São Paulo, 08/05/2006 - Boletim nº1836
saúde
Desnutrição prejudica o tecido
da medula óssea

Testes feitos com camundongos mostram
que a falta de proteínas "desorganiza"
esse tecido e afeta seriamente a produção
de células sangüíneas
leia...
USP oferece aulas de reforço
para alunos de escola pública
Copa do Mundo é tema de ciclo
de palestras na USP Leste

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Deficiência em proteína provoca redução no número de células hematopoiéticas em animais

Flávia Souza

Uma linha de pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP mostra que a desnutrição protéica provoca uma "desorganização" no tecido da medula óssea e prejudica a produção de células sangüíneas. Pessoas acometidas por esse tipo de desnutrição - que é o mais freqüente - são mais suscetíveis a infecções e tendem a apresentar piores respostas a tratamentos contra outras doenças.

Os estudos estão sendo conduzidos pela professora Primavera Borelli, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas. Antes das pesquisas realizadas na FCF, pouco se sabia sobre como a desnutrição protéica afetava a produção de células.

Testes feitos com camundongos mostram que a deficiência em proteínas provoca uma redução de mais de 25% das células hematopoiéticas (produtoras de células sangüíneas) da medula óssea e altera a matriz extracelular. A matriz, uma espécie de massa que une as células, tem papel fundamental na regulação das células-tronco hematopoiéticas - permite, por exemplo, a interação e a troca de substâncias entre elas.

Com essas alterações, o ciclo das células na medula óssea fica comprometido. "O organismo com deficiência em proteínas produz células sangüíneas em menor quantidade e boa parte delas com anomalias", explica a professora. Por isso, pessoas desnutridas apresentam anemia (redução do número de glóbulos vermelhos) e leucopenia (redução do número de leucócitos), acarretando maior vulnerabilidade a infecções.

Terapias
Ao identificar quais os mecanismos que provocam essa alteração, os estudos realizados na FCF podem auxiliar no desenvolvimento de novos medicamentos e levar à mudança de procedimentos terapêuticos. "Sabe-se que o paciente desnutrido deve ser recuperado nutricionalmente, mas a conduta médica não é uniforme", destaca Primavera. Não há consenso, por exemplo, sobre uso de suplementos e quantidade ou tipo de alimento que se deve ingerir.

"Agora, nossas pesquisas estão procurando entender quais são os mecanismos que fazem com que haja essas alterações na matriz extracelular e na produção de células sangüíneas", diz a professora. "Outro foco é verificar se esse problema é revertido ao recuperarmos o animal da desnutrição". Resultados preliminares têm mostrado que a desnutrição afeta seriamente o tecido hematopoiético e por isso, talvez o quadro não seja revertido.

A preocupação em estudar os mecanismos da desnutrição se justifica: ela afeta cerca de 800 milhões de pessoas no mundo e compromete várias funções do organismo. Apesar de ter um fundo socioeconômico na maioria dos casos, ela também aparece como resultado de outras doenças e tratamentos - pessoas submetidas a quimioterapia, por exemplo, costumam apresentar quadros de desnutrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639, com a professora Primavera Borelli




Projeto oferece aulas de reforço e atividades extra-curriculares para alunos de escola pública

Da Redação, Agência USP


A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP está com inscrições abertas para o Projeto Espaço de Orientação de Estudos, que oferecerá aulas de reforço e plantão de dúvidas, além de atividades extra-curriculares, para alunos de escolas públicas do terceiro ano do ensino médio ou para aqueles que o concluíram em 2005.

O Projeto, gratuito, visa ampliar as horas de estudo e melhorar o desempenho desses alunos para auxiliá-los nos exames vestibulares, especialmente no das universidades públicas. As inscrições podem ser feitas até 15 de maio.

O curso prevê a realização de aulas de reforços, plantão de dúvidas e atividades extracurriculares. As aulas serão entre os dias 29 de maio e 15 de dezembro de 2006. São 160 vagas, distribuídas em 3 turmas, sendo uma na Cidade Universitária e as outras duas na USP Leste, no Núcleo de Apoio às Atividades Social, Cultural e de Extensão (NASCE), em Ermelino Matarazzo, em São Paulo. As aulas acontecem durante a semana, no período da tarde ou da noite, com atividades extracurriculares e plantão de dúvidas aos sábados.

Para selecionar os alunos participantes do Projeto haverá uma prova, com 40 questões de múltipla escolha sobre conteúdos do ensino médio. Essa primeira fase de seleção é eliminatória e exige-se um aproveitamento mínimo de 60%. Na segunda fase será feita uma entrevista classificatória que avaliará o perfil socioeconômico, a freqüência média e as notas dos candidatos ao longo de sua vida escolar.

As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 10 às 16 horas no NASCE (R. Prof. Antonio de Castro Lopes, 1309, em Ermelino Matarazzo, São Paulo) ou na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE) da USP (Av. da Universidade, 305, sala 230, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Para a inscrição é necessário entregar uma cópia de documento que comprove ser aluno do terceiro ano da rede pública (declaração emitida pela escola de origem com notas e freqüências do ano de 2006) ou ter concluído em dezembro de 2005 ou janeiro de 2006 (cópia do histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio). É necessário apresentar originais da cédula de identidade (RG) e comprovante de residência, além de preencher corretamente a ficha de inscrição e o formulário de perfil educacional e socioeconômico.

Mais informações: (0XX11) 6943-3530, no NASCE, ou (0XX11) 3091-1108 / 1109, na Cidade Universitária




Cursos e Palestras

Ciclo de palestras sobre a Copa do Mundo na EACH
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP promove em maio um ciclo de palestras sobre a Copa do Mundo. O ciclo tem início nesta segunda-feira (8), e abordará temas correlacionados aos cursos oferecidos pela unidade. Confira a programação:

A primeira palestra, Imagem do Turismo e Copa do Mundo, será realizada na segunda-feira (8). Será ministrada pelo diretor presidente e editor do Jornal Brasilturis, Horácio Neves. No mesmo dia, serão debatidos os impactos e as conseqüências do mundial de futebol no mercado de turismo, com a apresentação do vice-presidente da São Paulo Turismo, Tasso Gadzani.

Na terça-feira (9), o professor da Universidade do Porto, Jorge Olímpio Bento, ministrará a palestra Futebol - Olhares e Estados de Alma.

Na quinta-feira (10), será realizado um debate dedicado às discussões acerca dos bastidores das transmissões televisivas da Copa do Mundo, com Gerd Wenzel, responsável pela instalação da estrutura da emissora ESPN Brasil na Alemanha.

No dia 15, a evolução do vestuário esportivo nas Copas do Mundo será o mote da apresentação da representante da Adidas do Brasil, Marina Mussi.

No último dia do ciclo de palestras, em 30 de maio, o professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Waldenyr Caldas, apresentará o tema Violência no Futebol: os impactos na Copa do Mundo.

Não há necessidade de inscrição prévia, e as palestras terão início às 14 horas, no Anfiteatro 1 da EACH (Av. Arlindo Béttio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-1024


Seminários científicos no IAG
O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP realiza até junho seis seminários, sempre às 13 horas, voltados para a exposição de pesquisas científicas em Astronomia. Confira a programação:

Escala de distâncias no Universo, com Thais Idiart, nesta segunda (8);
As primeiras estrelas, com Sílvia Rossi, no dia 15;
Plasmas astrofísicos, com Diego Falceta Gonçalves, no dia 22 de maio;
As primeiras galáxias, com Amâncio Friaça, no dia 29 de maio;
Cometas e objetos trans-netunianos, com Amaury de Almeida, em 5 de junho;
Gaia: vendo o Universo em três dimensões, com Ramachrisna Teixeira, no dia 12 de junho.

Todos os palestrantes são professores do IAG. O departamento pretende reunir para as palestras interessados em geral, atuantes ou não na área, com uma linguagem acessível ao público.

Os seminários são gratuitos e não necessitam de inscrição prévia e serão realizados no Auditório 1 - Kenkichi Fujimori, no Prédio Principal do IAG, que fica na Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-2710; site www.astro.iag.usp.br


Palestra sobre bolsas de estudo do governo japonês
O Consulado Geral do Japão, em parceria com o Centro de Estudos Japoneses da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a Associação dos Bolsistas do Governo Japonês (Abmon), promove na próxima quarta-feira (10) uma palestra explicativa sobre as bolsas oferecidas a brasileiros pelo governo japonês.

A palestra enfatizará a Bolsa de Pesquisa (Pós-Graduação) abordando também as bolsas de treinamento para professores do ensino fundamental e médio, de língua e cultura japonesa, de graduação, de escola técnica superior, de curso profissionalizante e sobre o JET Programme. Informações detalhadas sobre cada bolsa: www.sp.br.emb-japan.go.jp. As inscrições para a Bolsa de Pesquisa estão abertas até 26 de maio, e devem ser feitas no Consulado Geral do Japão.

A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. O evento será realizado às 15 horas, na Casa da Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3254-0100; e-mail cgjcultural5@arcstar.com.br ; site www.sp.br.emb-japan.go.jp


István Mészáros ministra conferência na FFLCH
Na próxima quarta-feira (10), às 19 horas, será realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a conferência Marx hoje: importância e atualidade da teoria da alienação, com o filósofo húngaro István Mészáros, professor emérito da Universidade de Sussex (Inglaterra).

O professor veio ao Brasil para o lançamento de seu livro A teoria da alienação em Marx (Editora Boitempo), e do sétimo número da revista Margem Esquerda. Na conferência, Mészáros abordará a atualidade e a importância do conceito de alienação no mundo contemporâneo, diante da crescente integração dos mercados globais e da sociedade do espetáculo.

Escrito na Inglaterra, em 1970, A teoria da alienação em Marx é um estudo profundo sobre os Manuscritos econômico-filosóficos, nos quais o jovem Karl Marx, estabeleceu as bases de seu sistema filosófico.

A conferência é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Será realizada no Anfiteatro do prédio de Geografia da USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3875-7285


Inscrições de trabalhos para encontro de pós-graduandos da Esalq
Estão abertas até o dia 31 as inscrições de trabalhos para o XII Encontro Científico dos Pós-graduandos, realizado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

Podem ser submetidos trabalhos científicos de qualquer área do conhecimento, que não precisam, necessariamente, ser inéditos. O encontro será realizado de 27 a 29 de setembro, e estão programadas palestras, mesas-redondas, seções coordenadas, mini cursos, além da exposição dos trabalhos inscritos.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.cena.usp.br/ecpg. Os valores são de R$35,00 para sócios de qualquer associação de pós-graduandos ou estagiários e de R$50,00 para não-sócios.

Mais informações: (0XX19) 3429-4782; e-mail ecpg@cena.usp.br


EESC realiza II Semana da Engenharia Mecatrônica
Será realizada de 8 a 12 de maio a II Semana da Engenharia Mecatrônica (SEMATRON) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

A SEMATRON tem como objetivo estimular o interesse na área de Engenharia, realizando o contato dos alunos com as empresas participantes do evento, dando uma visão do engenheiro como profissional e apresentando o curso de Engenharia Mecatrônica da USP-São Carlos para empresas e sociedade. O evento é composto por mini cursos, mesas-redondas, dinâmicas e palestras com temas relacionados principalmente à área da Engenharia Mecatrônica.

Entre as atividades, acontecerá o Desafio Mecatrônico Smart Challenge - Engenharia Inteligente, nesta terça (10), das 8 às 18 horas. Nele, os participantes da II SEMATRON terão que projetar, construir e programar um Automatic Guided Vehicle (AGV), um robô móvel, mais usado na indústria, que se move sobre trajetórias fixas, utilizando trilhos ou trajetórias restritas de alguma forma, passando sempre por regiões previamente demarcadas.

O evento será realizado no Anfiteatro Jorge Caron, no campus da EESC, onde também poderão ser feitas inscrições nos dias do evento. O valor é de R$15,00 e 2 quilos de alimentos não-perecíveis (exceto sal) ou R$5,00 por palestra.

Mais informações: (0XX16) 8135-0500, com Bruno Barreto ou (0XX16) 9768-2531, com Fabio Sugita; e-mail sematron2006@yahoo.com.br


Enfermagem Ribeirão discute o papel social da universidade
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove na próxima quarta-feira (10), das 14 às 16 horas, uma mesa-redonda sobre O Papel Social da Universidade.

A organização é dos alunos da Unidade. Entre os palestrantes estarão o professor Marcos Cassin, sociólogo e docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, João Carlos Souza da Costa, aluno do quarto ano do curso de graduação em Enfermagem, e Leonardo Freitas Sacramento, aluno do terceiro ano de Pedagogia e diretor do DCE/Livre da USP “Alexandre Vannucci Leme”.

A atividade será no Auditório 2 da EERP (Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto). A entrada será gratuita e aberta aos interessados em geral. Será conferido certificado aos participantes.

Mais informações: (0XX16) 3602-3403




Agenda Cultural

Duo de viola e piano no MariAntonia
Na edição de maio do Projeto Música na MariAntonia, Renato Bandel e Horácio Gouveia apresentam um duo de viola e piano na próxima quarta-feira (10), às 20h30, no Centro Universitário MariAntonia da USP. O projeto promove concertos mensalmente.

O programa apresenta uma amostra da riqueza e variedade musical do repertório para viola e piano, com obras compostas entre 1939 e 1950, que revelam a particular vocação lírica dos instrumentos, o rigor da estruturação formal e experimentações rítmicas e harmônicas da música moderna, bem como a união de novas explorações tímbricas aos temas barrocos.

Formado em 2004, o duo se dedica a um amplo repertório dos séculos XVIII e XXI de compositores como Bach, Hummel, Brahms, Britten, Hindemith, e os brasileiros Almeida Prado e Edson Zampronha, sendo um de seus objetivos divulgar obras novas para esta formação.

O MariaAntonia fica na R. Maria Antonia, 294, V. Buarque, em São Paulo. A entrada será aberta e gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182




Publicações

Gestão de Qualidade em Laboratórios
Nesta quinta-feira (4), na USP de São Carlos, aconteceu o pré-lançamento do livro Gestão de Qualidade em Laboratórios (Ed. Átomo, 100 págs, R$25,00), escrito por Igor Renato Olivares, aluno do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.

O livro descreve, de maneira clara e objetiva, a aplicação de Sistemas de Qualidade para laboratórios (principalmente BPL e ISO/IEC 17025). Qualquer laboratório que preste serviços necessita de um Sistema de Qualidade, uma exigência feita por diferentes agências do governo e por empresas que contratam fornecedores de ensaio.

Igor Renato Olivares tem quase dez anos de experiência em Sistemas de Qualidade e Meio Ambiente e está finalizando o curso de doutorado em Química Analítica no laboratório de cromatografia do IQSC.

O lançamento oficial do livro será realiza durante a 29ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de maio em Águas de Lindóia (SP), mas a obra já está disponível para compra no site da editora.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036; site www.qualilab.org




Quadro de Avisos

Cerimônia referenda Cátedra da UNESCO na USP
Em uma cerimônia que será realizada na próxima quarta-feira (10), na Casa de Cultura Japonesa da USP, a reitora da Universidade, professora Suely Vilela, e a representante da UNESCO no Brasil, Rosamaría Durand, assinarão o documento que referenda a Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica, com sede no Núcleo José Reis de Divulgação Científica, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Concebida a partir de sugestão da Conferência Mundial de Budapeste (1999), segundo a qual a pesquisa científica e o conhecimento devem ser usados para o bem-estar da humanidade, a Cátedra tem como propostas a divulgação da ciência no plano regional, nacional e internacional, a realização de pesquisas nacionais ou em convênio com entidades internacionais e a promoção de cursos, congressos, seminários e palestras, entre outros objetivos. A USP abrigará a única cátedra Unesco das 500 atuais ao redor do mundo a se dedicar exclusivamente à divulgação científica

A cerimônia será realizada às 11 horas, no Auditório da Casa de Cultura Japonesa, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4270/4021 e 9185-8655; e-mail nucleojosereis@eca.usp.br; site www.eca.usp.br/nucleos/njr/catedra



Cirp amplia seus serviços
O Centro de Informática de Ribeirão Preto (Cirp), da USP, está completando dez anos de funcionamento com a implantação de novos serviços e soluções operacionais na área de informática.

Está em andamento a instalação de mais 3.500 mil metros quadrados de fibra óptica para ampliar a capacidade e velocidade da rede no Departamento de Bioengenharia da Faculdade de Medicina (FMRP), na Escola de Enfermagem (EERP) e na Faculdade de Odontologia (FORP). Também está sendo implementada a conexão da rede Tidia, que ligará o campus ao projeto Kyatera da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Esse projeto ligará 27 laboratórios de pesquisa com alta velocidade e segurança em todo o Estado.

Em parceria com a FMRP, o CIRP está finalizando a estrutura de rede para acesso USPNet nos Núcleos de Saúde da Família, utilizando a tecnologia wirelless, e ainda a interligação com os Centros de Saúde Escola, Hospital das Clínicas e Unidade de Emergência por meio de rede de fibra óptica. Outro projeto é a instalação de cerca de cem telefones IPs (Internet Protocol) nas Unidades. Esse sistema não necessita de estrutura de cabo telefônico para funcionar, utilizando a rede de dados da própria Unidade e reduzindo custos.

Além disso, a construção de um edifício, anexo ao atual, está em fase de desenvolvimento, com previsão de funcionamento já para o próximo ano.

O Cirp foi criado em 1996 para prestar serviços de informática, assistência técnica e suporte e prover acesso e uso de seus equipamentos a toda comunidade uspiana local. Sua área de atuação inclui manutenção em hardware, redes, telefonia, e suporte a sistemas operacionais Windows, Linux, Free BSD, Unix Proprietário, Instalação de Aplicativos e, mais recentemente, configurações de clusters. Além de participar de inúmeros projetos, oferece salas para treinamento e espaço multimídia equipados com projetor, TV e Vídeo e supervisiona cerca de 300 microcomputadores da rede administrava Recad.

Mais informações: (0XX16) 3602-3517 / 3522 / 3525, na Assessoria de Imprensa do campus de Ribeirão Preto




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Doutorado

Necessidades de saúde na estratégia de saúde da família, no município de Jequié - BA: em busca de uma tradução. Adriana Alves Nery. Dia 15, às 13 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Águas encantadas: uma análise sócio-histórica da representação do litoral pelo olhar do turista. Célia Regina Folgosi Biella. Dia 15 de maio, às 8h30.

Doutorado

Derivação de regras operacionais de proteção de sistemas de reservatórios via algoritmos genéticos. Luciana Silva Peixoto. Dia 12 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Em busca da terra natal: Idílio e utopia na obra de Adam Müller-Guttenbrunn. Tereza Gezelman. Dia 12, às 9h30.

Hibridismo e simultaneidade no romance 'The Famished Road', de Bem Okri. Divanize Carbonieri. Dia 15, às 14 horas.

Doutorado

A ação romanizadora e a luta pelo cofre: D. Epaminondas, primeiro bispo de Taubaté (1909-1935). Isnard de Albuquerque Câmara Neto. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Doutorado

Estudo da anatomia superficial do cérebro pela ressonância magnética tridimensional. André Petean Trindade. Dia 11, às 9 horas.

Avaliação ultra-sonográfica dos distúrbios intra-capsulares têmporo-mandibulares. Carlos Fernando de Mello Júnior. Dia 12, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Mestrado

'Usina diesel' em usinas hidrelétricas. Geraldo Schumann Cunha. Dia 15, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2631


Instituto de Química

Doutorado

Análise de expressão gênica por microarrays de cDNA em linhagens de células adrenais tumorigênicas tratadas com FGF2 e ACTH. Paula Fontes Asprino. Dia 11, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3844 / 3091-3878



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br