São Paulo, 06/04/2006 - Boletim nº1817
drogas
Projeto Baladaboa visa reduzir
riscos do uso de ecstasy

Informar e conscientizar usuários é
alternativa à idéia de prevenção "tolerância
zero" e possibilita atingir mesmo quem
não quer se abster do uso
leia...
LEM discute eutanásia
com filme e debate
Revitalização do Centro é tema
de debate na FAU Maranhão

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Projeto Baladaboa propõe programa de Redução de Danos para um uso mais responsável de ecstasy

Aline Moraes

O nome do projeto é "Baladaboa". O duplo sentido da palavra (pode ser entendido como "balada boa" ou "bala da boa" - fazendo referência ao apelido "bala", dado à droga ecstasy) revela o principal objetivo da iniciativa: atrair a atenção do usuário da droga para que ele se informe sobre uso e seus riscos. O "Baladaboa" é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Psicologia (IP) da USP que faz parte do doutorado da psicóloga Stella Pereira de Almeida. "Trata-se de uma intervenção mais abrangente que pretende atingir, inclusive, pessoas que não querem se abster da droga", aponta.

Para conhecer melhor o público a que se destina esse projeto e estabelecer conteúdo e formato mais eficazes, Stella realizou um levantamento de dados sobre o usuário de ecstasy usando a internet. Na página do projeto foi disponibilizado um questionário, também divulgado em diversas mídias e por meio de folhetos. Um computador configurado como servidor recebia diariamente os dados, sem armazenar informações que permitissem a identificação do emissor, garantindo o anonimato. No total, 1.140 pessoas responderam o questionário, entre agosto de 2004 e fevereiro de 2005.

Perfil
Os dados revelaram que os usuários de ecstasy são predominantemente jovens (até 25 anos); 54,3% têm nível superior incompleto; 52,6% possuem emprego fixo; 65,4% provêm da classe A; e, de uma maneira geral, estão satisfeitos com a sua vida. "É interessante constatar que, apesar desses dados, os aspectos que indicaram menor satisfação foram o financeiro, o profissional e o de formação educacional", comenta Stella.

O questionário indicou ainda que 43,6% dos entrevistados foram considerados dependentes segundo o critério utilizado na pesquisa; para 64,5%, os efeitos positivos da droga interferem na freqüência do uso e apenas 2,8% declararam que não usam nenhuma outra droga junto com o ecstasy. Esses números revelam a importância de medidas que intervenham preventivamente sobre o uso da droga, pois estão associados a comportamentos de risco.

Redução de Danos
"O objetivo desse estudo não é um tipo de prevenção 'tolerância zero'. Isso é utópico", revela a psicóloga. "A idéia é sugerir um projeto de Redução de Danos que diga a verdade sobre a droga e conscientize sobre os riscos", explica. Além da divulgação de informações consistentes e comprovadas, são propostas modificações no ambiente onde o consumo da droga costuma ser freqüente, bem como a implantação de uma política pública que não objetive unicamente a erradicação, mas que comporte ações que garantam meios de uso mais seguros. "Casas noturnas e festas só teriam licença de funcionamento se disponibilizassem água e área de descanso ventiladas. Essas são medidas importantes para diminuir os riscos de hipertermia - um aumento da temperatura corporal que pode levar à morte", exemplifica Stella.

Para atrair o público a que se destina, o material informativo teria o formato de folhetos com estética atrativa - conhecidos como flyers - a serem distribuídos em locais onde o consumo geralmente acontece, como casas noturnas, festas e universidades. "A idéia é que esses flyers possam ser colecionados, apresentando uma alternativa à tradicional e pouco eficaz cartilha", explica a pesquisadora.

Apesar dos esforços para implementação de um projeto desse tipo e da sua importância, Stella vêm enfrentando dificuldades. "A Redução de Danos ainda é muito polêmica. Ainda é difícil conseguir o aval político necessário para avançar para a fase dois do meu projeto, que é a intervenção. Não quero que achem que eu faço apologia ao uso da droga. Estou sendo apenas realista".

Mais informações: (0XX11) 3091-4176, com Stella Pereira de Almeida; e-mail stella@usp.br ou site do Projeto Baladaboa

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

LEM dicute eutanásia com filme e debate
O Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM) do Instituto de Psicologia (IP) da USP apresenta nesta sexta-feira (7), das 12 às 15 horas, o filme Mar Adentro (125 min., Espanha, 2004), de Alejandro Amenábar. Na história um homem tetraplégico luta na justiça pelo direito de morrer. Após a exibição, haverá um debate com o padre Leo Pessini.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. A exibição e debate será na sala 16 do bloco B, no IP (Av. Prof. Mello de Moraes, 1721, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4185, ramal 213


Neurociência é tema de mesa-redonda na Psicologia
O Instituto de Psicologia da USP promove no dia 19, às 12 horas, a mesa-redonda Discussão com a neurociência, com o pesquisador Alfredo N. Jerusalinsky e Marie Christine Laznik, professora e pesquisadora da Universidade de Paris XIII. O tema da discussão será o autismo sobre diferentes perspectivas como psicanálise e neurociência.

O evento é gratuito. As inscrições, abertas a todos os interessados (com prioridade para alunos de pós-graduação, pesquisadores e alunos de graduação), podem ser feitas até o dia 18, pelo e-mail lugvida@edu.usp.br.

O encontro é promovido pela Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida, do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. Será realizado na sala 20 do bloco B, no Instituto de Psicologia, na R. Prof. Mello de Moraes, 1721, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4386


Maximo Canevacci ministra palestra sobre a revitalização do centro
A palestra Antropologia Visual Urbana: O caso de São Paulo será ministrada por Maximo Canevacci, no próximo dia 13, às 10 horas, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, unidade Maranhão. O professor da Universidade La Sapienza de Roma deve abordar questões relacionadas à revitalização do centro velho de São Paulo.

Maximo Canevacci é especialista em Antropologia Visual e seus trabalhos mais conhecidos no Brasil são: São Paulo, Cidade Polifônica; Culturas Extremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles e, Antropologia Visual. Sua palestra abordará o tema da disciplina de pós-graduação Desenho, Cultura e Arquitetura, que é ministrada pelos professores Carlos Zibel Costa, Issao Minami e Sergio Regis Martins.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Não é necessário increver-se com antecedência. A palestra será na sala 24 da FAU Maranhão (Rua Maranhão, 88, Higienópolis, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3256-7341, com Simone




Agenda Cultural

Grupo Kizomba se apresenta na Casa de Yayá nesse domingo
O Grupo Kizomba apresenta no próximo domingo (9) na Casa de Dona Yayá, às 11 horas, o espetáculo musical "Deixa Ismael falar". Os músicos Alexandre Bianco (surdo e vocal), Cadu Ribeiro (pandeiro e voz), Fernando Campos (cuíca), Gregory Ribeiro (cavaquinho e voz), Renato Enoki (violão 7 cordas) e Paulo Ramos (violão) homenageiam o sambista Ismael Silva, o "Rei da Estácio de Sá". Algumas peças do repertório são: Antonico, Se Você Jurar, Arrependido, Todo Mundo Quer, Novo Amor e Peçam Bis.

Ismael é um dos maiores nomes do samba carioca e fez história no bairro de Estácio de Sá ao lado de outros compositores como Mano Rubem, Baiaco, Brancura, Nilton Bastos e Bide. Juntos formavam "a fina flor da malandragem estaciana", que liderados por Ismael, foram responsáveis pela cristalização do samba carioca na forma que é conhecido hoje.

O espetáculo faz parte da programação Domingo na Yayá. É gratuito e aberto ao público.

A Casa de Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; e-mail cpcpublic@usp.br; site http://www.usp.br/cpc




Quadro de Avisos

Trabalhadores da saúde fazem ato público no dia 7 em Ribeirão
No Dia Mundial da Saúde (7/4) professores, alunos e profissionais da área da saúde, de toda cidade, estarão na Esplanada do Theatro Pedro II, a partir das 8 horas, para o início do movimento de valorização dos trabalhadores dessa área. Os que estiverem em serviço usarão uma faixa verde no braço, símbolo do movimento.

O Ato Público faz parte de uma iniciativa lançada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com apoio da Organização Mundial da Saúde, que declarou o período de 2006 a 2015 como a década de recursos humanos em saúde e promoverá ações em termos de valorização, discussão e reflexão sobre o valor desses profissionais.

Ao longo do dia serão realizadas palestras, workshops, um concurso fotográfico e outras atividades de divulgação da temática para a mídia e a sociedade em geral

Para viabilizar esse movimento a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP lançou o Projeto de "Promoção da Visibilidade das Ações dos Recursos Humanos em Saúde", que será realizado de março de 2006 a março de 2007. O objetivo é chamar a atenção da população para o valor dos dos profissionais da saúde.

A EERP é o único Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o desenvolvimento da Enfermagem no Brasil e lidera o movimento em Ribeirão Preto, buscando a mobilização de todas as instituições de ensino e de prestação de serviços na área de saúde da cidade e região.

Mais informações: (0XX16) 3602-3471/ 3393


Universia mostra como estudar no exterior sem sair de casa
Realizar um curso no exterior sem sair de casa é o resultado da tecnologia do sistema de Ensino à Distância (EAD) no País. Porém, é preciso ter cautela na hora de definir o que e onde pretende estudar. O Universia Brasil (www.universia.com.br) traz um especial sobre a tecnologia do sistema no Brasil. O portal mostra os benefícios de possuir experiência internacional por meio de EAD e os cuidados necessários na escolha da instituição.

No especial, o Universia dá informações sobre a revalidação do diploma no país de origem, pois o reconhecimento é um processo burocrático que leva em conta a qualidade do ensino e a tradição da instituição estrangeira. Além disso, cita alguns objetos de estudo, tais como: chats, fórum de discussão, CD-ROMs e troca de experiência com alunos do mundo inteiro. Para saber mais sobre o assunto, confira o endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=10532. Outros temas de EAD, incluindo eventos, livros, teses e artigos estão disponíveis no Canal Educação a Distância, em www.universia.com.br/ead.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748, joice.lima@universia.net ou moliveira@universia.com.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Instrumentação inteligente via web services. Alex Lopes de Oliveira. Dia 19, às 15 horas.

Algoritmo para converter sólidos CSG em sólidos B-REP. Murilo Antonio Salomão Garcia. Dia 17, às 15 horas.

Dimensionamento de redes GMPLS com base em algoritmos RWA. Ivo Roberto Brassolatti. Dia 6, às 11 horas.

Doutorado

Contribuição da teoria da estimação para modulações digitais que utilizam sinais caóticos. Marcio Eisencraft. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Halos triaxiais e a razão axial de galáxias espirais. Rubens Eduardo Garcia Machado. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2722


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Complexos de dirutênio com os fármacos ibuprofeno, ácido acetilsalicílico, naproxeno, indometacina, e com ácido g-linolênico: Síntese, caracterização, avaliação da ação antiproliferativa sobre células tumorais e estudo da interação da unidade dimetálica com adenina e adenosina. Geise Ribeiro. Dia 20, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9909 / 8036




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br