São Paulo, 22/03/2006 - Boletim nº 1806
saúde
Lama negra de Peruíbe
contribui para tratar artrite

Pesquisa da FM feita com ratos
mostra que tratamento com aplicações
da lama aliviou sensivelmente
os sintomas da doença
leia...

FFLCH realiza curso
de língua e cultura bascas

Estação Ciência abre
para visitação noturna

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Lama negra de Peruíbe possui efeitos terapêuticos para tratamento de artrite

Juliana Cardilli

Estudo realizado na Faculdade de Medicina (FM) da USP mostra que a utilização da lama negra de Peruíbe, cidade do litoral Sul de São Paulo, apresentou efeito antiinflamatório em ratos com artrite experimental. "Houve uma diminuição da resposta inflamatória nos animais", conta a biomédica Zélia Maria Nogueira Britschka, autora da pesquisa.

A biomédica teve a idéia de estudar a lama para obter uma comprovação científica dos seus efeitos terapêuticos, já propagados pela população local. "Há alguns anos, um médico da cidade fazia demonstrações na praia, com imersões e cataplasmas (aplicações concentradas) da lama em pacientes com problemas de artrite. As pessoas foram tratadas diariamente por três semanas, e tiveram os sintomas da doença aliviados de 3 a 6 meses" conta Zélia.

No Laboratório de Inflamação da Reumatologia da FM, a biomédica estudou o assunto, em seu programa de doutorado, num caráter mais científico e menos empírico. Além disso, a possível confirmação dos efeitos benéficos da lama poderia acabar com as ressalvas das pessoas que viam os resultados positivos apenas como um efeito placebo.

Modelo experimental
A fangoterapia (aplicação da lama para efeitos terapêuticos) é muito utilizada em países da Europa e da Ásia, como uma modalidade de terapias de Spa. Nessa situação, pode haver outros efeitos, como o relaxamento e a aplicação de outras terapias, que influenciem no resultado positivo. Por isso, a biomédica decidiu utilizar em seus estudos um modelo experimental, onde esses parâmetros são anulados.

A intenção foi reproduzir o que era colocado em prática pelo médico de Peruíbe, com as mesmas condições, mas em animais. "Os testes foram feitos com ratos submetidos a uma indução do quadro de artrite e posterior exposição à lama. O processo se repetiu diariamente por 15 dias, em períodos de 30 minutos, à 40º C", conta a biomédica.

Os animais andavam sobre a lama, que era colocada em suas gaiolas. Foi observada uma redução na resposta inflamatória crônica, ocorrendo diminuição da presença de células brancas no líquido sinovial da cavidade articular com artrite (não existem glóbulos brancos em articulações saudáveis), além de uma melhora na destruição de tecidos da articulação.

Controle científico
Além dos ratos submetidos ao tratamento com a lama, foi utilizado um grupo de animais chamado "de controle". Eles foram tratados nas mesmas condições, mas com água quente no lugar da lama. "Esse procedimento foi necessário. Na literatura médica há indícios de que o efeito terapêutico da lama vem de sua capacidade de manter a temperatura", descreve Zélia. "Com a maior exposição ao calor, ocorre uma reação ao estresse térmico, com aumento de cortisol, um reconhecido antiinflamatório". Esse grupo de animais se comportou praticamente como os animais com artrite induzida, mas com uma diminuição menos significativa da resposta inflamatória.

Deste modo, fica claro que além da temperatura, há algo mais na lama negra de Peruíbe, penetrável na pele, que faz com que os efeitos da artrite sejam amenizados. A biomédica pretende continuar as pesquisas em seu pós-doutorado, e diz que "o tratamento com a lama não substitui totalmente a medicação para artrite, mas pode ser coadjuvante, utilizado em parceria com os remédios tradicionais em pacientes que não respondem bem aos efeitos colaterais da medicação normal".

Mais informações: svmello@usp.br, com Suzana Beatriz Veríssimo de Mello, ou zmn@uol.com.br, com Zélia Maria Nogueira Britschka




Cursos e Palestras

Introdução à Língua e Cultura Bascas
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP inscrições para o curso de Introdução à Língua e Cultura Bascas a partir do próximo dia 27. As aulas acontecerão entre os dias 5 de abril e 14 de junho, às quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 18h45.

O objetivo é proporcionar aos interessados conhecimentos básicos da língua basca e sua cultura. São oferecidas 30 vagas e não há cobrança de taxa. As matrículas serão aceitas até o dia 4 de abril, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH (R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo), pessoalmente ou através de pessoa com os documentos do candidato (RG, CPF). Será respeitada a ordem de chegada para preenchimento das vagas.

As aulas serão ministradas no Prédio de Letras da FLLCH (Av. Professor Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo), em sala a ser definida.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH


ICMC realiza X Simpósio de Teses e Dissertações
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP-São Carlos, promove o X Simpósio de Teses e Dissertações nestas quinta (23) e sexta-feira (24).

O simpósio tem como objetivo apresentar os trabalhos de mestrado e doutorado, defendidos no ano de 2005, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação e Matemática Computacional.

As áreas de pesquisa do programa de pós-graduação incluem Banco de Dados, Computação Bioinspirada, Computação Gráfica e Processamento de Imagens, Engenharia de Software e Sistemas de Informação, Estatística, Hipermídia, Inteligência Computacional, Mecânica dos Fluidos Computacional, Otimização, Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente.

As inscrições custam R$ 15,00 e podem ser feitas pela internet, no endreço http://netuno.icmc.usp.br/pn/html/, ou pessoalmente, no dia do evento. O ICMC fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146


Associação de Ex-alunos da FMRP realiza ciclo de conferências
A Associação de Ex-alunos (AExA) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, promove até junho um ciclo de palestras para atualização de conhecimentos dos profissionais e alunos de Medicina. A entrada é gratuita.

A próxima palestra acontece no dia 27, com o tema Hipercortisolismo Endógeno e Exógeno, ministrada pelo médico Airton Moreira.

O eventos acontecem no anfiteatro da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da USP-Ribeirão Preto (R. Bernardino de Campos, 1000, Ribeirão Preto), às segundas e quartas-feiras, sempre às 19 horas.


Mais informações: http://www.fmrp.usp.br/exalunos/


Tratamento de água é tema de palestra no IQSC
Será realizado na próxima sexta-feira (24), no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, o seminário Tecnologias de Tratamento de Água para Consumo Humano. O evento será realizado no Anfiteatro do IQSC, às 10 horas, e é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

A palestra será ministrada pelo professor Luis Di Bernardo, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

O IFSC fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos, SP.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036 ou 3373-9909; e-mail sandra@iqsc.usp.br




Agenda Cultural

Estação Ciência abre visitações noturnas
A partir do dia 29 a Estação Ciência estará aberta para visitações no período noturno, das 20 às 22 horas. As visitas serão restritas a grupos e oferecem uma oportunidade para as pessoas que só têm este período livre para conhecer a Estação.

As visitas ocorrerão toda última quarta-feira do mês, e poderão ser agendadas no Setor de Eventos e Comunicação, pelo telefone (0XX11) 3675-8828 e pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br.

A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022; e-mail eventos@eciencia.usp.br; site www.eciencia.usp.br




Publicações

Confrontos Literários na Belle Époque Carioca
Foi lançado pela Editora da USP (Edusp) o livro A Hélade e o Subúrbio: Confrontos Literários na Belle Époque Carioca (136 págs, R$ 31,00), de Maurício Silva.

A literatura da Belle Époque é marcada pela diversidade de tendências literárias. Com o objetivo de lançar luz sobre esse período da literatura brasileira, Mauricio Silva confronta duas das vertentes literárias mais relevantes, analisando a prosa de ficção de seus representantes mais consagrados: a de Coelho Neto, associada ao padrão estético predominante, conservadora, e a de Lima Barreto, compromissada com a renovação, questionadora, também denominada literatura pré-modernista.

Mais informações: (0XX11) 3091-2911 (Serviço de Atendimento ao Cliente da Edusp); site www.edusp.com.br




Quadro de Avisos

CNPq premiará universitários que se destacam na área de pesquisa
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio é concedido aos bolsistas mais destacados em pesquisa, e a universidade participante do Programa Nacional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que tiver o maior índice de egressos titulados na pós-graduação será premiada na categoria Mérito Institucional.

As inscrições devem ser feitas diretamente nas universidades, e devem ser individuais e encaminhadas às pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição a qual estão vinculados até o dia 21 de agosto. Cada instituição deverá selecionar três bolsistas, um por grande área do conhecimento. Podem concorrer bolsistas de Iniciação científica com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de renovação.

A entrega do prêmio será realizada durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro deste ano. A ficha de inscrição pode ser encontrada no endereço www.cnpq.br/sobrecnpq/premios/destaque_ic.

Mais informações: www.cnpq.br/sobrecnpq/premios/destaque_ic


EESC se prepara a 12ª Competição SAE de Mini Baja
A 12ª Competição SAE Brasil-Petrobras de Mini Baja será realizada entre os dias 30 de março e 2 de abril, em Piracicaba, e reunirá 68 equipes de 51 universidades de 13 Estados, além de Brasília.

Os SAE Mini Baja são veículos projetados e construídos por alunos de graduação em Engenharia, de acordo com as regras definidas pela SAE Brasil (www.saebrasil.org.br). O veículo é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada, que deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg.

Reduzir o peso dos carros é uma das táticas das 12 equipes de nove universidades do interior de São Paulo que vão disputar a Competição. É o caso dos alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, que substituíram o aço, utilizado nos sistemas de freios, transmissão e direção, por materiais como alumínio aeronáutico e titânio. O resultado é um carro 10% mais leve, com 155 kg.

O Estado de São Paulo é líder no ranking, com 22 equipes, sendo 12 do interior. As duas primeiras escolas que alcançarem a maior pontuação na classificação geral das provas ganham o direito de representar o País na SAE Midwest Mini Baja, a ser promovida em maio deste ano pela SAE International, competição na qual o Brasil é bicampeão (1998/2004) e vice-campeão, em 2005, com a EESC.

Mais informações: (0XX16) 3373-9119 / 3373-9997, na Assessoria de Imprensa do Campus de São Carlos


Universia lançará especial sobre homossexualismo na universidade
No próximo dia 31 o Portal Universia (www.universia.com.br) fará uma matéria especial sobre Como as universidades lidam com os relacionamentos homossexuais nos campus, mostrando os Centros Acadêmicos e os Diretórios Centrais dos Estudantes existentes nas universidades que têm como objetivo defender os direitos humanos e lutar pelas melhorias das condições de vida e social desses universitários.

Grupos que atuem nesse sentido e tenham interesse em participar do especial podem mandar material para noticias@universiabrasil.net, com cópia para os endereços joice.lima@universia.net e moliveira@universia.com.br, até sexta-feira, dia 24 de março.

Mais informações: www.universia.com.br




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Doutorado

Desenvolvimento de judocas brasileiros talentosos. Marcelo Massa. Dia 28, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Proposta de um modelo de desenvolvimento de produção enxuta com utilização da ferramenta visioneering. Camila Sanches Prado. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Modelamento termodinâmico de escórias do sistema CaO-SiO2-Al2O3-CrOx. Marcelo Carboneri Carboni. Dia 29, às 13h30.

Doutorado

Determinação do teor de alumínio em drosses brancas de alumínio utilizando difração de raios x. Adriana Gómez Gómez. Dia 28 de março, às 8h30.

Geração automática de metadados: uma contribuição para web semântica. Eveline Cruz Hora Gomes Ferreira. Dia 29 de março, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Memórias Póstumas de Brás Cubas em inglês. Dagmara Wozniak. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Doutorado

Estudo da ação do estrogênio transdérmico, nos parâmetros tromboelastográficos de mulheres com antecedente de tromboembolismo venoso. Paulo Francisco Ramos Margarido. Dia 28, às 8 horas.

Valor preditivo da trombomodulina sérica em pacientes com claudicação intermitente e com isquemia crítica de membros inferiores. Michel Nasser. Dia 28, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (São Carlos)

Doutorado

Identificação de correlações usando a Teoria dos Fractais. Elaine Parros Machado de Souza. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638 / 3373-8110




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br