São Paulo, 02/05/2006 - Boletim nº1832
fonoaudiologia
Tratamento ajuda na oralidade
das crianças com Down

Crianças portadoras da síndrome
obtiveram melhores resultados na
expressão oral e na articulação verbal
com o tratamento realizado na FMUSP
leia...
Câncer lidera lista de ações
contra planos de saúde
Funcraf abre inscrições para
curso avançado de Libras

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Tratamento da FMUSP melhora articulação verbal e oralidade de crianças com síndrome de Down

Juliana Cardilli

Crianças com síndrome de Down que passaram por tratamento no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Síndromes e Alterações Sensório-Motoras, da Faculdade de Medicina (FM) da USP, apresentaram maior desenvolvimento da articulação verbal e de classes gramaticais que as atendidas em outros centros. Os atendimentos fizeram parte do doutorado da fonoaudióloga Rosangela Viana Andrade.

No Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (Fofito), onde está instalado o laboratório, Rosangela acompanhou 12 crianças acometidas pela doença, cujo desenvolvimento cognitivo se encontrava no fim do período sensório-motor e início do período pré-operatório (período em que a criança começa a desenvolver a fala). "Realizamos três avaliações, com intervalos de 6 meses, em três grupos: crianças com desenvolvimento típico, sem a síndrome; crianças com a síndrome atendidas por outras instituições; e crianças com a síndrome atendidas no Laboratório", conta Rosangela.

A síndrome de Down tem como uma de suas principais características a dificuldade de comunicação. Devido ao déficit cognitivo, as crianças apresentam atrasos no desenvolvimento da linguagem e da fala, e tendem a utilizá-la como um apoio aos gestos, seu principal modo de comunicação. Porém, com o devido tratamento e incentivo, a comunicação verbal pode ser melhor desenvolvida.

"Nas crianças com a síndrome, o tempo do desenvolvimento da compreensão é bem menor que o tempo de desenvolvimento da fala. Deste modo, é importante para os pais saberem como incentivá-las, para que elas saibam que estão sendo compreendidas", conta a fonoaudióloga.

As crianças afetadas pela doença também apresentam outras características que dificultam a comunicação, como problemas na memória de curto prazo (responsável por guardar informações para reproduzi-las posteriormente), diminuição do tônus muscular do corpo e do rosto, articulações frouxas e alterações de estruturas estomatogmáticas (respiração, deglutição, sucção, mastigação). Todos esses fatores interferem no desenvolvimento cognitivo (linguagem e fala).

Progressos
Nas crianças atendidas na Fofito foi observado um forte uso da fala e dos gestos em conjunto, desde a primeira avaliação. Além disso, houve um maior desenvolvimento de classes gramaticais, que geralmente são mais restritas em crianças com síndrome de Down.

"As crianças com desenvolvimento típico começam utilizando os gestos, mas os substituem, gradualmente, por gestos mais complexos e pela fala", explica. As que são acometidas pela doença utilizam os diversos tipos de gestos e a fala paralelamente, como uma complementação para a comunicação. "Sem o devido tratamento, elas podem, em alguns casos, utilizar somente a comunicação gestual", alerta a fonoaudióloga.

Segundo Rosangela, o grupo atendido no laboratório apresentou alterações na utilização das palavras e dos gestos entre as avaliações (aumentando a quantidade de fala da primeira para a ultima avaliação). As que foram atendidas por outras instituições mantiveram seu comportamento constante.

As crianças com síndrome devem ter tratamento com fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapia ocupacional desde o nascimento, além do acompanhamento médico. Depois que elas crescem, o trabalho no tratamento é mais complexo. "É preciso um estímulo físico à inteligência, cada vez maior a partir das conquistas. Os pais precisam entender o problema para poder estimular precocemente de maneira correta. 'Diminuir' as dificuldades iniciais, valorizando o potencial das crianças, é essencial para o desenvolvimento de suas capacidades" conclui Rosângela.

Mais informações: (0XX11) 3091-7452, com Suelly Limongi; e-mail rva@usp.br, com Rosângela Viana Andrade

Imagem: Marcos Santos




Câncer, problemas do coração e aids são as doenças mais excluídas pelos planos de saúde

Da Redação, Agência USP

A negação de atendimento ao tratamento de câncer, seguido de doenças do coração e aids, é o principal motivo de ações judiciais movidas pelos usuários contra os planos de saúde privados no Estado de São Paulo. Em dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Medicina (FM) da USP, o sanitarista Mário Scheffer faz uma análise das ações judiciais movidas por clientes de planos de saúde relacionadas à negação de coberturas assistenciais.

Foram analisadas 735 decisões judiciais relacionadas a exclusões de coberturas e negações de atendimento julgadas em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo entre janeiro de 1999 e dezembro de 2004. Câncer é a doença mais mencionada (97 vezes). Doenças cardiovasculares aparecem em 78 ações e aids, em 30.

Entre os procedimentos médicos mais excluídos pelos planos de saúde e objeto de reclamações na Justiça paulista destacam-se radioterapia e quimioterapia para tratamento do câncer, transplantes e o fornecimento de órteses e próteses, como as usadas em cirurgias cardíacas.

Além das doenças cujos tratamentos são mais caros, as recusas de cobertura englobam aquelas que, na visão das operadoras, deviam ser obrigação exclusiva do sistema público. Dois exemplos são o tratamento da aids e as hemodiálises, realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem a participação dos planos.

Decisões
A Justiça foi favorável à concessão de cobertura em 73,5% das ações julgadas, praticamente confirmando a proporção verificada na primeira instância, na qual 74,5% foram favoráveis aos usuários. Em algumas situações, como câncer (79,4% dos casos) e transplantes (78,8% dos casos), as decisões foram ainda mais favoráveis em segunda instância. Em 3,7% dos casos, o juiz concedeu parte da cobertura solicitada e, em 20,4%, foi negada a cobertura, com decisão favorável ao plano de saúde.

A negação de cobertura de casos relacionados à urgência e emergência está presente em 109 (14,8%) casos analisados, incluindo principalmente doenças cardiovasculares, câncer e acidentes.

Nas decisões analisadas que mencionaram a negação de cobertura de transplantes, os mais citados são os transplantes de fígado e de medula. "Chama a atenção que a atual regulamentação também desobriga a cobertura desses procedimentos: apenas são obrigatórios os transplantes de rins e córneas", informa Mário Scheffer.

Lei dos Planos de Saúde
As exclusões de coberturas pelos planos de saúde dependem da época da contratação dos planos. O marco divisor é a chamada Lei dos Planos de Saúde, que entrou em vigor em janeiro de 1999. Segundo Scheffer, ela própria estipula longos prazos de carências e permite a comercialização de planos segmentados - há planos só ambulatoriais e só hospitalares, por exemplo.

A Lei dos Planos de Saúde perpetuou a exclusão de preexistentes e estipulou dois anos de carência. A exclusão de atendimento sob alegação de doença preexistente, por exemplo, apareceu em 174 (23,6%) das decisões judiciais estudadas.

As operadoras mais citadas nas decisões judiciais são: Amil (10,9%), Sul América (10,5%), Golden Cross (9,4%), Bradesco (8,9%), Centro Trasmontano (6,5%), Marítima (4,5%), Classes Laboriosas (4,1%), Blue Life (3,6%), Samcil (3,6%), Unimed São Paulo (já liquidada - 2,3%), Porto Seguro (2,2%), São Cristóvão (2,1%), Golden Shield (1,9%), Itaú Seguros (1,5%) e Omint (1,5%).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina da USP

Mais informações: (0XX11) 3078-2356 / 9125-8925, na Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina; e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br




Cursos e Palestras

Funcraf abre inscrições para curso avançado de Libras
A Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (Funcraf), em parceria com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP, em Bauru, recebe até o dia 8 de maio inscrições para o Curso Avançado de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O curso tem limite de 11 vagas, que serão preenchidas pelos primeiros inscritos. Podem participar profissionais e pessoas que já cursaram o Curso Básico de Libras. As atividades serão iniciadas no dia 13 de maio.

É necessário ter conhecimento básico da linguagem de sinais utilizada por surdos, pois o objetivo é o aperfeiçoamento. As atividades são programadas com vocabulários e vivências de acordo com os alunos. O curso terá 84 horas de duração distribuídas em sete meses. As aulas devem ocorrer quinzenalmente, aos sábados, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

A Libras é reconhecida por lei desde abril de 2002 como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas no Brasil. A mesma lei (n.º 10.436) garante formas institucionalizadas, por parte do poder público em geral, de apoio, uso e difusão da Libras. O Centrinho, com apoio da Funcraf, dentre outras áreas, também desenvolve um trabalho de reabilitação e educação na área de surdez, com enfoque no bilingüismo, em seu Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação (Nirh).

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Funcraf (R. José Ferreira Marques, 10-51, Vila Universitária, Bauru), onde serão realizadas as aulas. O valor do curso é R$630,00, que podem ser parcelados em até seis vezes.

Mais informações: (0XX14) 2106-0911; e-mail funcraf_simone@terra.com.br


Simpósio discute importância da segurança alimentar
Nesta quinta (4), das 8 às 18 horas, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, realiza o I Simpósio de Segurança Alimentar no Setor Supermercadista: Tendências e Inovações.

O evento é destinado a profissionais de supermercados de pequeno, médio e grande porte do Estado de São Paulo, como proprietários, diretores e administradores, além de profissionais e estudantes de alimentos e serviços de alimentação.

O encontro abordará os temas Gestão e marketing em alimentos no setor supermercadista; Segurança dos alimentos no setor supermercadista; Comercialização de pescados; Comercialização de carnes; Comercialização de frutas, verduras e legumes; Qualificação de fornecedores; Logística; Supermercado, armazenamento e exposição.

A taxa de inscrição é de R$75,00. As inscrições devem ser feitas até acabarem as vagas, pelo site www.fealq.org.br, e-mail cdt@fealq.org.br ou telefone (19) 3417-6604. O simpósio acontece no Anfiteatro do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq (Rua Pádua Dias, 11, Piracicaba).

Mais informações: (0XX19) 3417-6604; site www.fealq.org.br, ou e-mail cdt@fealq.org.br


Simpósio na Esalq aborda plantas oleaginosas para biodiesel
O Departamento de Produção da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, promove nos dias 9 e 10 de maio, das 7h30 às 18 horas, o II Simpósio do Agronegócio de Plantas Oleaginosas: matérias-primas para o biodiesel.

O encontro incentiva a exposição e o intercâmbio de conhecimentos voltados à produção nacional de combustíveis vegetais, com ênfase na capacidade nacional de produção agrícola, na qualidade de matérias-primas para a obtenção do biodiesel e no potencial agroindustrial em larga escala. O simpósio será dividido em três grandes módulos: Plano Nacional de Agroenergia e Matérias-Primas Potenciais, Matérias-Primas e Qualidade do Biodiesel e Estratégias da Iniciativa Privada para Utilização do Biodiesel.

O evento é voltado para pesquisadores, estudantes e empreendedores além de produtores de matérias-primas para biodiesel, fornecedores de máquinas e equipamentos para produção e processamento industrial.

As inscrições custam R$180,00 para profissionais e R$80,00 para estudantes e podem ser feitas até o preenchimento das vagas. Elas devem ser feitas via fax, correio ou internet. A ficha de inscrição e outras informações estão disponíveis na página http://www.ciagri.usp.br/~simpol/. O simpósio será realizado no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia, no campus da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba).

Mais informações: (0XX19) 3417-6604 ou 3429-4485 / 4477


Estratégias para se montar uma mostra de sucesso
A Estação Ciência da USP realiza no dia 6, às 10 horas, a palestra Dinos na Oca: estratégias para se montar uma mostra de sucesso. O público terá a oportunidade de conhecer os cuidados na montagem que bateu recordes de visitação e apresentou mais de 400 peças de diversas partes do mundo. Participam da palestra o curador da exposição, professor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências da USP, e o professor Ciro Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas.

A palestra, gratuita, é voltada a todos os interessados no assunto e terá uma projeção multimídia tridimensional que reproduz o ambiente montado na Oca. Aos participantes serão disponibilizados óculos especiais que permitirão ver as imagens em detalhes.

Os interessados em participar devem enviar nome, RG e telefone de contato para o e-mail: eventos@eciencia.usp.br até o preenchimento das 190 vagas. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, na Lapa, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Palestra discute modernidade e liberdade na obra de Henrik Ibsen
Nesta terça (2), às 14 horas, será realizada a palestra Modernidade e Liberdade na Obra de Henrik Ibsen com enfoque em ‘O pequeno Eyolf, que será ministrada por Helge Ronning, professor associado de Comunicação Social da Universidade de Oslo, na Noruega.

Não é necessário inscrição. A palestra será na sala 203 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, na R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo. O evento é organizado pelo Departamento de Letras Modernas e de Teoria Literária da FFLCH e é promovido pela Real Embaixada da Noruega.

Mais informações: (0XX11) 3091-5041/4312




Agenda Cultural

CDCC de São Carlos apresenta filmes gratuitos no fim de semana
O CineClube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) de São Carlos, da USP, apresenta os seguintes filmes neste final de semana:

No sábado (29) será exibido Baran ( Irã, 94 min.,2001), do diretor Majid Majidi. No filme Najaf é um refugiado afegão que trabalha ilegalmente no Irã, numa construção. Depois de sofrer um acidente, fica incapacitado de trabalhar e manda seu filho Rahmat para trabalhar em seu lugar. Mas Rahmat é na verdade uma mulher disfarçada.

No domingo (30) será apresentado o filme Ao Cair da Noite ( França, 93 min., 1958), que foi dirigido por Roger Vadim e traz no elenco Brigitte Bardot. Na história, recém saída do convento, Úrsula se envolve em bizarros rituais por influência de sua tia, seu tio e o estudante Lamberto. Depois de matar o tio malvado e dormir com a tia, Lamberto foge com Úrsula para as montanhas. Mas o suspense ainda estava por vir. Classificação: inadequado para menores de 12 anos.

As sessões ocorrem aos sábados e domingos, às 20 horas, e a entrada é franca. O CDCC fica na R. Nove de Julho, 1227, em São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Quadro de Avisos

Coleta Seletiva é ampliada na USP
O USP Recicla lança, no próximo dia 12, às 8h30, a ampliação da Coleta Seletiva de Lixo em todos os Campi da USP. Não apenas o papel, como acontece desde 1994, mas também os demais recicláveis, como metais, vidros e plásticos serão encaminhados para a coleta seletiva. No evento também será lançado o novo site do USP Recicla.

O novo sistema de coleta seletiva inclui o uso de um único coletor (de cor laranja) para plásticos, vidros e metais, para tornar o sistema mais eficiente para quem separa e para quem coleta e transporta. A ampliação da coleta seletiva será feita gradativamente nas Unidades. A meta é que cerca de 10 toneladas de material reciclável seja coletado por mês no campus. Está sendo firmado um convênio entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de São Paulo para doar o material a uma cooperativa de catadores.

O evento acontece no auditório da Escola de Aplicação da FE, que fica na Av. da Universidade, 308, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Maiores informações: (0XX11) 3091-4428 ou www.cecae.usp.br/recicla




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Modelagem numérica de vigas mistas aço-concreto simplesmente apoiadas: ênfase ao estudo da interface laje-viga. Tatianne Iamin Kotinda. Dia 5, às 14 horas.

Uso de reatores biológicos com fungos para remoção de fenol de água residuária sintética. Kelly de Araújo Rodrigues. Dia 8, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Avaliação da sustentabilidade nutricional de plantios de Pinus taeda L. usando um balanço de entrada-saída de nutrientes. José Márcio Cossi Bizon. Dia 2, às 8 horas.

Novos instrumentos de financiamento do agronegócio brasileiro e uma análise das alternativas de investimentos para o CDA/WA. Gustavo de Souza e Silva. Dia 3, às 14 horas.

Doutorado

Seqüenciamento, identificação e análise de proteínas do caule de mudas de Eucalyptus grandis. Alexander de Andrade. Dia 5, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

A identidade incômoda: identidades étnicas no 'Bellum Judaicam' de Flávio Josefo. Alex Degan. Dia 2, às 14 horas.

O personagem judeu na literatura brasileira. Raul Milton Silveira Lima. Dia 2, às 14 horas.

Produção documental do legislativo no império - gênese e tipologia: o caso da Assembléia Legislativa Provincial de São Paulo (1835-1889). Márcia Cristina de Carvalho Pazin. Dia 2, às 14 horas.

Doutorado

O processo de ordenamento fiscal no Brasil, na década de 90 e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Cristiane Kerches da Silva Leite. Dia 2, às 14 horas.

O nume a face dos homens: formas e dissolução do sublime em Almeida Garret e Machado de Assis. Ravel Giordano Paz. Dia 3, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Mestrado

Análise crítica dos resultados obtidos com a técnica de rinoplastia com preservação do dorso cartilaginoso. Alexandre Piassi Passos. Dia 2, às 8 horas.

Doutorado

A atividade mioelétrica colônica em ratas sob diferentes estados hormonais: influência de altos níveis de estrógeno, progesterona e da prenhez: estudo experimental ´in vivo. Lea Beltrão de Medeiros Speranzini. Dia, às 8h30.

Pneumonias intersticiais idiopáticas: da patogênese e do remodelamento aos determinantes anátomo-clínico-radiológicos de prognóstico e sobrevida com ênfase ao componente vascular. Edwin Roger Parra cuentas. Dia 4, às 8h30.

Treinamento físico e freqüência cardíaca em ratos idosos: avaliação da freqüência cardíaca intrínseca e da modulação autonômica, do repouso ao exercício de intensidade progressiva escalonada. Luciana Mara Pinto Kalil. Dia 4, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br