São Paulo, 11/05/2006 - Boletim nº1839
saúde
Alongamento reduz dores e
outros sintomas da fibromialgia

Exercícios de alongamento são mais
eficientes que os de condicionamento
físico para diminuir a dor e a ansiedade
e melhorar o sono dos pacientes
leia...
IPq debate psiquiatria forense
e psicologia jurídica
Lançamento da pedra fundamental
do edifício do Projeto Brasiliana

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Alongamento é mais eficaz que o condicionamento físico no combate aos sintomas da fibromialgia

Marina Almeida

Alongar os músculos pode ser a solução para pacientes que possuem fibromialgia - conjunto de sintomas que envolvem dores musculares e problemas psicológicos. Esse tipo de atividade mostrou maior eficiência na diminuição da dor e na melhora de outros sintomas, como a ansiedade, em comparação ao condicionamento físico. "Porém, fatores como a facilidade de desenvolver os exercícios de alongamento em casa podem ter influenciado os resultados", ressalta a professora Amélia Pasqual Marques, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (Fofito) da Faculdade de Medicina da USP, que coordenou o aspecto fisioterápico dessa pesquisa.

A fibromialgia atinge geralmente mulheres com idade entre 35 e 60 anos. Os portadores do problema apresentam dor crônica por mais de três meses, fadiga, falta de sono e 18 pontos mais doloridos espalhados pelo corpo, além de ansiedade e depressão.

A pesquisa, realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, envolveu 19 pacientes de ambos os sexos que foram divididos em dois grupos. "O condicionamento físico foi administrado em 7 pacientes e os outros 12 foram tratados com alongamento", conta Amélia. Cada grupo realizou 10 sessões e não houve interferência quanto à medicação dos pacientes. A pesquisadora alerta, no entanto, que os resultados são parciais e que ainda existem dados estatísticos sendo analisados.

O grupo de pacientes que realizou exercícios de alongamento apresentou uma melhora considerável em aspectos como qualidade do sono, que melhorou aproximadamente 50% , redução de 48% da rigidez dos músculos, e diminuição de 30% nos níveis de ansiedade. Já as dores sentidas diminuíram 25%.

Os exercícios de alongamento propostos, todos simples de serem executados, trabalhavam a coluna cervical e lombar e os movimentos da pélvis - regiões onde costuma haver grande incidência de dor.

Entre os pacientes que participaram do condicionamento físico (caminhada e corrida em esteira) a melhora dos sintomas não foi significativa. "Talvez esses resultados não tenham sido tão bons devido ao maior esforço exigido pelo condicionamento ou porque as pessoas se sintam mais protegidas no alongamento, que é feito no solo", analisa a professora. A caminhada, comparada ao alongamento, exige movimentos mais velozes, repetitivos e com maior carga.

Importância da atividade
Amélia ressalta a importância do alongamento para quem tem dor. "Além dos resultados, podem ser feitos em casa facilmente", comenta a professora. Ela lembra, no entanto, que o mais importante é fazer alguma atividade física, mesmo que não seja o alongamento. "Outro cuidado que deve ser tomado é para que não se excedam os limites e os pacientes saiam com dor muscular", diz.

A interação com o paciente, nesse tipo de pesquisa, é grande. Ele recebe informações sobre como fazer os exercícios em casa, além de ser bem orientado sobre sua doença, o que ajuda nos resultados positivos. "Eles chegam muito desanimados no início do tratamento. Nós tentamos mostrar que não é porque alguém disse que o seu problema não tem cura que ele não pode ser controlado e damos como exemplo a dor de cabeça", explica a professora. "Eles também desenvolvem uma percepção corporal maior."

Para Amélia, o paciente começa a mudar ao conhecer novas possibilidades. Com o maior desenvolvimento da consciência corporal, por exemplo, muitos deles começam a perceber o que desencadeia neles as crises de dor. Muitas pessoas podem ter tendência à fibromialgia, mas nunca desenvolver uma crise, mantendo isso controlado.

Atualmente a professora vem desenvolvendo uma outra pesquisa, com 40 pacientes, sobre alongamento e fibromialgia - que deve confirmar os resultados obtidos para um número maior de pessoas. Amélia também estudou a prevalência da fibromialgia na população de Embu-SP e agora estuda a prevalência da doença na população idosa.

Mais informações: pasqual@usp.br, com a pesquisadora

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Psiquiatria forense e psicologia jurídica em debate no IPq
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP realiza nesta quinta (11), das 19 às 23 horas, um encontro científico em psiquiatria forense e psicologia jurídica.

Os temas abordados serão Programa de atenção à criança e o adolescente vítima de violência sexual, com a psicóloga Mery Cândido de Oliveira; Aspectos psiquiátricos do infanticídio, com a psiquiatra Priscila Peranovich Rocco e Diagnóstico das demências: estado atual e desafios médico-legais, com o psiquiatra Sergio Hototian, todos do IPq.

O encontro é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor) do IPq, e será realizado no auditório amarelo do Centro de Convenções Rebouças. O encontro, gratuito, é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Na ocasião, será lançado o livro Temas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica II, de autoria de Antonio de Pádua Serafim, Daniel Martins de Barros e Sergio Paulo Rigonatti, também do Nufor, lançado pela Editora Vetor.

O Centro de Convenções Rebouças fica na Av. Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-7929; site www.hcnet.usp.br/ipq/nufor


Biociências promove curso sobre ecossistemas costeiros
O Instituto de Biociências (IB) da USP promove, de 2 a 4 de junho, o curso de difusão Introdução aos ecossistemas costeiros, voltado para profissionais e alunos da área de meio ambiente.

São oferecidas 25 vagas. O curso envolve aulas práticas e teóricas em Ilha Anchieta, Ubatuba. A inscrição custa R$70,00 e pode ser feita até o dia 25 na Secretaria do Departamento de Botânica, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 17 horas.

A Secretaria do Departamento de Botânica fica na Rua do Matão, Trav. 14, nº 321, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7547 / 3091-7540, com Carlos


Oficina de Comercialização de Produtos Agroecológicos
O Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti, com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), da USP, em Piracicaba, realiza neste sábado (13), das 8 às 15h30, a Oficina de Comercialização de Produtos Agroecológicos. O objetivo é capacitar agricultores e familiares da região de Piracicaba na produção de rótulos e embalagens para alimentos de acordo com as exigências legais.

As atividades vão desde a rotulagem e embalagem de alimentos até palestras sobre comercialização de produtos agroecológicos, sob a orientação da professora Gilma Sturion, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

O evento, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece 40 vagas, isentas de taxa de inscrição. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (0XX19) 3417-6600 ramal 6625 ou e-mail solefrutas@esalq.usp.br.

O Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti, local onde será oferecida a oficina, localiza-se a 15 quilômetros de Piracicaba, no Bairro Batistada, sem número, em Rio das Pedras (SP). O evento faz parte do Projeto Sol e Frutas

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477, com Alicia Nascimento Aguiar, analista de comunicação da Esalq; e-mail alicia@esalq.usp.br


Especialistas da USP participam de encontro em Avaré
Profissionais do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP participam no próximo dia 20, em Avaré (SP), do I Encontro de Psicologia da Saúde e da Família de Avaré. O evento, que acontece das 9 às 17 horas na Câmara Municipal da cidade, irá reunir psicólogos para debater temas como transtornos alimentares (anorexia e bulimia), a atuação do psicólogo em diversas áreas dos serviços de saúde, a relação com a família do paciente e o papel das pessoas que cuidam de doentes.

O objetivo é contribuir para a atualização dos profissionais da região. Os psicólogos Raphael Cangelli, Maria Olímpia J Saikali e Claudia Madureira, do Ambulatório de Transtornos Alimentares do HC vão ministrar a palestra Refletindo questões de saúde e de doença com a família em seus diferentes ciclos de vida. Também apresentará uma palestra o psiquiatra Rafael Villanacci, do Ambulatório de Transtornos Alimentares do HC.

O evento também terá a participação de profissionais da região e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A Câmara Municipal de Avaré fica na Av. Pref. Misael Eufrásio Leal, 999. As inscrições para o evento custam R$15,00 e podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3732-5754, com Alessandra, ou (0XX11) 3733-1366. O evento recebe apoio da Prefeitura e da Associação Comercial de Avaré.

Mais informações: (0XX11) 6163-9393 / 9195-0882, com Suzi Castanheira (assessora de imprensa); e-mail suzi@comunica.inf.br


Evento na FEA sobre a recepção de alunos estrangeiros
A Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da USP realiza nesta quinta (11), às 15 horas, o evento A Recepção aos Estudantes Estrangeiros, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O evento é gratuito, aberto a todos os interessados, e as inscrições podem ser feitas na hora. Serão realizadas diversas palestras, entre elas Experiência dos Alunos da USP no Exterior, com o professor Jorge Tadashi Hiratuka, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), e Experiência dos Alunos Estrangeiros na USP, com os alunos José Luís Dubon Santamaría, de El Salvador, e Ruth Neves dos Santos, de Cabo Verde.

O evento será realizado no auditório FEA-5, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3529/ 2309/ 2407




Agenda Cultural

Exposição Hiroshima - Testemunhos e Diálogos na USP Leste
Reabre nesta quinta-feira (11), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste a exposição Hiroshima: Testemunhos e Diálogos. A curadora da exposição é a professora Maria Luiza Tucci Carneiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

São apresentadas 86 reproduções de desenhos realizados por sobreviventes da bomba atômica, selecionados entre os mais de 2 mil trabalhos que pertencem ao Hiroshima Peace Memorial Museum. Para dialogar com os desenhos-testemunhos, foram selecionadas cinco obras do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP que tratam principalmente da paz. São trabalhos dos japoneses Kimi Nii (nascida em Hiroshima em 1947), Shizuko Onda e Ryokichi Mukai, além de Liuba Wolf (Bulgária) e Austin Wright (Inglaterra).

A exposição é gratuita e fica aberta até o final de junho. Ela é aberta para visitação de alunos, professores e funcionários da USP. Para o público externo, grupos e escolas é necessário o agendamento de visitas, com monitoria, nos telefones (0XX11) 3091-1001/ 1004.

A EACH fica na Av. Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-1013 / 1310


Coralusp XI de Agosto se apresenta na Casa de Dona Yayá
O Coralusp XI de Agosto se apresenta no próximo domingo (14), às 11 horas, na Casa de Dona Yayá. Regido por Eduardo Fernandes, o coral se destaca pelo alto nível técnico-artístico em suas apresentações dentro e fora das salas de concertos, no País e no exterior.

Será apresentado um repertório diversificado com peças de John Lennon e Paul McCartney, Ismael Silva, Noel Rosa, Luís Gonzaga, Erasmo e Roberto Carlos, entre outros. A apresentação é gratuita e aberta ao público.

A Casa de Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; e-mail cpcpublic@usp.br





Quadro de Avisos

Lançamento da pedra fundamental do edifício do projeto Brasiliana
Na próxima quarta (17), às 10 horas, acontece a apresentação do projeto arquitetônico e lançamento da pedra fundamental do edifício do projeto Brasiliana USP. O projeto reunirá em um mesmo edifício, com área total 14 mil m² em terreno de 6 mil m², os acervos da Biblioteca Guita e José Mindlin e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

O primeiro é considerado qualitativamente o mais valioso acervo bibliográfico de caráter privado no Brasil, enquanto o segundo possui o mesmo peso no âmbito universitário em escala nacional. Juntos, estes acervos constituirão a maior brasiliana universitária existente no mundo, à disposição para pesquisas da comunidade acadêmica e de estudiosos em geral.

A sede do edifício foi projetada pela equipe de arquitetos sob a coordenação de Eduardo de Almeida, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e Rodrigo Mindlin Loeb, com assessoria da FAU.

O evento será na sala do Conselho Universitário da USP, que fica na R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3402 , com Carlos


Encontro com parlamentares na FMUSP discute o Hospital das Clínicas
A Faculdade de Medicina (FM) da USP, o Hospital das Clínicas (HC) e a Fundação Faculdade de Medicina (FMM) realizam na próxima segunda-feira (15), às 8 horas, um café da manhã com parlamentares.

Durante o encontro, será discutida a viabilidade de expansão e melhoria das instalações físicas e serviços de alta complexidade do HC e, apresentados alguns dos indicadores relativos à performance do complexo hospitalar em 2005. Foram convidados todos os deputados paulistas para o encontro.

Participarão do café da manhã o professor Giovanni Guido Cerri, diretor da FMUSP, o professor Marcos Boulos, diretor clínico do HC, José Manoel de Camargo Teixeira, superintendente do Hospital das Clínicas, e o professor Flavio Fava de Moraes, diretor geral da FFM.

O encontro será realizado na Sala da Congregação da FMUSP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 455, 3º andar, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3078-2356; e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br


Universia divulga bolsas na Alemanha
O Portal Universia (www.universia.com.br) divulga informações sobre o programa de bolsas de estudos na alemanha oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a estudantes brasileiros. As inscrições estão abertas até 30 de junho.

A matéria apresenta duas modalidades de bolsas: PROBAL, voltado à pós-graduação e ao aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, para realização de projetos de pesquisa e cooperação científica de universidades do Brasil e da Alemanha, e UNIBRAL destinado aos graduandos para estudarem e obterem experiência no exterior. Cada bolsa tem a duração de dois anos com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

No endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=10754, é possível conferir os benefícios e a forma de inscrição para o programa.

Mais informações: www.universia.com.br/bolsas


Central de Relacionamento do HU otimiza atendimento
A Central de Relacionamento Hospital Universitário (HU) da USP, em funcionamento há dois meses, resultou na otimização de até 20% na disponibilidade de vagas e recursos hospitalares na região do Butantã.

A Central de Relacionamento visa, primeiramente, atender ao usuário e agendar consultas, exames e cirurgias. Esta Central organiza a agenda do HU e, no futuro, também das Unidades Básicas de Saúde da região, evitando o deslocamento desnecessário do paciente que procura atendimento médico.

A segunda etapa da Central de Relacionamento prevê a orientação do paciente portador de doença crônica, como diabéticos, hipertensos e asmáticos, para o seguimento no HU, com auxílio de profissional de saúde, que contará com o prontuário on-line do paciente.

A última parte de implantação deste projeto visa a elaboração de pesquisas e estudos epidemiológicos, como estudos de reação adversa para uso de medicamentos. O projeto da Central de Relacionamento conta com o apoio da Siemens, da Sun Microsystems, da Ondina Móveis e do Santander Banespa.

Mais informações: (0XX11) 5090-0590




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Manufatura rápida - avaliação das tecnologias de impressão 3D e FDM na fabricação de moldes rápidos. José Roberto Martins. Dia 16, às 14 horas.

Estimativa da razão de carregamento a partir da análise fratográfica da relação entre a altura e espaçamento inter-estrias de uma liga de Al aeronáutica AMS 7475-T7351. Aristides Alves Messias Filho. Dia 19, às 14 horas.

Doutorado

Planejamento e gestão ambiental: uma proposta metodológica. Clauciana Schmidt Bueno de Moraes. Dia 17, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Doutorado

Identificação de parâmetros em obras civis. Adriane Costa. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Agressividade de isolados de Cercospora zeae-maydis em genótipos de milho. Sandra Marisa Mathioni. Dia 19, às 14 horas.

Doutorado

Caracterização de proteínas de reserva de mutantes de endosperma de milho de alta lisina. Alejandro Alberto Toro. Dia 17, às 8 horas.

Mapas de ligação e identificação de Locos Controladores de Características Quantitativas (QTLs) associados à resistência a Crinipellis perniciosa em acessos de cacaueiro (Theobroma cacao) originários da Amazônia Brasileira. Paulo Sérgio Bevilaqua de Albuquerque. Dia 18, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Medicina

Mestrado

A relação entre o perfil glicêmico materno e o índice de líquido amniótico em gestações complicadas pelo diabetes mellitus. Carlos Alberto Maganha. Dia 17, às 9 horas.

Doutorado

Pentoxifilina reduz a atividade pró-inflamatória e aumenta a atividade anti-inflamatória em pacientes com doença arterial coronária: um estudo duplo cego, randomizado e contralado por placebo. Juliano de Lara Fernandes. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Mestrado

Uma heurística para o problema de dimensionamento de lotes em fundições. Viviane Sayuri Tonaki. Dia 22, às 9h30.

Doutorado

Extensão de GENSMAC para escoamentos de fluidos governados pelos modelos integrais de Maxwell e BKZ. Manoel Silvino Batalha Araújo. Dia 22, às 8h30 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638 / 3373-8110


 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br