São Paulo, 31/03/2006 - Boletim nº 1813
comportamento
Programas sociais melhoram
a conduta dos jovens

Principais transformações sentidas pelos
participantes estão no campo pessoal.
Alterações sociais maiores dependem de
mais parcerias externas
leia...
IEA promove conferência
sobre Gestão Ambiental
Cinema italiano é tema de
debate na FFLCH

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Projetos sociais trazem alterações mais na conduta dos jovens que nos problemas sociais

Marina Almeida

A maior transformação sentida pelos jovens que integram projetos sociais do terceiro setor ocorre no campo pessoal. O resultado das ações é mais visível no comportamento desses participantes individualmente que na comunidade em que vivem. Segundo Marcelo Calegare, que estudou o assunto em sua pesquisa de mestrado do Instituto de Psicologia (IP) da USP, é a partir da percepção dessa limitação que as instituições percebem a necessidade de criar parcerias externas. "Se o terceiro setor se restringir a seus muros sua eficácia diminuirá", diz o pesquisador.

As transformações, segundo Calegare, são comportamentais. Ele explica que essas crianças e jovens passam a ser menos violentos e a respeitar mais as regras coletivas. Demonstram mais respeito entre eles e os educadores, por exemplo. "As grandes transformações sociais não são perceptíveis, levariam vários anos para que pudessem ser notadas, mas essas menores são bastante nítidas", garante o psicólogo. "É fácil perceber uma melhora na integração deles com suas famílias, na escola, no bairro, na igreja e em outros lugares."

Para Calegare, os projetos mais eficazes são os que consideram os participantes em suas diversas relações com a sociedade. "Muitos programas desenvolvem atividades para jovens por meio período, por exemplo. Embora eles gostem e aprendam nessas atividades, ao saírem de lá para ir à escola, o ensino oferecido ainda será muito ruim, o bairro onde ele mora ainda estará cheio de problemas, o transporte será de má qualidade...". O pesquisador acredita que a tendência seja, com a percepção dessa limitação, buscar parcerias com empresas, escolas, poder público e associações, aproximando os projetos desenvolvidos da realidade de seus participantes.

Uma outra tentativa de fazer com que as ações sejam mais eficientes é o incentivo à mobilização política, desenvolvimento de projetos de interesse coletivo ou até pelo contato direto com os governos. "A partir da consciência desses jovens de seu papel no coletivo é que alguma mudança é possível", diz o psicólogo. As dificuldades para organizar mobilizações, entretanto, são grandes, "como em qualquer grupo social, atualmente", lembra.

O estudo analisou um programa de promoção da cidadania para crianças e adolescentes da periferia de São Paulo, desenvolvido por uma grande fundação nacional. Esse projeto oferece oficinas de arte-educação, participação política, parcerias com empresas para oferecer oportunidades de trabalho aos jovens, entre outras. A fundação gera experiências pioneiras em várias áreas de atuação que, muitas vezes, chegaram a gerar políticas públicas.

Mais informações: mgac@usp.br, com o pesquisador

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Conferência no IEA trata de gestão ambiental
No próximo dia 5 de abril, às 14 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece a conferência Meio Ambiente e Uso da Terra. O evento, que é gratuito e aberto ao público, será transmitido pela internet no endereço www.emm.usp.br/ieaonline.asx.

A conferência será coordenada por José Carlos Carvalho, secretário de Meio AMbiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, e terá como debatedores Raul Machado Neto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, e Ignacy Sachs, da École de Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Serão abordados temas de gestão ambiental de território, além do enfoque nas bacias hidrográficas.

A conferência será no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, São Paulo, SP).

Mais informações: (0XX11) 3091-1685, com Inês Iwashita; e-mail ineshita@usp.br


FFLCH promove discussões sobre o cinema italiano
Estão abertas as inscrições para o festival e ciclo de debates Cacciucco, Le Cinque C nel Cinema, que será realizado entre os dias 18 e 20 de abril pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Serão apresentados filmes do novo cinema italiano, seguidos de discussões sobre aspectos da cultura contemporânea da Itália.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de abril pela internet, na página do evento. São oferecidos dois horários (das 9 às 12 horas ou das 19h30 às 22h30), com limite de 100 vagas por turma.

As sessões de filmes e debates acontecerão na Casa de Cultura Japonesa, localizada na Av. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH; site: www.fflch.usp.br/sce


Palestra sobre interpretação ideológica no IP
Na próxima segunda-feira (3 de abril), das 13 às 15 horas, no Instituto de Psicologia (IP) da USP, acontece a palestra A interpelação ideológica: a entrada em cena da Outra cena,

O evento será realizado no Laboratório Psicanálise e Sociedade do IP e ministrado pelo psicanalista Paulo Silveira, professor de sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais (FFLCH) da USP.

O Laboratório fica na sala 13 do bloco F do IP, localizado na Av. Prof. Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 399, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178


Poli abre inscrições para MBA em Gestão de Operações
O Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP recebe, até o dia 15 de julho, as inscrições para o MBA Gestão de Operações - Produtos & Serviços. O cruso é destinado a profissionais com nível superior e experiência mínima de três anos em gerenciamento.

As aulas começam no dia 7 de agosto, ministradas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30. A carga horária total é de 384 horas-aula. O curso tem um custo de 12 parcelas de R$1.400,00 com taxa de matrículade R$1.300,00. As inscrições podem ser feitas pelo site www.poli.usp.br/pro/extensao/mba.

Os interessados serão selecionados por meio de análise curricular, redação e entrevista. O curso terá ênfase em disciplinas voltadas à gestão, e visa capacitar profissionais a que possam identificar as necessidades e expectativas dos clientes, determinar o desempenho atual, melhorar processos e alcançar maiores patamares de produtividade.

As aulas serão realizadas na Avenida Paulista, 967, 5º andar, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5363 (ramais 300/392/424/479); site www.poli.usp.br/pro/extensao/mba




Agenda Cultural


Cinusp promove debates e exibição de documentários
O crítico Jean-Claude Bernadet e o cineasta Eduardo Coutinho são os convidados do primeiro debate do Seminário DOC: Debates e Mostra de Documentários, evento promovido pelo Cinusp a partir desta segunda-feira (3). O debate de abertura acontece na quarta-feira (5), às 20 horas, com o tema Para Além da Entrevista.

Composto por um ciclo de debates e por uma mostra de 20 documentários selecionados entre os 62 produzidos nas duas primeiras edições dos concursos DOCTV, o Seminário vai discutir algumas das questões que permeiam o pensamento e a produção atual de documentários no Brasil.

O mote para o tema do primeiro debate é a prevalência da entrevista como estratégia de abordagem no documentário brasileiro contemporâneo. Estratégia esta que encontra em Coutinho o maior expoente brasileiro atual e sobre a qual Bernadet tem refletido há algum tempo em artigos publicados na grande imprensa.

Confira a programação de filmes para os primeiros dias do evento:

Segunda-feira, dia 3, às 16 horas, A Próxima Refeição e Tumbalalá Tupinambá - Irmãos no Mundo; às 19 horas, As Vilas Volantes - O Verbo Contra o Vento e Paraíso.

Terça-feira, dia 4, às 16 horas, Ensolarado Byte e Mandinga em Manhattan; às 19 horas, História Brasileira da Infâmia - Parte Um e Cidadão Jacaré.

Quarta-feira, dia 5, às 19 horas, As Vilas Volantes - O Verbo Contra o Vento, seguido pelo debate de abertura Para Além da Entrevista.

Quinta-feira, dia 6, às 16 horas, Acidente e O Zero não é Vazio; às 19 horas, Do Lado de Fora e Rever.

Sexta-feira, dia 7, às 16 horas, Preto contra Branco e Violência S.A.; às 19 horas, Maestro Jorge Antunes - Polêmica e Modernidade, e Coberta D´Alma - Um Ritual para os Mortos de Osório.

O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3091-3152; e-mail cinusp@edu.usp.br


Programação da TV USP de 3 a 9 de abril
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Olhar da USP - Chocolate - O programa aborda os benefícios e o limite para comer chocolate. Entrevistas com o psiquiatra Arthur Kaufma e com a nutricionista Cláudia Stéfani Marcilio. Quinta-feira (6), às 21 horas.

pgm - Na Agenda Cultural, o projeto Crianças Invisíveis, feito por cineastas internacionais sobre as diferentes realidades de crianças no mundo. Confira também: a realidade de crianças desaparecidas; e as atividades para alunos de escolas municipais fora do horário de aula. Sexta-feira (7), às 21 horas.

Trajetória - O tema do programa é a vida de Sonia Penin, professora da Faculdade de Educação (FE) da USP que desenvolveu importantes estudos relativos ao cotidiano escolar. Domingo (9), às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv


Peça teatral no TUSP traduz as fases da espera da morte
Em abril, o Teatro da USP (TUSP) apresentará o espetáculo A Espera da Morte, realizado pelo Grupo TRAÜME BIZARRE.

Na peça, um homem descobre que vai morrer e morre. Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação - cada fase de espera da morte é traduzida em cenas independentes que funcionam como um quadro. A direção é de Nathália Lorda.

O espetáculo tem duração de 75 minutos e é recomendado para maiores de 15 anos. Ele poderá ser visto de 6 a 16 de abril. O ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). A meia-entrada será estendida a todos.

O TUSP fica na Rua Maria Antônia, 234, Vila Buarque.

Mais informações: (0XX11)3255-7182 (ramal 41)




Publicações


500 Anos de Engenharia no Brasil
A Editora da USP (Edusp) acaba de lançar o livro 500 Anos de Engenharia no Brasil (co-editora Imprensa Oficial, 384 págs, R$ 22,00), organizado por José Carlos T.B. Moraes. A obra faz parte da Coleção Uspiana - Brasil 500 Anos.

O livro é composto por 23 capítulos, escritos por especialistas ligados à Escola Politécnica (Poli) e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), ambas da USP. Os textos permitem acompanhar, de maneira sucinta, a evolução da engenharia no País. O texto é acompanhado por iconografia pesquisada e selecionada especialmente para o livro.

Mais informações: (0XX11) 3091-2911, no Serviço de Atendimento ao Cliente da Edusp; site www.edusp.com.br




Quadro de Avisos

Projeto Envelhecer Sorrindo promove caminhada
O Projeto Envelhecer Sorrindo e o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) promovem neste domingo (2), às 10 horas, a Caminhada Cartão Vermelho ao Sedentarismo, dirigida às pessoas da terceira idade.

Caminhar é um dos exercícios aeróbicos mais indicados para idosos e pessoas portadoras de doenças cardíacas e metabólicas (diabetes, obesidade e excesso de triglicérides no sangue).

O evento começará com orientação e aquecimento, em frente ao velódromo do Cepeusp (Pça. 2 Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo). O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição.

O Projeto Envelhecer Sorrindo é coordenado pela professora Maria Luiza Moreira Arantes Frigério, do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, e tem o objetivo de proporcionaratendimento integral à saúde bucal do idoso.

Mais informações: (0XX11) 3091-7882, na FO




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Inativação de indicadores patogênicos em sistemas combinados de tratamento e pré-desinfecção de esgoto sanitário. Patricia Bilotta Mônaco. Dia 7, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Doutorado

Copolímeros estatísticos biodegradáveis de e-caprolactona e l,l-dilactídeo - síntese, caracterização e propriedades. Maria Leonora de Castro. Dia 7, às 13 horas.

Aprendizado não-supervisionado em redes neurais pulsadas de base radial. Alexandre da Silva Simões. Dia 7, às 9h30.

Sobre a modelagem da propagação de trincas por fadiga em estruturas de cascas pressurizadas. Christian Hideki Furukawa. Dia 7, às 14 horas.

Influência de diferentes limitações nutricionais sobre a produção de retamicina por streptomyces olindensis icb20. Olavo Ossamu Inoue. Dia 7, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

El tema del dinero en el Quijote. Maria Cristina Lagreca de Olio. Dia 7, às 15 horas.

Os loteamentos clandestinos no distrito do Jaraguá (SP): moradia e especulação. Sandra de Castro Pereira. Dia 7, às 14 horas.

Doutorado

A participação dos países em desenvolvimento no sistema multilateral de comércio (GATT/OMC - 1947-2001). Sérgio Gil Marques dos Santos. Dia 7, às 14 horas.

Entrelinhas de uma rede. Entre linhas Waiwai. Carlos Machado Dias Júnior. Dia 7, às 14 horas.

A realidade e seus signos: as proposições sobre o futuro contingente e predestinação divina lógica de Guilherme de Ockham. Carlos Eduardo de Oliveira. Dia 7, às 14 horas.

O clamor da terra - elementos de ontologia, mística e alteridade na obra de Cruz e Sousa. Anelito Pereira de Oliveira. Dia 7, às 14 horas.

Atitudes e percepções das elites e da populaçào sobre a política externa brasileira nos anos 90. Denilde Oliveira Holzhacker. Dia 7, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Os Esquemas Associados aos Anéis de Grupo Abelianos. André Gimenez Bueno. Dia 07, às 14 horas.

Zeros de polinômios e propriedades polinomiais em espaços Banach. Neusa Nogas Tocha. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6200


Instituto de Psicologia

Mestrado

A entrada da criança no ambiente escolar: reflexões sobre o processo de adaptação em uma escola municipal de educação infantil (EMEI). Christiane Laurito Costa. Dia 7, às 14horas.

Doutorado

A manifestação da solidariedade em adolescentes: um estudo sobre a personalidade moral. Denise D Aurea Tardeli. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178



Correção

O nome de um dos entrevistados da matéria Idoso não é prioritário no atendimento odontológico, publicada no boletim 1812 (30/03/2006), está errado. O correto é Rafael da Silveira Moreira, e não Rafael da Silva Moreira, como foi publicado.




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br