São Paulo, 13/03/2006 - Boletim nº 1799
arqueologia
Povos sambaquieiros podem
ter sofrido de muitas doenças

A hipótese, levantada por análise de
22 esqueletos, põe em dúvida a idéia de que
esses humanos estavam entre os mais
saudáveis dos povos pré-históricos
leia...
Eleição para vice-reitor
será nesta terça, dia 14
Seminário na FSP debate
atual situação do SUS

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Esqueletos de moradores de sambaqui possuem muitas marcas de infecções

Flávia Souza

As populações pré-históricas que habitavam sambaquis - sítios arqueológicos que datam de 8 a 1,2 mil anos atrás - podem ter sofrido de muitas infecções e doenças como artrite e artrose. Essa constatação, fruto de uma tese realizada no Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, do Instituto de Biociências (IB) da USP, coloca em xeque a idéia de que os habitantes dos sambaquis tinham uma alta qualidade de vida. O biólogo Mark Hubbe, autor do estudo, analisou 22 esqueletos humanos encontrados no sambaqui Porto do Rio Vermelho, na ilha de Santa Catarina.

Os sambaquis são encontrados no mundo todo, em áreas estuarinas e de mangue, constituídos por um acúmulo de conchas feito pelos próprios habitantes. Lá, humanos pré-históricos moravam, realizavam rituais e enterravam seus mortos. "Havia sepultamentos, inclusive com oferendas. Artisticamente, eram povos bem desenvolvidos", afirma Hubbe. O pesquisador também explica que esses grupos eram sedentários e viviam, principalmente, da pesca e da coleta de moluscos. "A alimentação era constituída, sobretudo, por proteínas da pesca. O acesso a vegetais era pequeno."

Dos 22 esqueletos analisados, cinco eram de crianças, seis de homens, oito de mulheres e três estavam muito fragmentados para serem analisados. A idade estimada dos esqueletos é de 1,2 mil anos. O estudo de Hubbe teve duas vertentes de análise: a primeira, de afinidades biológicas, procurou analisar quem eram os habitantes do sambaqui e de onde vieram; a segunda foi uma avaliação do estilo e qualidade de vida biológica dessa população, ou seja, como viviam e o que faziam.

Hipóteses e resultados
As análises foram essencialmente visuais, com medições e busca por marcas nos ossos e dentes que mostrassem a presença de doenças e cáries. O biólogo comparou os resultados aos registros de outros grupos humanos pré-históricos no mundo. Ele conta que não encontrou grandes diferenças entre os habitantes dos sambaquis brasileiros. "Isso significa que, ou houve uma alta taxa de troca gênica (migração entre os sambaquis) no litoral como um todo, ou esses grupos tinham um ancestral comum muito recente, de tal forma que não houve tempo para que eles se diferenciassem entre si."

Quanto ao estilo de vida, o biólogo afirma que, apesar da alimentação saudável e da boa saúde bucal, os esqueletos possuem muitas marcas de infecções e sinais de artrites e artroses. Essa constatação põe em dúvida a idéia atual de que os habitantes dos sambaquis estavam entre os mais saudáveis dos povos pré-históricos. Essa visão foi fomentada por uma pesquisa publicada em 2002, sobre povos que se instalaram em sambaquis no litoral de Santa Catarina após o ano 1000. "Talvez o erro tenha sido generalizar a partir da boa alimentação e da situação da saúde bucal", aposta o biólogo. "Quando inserimos os dados acerca de doenças infecciosas, os sambaquis ficam na pior metade dos grupos analisados."

Destruição
No Brasil os sambaquis são encontrados, principalmente, do Espírito Santo ao sul de Santa Catarina, e no Vale do Ribeira (SP). "Infelizmente, 90% deles foram destruídos", lamenta Hubbe. Segundo ele, os estudos e as iniciativas de preservação dos sambaquis só ganharam fôlego nos anos 90. "As escavações sistemáticas ainda são poucas."

A tese de Hubbe foi aprovada em fevereiro. O responsável pelas escavações no sambaqui Porto do Rio Vermelho é o arqueólogo Marco Aurélio Nadal de Masi.

Imagem cedida pelo pesquisador

Mais informações: (0XX11) 3091-7725, com Mark Hubbe; e-mail mhubbe@ib.usp.br



Eleição vai definir lista tríplice de candidatos à Vice-Reitoria da USP

Da Redação, Agência USP

Na próxima terça-feira, dia 14, a partir das 13h30, na Secretaria Geral da Reitoria, terá início o processo que irá eleger o novo vice-reitor da USP. Como no segundo turno da eleição para a Reitoria, que aconteceu dia 8 de novembro do ano passado, o Colégio Eleitoral indicará os nomes dos candidatos que irão compor uma lista tríplice. Os três nomes serão encaminhados ao governador Geraldo Alckimin que indicará, entre eles, o novo vice-reitor da USP que irá substituir o atual, o professor Hélio Nogueira da Cruz, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O Colégio Eleitoral tem um total de 300 membros e é composto pelo Conselho Universitário e pelos Conselhos Centrais, que são o Conselho de Graduação, Conselho de Pós-Graduação, Conselho de Pesquisa e Conselho de Cultura e Extensão.

A eleição será feita num único turno com três escrutínios. No primeiro e no segundo, o candidato precisa obter a maioria absoluta dos votos. No terceiro, não há a necessidade de se conseguir maioria, sendo escolhido o mais votado. Os três professores mais votados vão compor a lista tríplice.

Qualquer professor titular da USP é, teoricamente, candidato ao cargo, sem necessidade de inscrição prévia. Atualmente, entretanto, somente dois docentes se apresentaram para a disputa: Franco Maria Lajolo e Luiz Nunes de Oliveira. Neste caso, qualquer professor titular da USP pode ser indicado pelo Colégio Eleitoral para completar a relação de três membros da lista tríplice. Ainda assim, os dois candidatos oficiais precisam dos votos para fazerem parte da lista.

Candidatos
Franco Maria Lajolo é graduado em Farmácia e Bioquímica pela USP, onde também realizou o doutorado em Ciências dos Alimentos. Concluiu seu pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos. É professor titular desde 1977 na área de ciência e tecnologia dos alimentos. Já foi Pró-Reitor de Pós-Graduação, entre 1992 e 1993, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), em 1992, e presidente da Comissão de Atividades Acadêmicas do Conselho Universitário, de 2002 a 2005.

Suas linhas de pesquisa abordam as proteínas, a bioquímica e a biologia molecular do amadurecimento das frutas e os chamados alimentos funcionais. Em 2001 recebeu o prêmio André Tosello, da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA). Foi homenageado nas comemorações dos 35 anos de Pós-Graduação da USP, em 2004, e no 1º Seminário de Tecnologia em Alimentos, em 2002. Tem muitos livros e artigos publicados, além de orientar vários mestrandos e doutorandos. Ele também é coordenador da Comissão de Alimentos Funcionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde e Conselheiro Nato da SBCTA, da qual já foi presidente entre 1995 e 1998.

Luiz Nunes de Oliveira é graduado em Física pela Universidade de São Paulo, onde realizou também o mestrado. Concluiu o doutorado na Ohio State University e fez dois pós-doutorados, na University of Califórnia e na Cornell University, todas instituições norte-americanas. Oliveira é professor titular da USP desde 1984 e ministra aulas na graduação e pós-graduação no Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Foi pró-reitor de pesquisa até 2005. Foi vice-diretor do IFSC e presidente da Comissão de graduação, de 1998 a 2001.

A linha de pesquisa do professor trata da correlação em sistemas eletrônicos. Com vários artigos publicados, já orientou diversos mestrados e doutorados. O professor também é coordenador da área de Física e Coordenador Adjunto da FAPESP, além de realizar assessoria ad-hoc para CNPq e FAPESP. Ele também é membro associado da Academia Brasileira de Ciências desde 1993. Também foi Conselheiro da Sociedade Brasileira de Física, de 1992 a 1996.

Mais informações: (0XX11) 3091-3257/ 3414, eleicoes@usp.br ou www.usp.br/sg/



Cursos e Palestras

FSP promove seminário sobre a atual situação do SUS
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove, no próximo dia 17, a partir das 10 horas, o seminário SUS: Situação atual, tendências e perspectivas.

O evento, aberto ao público, contará com a presença do Ministro da Saúde, Saraiva Felipe, além de gestores e profissionais do Sistema de Saúde, e pretende atualizar o conhecimento e debater o processo de implementação da saúde e do SUS no país.

O seminário será realizado no Auditório Paula Souza da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3088-3283 ou (0XX11) 3066-7792; email macmed@usp.br ou leth@usp.br, com Maria do Carmo ou Margareth


Departamento de Produção da Poli oferece cursos de especialização
O Departamento de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação Lato Sensu. As aulas terão início no mês de abril, e destinam-se a profissionais com nível superior que atuem em organizações ou em atividades de serviços.

Os cursos disponíveis são CEAI - Curso de Especialização em Administração Industrial, CEPC - Curso de Especialização em Engenharia de Produção para a Construção Civil, CEQP - Curso de Especialização em Qualidade e Produtividade e CEAS - Curso de Especialização em administração de Serviços.

Para efetuar as inscrições, é necessário preencher a ficha de inscrição no site www.poli.usp.br/pro/especializacao, e entregar uma lista de documentos. Informações sobre prazos de inscrições, valores e estruturas dos cursos também podem ser encontradas no site.

As aulas serão realizadas no Departamento de Produção da Poli, situado na Av. Professor Almeida Prado, 531, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3814-7366; site www.poli.usp.br/pro/especializacao


Centro Cultural promove workshop gratuito de fotografia
O Centro Cultural da USP-São Carlos realizará nos dias 17, 18 e 19 de março o workshop O Fotógrafo em busca da sua Linguagem, destinado a profissionais e amadores com conhecimento básico de fotografia. A coordenação é de Emídio Luisi, fotógrafo especializado em Fotojornalismo, Espetáculos de Dança e Teatro, Etnografia e Ensaios pessoais. O programa é gratuito e as inscrições podem ser feitas de 13 a 17 de março.

O workshop, que é gratuito, tem como objetivo desenvolver e orientar a criatividade, o raciocínio e discutir informalmente os caminhos que um fotógrafo deve seguir para se tornar o autor de suas imagens.

O participante deve ter câmera reflex com opção de lentes, 2 filmes de 800 ASA e apresentar dez fotos já prontas, para análise durante o workshop.

As inscrições podem no Centro Cultural (Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos), das 8h30 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

As atividades aconteceão no dia 17 das 19h30 às 22 horas e nos dias 18 e 19 das 9 às 18 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106 / 3373-8027; e-mail centrocultural@sc.usp.br


Aula inaugural na FFLCH aborda a imagem da mulher na literatura
O professor David William Foster (Ph.D., University of Washington, 1964) ministra nesta terça-feira (14), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a aula inaugural Patriarcado e imagem da mulher na literatura brasileira.

A aula acontece às 14 horas na sala 266 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita e aberta ao público.

A organização é do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira.

Mais informações: (0XX11) 3091-4828; e-mail plitbras@usp.br


Professores estrangeiros ministram seminários no IF
O Instituto de Física (IF) da USP promove nesta semana quatro seminários com professores estrangeiros. Confira:

Nesta terça-feira (14), às 11 horas, o Grupo de Biofísica e Física Médica do IF realiza o seminário Membrane Polymer Interaction: Confinement of Surface Grafted DNA by Agiant Vesicle, com o professor Andre Schroder, do Institute Charles Sadron (Strasbourg, França). O evento acontece na sala 204 da Ala I do IF.

Também na terça-feira, o professor Philip Cole (Idaho State University - EUA) ministra o seminário The Physics with Linearly-Polarized Photons in Hall B of JLab, organizado pelo Grupo de Hádrons e Física Teórica. O seminário será às 17 horas, na sala 332 do edifício principal (ala 2).

O professor Florian Müller (Technische Universität Darmstadt, Alemanha) ministra na quarta-feira (15), às 16 horas, o seminário Simulation of Super-Hydrophobic Surfaces: A Nano-Lotus Effect?, organizado pelo Departamento de Física dos Materiais e Mecânica. O evento será na Sala de Seminários José Roberto Leite (Edifício Alessandro Volta, Bloco C). Simultaneamente, o professor Philip Cole fala sobre o tema Low-Energy Nuclear Physics with Electron Linacs at the Idaho Accelerator Center, na Sala de Seminários do LAFN (Edifício Oscar Sala), com organização do Departamento de Física Nuclear.

O IF fica na R. do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo. Os seminários são abertos ao público e serão ministrados em inglês.

Mais informações: (0XX11) 3091-6805, no Departamento de Física Geral; (0XX11) 3091-6979, no Departamento de Física dos Materiais e Mecânica; (0XX11) 3091-6805, no Departamento de Física Nuclear


Workshop sobre Pscicultura e Qualidade da Água
Será realizado em Piracicaba, entre os dias 18 e 20 de abril, o Workshop sobre Piscicultura e Qualidade da Água. O evento acontecerá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Durante os três dias de evento, as atividades terão início às 8h30 e se encerrarão às 18 horas. No dia 18 de abril, serão discutidos os temas Sistematização de Produção em Pscicultura e Avaliação da Qualidade da Água. No dia 19 será feita uma visita ao maior produtor em tanque-rede da região. No dia 20, os temas abordados serão Nutrição e Manejo da Qualidade da Água; Profilaxia na Pscicultura e Tecnologia do Pescado.

As inscrições custam R$ 300,00, até o dia 31 de março. Estudantes recebem desconto de 50% mediante apresentação de comprovante. As inscrições podem ser feitas na Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Av. Centenário, Piracicaba), da Esalq.

O evento acontecerá no Anfiteatro do Pavilhão de Química da Esalq (Av. Pádua Dias, 11).

Mais informações: (0XX19) 3417-6604; e-mail cdt@fealq.org.br




Publicações

Sessão de autógrafos com autores da Editora Humanitas
Na próxima quinta-feira (16), a partir das 17 horas, a escritora Dona Sabina Kustin, autora do livro A vida e a luta de uma sobrevivente do holocausto, faz uma sessão de autógrafos na 19ª Bienal do Livro de São Paulo (Ed. Humanitas, 168 págs, R$ 20,00).

No sábado (18) será a vez do professor André Figueiredo Rodrigues, autor dos livros Como elaborar referências bibliográficas (Ed. Humanitas, 94 págs, R$ 5,00), Como elaborar citações e notas de rodapé (Ed. Humanitas, 74 págs, R$ 5,00) e Como elaborar e apresentar monografias (Ed. Humanitas, lançamento). A sessão de autógrafos será às 19 horas.

As noites de autógrafos acontecem no Estande da ABEU (Av. 1, entre as ruas K e L). A Bienal acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4593, na Editora Humanitas




Quadro de Avisos

Inscrições para pós-graduação no Instituto de Física
As inscrições para o exame de ingresso na Pós-Graduação em Física para o 2º semestre de 2006, oferecida pelo Instituto de Física (IF) da USP, serão realizadas de 20 a 31 de março. O exame de ingresso será realizado nos dias 18 e 19 de abril.

As inscrições para o exame de ingresso deverão ser feitas pelo e-mail para cpgusp@if.usp.br ou na Secretaria de Pós-Graduação do IF (R. do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo).

Será necessário relacionar os seguintes dados no pedido de inscrição: inscrição pretendida: Mestrado ou Doutorado/Doutorado Direto; Número de RG ou Passaporte; Endereço residencial; Telefone; E-mail; Instituição de origem.

As normas de ingresso estão disponíveis no endereço www.if.usp.br/pg.

As inscrições na pós-graduação com projeto e documentação completa serão realizadas no período de 15 a 26 de maio de 2006, na Secretaria de Pós-Graduação do IF.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901, na Secretaria de Pós-Graduação do IF




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise de vigas de concreto armado utilizando modelos de bielas e tirantes. Daniel dos Santos. Dia 13, às 14 horas.

Elementos estruturais de plástico reciclado. Ricardo Alves Parente. Dia 17, às 14 horas.

Doutorado

Cirurgia virtual da laringe. Arlindo Neto Montagnoli. Dia 14, às 14 horas

Um modelo para dimensionamento de calçadas considerando o nível de satisfação do pedestre. Marcus Vinicius Guerra Seraphico de Assis Carvalho. Dia 15, às 8h30.

Tratamento de esgoto sanitário em reator anaeróbio operado em bateladas seqüenciais e periodicamente aerado. Francisco José Vela. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Controle preditivo robusto com realimentação de saída. José Manuel Gonzalez Tubio Perez. Dia 17, às 9h30.

Doutorado

A introdução de novos produtos e o processo de difusão das inovações na estratégia das empresas: uma análise de bens duráveis.
Clovis Eduardo Nunes Hegedus. Dia 17, às 14 horas.

Fabricação de novas heteroestruturas a partir de estruturas soi obtidas ela técnica "SMART-CUT". Neisy Amparo Escobar Forhan. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

O trabalho infantil afeta o desempenho escolar no Brasil?. Marcio Eduardo Garcia Bezerra. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Riqueza e escravidão no nordeste paulista: Batatais, 1851-1887
. Juliana Garavazo. Dia 17, às 14 horas.

Doutorado

Igreja, política e economia solidária: dilemas entre a caridade, a autogestão e a teocracia. André Ricardo de Souza. Dia 17, às 14 horas.

O moinho e o engenho - São Paulo e Pernambuco em diferentes contextos e atribuições no império colonial português (1580-1720). Milena Fernandes Maranho. Dia 17, às 14 horas.

O bem beber e a embriaguez reprovável segundo os povos indígenas do Uaça. Laércio Fidelis Dias. Dia 17, às 9 horas.

Religião e espetáculo. Análise da dimensão espetacular das festas públicas do candomblé. Eufrázia Crsistina Menezes Santos. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Instituto de Física

Doutorado

Estudo das propriedades termodinâmicas e eletrônicas em manganitas. José Antonio Souza. Dia 15, às 14 horas.

Magnetização remanente em sistemas antiferromagnéticos. Zulmara Virgínia de Carvalho. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Modelo de efeito aleatório e erros de medida. Lourdes Coral Contreras Montenegro. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6200




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br