São Paulo, 08/03/2006 - Boletim nº 1796
comportamento
Preconceito é principal causa de
estresse no futebol feminino

A forte "masculinização" do futebol no País
interfere não apenas na existência da prática
feminina do esporte, mas também na própria
saúde das atletas
leia...
Museu Paulista reúne
especialistas em Tecidos
IPq oferece ajuda para
detecção precoce de psicoses

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

No país do futebol, preconceito ainda impõe barreiras à prática feminina

Aline Moraes

O preconceito é a principal causa de estresse emocional entre atletas de futebol feminino. É o que mostra uma pesquisa da Instituto de Psicologia (IP) da USP. "Esta foi minha primeira constatação. E é bom lembrar que o estresse emocional é prejudicial à saúde", diz o professor Jorge Dorfman Knijnik, autor do estudo.

O pesquisador conta que o esporte foi escolhido como tema por representar uma marca cultural brasileira. "O objetivo é discutir as relações sociais de gênero numa sociedade em que existe uma comparação 'natural' da mulher com o homem. E também provocar uma tomada de consciência que leve à criação de espaços esportivos não sexistas". Em seu doutorado, Dorfman, que é professor da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, teve a orientação do professor Esdras G. Vasconcellos.

O pesquisador entrevistou 33 atletas que disputaram o Campeonato Paulista Feminino de Futebol de 2004. Algumas dessas jogadoras compunham a Seleção Brasileira de Futebol Feminino que ganhou medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Foi uma conquista histórica para o esporte, numa competição para a qual a equipe masculina nem chegou a se classificar. "Mesmo depois da vitória, a equipe feminina não recebeu nenhum tipo de incentivo", lembra Dorfman.

Resultados
A pesquisa revelou que 57,14% das jogadoras entre 16 e 21 anos apontaram o preconceito como principal causa de estresse no futebol. Dentre as jogadoras entre 22 e 27 anos, essa mesma causa foi apontada por 50% delas.

O estudo também relaciona a questão aos Direitos Humanos. "Em segundo lugar, detectei que o preconceito gera discriminação social. E é aí que é possível fazer uma relação com os Direitos Humanos", explica. Segundo Dorfman, saúde e esporte são direitos garantidos a todos, e eles são violados quando o preconceito gera estresse ou quando a participação da mulher no futebol é limitada.

Atualmente, verifica-se um aumento da participação da mulher dentro do esporte, mas a marca de uma sociedade "sexista" ainda se mantém. "Existe dentro do esporte uma 'polícia' do gênero. Ocorre uma forte normatização do comportamento das mulheres, que se verifica, por exemplo, no preconceito com aquelas que aparentam serem homossexuais". O pesquisador coloca ainda a questão do apelo sexual dentro desse controle.

Outro lado
Contudo, Dorfman ressalta que apesar do preconceito, as meninas se afirmam enquanto jogadoras. "A vontade de jogar e o amor pelo esporte são mais fortes que qualquer tipo de pressão ou discriminação", afirma. Questionadas se indicariam o futebol para uma menina que quisesse praticar um esporte, 61% das jogadoras entre 16 e 21 anos responderam positivamente. O resultado foi um pouco diferente entre a faixa dos 22 e 27 anos: apenas 38,46% indicariam. "Essa diferença nos leva a uma análise otimista. A questão da presença da mulher no futebol está sofrendo avanços."

Diante da pergunta sobre como elas acham que os outros as enxergam enquanto jogadoras de futebol, 42,31% das atletas na faixa dos 16 e 21 anos disseram ter apoio da família - a visão predominante. Por outro lado, entre as atletas dos 22 aos 27 anos, 46,67% indicaram o preconceito como visão principal sobre elas. As esportistas mais jovens mostram uma melhor perspectiva em relação à participação feminina no futebol.

Imagem: Marcos Santos


Mais informações: (0XX11) 3091-2137, com Jorge Dorfman; e-mail: jk@usp.br




Cursos e Palestras

Museu Paulista reúne especialistas em Tecidos
O Museu Paulista (do Ipiranga) da USP sedia, de 8 a 13 de maio, o seminário internacional Tecidos e sua conservação no Brasil: museus e coleções. Estão disponíveis 200 vagas, e as inscrições estão abertas até 20 de abril, ou até o preenchimento das vagas.

Organizado por Teresa Cristina Toledo de Paulo, o evento reunirá pela primeira vez no Brasil um grupo de especialistas e pesquisadores aptos a discutir os principais temas relacionados à preservação desse patrimônio cultural específico, os tecidos. Serão realizadas várias mesas-redondas, palestras e sessões de comunicação individual, que abordarão temas pertinentes e de interesse de muitas instituições brasileiras e estrangeiras.

Para participar, é necessário fazer uma pré-inscrição no site, e aguardar a confirmação com o número da vaga e as instruções para o pagamento. O custo é de R$ 300,00.

O seminário terá lugar no Museu Paulista (auditório SESC), que fica no Parque da Independência s/nº, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8023 / 6165-8033; e-mail tecidos@usp.br ; site www.tecidosnobrasil.org.br


Estação Ciência coloca a Imunologia em debate
A partir de abril, a Estação Ciência promove um ciclo de palestras sobre o Sistema Imunológico, destinado ao público em geral. O programa será composto de quatro palestras, aos sábados, sempre às 15 horas. A coordenação é da professora Lourdes Isaac, do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Confira os temas:

Sistema Imune: como o nosso corpo se protege das infecções, com a professora Lourdes Isaac; O sistema imune e o câncer; com o professor José Alexandre Marzagão Barbuto, do ICB; Aids, com o doutor Claudio Gonzales, do Hospital Emílio Ribas; e Alergias, com a professora Lourdes Isaac. Detalhes sobre o conteúdo das palestras estão disponíveis na página do evento.

As inscrições estão abertas e são gratuitas. Para se inscrever, baste informar nome, número do RG, telefone e e-mail (se tiver) pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3675-8828 - com o Setor de Eventos. São oferecidas 190 vagas por palestra. É possível inscrever-se em todas as palestras ou apenas nas que interessarem.

A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou (0XX11) 3673-7022 (ramal 215), na Assessoria de Imprensa da Estação Ciência; e-mail eventos@eciencia.usp.br; site da Estação


Visão francesa das relações internacionais na FEA
O Instituto de Relações Internacionais da USP promove na próxima quinta (9), às 17h30, a conferência A Visão Francesa das Relações Internacionais, ministrada pelo professor Bertrand Badie, da Fondation Nationale des Sciences Politiques.

Badie falará sobre as perspectivas elaboradas na França para compreender a vida internacional. Durante a conferência, o professor apresentará as linhas de força que estruturam a pesquisa internacionalista na França e os laços que unem tal construção acadêmica à política estrangeira francesa.

O evento, gratuito, terá lugar na sala E-1 da Faculade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, que fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-6029


No ICB, palestra sobre gene transportador de glicose
O professor Ubiratan Fabres Machado, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, ministra nesta quinta-feira (9), às 12h30, a palestra Transportador de glicose GLUT4 - um gene de poupança.

O evento acontece na sala 321 do 3º andar do prédio ICB-I (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

A palestra é parte da disciplina de pós-graduação Tópicos Avançados em Fisiologia e Biofísica. O cronograma completo está disponível na página da disciplina.

Mais informações: (0XX11)3091-7253, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação de Fisiologia Humana do ICB




Publicações

Lançamentos na FAU-Maranhão
Está programado para próximo dia 14, na unidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) localizada na R. Maranhão (São Paulo), um lançamento conjunto de publicações.

Às 18h30 acontece o lançamento da revista Desígnio, nº 5 - Revista de História da Arquitetura e do Urbanismo. Haverá palestra com a professora Giseppina Raggi, da Universidade de Bolonha, sobre a Representação da Arquitetura na Pintura Italiana do Século XVIII.

Às 19h30 será lançado o livro Eduardo de Almeida (Ed. Romano Guerra, 120 págs.), organizado por Abílio Guerra. A obra contém texto de apresentação sobre a obra do arquiteto e dez projetos escolhidos. Almeida foi professor da FAU, onde ensinou Desenho Industrial e Projeto de Edificações. O evento de lançamento contará com as apresentações de Eduardo de Almeida e Luis Espallargas Gimenez. O livro será vendido na ocasião a preço promocional.

A Revista Pós nº 18, publicação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP, já está disponível para leitura e aquisição na sala 65 da FAU-Maranhão. Nesta edição, homenagens aos 90 anos de Vilanova Artigas, em memória de Philip Gunn, conferência com Carlos Guilherme Mota, seis artigos científicos, a produção do LAb-HAB, resenhas, eventos e outros.

A FAU-Maranhão fica na R. Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3257-7341 ramal 20, com Simone; sobre a revista Pós: (0XX11)3257-7688




Quadro de Avisos


IPq oferece detecção precoce de psicoses à população
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP, por meio do projeto Avaliação e Seguimento de Adolescentes e Adultos jovens na cidade de São Paulo (ASAS), oferece à população ajuda especializada para deteccão precoce de psicoses (distúrbios mentais graves caracterizados por delírios, alucinações, alterações do humor, entre outros).

O serviço é destinado a pessoas de 14 a 30 anos, de ambos os sexos, que apresentarem sintomas como mudança do comportamento habitual, pensamentos confusos ou atrapalhados, sensação de que coisas ou pessoas parecem estranhas ou irreais.

Os interessados devem entrar em contato com o ASAS pelo telefone (0XX11) 3083-2655, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, ou pelo e-mail asas.sp@terra.com.br.

Mais informações: (0XX11) 3083-2655; e-mail asas.sp@terra.com.br


Campus de Bauru realiza atividades no Dia Internacional da Mulher
A seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP promove na nesta quarta-feira (8) uma série de atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A participação é gratuita e destinada às mulheres do campus da USP de Bauru.

A programação terá início às 11 horas, com término previsto para as 14h30. Durante este período, haverá apresentações musicais e de dança do ventre, aula livre de dança de salão e entrega de botões de rosas. Uma equipe formada por professores e alunos do SENAC fará maquiagem e massagem nas mulheres participantes.

O evento será realizado no campus da USP de Bauru, na R. Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru, SP.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394


Universia organiza especial para empreendedores

O portal Universia (www.universia.com.br) prepara um especial de investimentos aos empreendedores para auxiliar em sua gestão. A primeira da série de cartilhas que visam colaborar na gestão de pequenas e médias empresas tem o tema "Investimentos", detalhando o melhor caminho para os pequenos empresários progredirem e evitar erros na gestão dos recursos que possuem.

A matéria mostra como realizar um planejamento para investir na empresa, quais são as prioridades e o foco, as modalidades para investir, incluindo comentários de especialistas sobre educação financeira. No endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=10205, o Universia apresenta todos os passos sobre como captar recursos e lidar com investimentos empresariais.

Mais informações: www.universia.com.br/empreendedorismo




Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Simulação do sistemade arrefecimento de motores diesel em Matlab - Simulink. Wesley bolognesi Prado. Dia 8, às 15 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Higroexpansibilidade de papel reprográfico produzido com fibras d eucalipto em máquina industrial. Afonso Henrique Teixeira Mendes. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Instituto de Psicologia

Mestrado

O relacionamento dinâmico entre fisioterapeuta-paciente e a integração corpo-mente: um estudo de caso. Cloris Regina Elias Moraes Canto. Dia 13, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Avaliação da irrigação por pivô central na cultura do café (Coffea canefhora L.) e na cultura do mamoeiro (Carica papaya L.) no município de Pinheiros - ES. Maurice Barcellos da Costa. Dia 13, às 8 horas.

Qualidade da água residuária em sistemas de produção e de tratamento de efluentes de suínos e seu reuso no ambiente agrícola. Edilaine Regina Pereira. Daí 13, às 8 horas.

Resposta antioxidativa de células in vitro de café (Coffea arabica) submetidas aos metais pesados cádio (Cd) e níquel (Ni). Rui Alberto Gomes Junior. Daí 13, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

A união dos movimentos de moradia em São Paulo. Gustavo Carneiro Vidigal Cavalcanti. Dia 13, às 14 horas.

'A Montanha Azul' de Meir Shalev: uma leitura pós-sionista da sociedade israelense. Gabriel Steinberg Schvartzman. Dia 13, às 9 horas.

Mãos para trás e cabeça baixa. Tipologia documental dos prontuários das crianças e adolescentes internos na Febem/SP (1938-2004). Silvia Coelho Hernandes. Dia 13, às 9 horas.

Os Straight Edges e suas relações com a alteridade na cidade de São Paulo. Bruna Mantese de Souza. Dia 13, às 14 horas.

Participação popular em saúde: o caso dos conselhos gestores de saúde das subprefeituras de São Paulo. José Veríssimo Romão Netto. Dia 13, às 15 horas.

Sim e não - o ritmo binário em 'A paixão sengundo G. H.' de Clarice Lispector. Tony Monti. Dia 13, às 10h30.

Tradução juramentada e marcadores culturais: uma questão de dizibilidade. Wilma Rodrigues Alves. Dia 13, às 9 horas.

Desemprego e crise de identidade do trabalhador: elementos que contribuem para a desestabilização do trabalhador. Vanuzia Almeida Rodrigues. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Doutorado

Avaliação eletrofisiológica e histológica da região apical da cóclea de cobais após implante coclear: viabilidade da preservação auditiva. Arthur Menino Castilho. Dia 13, às 8h30.

Correlato neural associado à memoria episódica verbal após treino de estratégia semântica: investigação por ressonância magnética funcional - RMf. Suzan Iaki Feijó. Dia 13, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br