São Paulo, 17/05/2006 - Boletim nº1843
economia
Câmbio e logística limitam
exportações de microempresas

Instabilidade nas cotações do dólar
e dificuldade no transporte das
mercadorias reduz as vendas ao exterior,
aponta pesquisa da FEA com empresários
leia...
IAG debate ocupações
humanas na Eurásia
Jards Macalé e Belchior se
apresentam na Praça do Relógio

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Câmbio, transporte e desinformação dificultam exportações de micro e pequenas empresas

Júlio Bernardes

A instabilidade do câmbio, a logística de transporte de mercadorias e a falta de informação sobre procedimentos de exportação representam os maiores entraves para as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras exportarem seus produtos. Responsáveis por apenas 2,4% do total das exportações do Brasil (2003), essas empresas têm como maior motivação para a exportação a diversificação de clientes e a perspectiva de maiores lucros.

Em sua pesquisa de mestrado sobre o tema, apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, o engenheiro e consultor em administração Fernando Martinson Ruiz entrevistou 102 micro e pequenos empresários por meio de um questionário (survey) e realizou entrevistas mais amplas em nove empresas dos setores têxtil, calçadista e odontológico.

Segundo ele, "as exigências dos clientes estrangeiros favorecem a melhoria tecnológica dos produtos e o custo do capital diminui com empréstimos a juros menores que no mercado brasileiro."

A política de câmbio dificulta a expansão das exportações, ressalta o pesquisador. "O maior problema não está no valor baixo do dólar, mas na instabilidade das cotações, que torna a perspectiva de ganhos menos atraente", ressalta. "As deficiências em portos, estradas, ferrovias e aeroportos também criam gargalos logísticos que tornam mais complicada a internacionalização das empresas."

Desinformação
Ruiz alerta que a desinformação aumenta o receio dos empresários em lidar com os trâmites burocráticos envolvidos nas exportações. "Muitas empresas não têm conhecimento do processo e não possuem pessoal com domínio do idioma inglês, exigido no preenchimento da documentação."

As MPEs representam 7.000 das 11.200 empresas que exportam no País, aponta o pesquisador, lembrando que a falta de continuidade nas exportações dificulta a inserção no exterior. Ele contabiliza que o índice de descontinuidade chega a 70% nas empresas de pequeno porte e 61% nas microempresas. "O índice de MPEs que exportam há mais de dez anos é de 34%."

De acordo com Ruiz, o mercado mais procurado pelas MPEs é o Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai). "As empresas começam a exportar por essa região, pois os custos de envio são menores e se trata de países mais próximos culturalmente do Brasil."

Entre os setores que mais exportam estão o têxtil e o calçadista. "Nestas áreas, além dos problemas cambiais, há uma grande competição com a China, o que exige mercadorias muito baratas", diz o pesquisador. "O setor de instrumentos odontológicos cresceu apostando na qualidade e na diferenciação de seus produtos."

Uma solução pesquisada por Ruiz para ampliar a presença das MPEs no exterior é a formação de consórcios e associações de exportadores, adotado por empresários de Birigui e de Ribeirão Preto. "Somando forças, é possível reduzir os custos de divulgação internacional dos produtos, por exemplo."

Mais informações: (0XX11) 8222-7721, com Fernando Martinson Ruiz

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Ocupações humanas na Eurásia em debate no IAG
No próximo dia 25, às 11 horas, será realizada a palestra Primeiras Ocupações Humanas na Eurásia: Evidências da Espanha, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, com o professor Josep M. Pares, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. O evento, em inglês, discutirá os resultados em sítios paleoantropológicos que vêm desafiando a visão convencional sobre as primeiras ocupações da Eurásia.

A palestra será gratuita, no Auditório 1 do IAG, que fica na R. do Matão 1226, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: site http://www.iag.usp.br/geofisica/novidades.php


Jornada atuária discute a profissão na FEA
A 1ª Jornada Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP acontecerá de 22 a 26 de maio. Serão realizadas palestras todos os dias, que discutirão o tema A questão atuarial no Brasil e no mundo, abordando seus diversos aspectos, desde suas aplicações securitárias até os problemas envolvendo questões que aflingem os objetivos da sociedade, como a máquina previdenciária.

Na segunda (22), o palestrante é Sergio Rosa, presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI); na terça (23) é a vez de Rachel Sztajn, professora da Faculdade de Direito (FD) da USP; no dia 24, Alexsandro Broedel, cientista atuarial da FEA; dia 25 tem a palestra de José Valdir Gomes, diretor de Departamento de Assuntos Atuariais do Ministério da Previdência Social; e dia 26 os debates terminarm com José Ricardo Sasseron, presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (ANAPAR).

Todas as palestras acontecerão às 18 horas, exceto no dia 22, que será às 17 horas. O evento é gratuito, e as inscrições podem ser feitas pelo site. A jornada será no auditório A1 da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3327-0332; e-mail neves@atuaridades.org; site www.atuaridades.org


Palestra no Parque CienTec aborda resíduos sólidos
O Parque CienTec da USP realiza no próximo sábado (20), às 17 horas, a palestra A Problemática do Resíduo Sólido no Brasil, a ser ministrada pela professora Égle Novais Teixeira, da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Serão abordados temas como a situação do lixo no País, os diversos tipos de coleta e a visão global atual do desenvolvimento sustentável. O evento é gratuito, e é necessário fazer agendamento prévio por meio dos telefones (0XX11) 5077-6313 / 6314.

O endereço do CienTec é Av. Miguel Stéfano, 4200, Água Funda, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5077-6313 / 6314


Palestras em maio na Fundação Vanzolini
A Fundação Vanzolini, entidade sem fins lucrativos gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP, promove às quartas-feiras do mês de maio, a partir das 19h45, três palestras.

Os Caminhos do Marketing na era da dispersão, com David Lederman, engenheiro formado pela Poli, na quarta-feira (17); Estresse nas Empresas, com o palestrante Luiz Roberto Gonçalves Fava, no dia 24; e Análise S.W.O.T, com Giancarlo Pereira, engenheiro pela Poli, no dia 31.

Os eventos são voltados a empresários, engenheiros, administradores, psicólogos, pedagogos e outros profissionais de mercado. As inscrições devem ser feitas com até um dia de antecedência, por meio do telefone (0XX11) 3541-3789 ou e-mail palestra@vanzolini.org.br. O participante deve levar um quilo de alimento não perecível no dia da palestra.

As palestras serão realizadas na Unidade Paulista da Fundação, que fica na Av. Paulista, 967, 5º andar, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3541-3789; e-mail palestra@vanzolini.org.br



Encontro entre FEA e FD sobre princípio da precaução
O Centro de Estudos em Direito, Economia e Organizações (Cedeo) da USP realiza na próxima terça (23), às 11 horas, o encontro Aplicação e Interpretação do Princípio da Precaução na União Européia.

O evento marca o 1º encontro do ano VI do projeto conjunto da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e da Faculdade de Direito (FD), ambas da USP. Terá como palestrante a professora Ana Carretero Garcia, da Universidade de Castilla-La Mancha, da Espanha, e como debatedores os professores Decio Zylbersztajn, da FEA, e Rachel Sztajn, da FD.

O evento é gratuito, mas é necessário confirmar presença pelo e-mail cedeo_dialogos@yahoo.com.br.

A palestra será na Sala Congregação da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: site http://www.fundacaofia.com.br/pensa/cedeo/


Seminário discute evolução tecnológica nas empresas
O seminário Empreendedorismo e evolução tecnológica: A experiência de uma empresa brasileira, será realizado na próxima quinta-feira (18), às 17h30, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O seminário é uma realização do curso de Relações Internacionais da USP, e terá como palestrante Carlos M. Siffert, diretor e sócio-gerente da Promon Empreendimentos e Participações S.A.

O evento, gratuito e sem necessidade de inscrições prévias, acontece na sala E-01 da FEA-1, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6029; e-mail relinter@usp.br




Agenda Cultural

Jards Macalé e Belchior se apresentam na Praça do Relógio
Neste domingo (21), a Praça do Relógio da USP vai ser palco de alguns shows que fazem parte do projeto Virada Cultural. Belchior e Jards Macalé se apresentam às 11 e às 12h30, respectivamente. Às 14 horas é a vez de Cacau Brasil.

Os shows são uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP e fazem parte do Virada Cultural, projeto da Secretaria Municipal de Cultura que, esse ano, acontecerá das 18 horas do sábado (20) até as 18 horas do domingo (21), num total de 24 horas de atividades.

Os shows serão gratuitos e abertos ao público. A Praça do Relógio fica na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2093, com Marilena Pires





Quadro de Avisos

Canal Universitário mostra o que faz um prefeito na USP
O Canal Universitário de Bauru exibe nesta semana o programa Rumos Especial: Prefeitura da USP. O novo prefeito do campus da USP em Bauru, José Roberto de Magalhães Bastos, revela no programa que o segredo de um bom gerenciamento é manter a harmonia entre as unidades do campus. O cargo, quase sempre associado à administração municipal também existe num campus universitário e é fundamental para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela instituição.

O programa terá duração de 30 minutos, e será exibido às 11h30, 13h30, 18 horas, 20 horas e 21h50.

Mais informações: www.sciencenet.com.br





Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Avaliação da qualidade do transporte coletivo da cidade de São Carlos. Mauricio Olbrick Rodrigues. Dia 26, às 9 horas.

Formulação h-adaptativa do método dos elementos de contorno para elasticidade bidimensional com ênfase na propagação da fratura. Oscar Bayardo Ramos Lovon. Dia 26, às14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Doutorado

Contribuição ao estudo da integridade superficial de um aço inoxidável super-duplex após usinagem. Éd Claudio Bordinassi. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

Marketing global: um estudo exploratório das atividades de marketing nas empresas exportadoras do Norte do Paraná. Mario Nei Pacagnan. dia 17, às 10h30.

Medição de desempenho do gerenciamento de processos de negócio - BPM no PNAFE: uma proposta de modelo. Francisco Sobreira Netto. dia 17, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Medicina

Doutorado

Avaliação da fenotipagem leucocitária e da resposta linfoproliferativa de pacientes HIV soronegativos com neurocriptococose. Katya Cristina Rocha. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Mestrado

O geóide gravimétrico e o nível médio do mar na região do Datum altimétrico brasileiro: um estudo comparativo. Alexandre Bernardino Lopes. Dia 17, às 10 horas.

Otimização de perfis de reflexão GPR sobre manilha de concreto e tubulações de PVC instaladas no sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP. Robson Santos Lima. Dia 18, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4762


Instituto de Física

Doutorado

Síntese e caracterização de nanopartículas superparamagnéticas de óxido de ferro com aplicação ao estudo da cinética de eliminação e biodistribuição em ratos. Lionel Fernel Gamarra Contreras. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Distribuição das associações de foraminíferos planctonicos na margem continental brasileira, entre o Banco de Abrolhos (BA) e Chuí (RS) e sua relação com as Massas d´água, principalmente aquelas trans. Raquel Fernanda Passos. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br