Destaques Treino melhora memória de pacientes
e traz alterações no funcionamento do cérebro
Marina Almeida As estratégias de memorização podem promover mudanças
no padrão de funcionamento dos neurônios e reabilitar a memória de forma eficaz.
É o que sugere uma pesquisa de doutorado da Faculdade de Medicina da USP. "Após
os treinos de memorização foram observadas diferenças não apenas na recordação
dos itens propostos, mas na forma de atuar do cérebro", diz Suzan Iaki, autora
da tese. Na pesquisa, 15 voluntários foram convidados a memorizar
uma lista de palavras e, em seguida, a dizer o máximo de itens dos quais
se lembravam, isso enquanto eram examinados por ressonância magnética
funcional. Esta seqüência se repetiu com cada participante por três
vezes antes do treino e outras três vezes depois dele. Este treinamento,
de 30 minutos, consistiu em ensiná-los a aplicar a estratégia de
organizar as palavras em categorias. Após o treino, os voluntários
foram submetidos novamente aos testes de memorização, com novas
listas de palavras. E o desempenho deles ao recordar palavras foi superior. Na
análise da atividade do cérebro foi constatado um padrão
diferente de ativação de seus neurônios. A pesquisadora
lembra que apenas os resultados estatisticamente significativos das comparações
entre as seqüências antes e depois do treino mostraram uma modificação
da rede neural mais ativada. "A diferença no padrão de ativação
cerebral parece estar relacionada ao melhor desempenho", constata Suzan.
Na primeira e na terceira seqüência, os resultados melhoraram
após o treino. Foram evocadas mais palavras e os neurônios foram
ativados em regiões diferentes do cérebro, comparando-se com antes
dos treinos. Motivação Apenas na segunda série
de testes não houve alteração dos resultados, o que Suzan
credita a um possível cansaço e fadiga por parte dos voluntários.
A pesquisadora destaca que o interesse é um ponto muito importante a ser
analisado. "Para desempenhar uma tarefa, não é só a
memória que deve estar ativa, é preciso que exista motivação,
também", enfatiza. "O treino de estratégias de
memória pode ser útil para pessoas que tenham problemas nesta área,
seja devido ao estresse, a uma doença, à idade ou até a uma
lesão causada por um acidente", acredita Suzan. Em sua pesquisa, ela
estudou a memória episódica - sobre eventos pessoalmente vividos,
com tempo e local específicos, e com recordações conscientes.
Para a pesquisadora, outras estratégias de memorização, como
relacionar um número a uma data importante, o nascimento de um filho, por
exemplo, devem ter o mesmo efeito. O cérebro humano, quando sofre
uma lesão numa determinada área, é capaz de realizar adaptações
fazendo, por exemplo, com que outras regiões assumam as funções
da que foi lesada. "Isso acontece espontaneamente, mas treinos específicos
poderiam auxiliar a conduzir esta adaptação", explica Suzan.
Ela lembra, no entanto, que embora o estudo aponte para o que se poderia
chamar de reorganização cerebral, ainda são necessárias
mais pesquisas nesse sentido. "É preciso desenvolver estudos, tanto
da neuroplasticidade quanto da eficácia da reabilitação neural,
seja com voluntários sadios ou lesionados. Isso representaria um avanço
para a área da neuropsicologia e, principalmente, da reabilitação
cognitiva ligada a ela", diz. Mais informações: (0XX11) 8121-1172
ou suzani@uol.com.br, com a pesquisadora
Cursos e Palestras
Palestra discute a influência
da atividade física no emagrecimento O Projeto de Atendimento
ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas
da Faculdade de Medicina (HC/FMUSP) realiza na próxima segunda (17), às
14h30, palestra aberta e gratuita sobre o tema "Atividade física emagrece?",
com o educador físico Alexandre Menegaz. O evento acontece no
Anfiteatro do IPq, que fica na R. Dr. Ovídio Pires de Campos 785, Consolação,
São Paulo. Não é necessário fazer inscrições.
Mais informaçõe: (0XX11) 3069-6974; site http://www.pratohc.org
Cursos de maio no MariAntonia Confira os cursos
programados para o mês de maio no Centro Universitário MariaAntonia
da USP: Escola de Nova York: formação e desdobramento
da arte moderna - o curso focaliza os artistas norte-americanos que surgiram
depois da II Guerra: Jackson Pollock, Barnett Newman, Willen DeKooning, Marc Rothko,
Cliford Still, Hans Hoffmann, Phillip Guston, entre outros. As aulas serão
ministradas pelo artista plástico Rodrigo Andrade, que já foi professor
de arte contemporânea no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo.
Os encontros acontecem entre 4 e 25 de maio, às quintas-feiras, das 16
às 18 horas. O Retrato no Renascimento: questões de
tipologia - A questão central dos encontros será analisar em
que medida é possível delinear uma tipologia do retrato à
época do Renascimento. Serão identificadas as estratégias
retóricas, poéticas, estilísticas e filosóficas de
construção de um indivíduo, personagem ou tipo, além
dos diversos efeitos, como o uso de lugares-comuns da eloqüência antiga,
sistemas de proporções do corpo, aparatos de predicação
do sujeito, entre outros aspectos. Luiz Marques, doutor em História da
Arte Medieval e Moderna na UNICAMP, dará as aulas entre 9 e 30 de maio,
às terças-feiras, das 20 às 22 horas. O Fausto
de Goethe e o mundo mefistofélico - Além de demonstrar a construção
do livro de Goethe, o curso faz uma retrospectiva histórica do tema central
da obra - o pacto com o demônio - desde suas primeiras manifestações
no Novo Testamento e ao longo da Idade Média até chegar à
publicação na Alemanha, em 1587, do livro anônimo História
do Doutor Faustus. Quem coordena o curso é Marcus Mazzari, professor de
Teoria Literária e Literatura Comparada da USP. As aulas acontecem de 8
a 29 de maio, às segundas-feiras, das 16 às 18 horas. Cada
curso custa R$120,00. As inscrições podem ser feitas até
o início do curso ou esgotamento das vagas, pessoalmente no MariAntonia,
na Rua Maria Antonia, 294, 2° andar, sala de cursos, Vila Buarque, São Paulo,
de segunda a sexta, das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelos
telefones (0XX11) 3255-7182 (ramais 32 e 33) ou e-mail cursosma@usp.br.
Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramais 32 e 33; e-mail cursosma@usp.br;
site www.usp.br/mariantonia
Publicações
Revista Imaginário solicita envio de artigos
O Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória (NIME)
e o Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI) do Instituto de
Psicologia (IP) da USP estão iniciando os trabalhos para a publicação
dos números 13 e 14 da Revista Imaginário. A revista Imaginário
é interdisciplinar e foi publicada, nos últimos 13 anos, anualmente.
A partir do segundo semestre de 2005, passou a ser semestral. Alguns números
anteriormente publicados podem ser vistos no site www.imaginario.com.br
ou www.ip.usp.br.
Neste momento, a revista solicita o envio de artigos com a temática "Imaginário
e Deslocamentos", que serão analisados para publicação
pelo conselho editorial. Devem ser entregues até 20 de julho. As normas
para publicação podem ser conferidas no site
Mais informações: (0XX11) 3091-4386 / 3091-4918; e-mails
labi@usp.br ou bialv@usp.br;
site www.imaginario.com.br
Quadro
de Avisos Suely Vilela assume
a presidência do Cruesp Olavo Soares, do USPOnline
A reitora da USP, Suely Vilela, é a nova presidente do Conselho de
Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). Ela assume o cargo em
substituição ao professor Marcos Macari, reitor da Unesp, antigo
presidente da entidade. Suely Vilela assumiu o cargo em cerimônia
realizada na tarde desta segunda-feira (10) na Reitoria da Unesp, em São
Paulo. É um cargo de muita responsabilidade, de extrema
importância na vida acadêmica, comentou a reitora. Ela acredita
que a ebulição das universidades estaduais houve
um aumento significativo de vagas e campi nos últimos anos é
um dos temas centrais e que exige atenção especial por parte dos
reitores. Falando sobre seus desafios no novo cargo, a professora apontou
que suas principais metas serão o aprimoramento das políticas integradas
entre as universidades. Citou a questão das aposentadorias, apontando que
temas de relevância e que exigem delicadas negociações como
esse serão foco de ações por parte do Cruesp. A professora
também comentou o fato de, após ter sido a primeira mulher a ocupar
a Reitoria da USP, ser escolhida para assumir a presidência do Cruesp e
romper mais uma barreira: é uma grande responsabilidade que estou
assumindo. Mas vou me espelhar no professor Macari para fazer um grande trabalho.
Deixando o cargo, o professor Marcos Macari elogiou a escolha de Suely Vilela
e comentou sua atuação na presidência da entidade. No
término do meu mandato, avalio que fiz um bom trabalho. Reafirmou
que confia no potencial da professora e que dará o suporte devido para
que ela faça uma boa gestão. O professor José Tadeu Jorge,
reitor da Unicamp e também presente no evento, ressaltou que espera que
o Cruesp, sob a gestão da professora Suely Vilela, tenha um esforço
direcionado para obter respaldo financeiro na expansão de vagas.
O Cruesp O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais
Paulistas existe desde 1987. Além dos reitores de USP, Unesp e Unicamp,
participam da entidade os secretários de Educação e Ciência
e Tecnologia. O mandato de Suely Vilela é de um ano. A entidade
funciona basicamente como um canal de interação entre as três
universidades. Mais informações: http://www.unesp.br/cruesp/
IEE lança atividade para seu 65°aniversário
Em comemoração aos seus 65 anos, o Instituto de Eletrotécnica
e Energia (IEE) da USP realizará uma série de atividades. O lançamento
acontecerá no dia 25, às 9 horas, com a presença do diretor
Geraldo Francisco Burani, da reitora Suelly Vilela e do Secretário de Estado
do Meio Ambiente, José Goldemberg. O evento será realizado
no auditório Francisco Romeu Landi, na Escola Politécnica (Poli),
e não é aberto ao público. A Poli fica na Av. Prof. Luciano
Gualberto, 380, Trav 3, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-2529
Inscrições prorrogadas: programa de apoio à formação
audiovisual Vão até o dia 5 de maio as inscrições
para o Programa de Apoio à Formação Audiovisual Filme/Vídeo
de conclusão de curso 2005 e 2006. O programa é uma iniciativa
do Forúm Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) do Ministério
da Cultura e tem como objetivo viabilizar trabalhos de conclusão de curso
de estudantes de cinema das escolas de audiovisual de nível superior e
técnico na produção de curtas-metragens. Outra meta é
a inserção das produções selecionadas nos canais de
televisão pública e em festivais de cinema. O Forcine conta
com a coordenação da professora Maria Dora Genis Mourão,
chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de
Comunicações e Artes da USP. Para a categoria Filme Tese,
destinado às escolas de nível superior, serão selecionados
seis projetos de filmes de 13 minutos, que terão apoio de até R$30
mil cada. Para a categoria Vídeo, destinado aos cursos de capacitação
profissional, serão selecionados quatro projetos de vídeos digitais
de 13 minutos, que terão apoio individual de até R$ 13 mil.
O Edital e as inscrições para o concurso encontram-se disponíveis
no site http://www.cultura.gov.br/apoio_a_projetos/editais/index.php.
Mais informações: www.cultura.gov.br;
e-mail concursos.sav@minc.gov.br
Teses
e Dissertações Instituto de Matemática
e Estatística Mestrado Projeto multiresolução
de operadores morfológico a partir de exemplos. Daniel André
Vaquero. Dia 19, às 14 horas. Mais informações:
( 0XX11)3091-6200 Escola de Engenharia de São
Carlos Mestrado Prospecção
de oportunidades para a otimização dos processos de usinagem na
pequena e média empresa em São Carlos/SP. Tobias Heymeyer. Dia
12, às 9h30. Mais informações: (0XX16) 3373-9235
/ 9250 Escola Politécnica
Doutorado Desenvolvimento experimental e simulação
matemática do processo de pré-polimerização fotoiniciada
do metacrilado de metila (MMA). Adriano Ferreira Mattos Silvares. Dia 17,
às 14 horas. Mais informações: (0XX11) 3091-5214 /
3091-5443 |
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