São Paulo, 05/04/2006 - Boletim nº 1816
saúde
Câncer de mama não interrompe
vida sexual do casal

O desejo masculino continua o mesmo
e o casal reconstrói sua intimidade,
retomando a prática sexual em menos
de um ano após o final do tratamento
leia...
Cinusp traz pré-estréia
do filme Ginga
EESC é pentacampeã do
torneio SAE Brasil de mini baja

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Casais driblam as dificuldades impostas pelo câncer de mama e continuam prática sexual

Renata Moraes

Um estudo realizado na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP) revela que casais em que as mulheres tiveram diagnóstico de câncer de mama retornam à atividade sexual em menos de um ano. Apesar da angústia e do desespero frente à situação, o homem se revela participativo e seu desejo sexual não é alterado, mesmo após mastectomia (retirada da mama).

A pesquisa envolveu nove casais participantes de um grupo de apoio a mulheres mastectomizadas (REMA/ Núcleo de reabilitação, pesquisa e assistência à mulher mastectomizada), cujas mulheres tiveram um diagnóstico do câncer de mama. "A pergunta central das entrevistas foi 'Como a prática sexual passou a ser exercida pelo casal em função do diagnóstico do câncer de mama?'", conta a enfermeira Clícia Valim Côrtes Gradim, autora do estudo.

Clícia conta que a resposta unânime foi que os casais retornaram às relações num período que variou de 15 dias a 9 meses. Ao longo da quimioterapia tiveram a fase de menor freqüência sexual, devido aos efeitos colaterais como a diminuição da libido e o ressecamento vaginal. "A pesquisa mostra que os casais conseguem refazer sua intimidade", conta a enfermeira, salientando que "nudez é praticada por todos os casais, e que a mama operada é tocada." Esses dados permitem à pesquisadora concluir que "o câncer por si só não altera a sexualidade do casal. Tudo depende do relacionamento pré-existente".

Falta de informação
Como o atendimento à mulher com câncer ainda está focado na doença, as entrevistadas relataram que não receberam orientações sobre alterações na sexualidade durante o tratamento. "Questões como dificuldade de ter relações sexuais, devido a ressecamento vaginal ou a supressão da menstruação (efeitos colaterais da quimioterapia), deveriam ter sido informadas pelos profissionais de saúde", que poderiam nesses casos orientá-las sobre a possibilidade de utilizar um lubrificante à base de gel para amenizar o ressecamento.

Segundo Clícia, os profissionais da saúde se preocupam em difundir aspectos mais técnicos da doença e se esquecem de informar as conseqüências dos tratamentos, que afetam coisas fundamentais como a sexualidade.

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: (0XX35) 3292-4469, com Clícia Gradim;
email: cliciagradim@ig.com.br





Cursos e Palestras


FSP debate a Pandemia de influenza
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza nesta sexta-feira (7) o evento Pandemia de influenza: Situação atual e Plano de Preparação, comemorativo do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

Na programação, que terá início às 10 horas, está prevista uma palestra sobre o tema com Eduardo Hage Carmo, coordenador Geral de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Às 11 horas, haverá uma apresentação de slides fotográficos sobre o Impacto sobre o Ambiente e a Saúde Humana Provocados por Barragens, que será exposta pelo professor Delsio Natal, do Departamento de Epidemiologia da FSP.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br ou no dia do evento. O encontro, que é organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP, terá lugar no Anfiteatro João Yunes da Faculdade (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3066-7787


O Trabalho em Debate
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP) estará com inscrições abertas até o próximo dia 13 para o 3º seminário O Trabalho em debate - Retratos do Trabalho no Brasil, que acontecerá de 24 a 27 de abril.

O evento tem o objetivo de promover o debate de resultados de pesquisas que têm como temática o trabalho e fomentar o debate entre a comunidade acadêmica, organismos governamentais e representantes de trabalhadores a respeito das condições de trabalho e da saúde do trabalhador.

As inscrições custam R$ 25,00 para profissionais, e R$ 15,00 para estudantes. O envio de resumos de trabalhos poderão ser feitos até 13 de abril, pelo e-mail rmtroca@ffclrp.usp.br.

Mais informações: (0XX16) 3602.3686, com Regina Troca


IAG realiza seminários de Iniciação Científica
O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP realiza seminários de Iniciação Científica para interessados em geral. Serão abordados temas atuais da pesquisa em astronomia em linguagem objetiva e acessível.

Fábricas de Elementos Químicos será o tema do seminário que será realizado no dia 17 de abril;
Regiões de formação estelar vistas no infra-vermelho, será no dia 24 de abril;
Escala de Distâncias no Universo, no dia 8 de maio;
As Primeiras Estrelas, no dia 15 de maio
Plasmas Astofísicos, no dia 22 de maio;
As Primeiras Galáxias, no dia 29 de maio;
Cometas e Objetos Trans-netunianos, no dia 5 de junho;
Gaia: Vendo o Universo em Três Dimensões, no dia 12 de junho.

Os eventos são gratuitos e não é necessário inscrever-se com antecedência. Os seminários são sempre às segundas-feiras, das 13 às 14 horas, no auditório 1, Kenkichi Fujimori. O IAG fica na Rua do Matão, 1226, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2701 ou www.astro.iag.usp.br


EESC realiza ciclo de palestras Introdução à Engenharia Civil
O Departamento de Geotécnica da Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC) inicia nesta semana o ciclo de palestras Introdução à Engenharia Civil.

Nesta quarta-feira (5), às 14h20, o engenheiro Luís Fernando Di Pierro ministra a palestra Estudos Ambientais no Projeto do Rodoanel Mário Covas - Trecho Sul. Di Pierro é consultor em engenharia de transportes.

O evento é aberto ao público, gratuito e não há a necessidade de inscrever-se com antecedência. O local do encontro é o Anfiteatro Jorge Caron, que fica na Av. Trabalhador São Carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9501


Evento lembra o Dia da Saúde em Ribeirão Preto
Em comemoração ao Dia Internacional da Saúde (7 de abril) será realizado no Anfiteatro Professor Samuel B. Pessoa, da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), um evento sobre o tema: Os profissionais e as mudanças na gestão do sistema municipal de saúde: contribuições para o debate.

Voltado para os servidores municipais de saúde, os usuários e a comunidade em geral, o evento será realizado nesta sexta-feira, 7, das 19h30 às 22 horas, com palestras diretamente ligadas ao tema:

Os sentidos do processo de humanização nos cuidados primários de saúde, com o professor Ricardo Rodrigues Teixeira, da Faculdade de Medicina da USP, será realizada das 19h30 às 20hs;
O processo de trabalho na rede de saúde com foco na comunidade, com o professor Sérgio Kodato, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da USP, acontecerá às das 20 às 20h30. Para o horário de 21 às 22 horas, está programado um debate.

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal de Saúde, UNAERP, Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Não é necessário inscrever-se com antecedência.

O Anfiteatro Professor Samuel Rosa fica na rua Bernardino de Campos, 1000, em Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3058


Dinâmica de grupo para idosos na FMRP
A Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) oferece o projeto Dinâmicas de Grupo Apoiadas nos Fundamentos Bioéticos e Holísticos, voltado para idosos, como parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade.

O projeto busca desenvolver valores humanos essenciais por meio das dinâmicas de grupo. O curso acontecerá entre os dias 17 de abril ao 15 de maio e será realizado às segundas-feiras,com exceção do dia 1º de maio, das 14 às 18 horas. As atividades serão realizadas no Espaço Cultural Ethos/Holos (Rua Tenente Catão Roxo, 1.083, em Ribeirão Preto).

Não há idade específica para a inscrição, que pode ser feita pelo e-mail svoi@edu.usp.br ou no Serviço de Verificação de Óbitos do Interior (SVOI/CEMEL), que fica na Rua Tenente Catão Roxo, 2.418, em Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-4351, com Regina




Agenda Cultural


Cinusp apresenta pré-estréia do filme Ginga
Na próxima terça-feira (11), às 16 horas, no Cinusp, haverá a pré-estréia do documentário Ginga - A alma do futebol ( Brasil, 81min., 2006), dos diretores Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves.

O filme aborda o tema da ginga dos jogadores brasileiros. Essa habilidade de corpo que os torna capazes de driblar, passar a bola e marcar o gol como se o adversário não existisse. No documentário vários brasileiros, de diferentes níveis sociais e de várias partes do país, relatam a sua paixão e habilidade no futebol e a importância do gingado em suas vidas.

O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3091-3152; e-mail cinusp@edu.usp.br




Quadro de Avisos

Escola de Engenharia de São Carlos é pentacampeã na SAE BRASIL de Mini Baja
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP foi a vencedora da 12ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, encerrada neste domingo (2), em Piracicaba. Com a vitória, a escola tornou-se pentacampeã do evento em que competem veículos projetados e construídos por estudantes de engenharia.

Os veículos foram avaliados por juízes da indústria da mobilidade em provas estáticas e dinâmicas na pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Ficaram em segundo e terceiro lugar as equipes Mauá 2, da Escola de Engenharia Mauá, e DEMEC-08, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Agora as equipes EESC 123 e Mauá 2 ganharam o direito de representar o Brasil na SAE Midwest Mini Baja, nos Estados Unidos, onde o Brasil já é bicampeão (em 1998 e 2004). Junto com elas, dois componentes das equipes DEMEC-08 e a Uiraçu - quarta colocada e pertencente à Universidade Federal de Santa Catarina - poderão acompanhar essa competição, que acontece de 24 a 27 de maio.

Realizada há quase 40 anos, a SAE Midwest Mini Baja reúne equipes de vários países e foi a inspiradora da competição brasileira, que teve início em 1995. ,

A SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja ainda homenageou com troféus de honra ao mérito as melhores equipes nas 13 provas aplicadas pelos juízes. A Eesc 123 foi considerada a melhor nos quesitos Aceleração, Rampa, Produção em Massa, Originalidade e Velocidade Máxima, e dividiu a homenagem de Melhor em Qualidade de Execução com as equipes FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, e com a Poli Position, da Escola Politécnica da USP.

SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) fundada em 1991, é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

Mais informações: msdiogo@companhiadeimprensa.com.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Desenvolvimento de um sensor de temperatura inteligente - compensação em tempo real dos efeitos de convecção, acumulação e radiação. Juliana de Oliveira. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Cidade e política no orçamento participativo de São Paulo (2001-2004). Georgia Christ Sarris. Dia 10, às 9h30.

Expansão urbana e evolução geomorfológica em remansos de reservatórios: análise comparativa de duas bacias hidrográficas em Guarapiranga - SP. Juliana de Paula Silva. Dia 10, às 9 horas.

Ambigüidade na farsa 'Quem tem farelos' de Gil Vicente. Yone Maria de Oliveira Paiva. Dia 11, às 14 horas.

Análise preliminar da correlação entre acento fonológico e fonético em krahô. Leandro Tibiriçá de Camargo Bastos. Dia 11, às 14 horas.

Elementos para um estudo do ethos numa polêmica parlamentar - análise dos pronunciamentos dos parlamentares que protagonizaram a sessão deliberativa de 12 de dezembro de 1968. Eduardo Lopes Piris. Dia 11, às 14h30.

Doutorado

A reabilitação do sagrado nas estórias de João Guimarães Rosa e Mia Couto. Eduardo de Araújo Teixeira. Dia 10, às 9h30.

Água e metrópole: limites e expectativas do tempo. Maurício Waldman. Dia 10, às 14 horas.

Artífices do próspero mundo novo: colonos, migrantes e imigrantes em São Paulo e no Pará (1868-1889). Jonas Marçal de Queiroz. Dia 10, às 9 horas.

Cronotopos poéticos em Cecília Meireles e Sophia de Mello Breyner Andresen. Jussara Neves Rezende. Dia 10, às 14 horas.

Três romances em diálogo. Susana Ramos Ventura. Dia 11, às 14 horas.

Favor e melancolia - uma leitura de 'A Menina Morta' de Cornélio Pena. Simone Rossinetti Rufinori. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Mestrado

Farmacocinética e captação tecidual do paclitaxel associado à nanoemulsão (LDE) em pacientes com neoplasias malignas do trato genital feminino. Maria Luiza Nogueira Dias Genta. Dia 11, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br