oral; e doenças primárias e secundárias que alteram o estado nutricional.

O Programa de Residência Médica oferece bolsa de estudos pela Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), com refeição e assistência médica durante o período de residência.

Mais informações: (0XX16) 3633-4594 ou 3602-2164; link "Concursos" no site www.hcrp.fmrp.usp.br


USP de Bauru abre inscrições para Bolsa Moradia
Os estudantes da USP no campus de Bauru podem retirar, até a próxima sexta-feira (24) a ficha de inscrição para o cadastro no Processo de Seleção da Bolsa Moradia do Campus USP Bauru. São oferecidas 10 vagas masculinas e 17 vagas femininas.

Os alunos devem preencher a ficha e entregá-la, junto com o resumo orçamentário (contendo como anexos os documentos de receitas e despesas da família, além do imposto de renda), até o dia 3 de março no Serviço Social do campus da USP Bauru. As fichas serão selecionadas e esses candidatos passarão por uma entrevista junto ao Serviço Social. A previsão é que os estudantes poderão se mudar para a moradia estudantil a partir da segunda quinzena de março.

O Serviço Social da USP Bauru fica na Prefeitura do Campus (Al. Otávio Pinheiro Brizola, 9-75, Bauru).

Mais informações: (0XX14) 3235-8316, com Christine


Instituto de Física da USP abre vaga para professor titular
Estão abertas até dia 2 de março as inscrições do concurso público para uma vaga de docente no Departamento de Física Experimental do Instituto de Física (IF) da USP.

O cargo oferecido é para de professor titular em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) para as seguintes áreas: Física Nuclear Teórica e Física de Hadrons Teórica. O salário é de R$7.717,28.

A seleção compreenderá julgamento do currículo do candidato a partir da análise das atividades desempenhados nos últimos cinco anos anteriores à inscrição; prova pública oral de erudição, que consiste numa aula sobre um dos temas dispostos no programa (ver edital); e prova pública de argüição, em que o candidato será questionado a partir das atividades relacionadas no memorial.

Para inscrever-se, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: memorial em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas e outras informações para avaliação de seus méritos; prova de que é portador do título de livre-docente outorgado pela USP ou por ela reconhecido (caso não possua esse título, o candidato poderá requerer inscrição como especialista, necessitando aprovação); prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino; cópia do título eleitoral com o comprovante da última eleição ou a devida justificativa ou prova de pagamento de multa. Docentes da USP em exercício não precisam apresentar os dois últimos documentos exigidos. Candidatos estrangeiros também estão dispensados dessa exigência, mas devem apresentar cópia do visto.

As inscrições podem ser feitas na Assistência Acadêmica do Instituto de Física, Praça do Oceanográfico, Travessa E, s/nº, Sala 339, Ala I, Cidade Universitária, São Paulo, de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6902 / 7000; site com edital do concurso




Teses e Dissertações

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Mestrado

Aditivos químicos e inoculantes microbianos em silagens de cana-de-açúcar: perdas na conservação, estabilidade aeróbia e o desempenho de animais. Marta Coimbra Junqueira. 24 de fevereiro, às 14 horas.

Doutorado

Diversidade e potencial biotecnológico de fungos endofíticos de cacau (Theobroma cacao L.). Cristina Sayuri Maki. 24 de fevereiro, às 8 horas.

Isolamento, identificação, síntese e avaliação de campo do feromônio sexual do minador-dos-citros, Phyllocnistis citrella Stainton, 1856 (Lepidoptera: Gracillariidae). Ana Lia Parra-Pedrazzeli. 24 de fevereiro, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Cidadãos à primeira impressão - a implosão da cidadânia na ordem privada. Patrícia Maria Antunes. Dia 24 de fevereiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Mestrado

Avaliação clínica e estudo de imagem da articulação temporomandibular na artrite reumatóide. Correlação com atividade e gravidade de doença. Fernanda Mendes do Carmo. Dia 02 de março, às 14 horas.

Doutorado

Variações no pico de fluxo expiratório associadas à exposição à poluição atmosférica e sensibilização alérgica em crianças em São Paulo (SP). Joya Emilie de Menezes Correia. Dia 24 de fevereiro, às 8h30.

Restrição de sódio na dieta aumenta a lipemia no jejum e pós-alimentar em hipertensos. Ana Maria Charf. Dia 02 de março, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7232 / 7280




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br