São Paulo, 09/05/2006 - Boletim nº1837
saúde
Costumes indígenas favorecem
um sono mais saudável

Organização social e ausência de luz
elétrica numa aldeia em Ubatuba, no
litoral Norte de São Paulo, proporcionam
aos indígenas um sono mais saudável
leia...
EsalqTec debate a relação entre
Universidade e Empresa
IPq busca mulheres dependentes
de álcool e drogas para estudo

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.




Destaques

Índios em aldeia do litoral de São Paulo têm sono mais saudável que população urbana

Júlio Bernardes

Os índios Guarani da Aldeia Boa Vista, em Ubatuba (litoral Norte de São Paulo), possuem hábitos de sono mais saudáveis do que a população urbana, dormindo em média nove horas diárias. A conclusão é da bióloga Daniela Wey, que analisou moradores com idades entre 18 e 81 anos. "A diferença no ritmo biológico se deve em especial à ausência de luz elétrica e a organização social diferenciada, sem horários rígidos de atividades", aponta.

A aldeia possui 145 moradores e está localizada numa área de Mata Atlântica, próxima à Rodovia Rio-Santos. "Os índios moram em casas de pau-a-pique, iluminadas com lampiões, e existe eletricidade apenas na escola e no posto de saúde", conta Daniela. A pesquisa faz parte de sua tese de doutorado em Neurociências e Comportamento, no Instituto de Psicologia (IP) da USP, orientada pelo professor Luiz Menna-Barreto.

A pesquisadora calculou a duração média do sono por meio de um sensor de movimentos conhecido como actímetro. "Os indígenas dormem de acordo com suas demandas fisiológicas e não atendendo uma necessidade social com horários impostos para trabalhar e estudar, tal como acontece para a população urbana" Em contato com a médica responsável pela aldeia, Daniela não encontrou casos de insônia.

"Sem energia elétrica, os índios dormem e acordam mais cedo do que nas cidades, guiando-se pelo nascente e o poente do Sol." Segundo a bióloga, os moradores deverão ter eletricidade em casa em suas moradias quando se mudarem para casas de alvenaria, construídas na própria aldeia pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU). "A mudança deve acontecer no início de 2007".

Adolescentes
Na mesma aldeia, a psicóloga Fernanda Torres, que também integra o Grupo Multisdisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos (GMDRB) da USP, coordenado pelo professor Menna-Barreto, pesquisou as características do sono dos adolescentes. "Nesta fase há uma tendência a acordar e dormir mais tarde, que pode ser causada pelo desenvolvimento puberal ou pelo meio social", explica. "Por isso, os jovens foram acompanhados por um ano e meio, em três etapas de medição.".

A pesquisa, descrita na dissertação de mestrado de Fernanda, apresentada no Instituto de Psicologia (IP), não encontrou problemas de sono entre os adolescentes, mas detectou um atraso de aproximadamente uma hora nos horários de dormir e acordar. "Mesmo sem energia elétrica e em um contexto sociocultural diferenciado, fatores decorrentes do desenvolvimento dos próprios jovens devem ter levado ao atraso de fase do sono."

O uso recreativo da televisão, instalada na escola da aldeia com finalidades pedagógicas, criou um padrão de sono diferente dos centros urbanos nas noites de sexta e sábado. "A tendência dos jovens nas cidades é dormir menos durante a semana e estender o sono nos finais de semana", afirma a psicóloga. "Na aldeia, a televisão faz com que os adolescentes durmam menos nas sextas e sábados." As conclusões dos trabalhos podem ser acessadas no site www.crono.icb.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-7254, com as pesquisadoras

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

EsalqTec debate relação Universidade & Empresa
A Incubadora Tecnológica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQTec) da USP, em Piracicaba, realizará na próxima quinta-feira (11) um seminário inaugural debatendo a relação Universidade X Empresa.

Um dos palestrantes será Silvio Rosa, presidente da Fundação Parque de Alta Tecnologia São Carlos (ParqTec) e responsável pela implantação da primeira incubadora da América Latina, em 1984.

O seminário é gratuito, terá início às 8h30 e contará com palestras sobre os temas "A Importância da Universidade na Inovação Tecnológica" e "Incubadora - Habitat de Integração entre o Pesquisador e o Empreendedor Tecnológico". A previsão de término é às 12 horas.

O evento é voltado para alunos, professores, micro e pequenos empresários e empreendedores. As inscrições devem ser feitas no local, no dia do seminário, no Anfiteatro da Engenharia da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba).

Mais informações: (0XX19) 3421-3500; site www.esalqtec.esalq.usp.br


Palestra aborda valores e necessidades humanas
A Fundação Vanzolini, entidade gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP, promove nesta quarta-feira (10), a partir das 19h45, a palestra As Necessidades Humanas e seus Valores.

O evento é voltado a empresários, engenheiros, administradores, psicólogos, pedagogos e outros profissionais de mercado. O palestrante será José Antonio Kairalla Caraccio, consultor nas áreas de Gestão Empresarial, Marketing, Vendas e Planejamento Estratégico.

Para participar, é necessário doar 1 quilo de alimento não perecível. As inscrições devem ser feitas com até um dia de antecedência pelo telefone (0XX11) 3541-3789, ou email palestra@vanzolini.org.br .

O evento será realizado na Unidade Paulista da Fundação, que fica na Av. Paulista, 967, Cerqueira César, 5º andar, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3541-3789; e-mail palestra@vanzolini.org.br


Seminários da Psicologia tratam da arte na família
Entre 17 de maio e 1º de julho será realizado o seminário A família na arte - presenças e ausências, no Instituto de Psicologia (IP) da USP.

No evento busca-se reunir elementos que auxiliem na compreensão das maneiras pelas quais a família manifesta-se, presentifica-se ou ausenta-se em objetos culturais específicos, contribuindo assim para a ampliação do conhecimento de seus processos de transformação histórica e psicossocial.

Serão realizadas uma série de palestras, nos dias 17, 18, 24, 25 e 31 de maio, das 9 às 11 horas, e no dia 1º de julho das 10 às 12 horas. A programação completa está disponível no site http://www.ip.usp.br/eventos/cursos/index_seminario.htm. O evento é gratuito, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail nalvagil@usp.br, ou pessoalmente, no dia 17.

As palestras serão realizadas na sala 20 do Bloco B do IP (Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: email nalvagil@usp.br


Inscrições abertas para a Semana de Turismo da ECA
Estão abertas as inscrições para a IV Semana de Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que abordará o tema Turismo como Ferramenta de Preservação e Conservação.

A semana, realizada de 22 a 26 de maio, das 19 às 23 horas, é organizada e planejada pelos alunos do curso de graduação em Turismo da ECA, orientados pelos professores e apoiados pelo Projeto de Turismo Social Rosa dos Ventos e pela Agência de Comunicações ECA Jr.

As inscrições custam R$40,00, e podem ser feitas pessoalmente, no Departamento de Relações Publicas, Propaganda e Turismo da ECA, via fax, (0XX11) 3091-4083, ou e-mail semanadeturismoeca_usp@yahoo.com.br. A ficha de inscrição e informações detalhadas estão no site da Semana.

O Departamento de Relações Publicas, Propaganda e Turismo da ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco B9, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4405; site http://www.eca.usp.br/semanadeturismo


Artigo científico é tema de debate no ICB
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promove nesta terça-feira (9), às 17 horas, uma discussão sobre o tema Quem contribuiu para esse artigo, afinal?. O evento é parte da disciplina Debates Atuais em Ciências Biomédicas.

Participam do debate os professores Walter Colli, do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP; Sara Albieri, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Rosangela Monteiro, biologista-chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A entrada é gratuita e aberta aos interessados. O encontro será realizado no Anfiteatro Rosa do andar térreo do prédio ICB-4, na Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253


Estudantes da FMRP falam sobre o curso de Medicina
Alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP oferecem neste mês um workshop para esclarecer estudantes secundaristas e pré-vestibulandos sobre a carreira médica.

A organização do evento está sendo feita pela Associação Atlética Acadêmica Rocha Lima (AAARL). As palestras serão proferidas por médicos residentes, já formados, e por alunos da FMRP, orientados pelos professores de cada área.

Os interessados no encontro poderão optar pelos dias 20, 21, 27 ou 28 de maio. O workshop abordará durante todo o dia (das 7 às 19 horas) temas relacionados à Anatomia, Patologia, Cirurgia, Primeiros Socorros, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Semiologia e Parasitologia.

As inscrições custam R$60,00 e podem ser feitas na AAARL, na FMRP (Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto). A organização destina 20% das vagas para alunos da rede pública, sem cobrança pela participação. O evento acontecerá no Prédio Central da FMRP.

Mais informações: (0XX16) 3602-3175, na Associação Atlética Acadêmica Rocha Lima




Agenda Cultural

Centro Cultural da USP de Bauru expõe telas de Nanci Zaneti
A seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP promove até o dia 15 de maio a exposição de telas da artista plástica Nanci Rios Zaneti.

A mostra apresenta dez quadros. Flores e paisagens pontuam a inspiração da artista. A exposição é gratuita, e está em cartaz no Centro Cultural da USP de Bauru, das 8 às 18 horas.

O Centro Cultural fica na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394




Publicações

Lançamento da revista Reproposta
Acontece nesta terça-feira (9), às 18 horas, o lançamento da revista Reproposta, promovida pelo Fórum Permanente Interdisciplinar da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e o Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade.

A revista é elaborada por alunos do Projeto, que tem como objetivo integrar o idoso à comunidade acadêmica e conscientizá-lo da importância de seu papel na sociedade.

O lançamento será realizado no hall do prédio da Antiga Reitoria, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4689 / 4416, com Katiuscia ou Márcia


Terceira edição da revista Organicom
Será lançado nesta quarta-feira (10) o terceiro número do periódico Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. A publicação, de caráter técnico-científico, é produzida pela coordenação do Curso de Especialização em Gestão Estatégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, vinculado à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A nova edição traz um dossiê sobre comunicação digital. O lançamento será realizado às 19h30, no Prédio da Fiesp, em São Paulo (Av. Paulista, 1313, 15º andar, Salão Nobre, Cerqueira César, São Paulo). Na ocasião será proferido o seminário Comunicação digital e seu impacto nas organizações, com Artur Roman.

Os interessados em participar do evento devem confirmar presença pelo e-mail organicom@eca.usp.br, com Guilherme Marino.

A assinatura anual da revista (dois exemplares) custa R$50,00. Solicitações avulsas devem ser feitas por e-mail, no endereço acima.

Mais informações: (0XX11) 3091-4224; site http://www.eca.usp.br/organicom/


Edusp lança livros sobre arte
A Edusp lançou recentemente dois livros de arte.

Cartas sobre a Dança (400 páginas, R$48,00), de Marianna Monteiro, traduz, em um só volume, as quinze cartas de Jean-Georges Noverre, responsável por dar ao balé o status de arte independente, e faz ainda uma análise crítica sobre as mudanças que o mesmo instaurou na dança, no contexto altamente reformador da França do século XVIII.

Imagem e Conhecimento (376 páginas, R$75,00), de Annateresa Fabris e Maria Lúcia Kern, discute as relações entre imagem e conhecimento ao longo dos anos, abordando também áreas como a filosofia, estética, antropologia e semiótica. O livro é dividido em dois momentos: a imagem manual e a técnica.

Mais informações: (0XX11) 3091-4006, ramal 226




Quadro de Avisos

IPq busca mulheres dependentes de álcool e drogas para pesquisa
O Projeto de Atendimento à Mulher Dependente de Álcool e Drogas (Promud ) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está fazendo a triagem de mulheres a partir de 18 anos, dependentes de álcool e/ou drogas, que não estejam passando por nenhum tipo de tratamento.

Além da assistência necessária (psiquiátrica, psicológica e jurídica), elas integrarão estudo que pretende validar no Brasil um instrumento ou escala que visa fornecer informações relevantes sobre vários aspectos da vida de um paciente, os quais costumam estar relacionados aos problemas de abuso e dependência de substâncias psicoativas.

Os resultados desse estudo, que tem o apoio da Secretaria Nacional Anti-Drogas e está sendo desenvolvido em instituições psiquiátricas de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, possibilitarão ao Brasil a comparação de seus dados com os dos Estados Unidos, que está realizando simultâneamente a mesma pesquisa. O fato é inédito, pois ainda não existe no País uma escala com esse nível e abrangência.

As interessadas devem agendar a triagem pelo telefone (0XX11) 3069-7891, de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3069-7891


USP participa da 4ª Semana Nacional dos Museus
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promove entre os dias 15 e 21 de maio a quarta edição da Semana Nacional dos Museus, com o tema Museus e Público Jovem. Os museus da USP vão participar com o oferecimento de visitas guiadas.

Durante todos os dias do evento haverá visitas monitoradas ao acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC), das 10 às 18 horas. O endereço é R. da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

No dia 18 haverá uma visita guiada aos bastidores do Museu de Zoologia da USP (Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo). São oferecidas 20 vagas para o período da manhã e 20 para a tarde. Detalhes sobre inscrições pelo telefone (0XX11) 6165-8100.

Nos dias 21 e 22 haverá visitas guiadas, pelo monitoramento do Museu de Ciências da USP, às exposições permanentes do MAC, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), do Instituto de Geociências (IGc) e do Instituto Oceanográfico (IO) da USP. Detalhes pelo telefone (0XX11) 3091-3252.

A agenda completa de eventos está disponível no endereço http://www.revistamuseu.com.br/18demaio.

Mais informações: Fórum permanente da incubadora da Fapesp


FFCLRP abre inscrições para o Programa PIBIC
Estão abertas até sexta-feira (12) as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) de Ribeirão Preto da USP.

Podem se inscrever alunos de Graduação devidamente matriculados desde que atendam as exigências do edital e cujo orientador seja da FFCLRP. As inscrições podem ser feitas na Seção de Comunicações, no bloco 1 da Administração da FFCLRP, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. A inscrição deverá ser feita em formulário próprio disponível no site.

O programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Os bolsistas, além de apresentar relatório final de atividades, devidamente avaliado, ao término da bolsa, têm que participar com apresentação do trabalho no Simpósio Internacional de Iniciação Científica, realizado anualmente.

Mais informações: (0XX16) 3602-3653; e-mail adm-seac@ffclrp.usp.br



IFSC seleciona Especialista em Laboratório
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP está com inscrições abertas para uma vaga de Especialista em Laboratório, para atuar no projeto Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural-CEPID, junto ao Laboratório de Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural do Departamento de Física e Informática do IFSC.

As inscrições podem ser feitas até sexta -feira (12), das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no Serviço de Pessoal do IFSC. É necessário ter graduação completa em Ciências Biológicas, Química, Física, Farmácia, Ciências Biomédicas ou Licenciatura em Ciências Exatas, conhecimentos básicos em inglês e registro definitivo no órgão profissional. A ficha de inscrição está disponível no site.

A função será preenchida sob Regime de CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial de R$ 2.734,84. O horário de trabalho será estabelecido pela USP de acordo com suas necessidades, podendo ser diurno, noturno, misto, em regime de plantões ou em escala de revezamento.

O processo seletivo constará de prova de múltipla escolha, contendo questões de conhecimentos específicos e de inglês, e prova prática. A prova de múltipla escolha será realizada no dia 23 de maio, às 19 horas, no Prédio da Engenharia de Produção, Bloco-B, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

O Serviço de Pessoal do IFSC fica na Avenida Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos, São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 3373-9787; site www.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Uso da técnica de produção mais limpa em estação de tratamento de efluentes industriais. Franco Hamilton Harada. Dia 11, às 10 horas.

Avaliação de um programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica visando fornecer subsídios para o seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment. José Maurício Díaz Jurado. Dia 15, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

A biopatologia do imigrante no discurso da Revista de Imigração e Colonização. Osvaldo Nunes de Siqueira. Dia 17, às 10h30.

Doutorado

A guerra do Paraguai ontem e hoje: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1868-2003). Ana Paula Squinelo. Dia 16, às 9 horas.

As influências dos aspectos gramaticais e prosódicos na fala de crianças fluentes e gagas. Fabiola Juste. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Mestrado

Análise da expressão gênica pela técnica do PCR em tempo real dos genes MYCN, TRK-A, TRK-C, DDX1 e REPP86 em amostras de tumor de pacientes portadores de neuroblasma na ausência de amplificação de MYCN e sua correlação prognóstica. Daniela Raguer Valadão de Souza. Dia 15, às 9 horas.

Doutorado

Estudo clínico do retalho lateral ampliado do braço. Renato Ribeiro Gonçalves. Dia 15, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Física

Doutorado

Uma abordagem de parâmetros da biomineralização em um sistema constituído por carbonato de cálcio. Silvia Maria de Paula. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

A Dimensão de Representação de Álgebras de Artin. Antonio Marcos Correa Neri. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: ( 0XX11)3091-6200


Instituto de Psicologia

Mestrado

Complexidade e diversidade de saberes na transformação organizacional: a percepção de profissionais diretamente envolvidos com projetos bem sucedidos. Reinaldo Koei Yonamine. Dia 15, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Aspectos da pesca e dinâmica de populações do peixe-espada, Trichiurus lepturus (Trichiuridae, Teleostei), da costa sudeste-sul do Brasil. Marizilda Magro. Dia 16, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br