São Paulo, 25/04/2006 - Boletim nº1828
agronegócio
Mercado de crédito agrícola
aponta para divisão de riscos

Essa é a tendência com a abertura do
agronegócio ao mercado de ações, a
aproximação de empresas no fomento
ao crédito e o crescimento de seguradoras
leia...
Anestesia pode aumentar
número de partos normais
Livro mostra saúde e condições
de vida em São Paulo

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Mercado agrícola tende a unir produtor e empresa para viabilizar recursos a agricultores

Renata Moraes

No Brasil, a capacidade do governo em ofertar crédito a juros mais baratos na agricultura vem diminuindo. Por isso, há uma tendência de aproximação entre produtores rurais e empresas do setor. "Cada vez mais as empresas têm ampliado sua participação na viabilização de recursos aos agricultores", conta a economista Luciana Florêncio, autora de um estudo que verificou os principais entraves na concessão de financiamentos para custeio da produção de soja. A pesquisa envolveu agricultores de todas as principais regiões produtoras do País.

Segundo a economista, os bancos são importantes agentes no repasse do crédito, mas fazem uma seleção rigorosa na aprovação do empréstimo. As cooperativas de produção e de crédito também são importantes nesse repasse, pois acabam concedendo crédito subsidiado para médios e pequenos produtores que não se encaixariam na seleção dos bancos. "Mas conseguir um financiamento nesses moldes não é um processo simples", conta Luciana, ressaltando que, "além da burocracia, os recursos são escassos, a demanda é alta e os credores temem a inadimplência".

"Além do rigor no processo seletivo, os bancos exigem garantias reais como hipotecas, comprometendo a capacidade do produtor de tomar emprestado em outras fontes", diz Luciana. Para ela, é necessário criar um ambiente de negócios favorável em que os riscos não sobrecarreguem apenas o agricultor.

Luciana explica que o incentivo ao seguro agrícola daria maior segurança aos credores, facilitando a obtenção de crédito. Mas, o mercado de seguros agrícolas no Brasil é incipiente. "Embora o governo já subvencione algumas culturas, há ainda um enorme caminho a percorrer ", diz a pesquisadora.

Dos 23 milhões de hectares de soja plantados na safra 2005/2006, apenas 62 foram segurados pelo governo. "As seguradoras não se interessam em entrar nesse negócio, temem a insegurança jurídica - ineficiência em punir os devedores - e não confiam que os produtores tenham capacidade de pagar os financiamentos, devido ao histórico de endividamentos e renegociações".

Trade credit e mercado secundário
Para as indústrias de insumo e outros players (participantes) da cadeia agroindustrial há o interesse em fomentar o crédito, como forma de alavancar vendas. A essa estratégia dá-se o nome de Trade credit "Nota-se uma crescente participação desses atores no financiamento agrícola", diz Luciana.

Outra mudança é a aproximação da agricultura junto ao mercado financeiro. No final de 2004, o governo lançou no mercado os primeiros títulos do agronegócio , numa tentativa de incentivar o mercado secundário (de ações) e permitir a participação de investidores e fundos institucionais no desenvolvimento dessa atividade. "Essas ações promovem uma pulverização de riscos, no entanto, o mercado precisa de movimento e liquidez para oferecer atrativos aos investidores. O volume de transações ainda é pequeno, porém com perspectivas de aumento, uma vez que os players estão num momento de adaptação às novas regras."

Mais informações: (0XX11) 3818-4005; e-mail lflorencio@pensa.org.br




Projeto do HU visa humanização do parto por meio de anestesia e associada à estrutura hospitalar

Juliana Cardilli

Promover um parto mais natural, tranqüilo e menos traumático para a gestante, com uma maior liberdade ao uso de anestesias. Por meio de uma série de medidas que visam uma humanização do parto associada à estrutura hospitalar, o Hospital Universitário (HU) da USP pretende melhorar o atendimento dado às mulheres grávidas e, conseqüentemente, diminuir o número de cesáreas feitas em sua estrutura, que hoje varia entre 25% e 27%.

O hospital vem passando por um processo de modificação que inclui desde um atendimento diferenciado até reformas no centro obstétrico. Melhor acolhimento das gestantes, acompanhamento e permissão da presença de familiares durante o parto, salas pré-parto mais confortáveis, e o uso de anestesia nos partos normais estão entre as medidas tomadas pelo HU para tornar o parto mais humano.

Anestesia
O médico Carlos Alberto Maganha, chefe do Centro Obstétrico do HU, explica que a aplicação de anestesia é a principal medida para aumentar o número de partos normais. "A maior parte das mulheres prefere a cesárea por medo da dor e por falta de informação. Nosso intuito é promover uma conscientização sobre os benefícios dos dois tipos de parto, além de disponibilizar a anestesia para 100% dos partos normais."

Hoje cerca de 80% de todos os partos, incluindo normais e cesáreas, são assistidos pela anestesia. A porcentagem que fica de fora corresponde às gestantes que chegam ao hospital já em trabalho de parto avançado, às que preferem ficar sem anestesia, ou mesmo quando existe impossibilidade técnica para a realização da anestesia. "Com as medidas adotadas, nós dobramos a quantidade de partos normais anestesiados em um ano. Além disso, damos às gestantes o direito de não sentir dor, indo contra a mentalidade antiga de que é necessário sentir a dor do parto", conta.

Diminuição de cesáreas
Maganha conta que o número de cesáreas no HU já vem sendo diminuído. "Um ano atrás nossa taxa era de cerca de 30%, a mesma encontrada no Brasil em hospitais da rede pública. Nossa intenção é baixar para 20%."

Apesar das medidas que beneficiam o parto normal, a intenção é fazer com que a cesárea volte ao seu intuito original. "Adotamos este procedimento nos casos indicados, como quando há riscos para o bebê ou à mãe, ou se esta já teve outras cesáreas. Queremos fornecer à gestante o tratamento mais adequado, com toda a assistência médica disponível", afirma.

O parto normal proporciona uma melhor recuperação e, quando feito sem dor, é muito benéfico para a relação entre mãe e bebê, até mesmo para a amamentação. "Além dessas medidas internas, o HU pretende ampliar a divulgação dessas possibilidades na rede pública, para construir uma ligação desde o pré-natal. Por sermos um hospital universitário, temos a oportunidade de formar profissionais com essas práticas, que poderão ser propagadas em outros centros de saúde no futuro", explica Maganha.

Mais informações: (0XX11) 8371-9663, com Carlos Alberto Maganha; e-mail camaganha@uol.com.br





Cursos e Palestras

Seminário internacional homenageia Guimarães Rosa
Em comemoração aos 50 anos de publicação de Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile, de João Guimarães Rosa, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP reúne os principais estudiosos da obra rosiana. O seminário internacional vai de 15 a 19 de maio e pretende fazer um balanço crítico da obra do escritor.

Estão previstas nove mesas de trabalho congregando estudiosos com produção reconhecida sobre a criação do escritor. Representantes das diferentes linhas críticas que têm proposto leituras e aproximações das obras nos últimos anos estarão presentes. O professor Antonio Cândido e o empresário e bibliófilo José Mindlin participarão da abertura do seminário. A programação completa pode ser conferida na página http://www.ieb.usp.br/cursos/index.asp?tipo=seminario.

Para a semana do evento também estão programados dois mini-cursos. Mensagens Geográficas no Recado do Morro, com o professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, do departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O mini curso acontece na sala de vídeo do departamento de Geografia. O outro mini-curso é O Processo de Criação Literária e o Arquivo do IEB, com a professora Neuma Cavalcante, da Universidade Federal do Ceará, que será na sala de aula do IEB. Os cursos acontecerão nos dias 16, 17 e 18, das 17 às 19 horas. As incrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-3199, com Flávio, a partir de 1º de maio.

No IEB haverá uma exposição com documentos do acervo e fotografias de Germano Neto. Além disso, o grupo Miguilins de Cordisburgo fará apresentações nas mesas-redondas. Também estão programados espetáculos de dança, música e teatro, inspirados nas obras de Guimarães Rosa, que ocorrerão durante a semana, à noite, na Biblioteca Alceu de Amoroso Lima (Av. Henrique Schaumann, 777, em Pinheiros, São Paulo).

A participação no evento é aberta ao público, gratuita e não é necessário inscrever-se com antecedência. As mesas-redondas serão no Auditório da Geografia, da FFLCH (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-2088 / 9904-7363, ieb-jgr50@usp.br ou www.ieb.usp.br


Aids em debate na Estação Ciência
Neste sábado (29), às 15 horas, será realizada uma palestra sobre aids na Estação Ciência da USP, ministrada por Claudio Gonzales, do Hospital Emílio Ribas. A aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) é a maior e mais importante epidemia da modernidade, pois compromete as defesas dos indivíduos infectados pelo vírus HIV. A prevenção da infecção continua sendo o ponto mais importante para o controle da epidemia e o objetivo da apresentação é despertar o interesse na prevenção da doença pelo esclarecimento de seu mecanismo de comprometimento do organismo e das formas efetivas de prevenção.

O evento é aberto a todos os interessados que devem chegar antes do início da palestra para pôr seu nome na lista de espera. A entrada custa R$2,00. A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, na Lapa, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 / 3675-8828 ou www.eciencia.usp.br


Seminário Raymundo Faoro: Intérprete do Brasil
Nos dias 27 e 28, das 9h30 às 12h30, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEA) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), respectivamente, acontecerão seminários que vão abordar o tema Raymundo Faoro: Intérprete do Brasil.

O seminário de abertura na quinta-feira (27), no IEA, terá como tema Do Pensamento Radical: Raymundo Faoro, com exposição do sociólogo Gabriel Cohn, diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Na sexta (28), o seminário será na Escola de Direito de São Paulo da FGV com o tema Raymundo Faoro e as Interpretações do Brasil. Os expositores serão Gabriela Nunes Ferreira, pesquisadora da FGV e da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp - Araraquara) e Bernardo Ricupero, da FFLCH.

Considerado um dos intelectuais mais importantes do Brasil no século 20, Faoro combinou ao longo da vida as atividades de advogado, jurista, historiador, cientista político, crítico literário e jornalista. Faoro publicou obras como Os Donos do Poder (1958), sobre a formação do patronato político brasileiro, e Machado de Assis: A Pirâmide e o Trapézio (1974), em que decifra a história da cultura e da sociedade por meio da literatura.

As três contribuições de Faoro para a revista Estudos Avançados estão disponíveis em www.iea.usp.br/iea/revista/online/faoro. O vídeo da conferência de 1992, A Questão Nacional: A Modernização, pode ser assistido na Midiateca Online do Instituto: www.iea.usp.br/online/midiateca.

O seminário da quinta (27) será no Auditório Alberto Carvalho da Silva, na sede do IEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, térreo, na Cidade Universitária, em São Paulo). Este evento terá transmissão ao vivo pela internet em www.iea.usp.br/aovivo. O seminário da sexta (28) será na Escola de Direito de São Paulo da FGV (R. Rocha, 233, 3º andar, sala 4A, em São Paulo). Os eventos são gratuitos, abertos a todos os interessados e não é necessário inscrever-se com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3281-3314, (0XX11) 3091-1684 ou e-mails sedini@usp.br, no IEA, olivia@fgvsp.br, na FGV


Câmbio e exportação do agronegócio brasileiro
O Programa de Agronegócios da USP (PENSA) realiza nesta quinta (27), das 11 às 13 horas, um seminário em que será debatida as relações entre câmbio e competitividade das exportações dos agronegócios brasileiros.

Marcos Jank, presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE), analisará a pauta dos agronegócios no contexto das exportações brasileiras, perspectivas do mercado internacional de commodities e produtos diferenciados. O palestrante mostrará, entre outros efeitos, que a recente apreciação da moeda brasileira não tem relação direta com o boom de preços de commodities no mercado internacional.

O seminário é gratuito e aberto a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se, mas é preciso confirmar interesse enviando o nome do participante para o e-mail pensa@pensa.org.br. O evento será na Sala da Congregação, no Prédio FEA 1 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidad da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3732- 2034


Bibliotecas em tempo de convergência terá transmissão pela internet
Nesta quarta (26), às 14 horas, acontece a palestra Bibliotecas em Tempo de Convergência: a informação e o serviço na visão do usuário. O evento será ministrado pelo professor Paulo Sérgio Santos, do Instituto de Química da USP e pela professora Maria Tereza Biderman, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A organização é do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp)/Bibliotecas.

Embora as inscrições acabem nesta segunda-feira (24), haverá transmissão ao vivo pela internet, disponível em um link no site www.usp.br/sibi. A palestra será realizada no Auditório Alberto Carvalho da Silva, do Instituto de Estudos Avançados (Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, Térreo, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4195 / 1547




Agenda Cultural

USP-São Carlos apresenta recital de música erudita
O Centro Cultural da Prefeitura do Campus de São Carlos da USP apresentará neste sábado (29), um Recital de Música Erudita com Paula Manoel Crnkovic (piano), Camila Manoel Crnkovic (violino) e Júlia Manoel Crnkociv (violoncelo). Serão realizadas duas sessões: às 18 e às 19h30, no Auditório do Centro Cultural. Serão apresentadas peças de Mozart, Jean Baptiste Breval, Vivaldi e Piazzola.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados até a quinta-feira (27), das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Centro Cultural (Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, em São Carlos).

Mais informações: (0XX16) 3373-9106 ou email centrocultural@sc.usp.br




Publicações

Livro mostra a saúde e as condições de vida em São Paulo
Nesta quinta-feira (27), às 18h30, será lançado o livro "Saúde e condição de vida em São Paulo". A obra é fruto do Inquérito Multicêntrico de Saúde no Estado de São Paulo realizado por uma equipe de pesquisadores das universidades públicas paulista (USP, Universidade Estadual Paulista - Unesp - e Universidade de Campinas - Unicamp). O objetivo da pesquisa foi descobrir como são as condições de vida, situação de saúde e uso de serviços de saúde da população de São Paulo. Um dos autores do livro, o epidemiologista Chester Luiz Galvao Cesar, é o novo diretor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Na Região Metropolitana foram estudados os Distritos de saúde do Butantã e uma área formada pelos Municípios de Taboão da Serra, Embú e Itapecerica da Serra. No interior, os municípios de Campinas e de Botucatu. Os resultados, com informações de base populacional, estão sendo utilizados em processos de planejamento e avaliação de serviços de saúde, bem como na formação de recursos humanos. O grupo de pesquisadores mantém um site (www.fsp.usp.br/isa-sp) que periodicamente divulga novas análises do banco de dados produzido, que é eventualmente atualizado com informações de novos estudos.

O trabalho foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, tendo como instituição parceira a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que participou também com recursos financeiros.

O lançamento, que acontece na FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo) terá a participação de todos os pesquisadores, e de Luiz Roberto Barradas Barata, em uma mesa de debates onde serão divulgados dados atualizados da pesquisa.

Mais informações: (0XX11) 3066-7739 e e-mail diretor@fsp.usp.br, com Chester Luiz Galvao Cesar




Quadro de Avisos

HC abre vagas para tratamento de mulheres com suspeita de câncer
A Clínica Ginecológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP abre vagas para tratamento de mulheres com suspeita clínica de câncer de mama, de colo e do corpo uterino, endométrio e de ovário.

As interessadas deverão agendar consultas pelo telefone (0XX11) 3236-3000 , no Call Center da Secretaria da Saúde. Também deverão ter em mãos guia de encaminhamento médico da rede pública de saúde, exame que comprove a doença, RG e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura de vagas deve-se ao programa de mutirões desenvolvido pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas, nos finais de semana. A iniciativa, aliada ao sistema de marcação de consultas, em vigor desde agosto de 2005, tem possibilitado o tratamento das doenças de alta complexidade.

O Instituto fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255,Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-7879




Teses e Dissertações

Instituto de Psicologia

Mestrado

Seguro na Febem-SP: Universo moral e relações de poder entre adolescentes internos. Natália Feliz de Carvalho Nogughi. Dia 8 de maio, às 14 horas.

Doutorado

Pedaços de mim: o luto vivido por pessoas com deformidade facial pós-trauma bucomaxil e sua interferência no seu processo de desenvolvimento. Elaine Gomes dos Reis Alves. Dia 5 de maio, às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Um sistema de rastreamento de olhar tolerante e movimentações da face. Flávio Luiz Coutinho. Dia 5 de maio, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6200


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br