São Paulo, 12/05/2006 - Boletim nº1840
saúde
Vasos do rim impedem redução
da pressão após exercícios

Durante exercícios físicos repetidos,
pessoas hipertensas têm uma redução
parcial da pressão arterial devido a uma
contração dos vasos do rim
leia...
Conferência na FSP trata
de saúde complementar
Projetos selecionados na Febrace
têm repercussão internacional

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Vasos sangüíneos dos rins impedem a redução da hipertensão por meio dos exercícios físicos

Juliana Cardilli

Em pessoas hipertensas, os exercícios físicos repetidos têm um efeito benéfico para a redução parcial da pressão arterial, mas não a corrigem completamente. No Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, cientistas que buscaram entender os motivos dessa não-correção identificaram os vilões dessa história: os rins. A biomédica Lisete Compagno Michelini constatou em suas pesquisas que os vasos sangüíneos desses órgãos se contraem durante a atividade física.

A hipertensão resulta da força a mais que o coração emprega para bombear o sangue em arteríolas (pequenos vasos sangüíneos) que, com suas paredes contraídas, apresentam menor espaço para a passagem do sangue. Os exercícios físicos já são utilizados como uma forma de prevenção e tratamento a quadros leves de hipertensão, pois durante sua realização é apresentada uma diminuição da parede das arteríolas dos músculos esqueléticos - utilizados durante os exercícios - aumentando o espaço para a passagem do sangue. Nos testes realizados com ratos verificou-se que nos rins a espessura das paredes dos vasos não foram alteradas, mantendo assim reduzido o canal para a passagem de sangue.

Metodologia
Os animais foram divididos em dois grupos: um geneticamente selecionado para ser ter pressão alta e outro com pressão normal. "Esses animais apresentam um modelo de hipertensão muito parecido com o do homem", lembra Lisete. Cada um dos grupos de cobaias foi dividido entre os sedentários e os submetidos a treinamento físico. "No grupo de hipertensos, somente os que treinaram tiveram redução da pressão arterial. Os com pressão normal não apresentaram alterações."

Durante a análise do comportamento das arteríolas dos ratos hipertensos após o exercício, verificou-se que os vasos sangüíneos dos rins não alteravam a espessura de suas paredes como o ocorrido nos músculos esqueléticos, mantendo assim reduzido o canal para a passagem de sangue.

Lisete explica que, com o corpo em repouso, o rim recebe cerca de 23% do fluxo de sangue, uma taxa elevada, enquanto os músculos esqueléticos recebem cerca de 14%. Com o exercício, os músculos passam a receber cerca de 85% do fluxo, e o rim, que em situações normais recebe mais que o necessário para nutrir suas células, contrai as paredes de suas arteríolas para receber menos sangue, que será necessário nos músculos. "Desse modo, os vasos renais contribuem para manter a pressão elevada", constata a biomédica.

Efeitos do Exercício
O exercício não alterou os vasos de ratos sem hipertensão e mostrou efeitos benéficos em vasos da musculatura de hipertensos, mas não em outros vasos, como nos dos rins. "Por isso a pressão dos hipertensos pode ser reduzida, mas não corrigida" explica a biomédica.

Lisete ressalta que os exercícios empregados foram os aeróbios (como caminhadas) de baixa intensidade e de baixo impacto. A pesquisadora concluiu que o treinamento corrigiu apenas o que estava errado na hipertensão, sem alterar a pressão dos ratos saudáveis. "O exercício é um contraponto à inatividade, que é muito ruim para o nossa saúde. É uma prevenção, que contrabalança a falta de atividade física regular que caracteriza a vida moderna", recomenda.

Mais informações: (0XX11) 3091-7213 ou michelin@usp.br, com a pesquisadora

Imagem: Argus Documentação / CCS / USP




Cursos e Palestras

Conferência na FSP trata de saúde complementar
Será realizada no próximo dia 19, às 10 horas, a conferência Sistema de Informações em Saúde Complementar, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

O evento é uma promoção da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP, junto com o Curso de Especialização em Epidemiologia para Serviços de Saúde, do Departamento de Epidemiologia da FSP. Será ministrado por Ceres Albuquerque, Gerente Geral de Informação e Sistemas da Agência Nacional de Saúde. É aberto ao público e tem vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no e-mail svalunos@fsp.usp.br.

O evento acontece no Anfiteatro Paula Souza da FSP, que fica na Av.Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091; e-mail svalunos@fsp.usp.br


MAC faz mesa-redonda na Semana Nacional dos Museus
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP realiza na próxima terça-feira (16), às 10 horas, a mesa-redonda A arte e o jovem: Práticas e Propostas. O evento integra a Semana Nacional dos Museus.

A mesa-redonda busca discutir novas formas de integração do jovem no universo da arte, a partir de experiências de artistas e profissionais com jovens estudantes, jovens em situação de rua e jovens com comprometimentos de saúde (inclusive mental). Serão tratados os seguintes temas:

Projeto Oficina do Vidro, com Deborah Muszkat, artista plástica; A Organização da Linguagem Jovem: Experiências com Arte no Clubinho, com Heloisa Margarido Salles educadora do Centro de Expressão e Construção do Centro Cultural Banco do Brasil; Das Loucuras da História: Dança-Teatro e Sofrimento Psíquico, com Myrna Coelho, do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP; e A Prática da Diferença, com Nair Kremer, artista plástica e educadora.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-3559. O evento será realizado no MAC, que fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, S ão Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3559; e-mail infomac@usp.br; site


A investigação da Psicopatogênese é abordada em Ribeirão Preto
O Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP realiza no próximo dia 26, às 20 horas, a conferência A Investigação Da Psicopatogênese - Discussão de Caso Clínico, que será ministrada pelo médico Oswaldo di Loreto. O evento é dirigido a estudantes e profissionais das áreas de Psiquiatria e Psicologia.

A conferência será no Auditório do Colégio Marista (R. Marcondes Salgado, s/n, Ribeirão Preto) e será conferido certificado aos participantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento no escritório da Ethica Eventos (R. Florêncio de Abreu, 681, sala 907, Ribeirão Preto), que está organizando a conferência. O número de vagas é limitado. A taxa é de R$30,00 para estudantes e sócios do Centro Médico do HC e R$40,00 para profissionais.

Também é possível efetuar a inscrição via correio convencional. Os detalhes (como conta para depósito e endereço completo para correspondência) podem ser obtidos pelo telefone (0XX16) 3941-4690, na Ethica Eventos.

Mais informações: (0XX16) 3941-4960; e-mail ethica@ethicaeventos.com


Curso de decoração de casas será oferecido em Bauru
A seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP realiza nesta segunda-feira (15) o workshop Decoração de Casas.

O curso será ministrado pela arquiteta Maria Antonia Zeca, que é professora de Desing de Interiores no Senac-Bauru. O worshop será no anfiteatro da biblioteca do campus, das 12 às 13 horas.

Os interessados devem entrar em contato com o Centro Cultural, na Al. Doutor Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (0XX14) 3235-8394. As vagas são limitadas.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394




Agenda Cultural

Programação da TV USP entre 16 a 21 de maio
Confira a programação da próxima semana:

Contraponto - Previdência Social. No programa dessa semana você se informa sobre a Previdência Social, o sistema de proteção social que assegura o sustento do trabalhador e de sua família quando este não pode trabalhar. Terça-feira (16), às 21 horas.

Olhar da USP - Blogs, Notícias e Credibilidade na Internet. Os blogs trouxeram um desafio para o internauta: diferenciar o que é notícia do que é boato ou opinião. Neste programa, os jornalistas Maurício Tuffani e Silvia Rocha, dão dicas de como não ser enganado por um território democrático, mas também cheio de mentiras. Quinta-feira (18), às 21 horas.

Pgm - Desafio Brasil: fontes alternativas. Aquecimento de residências usando energia solar, gás natural, aquecimento central. Essas fontes de energia alternativa são realmente viáveis? Confira no Pgm o debate Desafio Brasil sobre as opções dessa energia, que normalmente têm custo mais baixo e muitas vezes partem do uso de fontes renováveis.

Vôlei: esporte dos levantadores - Poucos sabem que os levantadores desempenham essencial papel de liderança dentro da quadra de vôlei. Confira as entrevistas com o ex-levantador da seleção brasileira, Maurício, participante de cinco Olimpíadas; Fernanda Venturini; Antonio Rizola (treinador da seleção feminina juvenil); Rosemeire de Oliveira (professora de vôlei e pesquisadora).

Agenda: Retratos da vida - Dez esculturas de aço de 20 a 30 toneladas cada. Essas são as peças da exposição ao ar livre "Retratos da Vida”. São obras que representam pessoas que atuaram, de alguma forma, pela paz mundial. A mostra fica na Praça Cívica do Memorial da América Latina até o dia 6 de junho, de terça a domingo, das 9h00 às 18h00. A entrada é franca. Sexta-feira (19), às 21 horas.

Especial - VideoFau – Monte Verde - "Aqui era tudo mata, tudo verde..." dizia um dos moradores às margens do maior reservatório de águas da zona sul de São Paulo. No cenário da busca pela moradia, da ausência do poder público, assistimos o conflito das ações humanas sobre o ambiente: a expansão urbana invadiu as águas. Domingo (21), às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv


Cinusp realiza mostra 4 x Ozon
O Cinusp "Paulo Emílio" apresenta de 15 a 26 de maio a mostra 4 x Ozon. Nascido em 1967, o cineasta François Ozon é um dos mais jovens e vigorosos realizadores franceses da atualidade. Em parceria com o Consulado da França e a Cinemateca da Embaixada Francesa, o Cinusp propõe um breve ciclo com os quatro longas mais conhecidos de Ozon no Brasil, Gotas d'Água Sob Pedras Escaldantes, Sob a Areia, 8 Mulheres e Swimming Pool, e que representam exatamente o miolo de sua produção.

Confira a programação:

Gotas d'Água Sob Pedras Escaldantes, dias 15 e 17, às 16 horas, e dias 18 e 19, às 19 horas

Sob A Areia, dias 15, 16 e 17 às 19 horas, e dia 18, às 16 horas

8 mulheres, dias 22 e 24 às 16 horas, e 25 e 26, às 19 horas

Swimming Pool, dias 22 e 24, às 19 horas, e 25 e 26 às 16 horas.

O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, 181, Colméias, favo 4, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.usp.br/cinusp




Publicações

Absusp lança novo jornal
A Associação Bauruense dos Servidores da USP (Absusp), que congrega 650 associados das unidades da USP-Bauru, lançou neste mês de maio um novo jornal. Absusp Informa traz em sua primeira edição notícias e dicas nas áreas da saúde, lazer e economia.

Para o presidente da entidade, Dirceu Dias de Moraes, a publicação surgiu para proporcionar melhor comunicação entre os servidores. Este é o segundo jornal da história da entidade; na década de 90 circulava a Folha da Absusp voltada para os interesses dos funcionários. Absusp Informa é editado pelos jornalistas Emerson Travalini e Patrícia Ariosi e tem periodicidade trimestral.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156, com Luís Victorelli




Quadro de Avisos

Projetos selecionados pela Febrace têm repercussão internacional
Na manhã da última quarta-feira (10), o jornal The Indianapolis Star estampou a foto de dois jovens cientistas brasileiros na capa do caderno Metro& State. Lucas Sodré, 18, e Wellington Barbosa, 17, são os responsáveis pelo projeto Ergolherão - um equipamento de uso público (telefone e internet) com sistema mecatrônico que permite ajuste automático conforme a altura do usuário.

O projeto foi selecionado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) deste ano para participar da Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF 2006), a maior feira mundial de Ciências e Engenharia de jovens do ensino fundamental, médio e técnico. A Febrace, que ocorreu entre os dias 21 e 25 de março, é organizada pela USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica.

Outro projeto que chamou a atenção foi o desenvolvido pelo jovem Denilson Luz Freitas. Batizado como Projeto Aram, trata-se de um sistema para dessalinização de água para regiões carentes usando apenas energia solar. Denilson foi o único estrangeiro a ser entrevistado por Craig R. Barrett, da direção da Intel Corporation, em sua visita pelos stands da ISEF

A Intel ISEF 2006 vai até este sábado (13). A delegação brasileira compete com mais de 1450 jovens de 47 países. Em sua 57ª edição, a Intel ISEF oferece U$4mi em prêmios – incluindo três bolsas de estudos no valor de U$50 mil.

Mais informações: (0XX11) 3091-5561 / 8232-6527, com Johny Ho; (0XX11) 3091-5661 / 9518-9605, com Gabriel Corrêa; site www.lsi.usp.br/febrace


Programa da Medicina busca melhorar a qualidade de vida
A Faculdade de Medicina (FM) da USP lança, neste mês, o programa Construindo uma Vida Melhor II, que é voltado aos funcionários técnicos e administrativos da Instituição.

O programa inclui três atividades: a palestra Sendo mais Feliz; explicações e distribuição do Manual de Orientações dos Funcionários Conhecendo a FMUSP e Enxergando a Realidade II, uma coleta de opiniões individuais para uma nova pesquisa sobre o clima organizacional.

O programa, que vai até o dia 8 de junho, terá reuniões para grupos pré-formados às quartas e quintas-feiras, às 8 horas e às 14h30. Cada reunião dura duas horas e meia. O programa é gratuito e não tem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3066-7432 / 7208, com a assessoria de RH, com Marli




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Mestrado

Lesões por esforços repetitivos entre os cirugiões dentistas de Ribeirão Preto-SP: ocorrência e medidas de prevenção e tratamento adotadas. Habib Assad Nader. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394


Escola Politécnica

Mestrado

Amortecimento da celeridade de onda em condutos forçados. Pedro Alves Silva. Dia 16, às 9 horas.

Doutorado

Arquitetura híbrida para robôs móveis baseada em funções de navegação com interação humana. Valdir Grassi Júnior. Dia 19, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Identificação de proteínas da região cambial de Eucalyptus grandis por eletroforese bidimensional e espectrometria de massas. Paola Alejandra Fiorani Celedón. Dia 19, às 8 horas.

Um olhar econômico sobre a saúde e o trabalho infantil no Brasil
. Alexandre Chibebe Nicolella. Dia 22, às 8 horas.

Amadurecimento do mamão 'Golden': ponto de colheita, bloqueio da ação do etileno e armazenamento refrigerado. Ilana Urbano Bron. Dia 22, às 8 horas.

Modelos e mecanismos de sucessão secundária na Floresta Atlântica em Linhares (ES). Samir Gonçalves Rolim. Dia 25, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 4282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Afinidades y oposiciones em la narrativa colombiana. Una lectura de Jorge Isaacs, José Asunción Silva, Gabriel García Márquez y Álvaron Mutis. Alfredo Laverde Ospina. Dia 19, às 14 horas.

Migrantes cearenses no Pará: faces da sobrevivência. Franciane Gama Lacerda. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Instituto de Psicologia

Doutorado

Transplante cardíaco - o ninho da fênix: um estudo sobre as relações objetais de paciente em processo de transplante cardíaco. Ana Augusta Maria Pereira. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br