São Paulo, 03/03/2006 - Boletim nº 1793
meio ambiente
Lei para emissão de efluentes
industriais deve ser revista

As normas são de um decreto de 1980,
com base numa lei dos EUA. Parâmetros
atuais prejudicam sistema público de
esgoto e devem ser revistos
leia...
Revista USP aborda a
religiosidade no Brasil
Inovações no ensino superior
em debate na USP Leste

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Legislação para recebimento de efluentes industriais não condiz com a realidade brasileira

Antonio Carlos Quinto

A política de recebimento de efluentes industriais no sistema público de esgotos na cidade de São Paulo não está adequada à realidade brasileira. Segundo o tecnólogo Irineu Delatorre Júnior, um dos principais motivos é a legislação estadual de controle do recebimento destes efluentes. "Trata-se de um decreto de 1980, baseado na legislação dos EUA. Portanto, totalmente obsoleto e que não condiz com a nossa situação", afirma.

No Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da USP, Delatorre elaborou um estudo em que comprova que a legislação deveria ser mais "restritiva" em relação a alguns parâmetros de controle e mais "maleável" para outros. Em sua pesquisa de mestrado, orientada pela professora Dione Mari Morita, ele analisou os parâmetros estabelecidos para sulfatos, sulfetos, óleos e graxas, solventes e sólidos sedimentáveis encontrados nos efluentes emitidos pelas indústrias.

O trabalho envolveu o cruzamento de cerca de 300 relatórios de caracterização de efluentes, emitidos pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e de 426.460 ocorrências operacionais em redes coletoras de esgotos. Ele também analisou outros 28 relatórios fotográficos de Inspeção Por Circuito Fechado de TV, obtidos na concessionária de saneamento local.

Ao todo, 129 empresas, de médio e grande porte, todas na região metropolitana de São Paulo, foram envolvidas na pesquisa. Delatorre realizou medições do limite de explosividade em campo e pesquisou os arquivos do setor de emergência da agência ambiental estadual, abrangendo os dados obtidos de 1998 a 2004. "Realizamos coletas nos principais coletores-tronco e interceptores do sistema de esgotos. Esses dados foram relacionados às ocorrências de corrosão nos últimos dez anos", explica.

Por meio de ocorrências registradas pela Cetesb, Delatorre detectou casos de entupimento no sistema, o que prejudica as ações de saneamento. Em algumas situações, o que chamou a atenção do pesquisador, foi o fato de, nas proximidades de algumas indústrias, o trabalho de desentupimento das tubulações ser constante.

Números equivocados
Na opinião de Delatorre uma nova legislação, com base em estudos profundos, poderá melhor orientar as indústrias quanto às emissões de seus efluentes. "Do jeito que está, algumas acabam sendo prejudicadas, enquanto outras podem vir a ser beneficiadas", diz

Ele cita o exemplo dos parâmetros de óleos, graxas e sólidos sedimentáveis encontrados nos efluentes. "Constatamos quantidades satisfatórias em relação à norma - 150 miligramas por litro (mg/L) para óleos e graxas e 20 mililitros (mL/L) para sólidos sedimentáveis", conta. "Verificamos, no entanto, que estes efluentes estavam prejudicando o sistema", lembra Delatorre.

Segundo o tecnólogo, se não for elaborada uma nova legislação condizente com a realidade brasileira, as empresas terão custos cada vez mais elevados para manutenção desses sistemas. Ele lembra ainda que o estado de São Paulo é exemplo para muitas cidades brasileiras. O estudo teve início em 2003 e foi concluído no final de 2005

Mais informações:(0XX11) 6971-4082 / 6971-4199, com Irineu Delatorre Júnior; e-mail: idjunior@sabesp.com.br


Estudiosos dão um outro olhar para o mosaico religioso que caracteriza o Brasil

Aline Moraes

Diversidade. Essa é a palavra que caracteriza a escolha do tema da mais recente edição da Revista USP: Religiosidade no Brasil. Em sua edição de número 67, a revista traz em seu Dossiê um verdadeiro caldeirão sobre uma marca cultural brasileira - a religião.

Apesar da predominância da religião católica apostólica romana no Brasil, as perguntas "qual a sua fé?" e "como ela se dá e onde?" nem sempre caem nessa resposta. O mosaico de culturas e etnias e origens que marca o País se reflete na religiosidade da população, dando origem a uma diversidade que não se encontra em outros lugares do mundo. Em 246 páginas, a publicação trata do tema, desde o catolicismo e o protestantismo até as religiões indígenas. O objetivo é proporcionar diferentes olhares para um assunto tão importante e cotidiano.

O catolicismo brasileiro - suas faces, sua posição atual no contexto da diversidade religiosa, seus ritos - é estudado pelo professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faustino Teixeira, e pela antropóloga e professora da PUC-Rio, Renata de Castro. O embate entre as igrejas neopentecostais e as religiões afro-brasileiras é tema do texto de Vagner Gonçalves, professor do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

As religiões alternativas também marcam presença no Dossiê. O esoterismo e o espiritismo são analisados segundo a relação entre religião e economia. Geraldo José de Paiva, professor do Instituto de Psicologia da USP, aborda as novas religiões japonesas no Brasil, entre elas o Seicho-no-iê e a Instituição Religiosa Perfeita Liberdade (PL). As religiões indígenas são foco dos textos de Roque de Barros Laraia, professor emérito da UnB, e de José Guilherme Cantor Magnani, professor do Departamento de Antropologia da FFLCH, e são tratadas desde sua condição de "esquecidas" pelo processo de globalização até a sua incorporação pela metrópole paulistana.

Especial
A Revista USP também apresenta uma seção especial com textos sobre Dom Quixote, para comemorar os 400 anos do livro de Cervantes. Os textos contidos nessa seção e no Dossiê são todos encomendados com estudiosos importantes da cena nacional. Mas há ainda espaço para gente nova na seção Textos. O número 67 conta com artigos sobre o escritor paraguaio, Augusto Roa Bastos, e sobre poeta e também escritor brasileiro, João Cabral de Melo Neto. Na seção Livros, a psicanalista e doutora em Língua Hebraica, Literatura e Cultura pela USP, Daisy Wajnberg, comenta o livro Éden - Um Tríptico Bíblico, último de Haroldo de Campos.

A Revista USP está à venda na EDUSP, na FNAC, na Livraria Cultura, e inclusive em outros estados. É possível adquiri-la também por meio de assinatura, que tem custo anual de R$40,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4403, site http://www.usp.br/revistausp/




Cursos e Palestras

USP Leste promove seminário sobre inovações no ensino superior
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste promove, entre os dias 6 e 8 de março, o Seminário Internacional Inovações no Ensino Superior. O evento é gratuito, e voltado para todos os estudantes e docentes da USP, assim como estudantes de pós-graduação e professores de outras instituições de ensino superior.

O seminário pretende aprofundar discussões sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-based Learning) como uma estratégia de inovação no ensino superior, propiciando condições especiais de diálogo entre a comunidade acadêmica brasileira e instituições estrangeiras com larga experiência no trabalho de ensino e de pesquisa. Entre os conferencistas e debatedores estão representantes de universidades paulistas e européias.

As inscrições devem ser feitas através do site www.uspleste.usp.br até o dia 3 de março. É necessário preencher um formulário e enviá-lo para o e-mail seminario-each@usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-1029; e-mail seminario-each@usp.br; site www.uspleste.usp.br


Instituto de Psiquiatria traz encontro cientifico sobre psicoses
O Instituto de Psiquiatria (IPq-HC) da USP realizará na próxima segunda (6), o encontro científico A Fase Inicial das Psicoses: Pesquisas em Londres e São Paulo.

O evento será composto pela palestra do professor do Instituto de Psiquiatria de Londres, Robin Murray e pelo simpósio, que será presidido pelos professores do IPq, Wagner Farid Gattaz e Helio Elkis. Confira a programação completa no site.

O encontro é aberto ao público e gratuito, sem inscrição prévia, e acontecerá das 9 às 12h30, no Anfiteatro Paulo Vaz de Arruda, do Instituto.

O IPq fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - dentro do Complexo HC.

Mais informações: (0XX11) 3069-6890; site http://www.hcnet.usp.br/ipq/


ICB realiza palestra sobre transportador de glicose
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promove no dia 9 de março a palestra Transportador de glicose GLUT4 - um gene de poupança. O evento será às 12h30 e é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Ministrada pelo professor Ubiratan Fabres Machado, titular do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP, a palestra é a segunda de um ciclo promovido pela disciplina Tópicos Avançados em Fisiologia e Biofísica. O objetivo do ciclo é promover a interação científica com a população.

O evento será realizado na Sala de Conferências do ICB-1 (Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo)

Mais informações: (0XX11) 3091-7253; site do ICB


Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública na USP
O Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP está com inscrições abertas, até 15 de março, para o Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública. O processo seletivo já está em andamento, e as aulas começam dia 3 de abril.

O objetivo é oferecer instrumentos teóricos e práticos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área da saúde mental. O curso é direcionado a médicos, psicólogos, pedagogos, e outros profissionais, que tenham graduação em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação. Aos aprovados será conferido o título de Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública.

A duração é de 2 anos, com carga horária de 720 horas/aula. As aulas serão as segundas e quintas-feiras, das 19 às 22h30, e também serão realizados seminários, a cada 3 semanas aproximadamente, às sextas-feiras, no mesmo horário. Os dias e horários relativos ao estágio serão informados na entrevista.

A Faculdade de Saúde Pública da USP fica na Rua Doutor Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo, SP.

Mais informações: (0XX11) 5052-7967 ou (0XX11) 5053-4657, de segunda à sexta-feira, das 13 às 17 horas; e-mail psicopatologia@psicopatologia.psc.br; site www.psicopatologia.psc.br


USP-São Carlos oferece curso de inglês para a Terceira Idade
Integrando o Projeto Universidade Aberta para a Terceira Idade, o Centro Cultural da USP-São Carlos vai oferecer um curso gratuito de inglês para pessoas com idade mínima de 55 anos.

O curso, que apresentará noções básicas do idioma, terá duração de dois anos. As aulas serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30, no Centro Cultural, com início em 14 de março.

Serão oferecidas 25 vagas. As matrículas poderão ser feitas nesta terça-feira (7), das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no Centro Cultural (Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos). Será respeitada a ordem de chegada.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106; e-mail: centrocultural@sc.usp.br


Fundação Vanzolini oferece cursos no mês de março
A Fundação Carlos Alberto Vanzolini - entidade sem fins lucrativos mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP - está com inscrições abertas para sete cursos (um de longa e seis de curta duração) neste mês de março. Os programas serão realizados em datas diferentes, e são voltados para profissionais das áreas de Administração, Economia, Recursos Humanos, Qualidade, Tecnologia da Informação, Trabalho e Organização, além de gestão para pequenas e microempresas.

São oferecidos os seguintes cursos: Formação de Auditor ISO TS 16949 - Versão 2002, de 6 a 8 de março; Formação de Black Belts em Seis Sigma, de 2 de março a 9 de outubro; Gerenciamento de Riscos, de 7 a 14 de março; ISO 9001:2000 24 horas, de 8 a 10 de março; Intra-Empreendedorismo: Inovação e Disciplina Empreendedora na Organização, de 9 a 16 de março; Estratégia Seis Sigma® (Versão Executiva) e Técnicas Estatísticas - Aplicação na ISO 9001:2000, dia 17 de março. As inscrições podem ser feitas até dois dias antes do início dos cursos.

Os valores variam de R$250,00 a R$8.000,00 , e as aulas serão ministradas na unidade FCAV da Avenida Paulista (Av.Paulista, 967, 5º andar, Cerqueira César, São Paulo).

Os interessados podem adquirir informações específicas sobre os cursos e fazer suas inscrições pelo telefone (0XX11) 3541-3789 ou e-mail cursosbertos@vanzolini.org.br.

Mais informações: (0XX11) 3541-3789; e-mail cursosbertos@vanzolini.org.br; site www.vanzolini.org.br


IFSC promove curso sobre biologia estrutural
O Grupo de Cristalografia do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP está com inscrições abertas, até 7 de abril, para o curso Biologia Estrutural e Química Medicinal no Planejamento de Novos Fármacos, que integra o programa do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia.

As aulas acontecem de 22 de maio a 2 de junho e as vagas, destinadas a estudantes de pós-graduação do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia, são limitadas. As inscrições são gratuitas. Para se inscrever, é preciso que o aluno e seu orientador preencham às fichas disponíveis no site (www.cbab.ifsc.usp.br). Os estudantes selecionados para participar do CBAB 2006 terão todas as despesas pagas pela organização do evento, incluindo transporte, hospedagem e alimentação.

As aulas serão realizadas no Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME) do IFSC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos, SP).

Mais informações: www.cbab.ifsc.usp.br


Perspectivas da Ciência e Tecnologia em debate no IEA
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP recebe na próxima quarta-feira (8), às 15 horas, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Eduardo Krieger, que proeferirá a conferência Perspectivas da Ciência e Tecnologia no Brasil. A palestra, que terá transmissão pela internet, abre a programação de eventos públicos do IEA em 2006.

Livre docente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, onde se aposentou em 1985, especialista em regulações da pressão arterial e hipertensão arterial, Krieger é presidente da ABC desde 1993. Desde os anos 60 participa de iniciativas e instituições dedicadas ao desenvolvimento da universidade e da ciência no País. É um dos três editores que fundaram e dirigem o Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Há vinte anos trabalha com hipertensão no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP, onde dirige uma equipe multidisciplinar.

O evento terá lugar no Auditório Alberto Carvalho da Silva, na sede do IEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada será gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Para assistir ao evento pela Internet, basta acessar a página www.emm.usp.br/ieaonline.asx no horário programado e ter o Windows Media Player (versão 9 ou 10) instalado no computador. O internauta poderá enviar perguntas pelo e-mail iea@usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-1685, com Inês Iwashita; site: www.usp.br/iea




Agenda Cultural

São Carlos recebe exposições no Dia Internacional da Mulher
Duas exposições coletivas marcam as comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março (próxima quarta-feira), no Centro Cultural da USP-São Carlos.

No Tempo da Delicadeza reunirá trabalhos de nove fotógrafos: Ana Rita M. da Silva, Beverly Victoria Young, Ciro Júlio Cellurale, Ivan Moreira, Lucas Corato, Marcello de Castro Lima Jr, Regina Maria G. Casale, Umberto Carlos Patracon e Vanessa Sales Aro.

A exposição Liberdade para Sonhar trará obras em óleo sobre tela e papel das artistas plásticas Lairana, Leiláh B.Menezes, Luciana O. da Cunha e Mara Toledo.

Completando a programação, o Grupo de Choro Feitio de Oração, formado por Geraldo de Oliveira (bandolim), Ralph Feltrin (violão) e Nelson Hilário (percussão) vai se apresentar, às 18 horas.

A entrada será gratuita e aberta ao público. O Centro Cultural fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, em São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106; e-mail: centrocultural@sc.usp.br


Campus de São Carlos recebe mostra do Museu de Ciências
O Museu de Ciências da USP está promovendo a exposição itinerante Água - Uma Viagem no Mundo do Conhecimento. O campus da USP-São Carlos recebe a exposição a partir desta segunda (6), no prédio E-1 da Escola de Engenharia de São Carlos (Av. Trabalhador Saocarlense, 400).

A mostra é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 16 horas, e permanecerá em São Carlos por três meses.

A exposição mostra como acontece a poluição da água e como é possível usar o conhecimento e a tecnologia para recuperar o que já está deteriorado e gerar desenvolvimento sem modificar o curso da natureza ou colocar em risco a qualidade de vida.

No decorrer da visita, a importância da água sob os mais diferentes aspectos será demonstrada por intermédio de múltiplas mídias. E a exposição não termina ao final do seu espaço físico: ela continua no mundo virtual, no site do Museu de Ciências (www.museudeciencias.usp.br).

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP-São Carlos também integra essa proposta, apresentando parte virtual desta exposição em seu saguão, além de atividades culturais e ecológicas, como apresentação de filmes, realização de oficinas e oferta de visitas às reservas hídricas da cidade.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146 / 3373-9772




Quadro de Avisos

Morre o professor Nelson Okano, da FMRP
Morreu na última segunda-feira (27), vítima de uma neoplasia renal, o professor Nelson Okano, do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto (FMRP) da USP.

Nascido em 1943 em Orlândia (SP), graduou-se médico em 1970 também pela FMRP. Em 1973, ainda durante sua pós-graduação, tornou-se docente. Dedicado integralmente ao ensino e à assistência, recebeu uma homenagem do Cremesp, em outubro do ano passado, por sua dedicação à entidade, conferindo seu nome ao anfiteatro de sua delegacia em Ribeirão Preto.

Seu corpo foi sepultado no Cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto.




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Paticipação do sistema renina angiotensina na hipertrofia cardíaca induzida pelo treinamento resistido. Valério Garrone Baraúna. Dia 7 de março, às 9 horas.

Efeito do treinamento físico sobre a vasomotricidade aórtica em ratos infartados. Nelo Eidy Zanchi. Dia 9 de março, às 14 horas.

Limiar de lactato em teste de quadra: validade em jogadores de futsal. Luis Fernando Nogueira Paes de Barros. Dia 9 de março, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Proposta de ajustamento para melhoria da confiabilidade e precisão dos pontos de redes geodésicas para fins topográficos locais. Antonio José Prado Martins Santos. Dia 6 de março, às 14 horas.

Concreto de alto desempenho em ambientes com baixas temperaturas. Sandra Maria de Lima. Dia 6 de março, às 18 horas.

Proposta de avaliação dos sistemas de gestão da qualidade em empresas construtoras. Ava Brandão Santana. Dia 7 de março, às 9 horas

Doutorado

Desenvolvimento de um porta-ferramenta translativo para a usinagem de ultraprecisão. Carlos Umberto Burato. Dia 8 de março, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Controle por impacto de vibrações estruturais excitadas por carregamentos não-ideais. Luiz Cláudio Sales Feitosa. Dia 6 de março, às 16 horas.

Verificação formal de sistemas modelados em estados finitos. Nelson França Guimarães Ferreira. Dia 9 de março, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Aplicação de SIG na estimativa da produção de sedimentos por erosão laminar em microbacias hidrográficas com floresta plantada e com floresta natural. Kátia Cristina Bortoletto. Dia 07 de março, às 14 horas.

Doutorado

Infraestrutura de transporte e desenvolvimento regional: uma abordagem de equilíbrio geral inter-regional. Maria da Piedade Araújo. Dia 06 de março, às 8 horas.

Política tributária, nível de atividade econômica e bem-estar: lições de um modelo de equilíbrio geral inter-regional. Cárliton Vieira dos Santos. Dia 07 de março, às 8 horas.

Interação genótipo-ambiente e análise da variabilidade no melhoramento genético de linhagens de avós de frangos de corte. Marco Aurélio Neves da Silva. Dia 07 de março, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

A técnica de blue rayon in situ associada ao teste salmonella/microssoma como estratégia para o monitoramento de águas estuarinas quanto à presença de compostos policíclicos genotóxicos. Fábio Kummrow. Dia 7 de março, às 9 horas.

Avaliação da capacidade antioxidante dos compostos fenólicos do cotilédone da semente de girassol (Helianthus annuus L.) rajada. Maria de Lourdes Reis Giada. Dia 7 de março, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Ide, pois, e fazeis discíplinos todos os povos: um estudo sobre a Missão de São Francisco do Rio Cururú. Jayne Hunger Collevatti. Dia 06 de março, às 14 horas.

O Auto dos BonsTratos, da Companhia do Latão: dramaturgia de raízes fincadas na realidade brasileira. Margarete Maria de Moraes. Dia 06 de março, às 14h30.

A criança e o ritmo em português brasileiro - análise fonética dos dados de encontro acentual. Augusta de Magalhães Carvalho de Moraes. Dia 06 de março, às 13h30.

Doutorado

Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul. Noel dos Santos Carvalho. Dia 06 de março, ás 14 horas.

Melancolias, mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o pregão de rua e a canção popular comercial no Brasil. Walter Garcia da Silveira Junior. Dia 06 de março, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Mestrado

Influência dos procedimentos hemodialíticos na mecânica respiratória em pacientes com insuficiência renal, aguda ou crônica, sob ventilação mecânica invasiva. Renata Campos. Dia 07 de março, às 9 horas.

Doutorado

Estudo comparativo entre os efeitos da nateglinida e da rosiglitazona sobre os marcadores inflamatórios e função de células beta em portadores de diabetes tipo 2. Glauce Cordeiro Ulhoa Tostes. Dia 06 de março, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Testes de hipóteses em modelos de regressão linear simples funcionais. Izabel Cristina Pereira Costa. Dia 3 de março, às 14 horas.

Doutorado

Analisando a redundância ativa em sistemas K-de-n:F sob condições de dependência. Iran Martins do Carmo. Dia 6 de março, às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6200


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Avaliação comparativa de procedimentos para o preparo de amostras agroindustriais na determinação de elementos inorgânicos por técnicas espectrofotométricas. Volnei Resta Amorim Filho. Dia 07 de março, às 14 horas.

Fotopolimerização iniciada por tioxantona e outros iniciadores - Estudos fundamentais e aplicações. Giovana Chimello Ferreira. Dia 07 de março, às 14h30min.

Mais informações: (0XX16) 3373-9908 / 3373-8036



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br