São Paulo, 12/04/2006 - Boletim nº1821
neurologia
Reabilitação da memória
por treino é eficaz

Pesquisa da Faculdade de Medicina
indica que estratégias de memorização
ativam mudanças no padrão de
funcionamento dos neurônios
leia...
Palestra aborda atividade
física e emagrecimento
Suely Vilela assume
presidência do Cruesp

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Treino melhora memória de pacientes e traz alterações no funcionamento do cérebro

Marina Almeida

As estratégias de memorização podem promover mudanças no padrão de funcionamento dos neurônios e reabilitar a memória de forma eficaz. É o que sugere uma pesquisa de doutorado da Faculdade de Medicina da USP. "Após os treinos de memorização foram observadas diferenças não apenas na recordação dos itens propostos, mas na forma de atuar do cérebro", diz Suzan Iaki, autora da tese.

Na pesquisa, 15 voluntários foram convidados a memorizar uma lista de palavras e, em seguida, a dizer o máximo de itens dos quais se lembravam, isso enquanto eram examinados por ressonância magnética funcional. Esta seqüência se repetiu com cada participante por três vezes antes do treino e outras três vezes depois dele.

Este treinamento, de 30 minutos, consistiu em ensiná-los a aplicar a estratégia de organizar as palavras em categorias. Após o treino, os voluntários foram submetidos novamente aos testes de memorização, com novas listas de palavras. E o desempenho deles ao recordar palavras foi superior. Na análise da atividade do cérebro foi constatado um padrão diferente de ativação de seus neurônios.

A pesquisadora lembra que apenas os resultados estatisticamente significativos das comparações entre as seqüências antes e depois do treino mostraram uma modificação da rede neural mais ativada. "A diferença no padrão de ativação cerebral parece estar relacionada ao melhor desempenho", constata Suzan.

Na primeira e na terceira seqüência, os resultados melhoraram após o treino. Foram evocadas mais palavras e os neurônios foram ativados em regiões diferentes do cérebro, comparando-se com antes dos treinos.

Motivação
Apenas na segunda série de testes não houve alteração dos resultados, o que Suzan credita a um possível cansaço e fadiga por parte dos voluntários. A pesquisadora destaca que o interesse é um ponto muito importante a ser analisado. "Para desempenhar uma tarefa, não é só a memória que deve estar ativa, é preciso que exista motivação, também", enfatiza.

"O treino de estratégias de memória pode ser útil para pessoas que tenham problemas nesta área, seja devido ao estresse, a uma doença, à idade ou até a uma lesão causada por um acidente", acredita Suzan. Em sua pesquisa, ela estudou a memória episódica - sobre eventos pessoalmente vividos, com tempo e local específicos, e com recordações conscientes. Para a pesquisadora, outras estratégias de memorização, como relacionar um número a uma data importante, o nascimento de um filho, por exemplo, devem ter o mesmo efeito.

O cérebro humano, quando sofre uma lesão numa determinada área, é capaz de realizar adaptações fazendo, por exemplo, com que outras regiões assumam as funções da que foi lesada. "Isso acontece espontaneamente, mas treinos específicos poderiam auxiliar a conduzir esta adaptação", explica Suzan.

Ela lembra, no entanto, que embora o estudo aponte para o que se poderia chamar de reorganização cerebral, ainda são necessárias mais pesquisas nesse sentido. "É preciso desenvolver estudos, tanto da neuroplasticidade quanto da eficácia da reabilitação neural, seja com voluntários sadios ou lesionados. Isso representaria um avanço para a área da neuropsicologia e, principalmente, da reabilitação cognitiva ligada a ela", diz.

Mais informações: (0XX11) 8121-1172 ou suzani@uol.com.br, com a pesquisadora




Cursos e Palestras

Palestra discute a influência da atividade física no emagrecimento
O Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FMUSP) realiza na próxima segunda (17), às 14h30, palestra aberta e gratuita sobre o tema "Atividade física emagrece?", com o educador físico Alexandre Menegaz.

O evento acontece no Anfiteatro do IPq, que fica na R. Dr. Ovídio Pires de Campos 785, Consolação, São Paulo. Não é necessário fazer inscrições.

Mais informaçõe: (0XX11) 3069-6974; site http://www.pratohc.org


Cursos de maio no MariAntonia
Confira os cursos programados para o mês de maio no Centro Universitário MariaAntonia da USP:

Escola de Nova York: formação e desdobramento da arte moderna - o curso focaliza os artistas norte-americanos que surgiram depois da II Guerra: Jackson Pollock, Barnett Newman, Willen DeKooning, Marc Rothko, Cliford Still, Hans Hoffmann, Phillip Guston, entre outros. As aulas serão ministradas pelo artista plástico Rodrigo Andrade, que já foi professor de arte contemporânea no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Os encontros acontecem entre 4 e 25 de maio, às quintas-feiras, das 16 às 18 horas.

O Retrato no Renascimento: questões de tipologia - A questão central dos encontros será analisar em que medida é possível delinear uma tipologia do retrato à época do Renascimento. Serão identificadas as estratégias retóricas, poéticas, estilísticas e filosóficas de construção de um indivíduo, personagem ou tipo, além dos diversos efeitos, como o uso de lugares-comuns da eloqüência antiga, sistemas de proporções do corpo, aparatos de predicação do sujeito, entre outros aspectos. Luiz Marques, doutor em História da Arte Medieval e Moderna na UNICAMP, dará as aulas entre 9 e 30 de maio, às terças-feiras, das 20 às 22 horas.

O Fausto de Goethe e o mundo mefistofélico - Além de demonstrar a construção do livro de Goethe, o curso faz uma retrospectiva histórica do tema central da obra - o pacto com o demônio - desde suas primeiras manifestações no Novo Testamento e ao longo da Idade Média até chegar à publicação na Alemanha, em 1587, do livro anônimo História do Doutor Faustus. Quem coordena o curso é Marcus Mazzari, professor de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP. As aulas acontecem de 8 a 29 de maio, às segundas-feiras, das 16 às 18 horas.

Cada curso custa R$120,00. As inscrições podem ser feitas até o início do curso ou esgotamento das vagas, pessoalmente no MariAntonia, na Rua Maria Antonia, 294, 2° andar, sala de cursos, Vila Buarque, São Paulo, de segunda a sexta, das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelos telefones (0XX11) 3255-7182 (ramais 32 e 33) ou e-mail cursosma@usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramais 32 e 33; e-mail cursosma@usp.br; site www.usp.br/mariantonia




Publicações

Revista Imaginário solicita envio de artigos
O Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória (NIME) e o Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI) do Instituto de Psicologia (IP) da USP estão iniciando os trabalhos para a publicação dos números 13 e 14 da Revista Imaginário.

A revista Imaginário é interdisciplinar e foi publicada, nos últimos 13 anos, anualmente. A partir do segundo semestre de 2005, passou a ser semestral. Alguns números anteriormente publicados podem ser vistos no site www.imaginario.com.br ou www.ip.usp.br.

Neste momento, a revista solicita o envio de artigos com a temática "Imaginário e Deslocamentos", que serão analisados para publicação pelo conselho editorial. Devem ser entregues até 20 de julho. As normas para publicação podem ser conferidas no site

Mais informações: (0XX11) 3091-4386 / 3091-4918; e-mails labi@usp.br ou bialv@usp.br; site www.imaginario.com.br




Quadro de Avisos

Suely Vilela assume a presidência do Cruesp

Olavo Soares, do USPOnline

A reitora da USP, Suely Vilela, é a nova presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). Ela assume o cargo em substituição ao professor Marcos Macari, reitor da Unesp, antigo presidente da entidade.

Suely Vilela assumiu o cargo em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (10) na Reitoria da Unesp, em São Paulo.

“É um cargo de muita responsabilidade, de extrema importância na vida acadêmica”, comentou a reitora. Ela acredita que a “ebulição” das universidades estaduais – houve um aumento significativo de vagas e campi nos últimos anos – é um dos temas centrais e que exige atenção especial por parte dos reitores.

Falando sobre seus desafios no novo cargo, a professora apontou que suas principais metas serão o aprimoramento das políticas integradas entre as universidades. Citou a questão das aposentadorias, apontando que temas de relevância e que exigem delicadas negociações como esse serão foco de ações por parte do Cruesp. A professora também comentou o fato de, após ter sido a primeira mulher a ocupar a Reitoria da USP, ser escolhida para assumir a presidência do Cruesp e romper mais uma barreira: “é uma grande responsabilidade que estou assumindo. Mas vou me espelhar no professor Macari para fazer um grande trabalho”.

Deixando o cargo, o professor Marcos Macari elogiou a escolha de Suely Vilela e comentou sua atuação na presidência da entidade. “No término do meu mandato, avalio que fiz um bom trabalho”. Reafirmou que confia no potencial da professora e que dará o suporte devido para que ela faça uma boa gestão. O professor José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp e também presente no evento, ressaltou que espera que o Cruesp, sob a gestão da professora Suely Vilela, tenha um “esforço direcionado para obter respaldo financeiro na expansão de vagas”.

O Cruesp
O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas existe desde 1987. Além dos reitores de USP, Unesp e Unicamp, participam da entidade os secretários de Educação e Ciência e Tecnologia. O mandato de Suely Vilela é de um ano.

A entidade funciona basicamente como um canal de interação entre as três universidades.

Mais informações: http://www.unesp.br/cruesp/


IEE lança atividade para seu 65°aniversário
Em comemoração aos seus 65 anos, o Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP realizará uma série de atividades. O lançamento acontecerá no dia 25, às 9 horas, com a presença do diretor Geraldo Francisco Burani, da reitora Suelly Vilela e do Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg.

O evento será realizado no auditório Francisco Romeu Landi, na Escola Politécnica (Poli), e não é aberto ao público. A Poli fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 380, Trav 3, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2529


Inscrições prorrogadas: programa de apoio à formação audiovisual
Vão até o dia 5 de maio as inscrições para o Programa de Apoio à Formação Audiovisual – Filme/Vídeo de conclusão de curso 2005 e 2006.

O programa é uma iniciativa do Forúm Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) do Ministério da Cultura e tem como objetivo viabilizar trabalhos de conclusão de curso de estudantes de cinema das escolas de audiovisual de nível superior e técnico na produção de curtas-metragens. Outra meta é a inserção das produções selecionadas nos canais de televisão pública e em festivais de cinema.

O Forcine conta com a coordenação da professora Maria Dora Genis Mourão, chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Para a categoria Filme Tese, destinado às escolas de nível superior, serão selecionados seis projetos de filmes de 13 minutos, que terão apoio de até R$30 mil cada. Para a categoria Vídeo, destinado aos cursos de capacitação profissional, serão selecionados quatro projetos de vídeos digitais de 13 minutos, que terão apoio individual de até R$ 13 mil.

O Edital e as inscrições para o concurso encontram-se disponíveis no site http://www.cultura.gov.br/apoio_a_projetos/editais/index.php.

Mais informações: www.cultura.gov.br; e-mail concursos.sav@minc.gov.br




Teses e Dissertações

Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Projeto multiresolução de operadores morfológico a partir de exemplos. Daniel André Vaquero. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: ( 0XX11)3091-6200


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Prospecção de oportunidades para a otimização dos processos de usinagem na pequena e média empresa em São Carlos/SP. Tobias Heymeyer. Dia 12, às 9h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Doutorado

Desenvolvimento experimental e simulação matemática do processo de pré-polimerização fotoiniciada do metacrilado de metila (MMA). Adriano Ferreira Mattos Silvares. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br