São Paulo, 17/04/2006 - Boletim nº1823
oceanografia
Canal de São Sebastião sofreu
mudanças em 40 mil anos

Análises do relevo submerso e da
sedimentação da área norte do
Canal indicam que o lugar abrigava
uma laguna há milhares de anos
leia...
Projeto odontológico atende
crianças carentes
Autismo é tema de mesa-
redonda na Psicologia

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Relevo marinho no Canal de São Sebastião aponta para existência de uma laguna há 40 mil anos

Flávia Souza

Há cerca de 40 mil anos, o canal de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, pode ter abrigado uma laguna. A hipótese é sustentada por um estudo realizado no Instituto Oceanográfico (IO) da USP que identificou variações na sedimentação da área norte do canal e levantou hipóteses sobre as características que o lugar tinha há milhares de anos.

Lagunas são corpos aquosos paralelos à costa, com comunicação para o mar por meio de um canal e presença de sedimentos de origem tanto marinha quanto continental.

"As mudanças verificadas decorrem das variações do nível do mar ocasionadas por fases de degelo e congelamento do último ciclo glacial, com início há cerca de cem mil anos", explica o geólogo Daniel Andreas Klein, do Grupo de Oceanografia Geológica do IO, autor da pesquisa.

Para o estudo foram coletadas amostras de sedimentos do fundo do mar, que passaram por análises laboratoriais e datação com carbono 14. Também foram utilizados métodos geofísicos para obter imagens do fundo marinho, perfis de antigas depressões, antigos canais de rios, rochas, entre outros elementos.

Antiga laguna
O geólogo explica que o relevo marinho na porção norte do canal apresenta a forma de depressão, acompanhada por um pontal arenoso (espécie de banco de areia) de cerca de oito quilômetros de extensão e com profundidades baixas, de dois a cinco metros.

"Os resultados permitem identificar, no local, a possível existência de um corpo de água salobra, como uma laguna, cerca de 40 mil anos atrás", afirma Klein. De acordo com o pesquisador, o pontal arenoso provavelmente limitava a laguna do mar aberto.

A presença de microrganismos marinhos antigos em conjunto com sedimentos de matéria orgânica proveniente de vegetais terrestres reforça a hipótese, segundo o pesquisador.

Nível do mar
Klein também estudou a presença das chamadas beachrocks, rochas formadas em praias por processos sedimentares específicos. "Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil a ocorrência destas rochas é restrita", informa o geólogo. "Entretanto, novas pesquisas têm mostrado a sua importância em estudos paleoambientais e sobre as variações do nível do mar."

No canal de São Sebastião, elas foram encontradas no pontal arenoso, numa profundidade de cerca de treze metros. As análises indicaram que essas rochas se formaram de maneira relativamente rápida, há cerca de 8 mil anos. "Elas são indícios de um ambiente de praia e sinalizam que, na época de sua formação, a posição do nível do mar estava cerca de treze metros abaixo do atual", afirma Klein.

O estudo contribui para aumentar o conhecimento, ainda escasso no Brasil, sobre a fase de melhoria climática global conhecida pelos especialistas como "Estágio 3 do Oxigênio". "O trabalho permitiu confirmar a presença de ambientes antigos no canal de São Sebastião e incentivou o grupo de oceanografia geológica a dar continuidade ao estudo da microfauna e às pesquisas sobre os afloramentos de beachrocks no litoral norte paulista", conclui o geólogo.

Mais informações: e-mail dklein.geo@gmail.com, com Daniel Andreas Klein; ou (0XX11) 3091-6609, com o professor Michel Michaelovitch de Mahiques (orientador da pesquisa)

Imagem cedida pelo pesquisador




Construindo Sorrisos atende crianças e faz conscientização da importância da saúde bucal

Da redação, Agência USP

Uma parceria entre a Faculdade de Odontologia (FO) da USP, a OdontoUSP Júnior e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (Fundecto), resultou no projeto Construindo Sorrisos, que leva informações sobre higiene bucal e atendimento odontológico a crianças de comunidades carentes da cidade de São Paulo.

Desde 2004, uma equipe de cerca de 120 alunos e 3 professores da FO visitam comunidades carentes orientando crianças, entre 6 e 12 anos sobre a importância de escovar os dentes. Muitos desses pacientes jamais foram ao dentista. Nas visitas, a equipe realiza uma triagem para selecionar os que mais precisam de tratamento. Antes da seleção é feita uma pequena palestra interativa, em que as próprias crianças vão falando da importância de escovar os dentes, mostrando umas às outras como fazê-lo e o que acontece se não o fizerem. Todos ganham escova, pasta e fio dental juntamente, e panfleto com orientações básicas de como cuidar da boca.

De acordo com a presidente do projeto, Cristiane Inove, aluna do 4º ano de odontologia, é nessa faixa etária (6 a 12 anos) que deve haver uma maior prevenção e atenção à saúde bucal. "A saúde começa pela boca. É pela boca que se vê os sinais de higiene e isso também ajuda a evitar muitas doenças", diz.

Visitas às comunidades
No último dia 18 de março, o Construindo Sorrisos esteve na comunidade Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. As crianças selecionadas estiveram na FO, no dia 1º de abril, para consultas . No primeiro dia, cerca de 700 crianças foram contempladas com exame clínico. Dentre elas 200 foram selecionadas para um tratamento prioritário e urgente. "Selecionamos por ordem de quem tinha dentes permanentes e mais quantidade de cáries", garante Paula Lencius, do 4º ano de odontologia e diretora de projetos da Odonto Jr. (empresa júnior dos alunos da FO).

Depois de palestra e brincadeiras educativas as crianças passaram por uma etapa de escovação orientada e supervisionada: "com evidenciação da placa bacteriana, usando um produto que descora só onde está a placa; aí a criança olha no espelho e vê onde está com deficiência de escovar" diz Paula.

Além de Heliópolis também já foram atendidas comunidades da cidade de Embu das Artes e do bairro São Remo, na zona oeste de São Paulo.

Com informações do USP Online

Mais informações: (0XX11) 3091-7906




Cursos e Palestras

Mesa-redonda no IP discute prevenção do autismo
O Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia (IP) da USP realiza na próxima terça (18), a mesa-redonda Apresentação da Pesquisa Pré-Aut (Prevenção do Autismo) e Discussão sobre a Articulação Psicanálise e Pesquisa. Participarão da mesa-redonda o professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Mario Eduardo Costa Pereira, e a professora Marie Christine Laznik, da Universidade Paris XIII. O evento é gratuito e será das 9 às 12 horas.

A inscrição deve ser feita até a segunda (17) pelo e-mail lugvida@edu.usp.br. A mesa-redonda é aberta a todos os interessados e será realizada na sala 17 do bloco de aulas do IP (Av Prof. Mello de Moraes, 1721, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Mais informações: lugvida@edu.usp.br


Inscrições de artigos para Conferência Global de Sustentabilidade Industrial
Estão abertas as inscrições de trabalhos para a IV Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering, que acontecerá de 3 a 6 de outubro de 2006 na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

O evento reunirá grandes especialistas na área de Sustentabilidade Industrial, incluindo profissionais da Universidade Técnica de Berlin; do Rochester Institute of Technology, dos EUA; da Shanghai Jiao Tong University, da China e de outras universidades e centros de pesquisa internacionais e nacionais.

Os resumos de trabalhos podem ser enviados até o dia 15 de maio e os artigos completos até 31 de julho, e devem ser redigidos em inglês. Os artigos serão publicados nos Anais da Conferência. Para o envio dos trabalhos e outras informações, acesse o website do evento: http://www.gcsm.org.br.

Mais informações: (0XX16) 3373-9393 (depois das 14 horas), (0XX16) 9770-3252 ou aometto@sc.usp.br, com Aldo


ICB promove debate Pesquisa X Docência em sala de sala
Será realizado na próxima terça (18), das 17 às 19 horas, o debate Pesquisa X Docência em sala de sala, que faz parte do programa "Debates Atuais em Ciências Biomédicas", do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. É aberto ao público em geral e a entrada é gratuita.

Os debatedores são Hugo Aguirre Armelin e Bayardo Baptista Torres, professores do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, Luiz Roberto Giorgetti de Britto, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB, e Gabriella Duarte Queiroz Rego, aluna do Programa de Pós-Graduação Fisiologia Humana do ICB.

O endereço do ICB é Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253, ou pelo site


Oficina do IP ajuda pais com problemas no relacionamento com filhos
A Oficina de Histórias, Fotos e Lembranças, oferecida pelo Instituto de Psicologia da USP, está recebendo inscrições de novos interessados. A oficina é um espaço para pais com dificuldades no relacionamento com os filhos receberem atenção psicológica. O objetivo é ajudá-los a encontrar sua maneira própria de estar com seus filhos, como cuidadores e parceiros, em seu processo de amadurecimento emocional. Ela é parte da Ser e Fazer: Oficinas Psicoterapêuticas de Criação, que desenvolve pesquisas-intervenção sobre enquadres clínicos diferenciados.

As inscrições devem ser feitas pelos telefones (0XX11) 3891-0813 / 9275-9284 ou e-mails serefazer@uol.com.br, walkiriacia@uol.com.br, quando será marcada uma entrevista com o interessado. A oficina é gratuita e é voltada para mães e pais. Não há prazo para o fim das inscrições.

Os encontros grupais são semanais e acontecem às segundas-feiras das 17 às 18h30, na sala 211 do Bloco D do IP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3891-0813 / 9275-9284, ou e-mails serefazer@uol.com.br e walkiriacia@uol.com.br




Agenda Cultural

Programação da OSUSP em abril
Confira os concertos da Orquestra Sinfônica da USP neste mês:

Na segunda (17), às 12 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, a solista Elisa Fukada (ao violino) e o regente convidado Luis Gustavo Petri tocam W. A. Mozart - Abertura 'O Empresário, A. Katchaturian - Concerto para violino (excertos) e J. Brahms - Sinfonia nº 1(excertos) na série Concertos ao Meio-Dia. A entrada é gratuita.

A série Mosaico, na Sala São Paulo, traz ambos novamante, tocando W. A. Mozart - Abertura 'O Empresário, A. Katchaturian - Concerto para violino e J. Brahms - Sinfonia nº 1. Os ingressos custam de R$20,00 a R$30,00. A apresentação é na terça (18), às 21 horas.

No dia 23, às 11 horas, Luís Petri se apresenta no Auditório do Ibirapuera. Seu repertório será W. A. Mozart - Abertura 'O Empresário´ e As Bodas de Fígaro; J. Brahms - Sinfonia nº 1, Danças Húngaras nº 1, Danças Húngaras nº 5; A. Nepomuceno - Serenata para Cordas. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000; e-mail sinfonica@usp.br; site www.sinfonica.usp.br


Centro Cultural da USP realiza exposição de "Caricaturas"
A seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do campus da USP de Bauru (PCAB) estará promovendo a exposição "Caricaturas", no Centro Cultural do campus, entre os dias 17 e 28, das 8 às 17 horas.

Rubens Kazuo Kato, designer gráfico do setor de Tecnologia Educacional da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) exibe 22 caricaturas de professores da FOB, autoridades do campus, da reitora da USP e políticos, em trabalhos feitos em grafite.

A mostra é aberta à comunidade em geral, com entrada gratuita.

O Centro Cultural está localizado na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado


Analise tesrica e experimental de vigas de concreto armadas com barras nco metalicas de GFRP.
Danusa Haick Tavares.Dia 25, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Adequação protéica em rações com pastagens ou com cana-de-açúcar e efeito de diferentes intervalos entre desfolhas da paisagem de capim Elefante sobre o desempenho lactacional de vacas leiteiras. Tadeu Vinhas Voltolini. Dia 24, às 8 horas.

Influência do custo de oportunidade do tempo da mulher sobre o padrão de consumo alimentar das famílias brasileiras. Madalena Maria Schlindwein. Dia 24, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Representações cristãs do povo Judeu em 'As Minas de Prata', de José de Alencar. Marta Bernardete Frolini de Aguiar Marczyk. Dia 24, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Mestrado

Efeitos da terapia de reposição estrogênica nas respostas hemodinâmicas e neurais ao exercício físico agudo em mulheres no período pós-menopausa. Bruna Oneda. Dia 17, às 9 horas.

Os planos de saúde nos tribunais: uma análise das ações judiciais movidas por clientes de planos de saúde, relacionadas à negação de coberturas assistenciais no Estado de São Paulo. Mário César Scheffer. Dia 18, às 14 horas.

Avaliação de mutagenicidade em profissionais de intitutos de beleza por meio de testes citogenéticos. Maira Precivalli Galiotte. Dia 19, às 14 horas.

Orientação topográfica na doença de Alzheimer. Carla Cristina Guariglia. Dia 20, às 14 horas.

Doutorado

Interleucina-18 em pacientes com artrite idiopática juvenil: um marcador de atividade e gravidade de doença. Ana Paola Lavarrette Lotito. Dia 18, às 8h30.

Alterações hepáticas em grandes obesos: avaliações clínico-laboratoriais e histopatológicas antes do tratamento cirúrgico da obesidade. Cacilda Pedrosa de Oliveira. Dia 18, às 9 horas.

Expressão de Zap-70 e CD38 em leucemia linfocítica crônica (LLC) e sua correlação com prognóstico. Margareth Fernandes. Dia 19, às 9 horas.

Doença do refluxo gastroesofágico: influência da cepa cagA do Helicobacter pylori na resposta terapêutica à inibição da bomba protônica em pacientes com esofagite erosiva leve. Ricardo Correa Barbuti. Dia 20, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Psicologia

Mestrado


Experiência estética do filme: da paixão de ver ao desejo de se fazer visão. Danilo Sérgio Ide. Dia 24, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado


Estudo das bases moleculares da especificidade pelo substrato de uma beta-glicosidase (AF052729) de Spodoptera frugiperda. Julio Henrique Kravcuks Rozenfeld. Dia 24, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9909 / 8036




Correção

Em relação à matéria "Treino melhora memória de pacientes e traz alterações no funcionamento do cérebro", publicada no boletim nº1821, de 12/04/2006, informamos que o nome correto da pesquisadora é Suzan Iaki, e não Suzan Iaki Feijó, como divulgamos.



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br