São Paulo, 13/04/2006 - Boletim nº1822
química
Sensor indica deterioração
em obras de arte

Microbalança de quartzo registra
efeitos da interação com os ambientes
de exposição sobre tintas, vernizes e
colas usados em trabalhos artísticos
leia...
Seminário na FEA discute
gerenciamento de projetos
Estação Ciência inaugura
exposição sobre Tiradentes

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Microbalança indica degradação de materiais orgânicos em obras de arte

Júlio Bernardes

Para registrar os efeitos oxidantes da atmosfera na decomposição de materiais orgânicos usados em obras de arte, o químico Andrea Cavicchioli desenvolveu um sensor baseado numa microbalança de quartzo. O dispositivo registra alterações de peso em materiais como tintas, vernizes, colas e outros compostos, causadas pela interação com os microambientes dos espaços de exposição.

A microbalança é composta de um disco de quartzo de 0,5 centímetro de diâmetro por cerca de 0,1 milímetro de espessura, ligado a dois eletrodos de ouro. "Para fazer o sensor, a substância a ser investigada é depositada no disco na forma de um filme", diz Cavicchioli, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste. "O sensor então é posto dentro do ambiente que será monitorado e o disco registra como mudanças de peso (variação gravimétrica) a degradação do material."

Segundo o professor, "a partir das medições do sensor, é possível dizer se o ambiente é agressivo ou não para as obras de arte". O aparelho, desenvolvido em colaboração com o pós-doutorando Carlos Neves, do Instituto de Química (IQ) da USP, ocupa, com toda a parte eletrônica, um volume de 10X15X2 centímetros, um pouco maior que uma fita cassete de áudio.

"Atualmente, podem ser avaliadas até quatro substâncias diferentes ao mesmo tempo, como tintas, vernizes e colas, número que poderá ser aumentado com sua miniaturização", relata Cavicchioli. "Também está em desenvolvimento o uso do sensor para materiais metálicos."

Decomposição
Os radicais-livres da atmosfera estão entre os principais responsáveis pela decomposição de matéria orgânica, explica o professor. "Sua formação depende principalmente de luz e dos níveis de certos poluentes, como o ozônio", alerta, "mas é possível que a temperatura e a umidade também atuem nesse processo".

Segundo o pesquisador, a tendência atual é descobrir se existem fatores de risco para as obras de arte antes que os danos aconteçam. "Os museus possuem medidores de temperatura e umidade, mas que não detectam diretamente alterações nas características dos objetos."

Os testes de laboratório do sensor foram realizados em colaboração com a equipe da professora Dalva de Faria, do IQ. "Foram utilizadas técnicas não-destrutivas de análise de objetos para validar as medições", diz o professor.

O projeto recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da União Européia. "A técnica despertou o interesse de pesquisadores da Inglaterra, Itália, Suécia e Polônia, que pretendem aplicá-la para monitorar a corrosão de ligas de chumbo em órgãos com tubos feitos do material, instalados em igrejas."

Mais informações: (0XX11) 8346-6328, com Andrea Cavicchioli

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

Seminário na FEA discute gerenciamento de projetos
No dia 25, será realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP o seminário Construindo Competências Para Gerenciar Projetos: Teoria e Casos. O seminário trará para debate a fase de evolução da disciplina Gerenciamento de Projetos e os novos elementos que têm sido incorporados às práticas gerenciais usuais, dando aos projetos maiores visibilidade e perspectivas de sucesso.

Os autores do livro homônimo abrem o debate, que gira em torno de temas como visão estratégica, portfolio, a visão de camadas integradas de gerenciamento – indivíduo, equipe e organização, as formas estruturais e os escritórios de projetos. As inscrições vão até o dia 20, custam R$30,00 (alunos e docentes USP estão isentos). Devem ser feitas pelo e-mail npgctusp@edu.usp.br ou telefones (0XX11) 3818-4011e 3091-5969.

O encontro acontece na Sala da Congregação, andar superior do prédio 1 da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3818-4011 e 3091-5969; e-mail npgctusp@edu.usp.br; site http://www.fundacaofia.com.br/pgtusp/


O lugar da pesquisa frente às problemáticas contemporâneas
Na próxima terça (18), Fernando Hernández e Juana Maria Sancho Gil, professores da Universidade de Barcelona, discutem o papel da pesquisa frente às problemáticas contemporâneas, na Faculdade de Educação (FE) da USP, às 19h30.

Não é necessário increver-se com antecedência. O evento é aberto a todos os interessados e gratuito, e será no Auditório da Escola de Aplicação da FE, que fica na Av. da Universidade, 308, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574


Políticas Públicas para Educação e Saúde em Odontologia
Dia 27, das 9h30 às 16 horas, acontecerá o seminário Políticas Públicas para Educação e Saúde em Odontologia, realizado pelo Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas (NUPPs) da USP e pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO).

No programa serão discutidos temas como a integralidade na atenção de saúde e interdisciplinaridade nas Diretrizes Curriculares Nacionais; o perfil profissional para o Programa de Saúde da Família; o perfil profissional para o Sistema Único de Saúde e o terceiro setor como integrador entre o poder público e a comunidade, entre outros debates. O evento é voltado para profissionais de odontologia e de políticas públicas, porém é aberto a todos os interessados.

Não é necessário fazer inscrição, mas é preciso confirmar presença até o dia 25 pelo telefone (0XX11) 3815-4134 / 3091-3272, com Vera, Regina ou Ribeiro, ou email nupes@usp.br. A entrada é gratuita. O seminário será realizado no Auditório das Colméias (R. do Anfiteatro, 181, favo 17, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3815-4134, 3091-3272 ou email nupes@usp.br




Agenda Cultural

Estação Ciência inaugura exposição sobre Tiradentes
A partir desta sexta (21), a Estação Ciência da USP apresenta a exposição "Tiradentes: o Homem feito Herói", uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos grandes nomes da luta pela independência do Brasil. A exposição conta com três totens triangulares, resultando assim em nove painéis, remetendo ao triângulo que simboliza o movimento dos inconfidentes.

Nos painéis, imagens e textos contextualizam a época na qual viveu Tiradentes e conduzem o público a uma visão crítica dos fatos, refletindo inclusive sobre a criação de mitos em torno dos personagens históricos.

Além dos painéis, outras atividades são propostas: uma linha do tempo interativa, onde o girar de uma manivela apresenta fatos da época; vídeos ilustrativos que mostram imagens da região histórica de Minas Gerais; discos suspensos com os quais o visitante pode interagir e conhecer curiosidades sobre Tiradentes e sua época e um painel com jogo da memória eletrônico, relacionando figuras e textos a respeito da Inconfidência Mineira.

A mostra fica em cartaz até 2 de julho. A entrada custa R$ 2,00. A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, na Lapa, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou www.eciencia.usp.br


Exposições homenageiam a mulher em São Carlos
O Centro Cultural da USP de São Carlos está expondo as mostras No Tempo da Delicadeza e Liberdade para Sonhar, em homenagem às mulheres, até o dia 29 , de segunda-feira a sábado, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

No Tempo da Delicadeza apresenta trabalhos de nove fotógrafos sobre o tema: Ana Rita M. da Silva, Beverly Victoria Young, Ciro Júlio Cellurale, Ivan Moreira, Lucas Corato, Marcello de Castro Lima Jr, Regina Maria G. Casale, Umberto Carlos Patracon e Vanessa Sales Aro.

Liberdade para Sonhar traz obras em óleo sobre tela e papel das artistas plásticas Lairana, Leiláh B.Menezes, Luciana O. da Cunha e Mara Toledo.

A entrada para as mostras é gratuita. O Centro Cultural fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106; e-mail centrocultural@sc.usp.br


Programação da TV USP entre os dias 18 e 23 de abril
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Programação especial - Desafio Brasil: Energia - A TV transmite o debate entre alguns dos principais especialistas do Brasil sobre as alternativas viáveis para geração de energia no País. Esse é o sétimo debate da série Desafio Brasil - Propostas da Universidade, um projeto feito em parceria com a TV Globo. Terça-feira (18) , às 20 horas.

Contraponto - O Petróleo é nosso? - O programa da semana comemora a auto-suficiência da produção nacional de petróleo e fala sobre o início de funcionamento da plataforma P-50, na segunda quinzena de abril. Quando isso acontecer, a Petrobrás vai ter um acréscimo de 180 mil barris produzidos por dia. Quarta-feira (19), às 14h30.

Olhar da USP - Televisão Digital - A discussão gira em torno das mudanças que a televisão digital provocará nos programas de televisão: alta definição e mais opções de interatividade, como acessar a internet pelo televisor, fazer compras ou agendar consultas médicas pelo aparelho. Especialistas falam sobre o primeiro passo: a escolha do sistema tecnológico. Quinta-feira (20), às 21 horas.

Pgm - A revista eletrônica apresenta nesse semana a série Religiões: Evangélicos. O programa entrevistou o sociólogo da religião Antônio Flávio Pierucci, um pastor e evangélicos para saber por que essa religião que já possui forte presença na política e na mídia vem conquistando tantos fiéis, e como isso pode mudar a identidade cultural católica brasileira. A hepatite C e a proibição de cópias de livros são os outros temas abordados. Sexta-feira (21), às 21 horas.

Trajetória - O entrevistado será o professor Carlos de Paula Eduardo, diretor da Faculdade de Odontologia da USP e um dos responsáveis pela desenvolvimento da tecnologia de uso de laser no tratamento dentário. Domingo (23) , às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv




Publicações

Livro recupera a navegação no Atlântico Sul nos séculos XVII e XVIII
O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e a Editora da USP (Edusp) vão lançar o livro Navegação nos Séculos XVII e XVIII - Rumo: Brasil (R$68,00, 408 págs., Edusp), de Luci Maffey Hutter. A obra faz parte da Coleção Estante USP - Brasil dos 500 anos. A autora, professora de história do IEB, oferece uma visão geral da navegação no Atlântico Sul em direção ao Brasil, território ainda pouco explorado pelos pesquisadores, mostrando como eram resolvidos, ou não, os muitos percalços com que se deparavam os navegantes.

A análise se atém aos navegantes portugueses e espanhóis, e secundariamente também os holandeses, ingleses e franceses. Os textos deixados pelos próprios navegantes representam uma das fontes importantes de consulta, ao lado de informações de comissários, comandantes de tropas, matemáticos, entre outros, mostrando variados pontos de vista e observações. A obra conta sobre as etapas envolvidas na navegação, os preparativos para a viagem, informações sobre a navegação, sobre a tripulação, o momento da chegada das embarcações ao Brasil, e o abastecimento e reparos feitos no litoral do País .

O lançamento será às 17 horas do dia 4 de maio no IEB (Av. Prof. Mello Moraes, trav. 8, nº 140, na Cidade Universitária, em São Paulo). Todos os interessados podem comparecer, não é necessário confirmar presença com antecedência e a entrada é franca.

Mais informações: www.edusp.com.br




Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Zoneamento ambiental de um setor do parque estadual da Cantareira e entorno seccionado pela rodovia Fernão Dias (BR-381). Dimas Antonio da Silva. Dia 18, às 14 horas.

A ironia em 'A Utopia' de Thomas More - ideologia e história. Cláudio Stieltjes. Dia 18, às 9 horas.

Honras e mercês - poder e patrimônio nos primórdios do Brasil. Rodrigo Monteferrante Ricupero. Dia 18, às 9h30.

O leitor deslocado e a biblioteca fora de lugar - figurações da insuficiência intelectual na ficção de Lima Barreto. Daniela Mercedes Kahn. Dia 18, às 14 horas.

Desastres do pós-guerra civil espanhola. Margareth dos Santos. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Análise da hidrodinâmica da região costeira centro-sul do Estado de São Paulo através de modelagem numérica - efeitos de maré, de 4 ventos e do campo de densidade. Simone Seixas Picarelli. Dia 24, às 9h30.

Avaliação da qualidade dos sedimentos marinhos e estuarinos no município de Bertioga - SP. Leticia Pires Zaroni. Dia 26, às 14 horas.

Comparação ecológica da fauna de Ostracoda entre a Enseada do Flamengo, Ubatuba (SP) e a Baía da Guanabara, Rio de Janeiro (RJ). Renato Olindo Ghiselli Junior. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br