São Paulo, 18/04/2006 - Boletim nº1824
fonoaudiologia
Nomeação Rápida diagnostica
problemas em ler e escrever

Testes realizados com crianças de
primeira e segunda séries mostra que o
método pode ser usado em diagnósticos
precoces de problemas fonológicos
leia...
Especialista do Louvre ministra
seminários e palestras na USP
ECA exibe Falcão, Meninos do
Tráfico
e traz debate com MV Bill

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Testes de Nomeação Rápida oferecem diagnóstico prematuro de distúrbios de leitura e escrita

Aline Moraes

O diagnóstico prematuro de distúrbios fonológicos e das dificuldades de escrita e leitura nas crianças pode ser auxiliado por testes de Nomeação Rápida (NR). Geralmente associados apenas à rapidez de acesso ao léxico (uma espécie de banco de dados de uma língua), esses testes também se relacionam à maneira como se dá o processamento da informação. “Para ler, precisamos processar a informação visual, fazer a relação com aspectos lingüísticos e articular a leitura, tudo isso com rapidez. É isso que a nomeação rápida verifica”, explica a fonoaudióloga Vanessa Falbo Simões.

Em sua pesquisa de mestrado, desenvolvida no Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Vanessa submeteu 62 crianças de primeira e segunda série, de escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo, a dois testes de NR - CTOPP e RAN, originários de estudos estrangeiros e adaptados na pesquisa à realidade brasileira -e, posteriormente, a testes de leitura e escrita. “Crianças nesse estágio escolar são mais sensíveis à nomeação rápida”, afirma.

Segundo Vanessa, os alunos de segunda série foram melhores que os da primeira. Os estudantes das escolas particulares tiveram melhor desempenho nos testes. “A maioria dos alunos de primeira série se recusou a fazer a leitura, por isso nem puderam ser considerados”.

As crianças que foram mais rápidas, e tiveram um maior número de acertos na nomeação rápida, também obtiveram um melhor desempenho na leitura e na escrita. “O inverso também se verificou”, aponta Vanessa. Isso permite dizer que há uma relação entre a NR e a capacidade de ler e escrever - o que significa que o teste pode ser aplicado em crianças pequenas para diagnosticar problemas futuros.

Segundo a pesquisadora, existem trabalhos no exterior que também verificam a relação entre leitura e escrita e nomeação rápida. Mas, faltava um estudo desse tipo que retratasse a realidade brasileira. “Conheço apenas um fazendo essa relação no Brasil”, comenta a fonoaudióloga. “Mas, ainda assim, ele utilizou apenas o teste RAN, avaliou um número menor de crianças e trabalhou apenas com alunos de escolas particulares”.

Testes
Nos testes CTOPP e RAN adaptados, as letras a serem nomeadas são escolhidas de acordo com a freqüência de uso - que difere de uma língua para outra. “Foi preciso, portanto, encontrar as letras com freqüência equivalente na língua portuguesa”, explica a pesquisadora. As crianças tiveram de nomear, o mais rápido possível, estímulos como letras, números, cores e figuras. Foram avaliados a velocidade da nomeação e o número de acertos.

A leitura e a escrita foram testadas “com o objetivo de verificar a forma como as crianças de escolas particulares e públicas lêem e escrevem e fazem a reflexão da língua”, aponta a fonoaudióloga. O teste é composto por 192 palavras, sendo 96 delas “pseudopalavras” – por exemplo, a palavra “dalé”, que foi criada a partir de “café”. Todas as palavras diferenciam-se entre regulares (exemplo: festa – “s” com som de “s” entre consoantes), de regra (casa – “s” tem som de “z” entre vogais) e irregulares (azul – com o “z” no lugar do “s” entre vogais).

Nos testes de leitura e escrita, especificamente, verificou-se uma maior facilidade com as palavras regulares. “Mas o que observei de interessante foi uma tendência à regularização das pseudopalavras irregulares, como no caso de ‘foxe’ (baseada na palavra ‘boxe’). Em geral, as crianças leram ‘foche’, regularizando a pronúncia”, explica a pesquisadora.

Para Vanessa, esse é um campo promissor. “A minha idéia é prosseguir com esses estudos, ampliar e diversificar o público-alvo das avaliações. E, inclusive, buscar a aplicação clínica da nomeação rápida na avaliação fonoaudiológica”.

Mais informações: (0XX11) 3091-7452, com Vanessa Falbo Simões; e-mail vansfalbo@translate.com.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Especialista do Louvre ministra seminários e palestras na USP
Entre os dias 19 de abril e 24 de maio, sempre às quartas-feiras, o conservador-chefe do Departamento de Artes Plásticas do Museu do Louvre, de Paris, na França, Régis Michel, , participará do seminário Nascimento do sujeito. O evento tratará da falência das luzes, do advento da pulsão e da política do corpo e será realizado no Auditório Lupe Cotrim, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP ( Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 1º andar, na Cidade Universitária, em São Paulo).

A Nova Imagem abordará a sociedade de controle, ensaios de "espectroanálise" e técnicas de resistência. Será às terças-feiras, do dia 25 de abril até 30 de maio, às 14 horas, no Cinusp Paulo Emílio (R. do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Haverá também palestras avulsas. No dia 27, às 20 horas, o tema será Diderot e a modernidade ou o fim das Luzes. Dia 28, também às 20 horas, será apresentada Marat / Sade ou o assassinato da Revolução. Estes eventos serão no salão nobre do Centro Universitário MariAntônia (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo).

Os eventos, com tradução e gratuitos, são organizados pelo Departamento de Artes Plásticas e Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP e pelo Cinusp Paulo Emílio. São gratuitos e abertos a todos os interessados, sendo desnecessário inscrever-se com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3091-4096, no Departamento de Artes Plásticas, (0XX11) 3091-3540, no Cinusp, (0XX11) 3255-7182, no MariAntônia


Curso aborda déficit de atenção e distúrbios do aprendizado
A Unidade de Neuropediatria do Instituto da Criança e o Serviço de Neurologia Infantil, ambos do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, abrem inscrições para o curso Transtono do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e Distúrbios do Aprendizado. O curso será realizado dia 6 de maio, das 8h30 às 17h30 e é destinado a pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e outros profissionais.

São 120 vagas e as incrições, que devem ser feitas de preferência até quarta (19), custam R$100,00 para médicos, professores e pais, e R$50,00 para médicos-residentes e estudantes. A inscrição pode ser feita pessoalmente na Fundação Criança (Rua Galeno de Almeida, 148, Sumaré, em São Paulo) ou pelo fax (0XX11) 3897-3806, enviando a ficha de inscrição (que pode ser pedida pelo email cursosfc@icr.hcnet.usp.br), com cópia do RG e comprovante de depósito, com nome do inscrito.

O curso será realizado no anfiteatro 1 do Instituto da Criança do HC (Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 647, Cerqueira César, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3897-3812


Palestra em São Carlos dicute dilemas da neuroética
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, como parte do Programa Ciência às 19 horas, realizará a palestra Você pode aprimorar seu cérebro?: Os dilemas da neuroética, ministrada pelo professor Roberto Lent, do Instituto de Ciências Biomédicas, da UFRJ, nessa terça-feira (18), às 19 horas.

O estudo do cérebro humano, pelas chamadas neurociências, tem se desenvolvido bastante nos últimos anos e produzido neurotecnologias que permitem o tratamento de doenças do cérebro e da mente, assim como técnicas para o aprimoramento neurocognitivo da pessoa normal. Estes avanços trazem consigo importantes questões éticas para a humanidade: seria ético intervir no cérebro com propósitos terapêuticos? O aprimoramento do cérebro é admissível?

O encontro é aberto e gratuito e acontece no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron, da Escola de Engenharia de São Carlos ( Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, em São Carlos).

Mais informações: (0XX16) 3373-8075


Seminário no IAG discute exploração de petróleo no Brasil
Será realizado nessa quinta-feira (20), às 11 horas, o Seminário Geofísica na Exploração de Petróleo no Brasil: Avanços Recentes e Demanda Atual, promovido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. No encontro será dada uma visão dos avanços recentes em sísmica terrestre e marinha, e das novas tecnologias em desenvolvimento como MCSEM (Marine Controlled Source Elecromagnetics) integrados à sísmica.

Será discutido também o perfil exigido para os novos profissionais, assim como a importância da integração entre geólogos, geofísicos e engenheiros para chegar ao melhor modelo da subsuperfície e otimizar a exploração.

O seminário é aberto, gratuito e não é necessário fazer inscrições. O local é o Auditório 2 do IAG, que fica na Rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4755; site


Na FMVZ, especialização em Patologia Clínica Veterinária
Estão abertas até o dia 25 as inscrições para o Curso de Especialização em Patologia Clínica Veterinária, que será realizado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP entre 2 de maio de 2006 a 30 de abril de 2007. O objetivo é difundir entre veterinários (com inscrição no CRMV) conhecimentos teóricos e práticos relativos à seleção, execução e interpretação de exames laboratoriais subsidiários, necessários ao estabelecimento do diagnóstico e do prognóstico animais domésticos.

O curso é dividido em seis módulos e apresentação de monografia. Durante os três primeiros meses, as aulas serão teórico-práticas, diariamente nos dias úteis, no período matutino. A prática laboratorial será realizada no Laboratório Clínico do Departamento de Clínica Médica, em período integral ou dois períodos, matutino ou vespertino. Os demais módulos serão à distância e haverá aulas presenciais nos fins de semana (o que propiciará ao profissional inserir- se no mercado de trabalho, sem prejuízo das atividades acadêmicas e profissionais). O corpo docente é formado por professores da FMVZ, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e de profissionais externos.

Para realizar a inscrição devem ser apresentados: o formulário de inscrição preenchido (disponível no site da FMVZ ou na Secção de Alunos), curriculum vitae, documento comprobatório de inscrição no CRMV ou visto de estudante para profissionais estrangeiros e comprovante do recolhimento da taxa de inscrição. O local é Secção de Alunos, com Mercês (CCex), na Av. Prof. Dr. Orlando Marques Paiva, 87 bloco 17,Cidade Universitária, São Paulo. O horário de atendimento é das 8 às 17h30.

São oferecidas 12 vagas (mais uma vaga gratuita, que será disponibilizada a critério da FMVZ). A seleção será feita por meio de uma prova teórica específica, sob a forma de questões de múltipla escolha, sobre patologia clínica, técnicas hematológicas de rotina, urinálise, bioquímica sanguínea e avaliação de líquidos cavitários.

A taxa de inscrição é de R$110,00. A matrícula e as 12 parcelas custam R$550,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-1287 / 7682 / 7691 / 1325; e-mails mkhagiwa@usp.br , pcastro@usp.br ou ccexfmvz@edu.usp.br; ou site http://www.fmvz.usp.br


Palestras falam de design e galvanização na EESC
Nesta quarta (19), serão realizadas duas palestras na Escola de Engenharia (EESC) de São Carlos da USP. A primeira será às 14 horas e terá como tema "BBGB - B. Bosch Galvanização do Brasil", organizada pelo Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira (LaMEM), do Departamento de Engenharia de Estruturas, e pelo Instituto Brasileiro da Madeira e Estruturas de Madeira. O palestrante será Rui Crespim Lopes, representante da empresa Bosch. Serão abordados os temas: galvanização de peças metálicas, galvanização a fogo e processos de galvanização. O evento acontece no Auditório do LaMEM

Às 16h30, na Sala de defesa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, acontecerá a palestra "Concepção coletiva em design: O ponto de vista da ergonomía cognitiva", promovida pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo e pelo Nomads / EESC. A palestrante será Willemina Jacoba Visser, pesquisadora senior do grupo de pesquisa EIFFEL2 "Cognition & Cooperation in Design", INRIA-Rocquencourt (National Research Institute for Computer Science and Control). O evento será em inglês.

Mais informações: (0XX16) 3373-9119




Agenda Cultural

ECA exibe "Falcão, meninos do tráfico" e traz debate com MV Bill
Nesta quarta (19), das 14 às 17 horas, será exibido o documentário "Falcão, meninos do tráfico" no Teatro Laboratório da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. A exibição do filme será seguida de uma debate com o músico MV Bil, que dirigiu o documentário.

O evento é aberto e não é necessário fazer inscrição, mas há apenas 180 lugares no teatro. O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav J, n°215, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068; site


TV USP reapresenta Especial Reitores com Miguel Reale
Como forma de homenagear o professor Miguel Reale, morto na última sexta-feira (14), a TVUSP reapresenta o programa Trajetória Especial Reitores com o reitor da USP nos períodos de 1949-1950 e 1969-1973. Reale foi um dos grandes juristas brasileiros e um dos principais nomes da USP.

No programa, o professor, aos 93 anos, sendo 70 deles dedicados à advocacia, lembra dos momentos formadores da USP, sua colaboração na construção das bases norteadoras da Universidade, o tripé “ensino-pesquisa e extensão” e sua experiência como reitor durante dois mandatos.

O programa será reapresentado domingo, às 17 horas, com reprises no dia 24, às 00h30, no dia 25, às 17 horas e no dia 29, às 11h30.

Mais informações: www.usp.br/tv




Quadro de Avisos

Morre o professor Miguel Reale, aos 95 anos
Morreu na madrugada desta sexta-feira (14), vítima de enfarte, Miguel Reale, professor emérito da Faculdade de Direito (FD) e ex-reitor da USP. O enterro aconteceu às 16 horas, no Cemitério São Paulo, na capital paulista. Reale deixou dois filhos, quatro netos e quatro bisnetos.

Considerado um dos maiores juristas do país, Miguel Reale nasceu em 6 de novembro de 1910, em São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo. Formou-se em Direito em 1934 e, sete anos mais tarde, assumia a cátedra de Filosofia do Direito da FD. Tornou-se professor emérito da Faculdade em 1980.

Reale foi reitor da USP em dois períodos. Na primeira gestão, entre 7 de agosto de 1949 e 2 de julho de 1950, iniciou a implantação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. No segundo mandato, de 5 de novembro de 1969 a 4 de novembro de 1973, realizou a Reforma Universitária, que reorganizou a estrutura da USP. Também construiu cerca de 250 mil metros quadrados de edifícios destinados ao ensino, à pesquisa e ao esporte no campus da Cidade Universitária.

Autor de mais de 70 livros nas áreas de Direito e Filosofia, Reale era membro da Academia Brasileira de Letras desde 1975. Foi secretário de Justiça do Estado de São Paulo em 1949 e 1963. Fundou, em 1950, o Instituto Brasileiro de Filosofia e a Revista Brasileira de Filosofia, a mais antiga publicação da área ainda em circulação no Brasil.




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação da integridade da superfície no torneamento de um fero fundido nodular com carboneto. Johon Ferney Alvarez Rosário. Dia 17, às 9 horas.


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Estudo e desenvolvimento de código computacional baseado no método dos elementos finitos para análise dinâmica não linear geométrica de sólidos bidimensionais. Gustavo Codá dos Santos Cavalcanti Marques. Dia 18, às 9 horas.

Doutorado

Modelação numérica de processos de sedimentação em escoamentos turbulentos e análise da ressuspensão em canais. José Eduardo Alamy Filho. Dia 19, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Doutorado

Inversão por Etapas de Anomalias Magnéticas Bi-Dimensionais. Soraya Ivonne Lozada. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3331




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br