São Paulo, 10/03/2006 - Boletim nº 1798
saúde
Mitos levam jovens angolanos
a dispensar preservativos

A suposta diminuição do prazer ou
fidelidade do parceiro são exemplos de
crenças que fazem com que jovens de
Angola não usem a camisinha
leia...
HC debate o uso
de anfetamina
Museu Paulista retoma
a série Musical

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Educação sexual em Angola tem sido falha e conhecimentos sobre aids ainda são limitados

Marina Almeida

Estudo realizado com estudantes angolanos de uma escola pública da cidade de Lubango mostra que, apesar de os jovens conhecerem os perigos das doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a Aids, mais da metade não usa preservativos em suas relações. "O componente cultural é o mais forte. Por interferência das crenças eles não têm uma dimensão real do problema", acredita o enfermeiro Guedes Candundo.

Dados da pesquisa mostram que 96% dos jovens já ouviram falar de aids, 95% de sífilis, 93% de gonorréia e 58% de hepatite B. Segundo o pesquisador, os meios de comunicação de Angola têm feito uma massiva campanha de informação sexual. "A maior parte dessas informações, 90% delas, vêm da televisão, 85% do rádio, 78% de amigos, 75% dos livros e 65% do jornal", conta Candundo, que defendeu sua dissertação de mestrado na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.

"Apesar de terem algum conhecimento sobre as doenças, a qualidade das informações precisaria ser melhor", explica o pesquisador. "Crenças como a suposta fidelidade do parceiro ou a diminuição do prazer sexual trazida pela camisinha levam esses jovens a não usar preservativo em suas relações."

Educação Sexual
Outra constatação da pesquisa foi a inexistência de programas educacionais específicos sobre o tema nas escolas. "Após a conclusão de minha pesquisa, o Ministério da Educação de Angola forneceu manuais para o ensino sexual, mas ainda não pude fazer uma avaliação após o surgimento desse programa", diz Candundo.

Para incentivar o uso de preservativos, ele acredita que, além do reforço às informações, um Programa de Educação Sexual deva considerar os aspectos sociais e econômicos de seu público alvo e divulgar as informações nas diversas línguas nacionais existentes no país. Os próprios estudantes entrevistados reconheceram a importância do preservativo para a prevenção de doenças e como contraceptivo. Eles também indicaram a necessidade de campanhas de educação sobre o tema e a distribuição gratuita de preservativos.

"Ao mesmo tempo em que esses jovens subestimam a aids, associam-na a uma doença sem cura e fatal", lembra o pesquisador. Em Angola os casos de aids são cerca de 5,5% da população, o que não é uma taxa tão alta. Nos países vizinhos as porcentagens de contaminação pelo vírus HIV são muito altas e alguns deles sofrem com uma epidemia da doença que se alastra por vários países africanos. "Isso é preocupante e representa um sério risco, se não houver medidas de prevenção e mudanças no comportamento da população", ressalta o pesquisador.

Para Candundo a experiência brasileira é importante como modelo para Angola, pois "a população brasileira é mais informada e têm um comportamento avançado em relação aos angolanos. Devemos aprender com os programas implementados no Brasil", diz.


Mais informações: guedescandundo@yahoo.com.br, com o pesquisador




Cursos e Palestras

Psicologia do HC discute o uso da anfetamina
Nesta sexta (10), a Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da USP, discute os riscos do uso da anfetamina no processo de emagrecimento.

O encontro, gratuito e aberto ao público em geral, acontecerá das 17 às 21 horas, no anfiteatro do Hospital ( 9º andar), localizado na Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, São Paulo, próximo à Estação Clínicas do Metrô.

Durante o evento será exibido o filme Réquiem para um Sonho. Em seguida, terão início os debates sobre os mecanismos de ação da anfetamina e os riscos do ponto de vista fisiológico e psicológico. O objetivo é esclarecer a população que busca o emagrecimento sem acompanhamento médico.

Os interessados podem se inscrever pelos telefones (0XX11) 3069-6459 / 3069-6188, das 8 às 16 horas. As vagas são limitadas.

Mais informações: (0XX11) 3069-7879, com Bete Subires (assessora de imprensa)


IF abre ciclo de colóquios Convite à Física
O Instituto de Física (IF) da USP abriu na última quarta-feira (8) o ciclo de colóquios Convite à Física. O próximo encontro acontece no dia 15, às 18 horas, com o tema A Cultura da Física: Entropia do Gelo e outras histórias. O colóquio será ministrado pelo professor Sílvio Salinas, do IF.

O ciclo, iniciado em 2004, é aberto ao público geral e especialmente dedicado aos estudantes ingressantes na graduação da USP. O Convite à Física é organizado pelo Departamento de Física Matemática do IF com o objetivo de apresentar a Física e seus temas de pesquisa em uma linguagem acessível.

Os colóquios acontecem todas as quartas-feiras, às 18 horas, no Auditório Abrahão de Moraes, no IF (R. do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita.

Os colóquios também são transmitidos ao vivo pela internet, no endereço http://fma.if.usp.br/convite/web-cast/video-vivo.html. Já está disponível na página o vídeo do primeiro colóquio, Buracos Negros: Os Devoradores Cósmicos.

Mais informações: convite@fma.if.usp.br; site http://fma.if.usp.br/convite


Fundação Vanzolini apresenta palestras sobre gestão empresarial
A Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) - entidade sem fins lucrativos mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP - promove, neste mês de março, três palestras sobre gestão empresarial: Empregabilidade e a Competitividade no Mercado, dia 15, Coaching, dia 22, e Vivendo a vida com propósito, dia 29, sempre às 12 horas.

Os eventos são voltados a empresários, engenheiros, administradores, psicólogos, pedagogos e outros profissionais de mercado. Para participar é necessário levar um quilo de alimento não-perecível e se inscrever com pelo menos um dia de antecedência. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3541-3789 ou pelo e-mail palestra@vanzolini.org.br.

As palestras serão realizadas na unidade FCAV da Paulista (Av. Paulista, 967, 5º andar, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3541-3789; e-mail palestra@vanzolini.org.br


IP oferece palestra sobre identificações
A professora Maria Tereza La Corte, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, ministra a palestra As identificações primárias constitutivas do ser no próximo dia 16, das 10h30 às 12 horas, no IP.

O evento será aberto ao público e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. O IP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091 - 4910


EESC promove seminários sobre tratamento de águas residuárias
O Laboratório de Processos Biológicos (LPB) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP retoma a partir do próximo dia 16 a série de seminários temáticos na área de tratamento biológico de águas residuárias.

A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. Na próxima quinta-feira (16), o tópico abordado será Noções básicas sobre atividades de laboratório, com Glauce Guimarães Pereira. A programação completa de seminários pode ser conferida no site.

Os palestrantes são alunos do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento, técnicos, professores convidados e bolsistas do LPB e os temas são escolhidos dentro da especialidade de cada pesquisador.

Os seminários ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 16h30 às 18 horas, no Anfiteatro do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC, que fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9560, no LPB; e-mail zaiat@sc.usp.br, com o professor Marcelo Zaiati; site www.shs.eesc.usp.br


Curso no IFSC trata de planejamento de novos medicamentos
O Grupo de Cristalografia do Departamento de Física e Informática do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP está com inscrições abertas para o curso Biologia Estrutural e Química Medicinal no Planejamento de Novos Fármacos, que ocorrerá de 22 de maio a 2 de junho. A atividade está inserida no programa do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB).

O curso será composto por palestras, atividades em grupo, seminários e uma mesa-redonda com o tema Perspectivas e Oportunidades em Biotecnologia no Brasil e Argentina. Ministrarão o curso especialistas brasileiros e argentinos, como os professores Glaucius Oliva, do IFSC; Fábio Almeida, da UFRJ; e Carlos Aguilar, da Universidad Nacional de San Luis, na Argentina. Baixe conteúdo em pdf no site e confira a programação completa.

A participação é voltada para estudantes de pós-graduação de áreas como Biologia, Química, Física. Os inscritos passarão por um processo de seleção e os escolhidos terão todas as despesas pagas - incluindo transporte, hospedagem e alimentação.

As inscrições são gratuitas, estão abertas a todos os estudantes do Brasil e vão até dia 7 de abril. Para inscrever-se, acesse o site www.cbab.ifsc.usp.br. As vagas são limitadas - 8 para estudantes brasileiros.

O curso ocorrerá no Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME) do IFSC, que fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 , Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9119 / 9997, com Assessoria de Imprensa; site www.cbab.ifsc.usp.br




Agenda Cultural

Museu do Ipiranga retoma série de apresentações musicais
O Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, reinicia neste domingo (12) a série Musical, sob responsabilidade do Maestro Samuel Kerr. As apresentações acontecem sempre aos segundos e últimos domingos de cada mês, às 16h30.

No Salão de Honra do Museu (Parque da Independência, s/n, São Paulo). A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 6165-8000; e-mail dopeju@usp.br


Cinusp exibe A Marquesa d'O e Mil e Uma Noites
O Cinusp exibe, na semana de 13 a 17 de março, os filmes A Marquesa d'O e Mil e Uma Noites. As exibições fazem parte da mostra Para Gostar de Cinema 3 - Anos 70. Confira:

O filme A Marquesa d'O (La Marquise d'O..., França, 1976, 100 min, direção de Eric Rhomer) é baseado no romance de Heinrich von Kleist. No final do século 18, num reduto de guerra na Lombardia, uma viúva, cujo pai é a liderança local, se descobre misteriosamente grávida. O filme recebeu Prêmio do Júri no Festival de Cannes. O Cinusp exibe o filme de 13 a 15 de março às 16 horas, e de 16 a 17 de março às 19 horas.

Mil e Uma Noites (Fiore Dele Mille e Una Notte, Itália, 1974, 136 min, direção de Pier Paolo Pasolini) é uma livre adaptação de quinze episódios selecionados do conjunto de histórias que têm como fio condutor as desventuras de Nur-ed-Din em busca da sua escrava Zumurrud, raptada por um homem de olhos azuis. Na seqüência de tão vil ato, contam-se histórias dentro de histórias e regressa-se à narrativa central. As sessões acontecem, no Cinusp, de 13 a 15 de março às 19 horas, e de 16 a 17 de março às 16 horas.

O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, Colméias, Favo 4, na Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: www.usp.br/cinusp


Programação TV USP de 13 a 19 de março
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Produção da TV PUC do Rio de Janeiro que aborda temas de interesse nacional em entrevistas no estúdio e nas ruas. Terça-feira (14), às 21 horas.

Olhar da USP - Dívida com FMI - O programa discute o pagamento da dívida brasileira com o FMI, que pode soar como fim da dívida externa, mas não é. Quinta-feira (16), às 21 horas.

Pgm - Na próxima semana, o programa tratará do escândalo do mensalão e da CPI dos Correios. O jornalista Leonardo Attuch, que cobriu a crise para a revista Isto É Dinheiro, fala de política e do PT, e das expectativas para as eleições para presidente. Confira também reportagem sobre a Estrada Velha de Santos e o projeto para sua recuperação. Sexta-feira (17), às 21 horas.

Trajetória - A personagem do programa é John Milton, professor da USP que foi um dos pioneiros do estudo da Historiografia da Tradução no Brasil. Em entrevista, ele fala de vida, carreira e projetos. Domingo (19), às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos


FMRP perde um dos fundadores do Departamento de Cirurgia e Anatomia
Morreu no último dia 7 de março, em Ribeirão Preto, o professor Pier Luigi Castelfranchi, um dos fundadores do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O professor era natural de Bologna, Itália, e nasceu em 28 de julho de 1926. Aposentado desde 1993, fez parte da primeira equipe de assistentes convidados do Departamento de Clínica Cirúrgica (hoje Cirurgia e Anatomia), fundado em 1954 pelo Professor Ruy Escorel Ferreira-Santos.

O corpo do professor foi cremado no último dia 8 de março, em São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 3602-3058, na Assessoria de Imprensa da FMRP


Ivan Gilberto Falleiros assume direção da Poli nesta segunda
Nesta segunda-feira (13), às 17 horas, acontece a cerimônia de posse do professor Ivan Gilberto Falleiros como novo diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP.

O evento terá lugar no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, na Poli, (Av. Prof. Luciano Gualberto, 380, travessa 3 (Administração), Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3402 / 3091-5420; e-mail cerimo@usp.br ou eventos@poli.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Relação entre estrutura do pé e o equílibrio em idosos. Maria Fernanda de Oliveira. Dia 16, às 13 horas.

Análise da carga mecânica no joelho durante o agachamento. Rogério Pessoto Hirata. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola Politécnica

Mestrado

Um modelo de integração entre os padrões IEC 61850 e IEC 61970 (cim/xml). Osvaldo Rein Júnior. Dia 13, às 18 horas.

Doutorado

Estudo dos fenômenos que ocorrem durante o recozimento dos aços inoxidáveis austeníticos 304L e 316L deformados em várias temperaturas. Clara Inés Herrera Pulgarín. Dia 16, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Utilização de modelo matemático de otimização para identificação de unidades armazenadoras de soja no estado do Mato Grosso. Renata Cristina Ferrari. Dia 15, às 8 horas.

Doutorado

Impactos dinâmicos dos choques de oferta e demanda sobre a agricultura brasileira. Humberto Francisco Silva Spolador. Dia 17, às 8 horas.

Infestação de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae e Lonchaeidae) relacionada à fenologia da goiabeira (Psidium guajava L.), nespereira (Eriobotrya japonica Lindl.) e do pessegueiro (Prunus persica Batsch). Miguel Francisco de Souza Filho. Dia 17, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Medicina

Mestrado

Estudo comparativo do equilíbrio postural entre sedentários e jogadores de futebol com e sem reconstrução do ligamento cruzado anterior. Angélica Castilho Alonso. Dia 15, às 9 horas.

Doutorado

Tolerância à endotoxina em camundongos Balb/c. Tatiana Goloubkova. Dia 15, às 8h30.

A emergência da expressão comunicativa na criança com síndrome de Down. Rosângela Viana Andrade. Dia 16, às 8h30.

Postura e controle postural: desenvolvimento e aplicação de método quantitativo de avaliação postural. Elizabeth Alves Gonçalves Ferreira. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Biociências

Mestrado

A subfamília Lycosinae no Brasil (Araneae, Lycosidae), com notas sobre espécies ocorrentes em países limítrofes. Éder Sandro Soares Álvares. Dia 10, às 9 horas.

Revisão e análise cladística do gênero Breda Peckham & Peckham, e considerações filogenéticas em Marpissinae (Araneae, Salticidae). Antonio Domingos Brescovit. Dia 10, às 14 horas.

Levantamento florístico no cerrado de Pedregulho, São Paulo, Brasil. Denise Sasaki. Dia 17, às 13 horas.

Doutorado

Pequenos mamíferos (Rodentia, Sigmodontinae e Didelphimorphia, Didelphidae) de algumas áreas da Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Brejo de Altitude do Brasil: Considerações citogenéticas e geográficas. Marcos Antonio Nóbrega de Sousa. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7517/3091-7490


Instituto Oceanográfico

Mestrado

Estudo trófico da Raneya brasiliensis (Kaup, 1856) no sistema costeiro da região sudeste do Brasil. Gabriela Rodrigues Vera. Dia 17, às 10 horas.

Doutorado

Análise tafonômica de testas de foraminíferos em sedimentos de sub-superfície da Baía de Guanabara (RJ - Brasil). Patricia Bardawil Postiglione Kfouri Cardoso. Dia 17, às 14h35.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br