São Paulo, 18/05/2006 - Boletim nº1844
saneamento
Etapa prévia de desinfecção
otimiza tratamento de esgoto

O acréscimo de uma pequena quantidade
de reagente ao tratamento do efluente
enfraquece os microorganismos e torna a
desinfecção convencional mais eficiente
leia...
Palestra no Museu Paulista
discute nanotecnologia
Departamento de Zootecnia
da Esalq realiza leilão de bovinos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Acréscimo de etapa faz tratamento de esgoto eliminar maior quantidade de microorganismos

Aline Moraes

Pesquisa realizada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP revelou que é possível diminuir consideravelmente o número de microorganismos patogênicos (que podem causar doenças) no tratamento do esgoto sanitário. A inovação se deve ao acréscimo de uma etapa prévia de desinfecção capaz de enfraquecer esses organismos, tornando-os mais sensíveis à ação do agente empregado na etapa de desinfecção convencional - que tem como função matar esses patógenos.

"Esse processo já havia se mostrado eficaz no tratamento de água de abastecimento", conta Patrícia Bilotta, autora do estudo. "Mas, pouco se acreditava no seu efeito com relação ao esgoto, devido à grande quantidade e diversidade de microorganismos que ele contém, dentre outros aspectos limitantes". Com seu trabalho de doutorado, realizado no Departamento de Hidráulica e Saneamento, Patrícia quis mostrar que o sistema funciona.

O efluente tratado na Estação de Tratamento de Esgoto do campus da USP São Carlos, utilizado como base para o estudo, foi submetido à ação de ozônio e de radiação ultravioleta (UV) - reagentes que Patrícia já havia investigado em seu mestrado. Na etapa de desinfecção, comum tanto ao sistema convencional quanto ao experimental, empregou-se 30 miligramas de ozônio por litro de esgoto e 120 miliwatts de UV a cada segundo por centímetro quadrado ocupado pelo efluente. Na pré-desinfecção, restrita ao sistema experimental, esses valores caíram para 1 e 51, respectivamente. "Era necessário alcançar um tratamento potencializado com uma quantidade muito pequena dessas substâncias, para que o sistema fosse avaliado em condições de limite", explica Patrícia.

Resultados
Patrícia trabalhou com quatro indicadores de contaminação por microrganismos patogênicos, dos quais ela destaca a bactéria E. coli e o protozoário Clostridium perfringens. "Essas duas espécies representam extremos de resistência aos reagentes, sendo o protozoário muito difícil de eliminar", descreve. Apesar disso, tanto com ozônio quanto com UV, a quantidade desses microorganismos ao final do tratamento experimental foi menor que no convencional.

De 100 mil bactérias encontradas na amostra de 100 mililitros (mL) colhida antes da pré-desinfecção, passou-se para praticamente zero depois da desinfecção. Na amostra proveniente do tratamento comum, ainda restaram 100 desses organismos. No caso do protozoário, de mil passou-se para 10 deles com a participação da pré-desinfecção. No sistema convencional, o número de protozoários foi reduzido para 100. "A análise da amostra de esgoto tratado apenas pela pré-desinfecção mostrou que não houve alteração na quantidade de microrganismos, mas a combinação dessa etapa com o restante do processo resultou em sensíveis diferenças", aponta a pesquisadora.

Ganhos futuros
Com esse sistema de tratamento é possível chegar à mesma eficiência de tratamento que se tem hoje com menor aplicação de reagentes no sistema convencional, gerando gastos menores.

Devido à eficiência de eliminação de microorganismos, a água resultante do tratamento experimental do esgoto pode até ser utilizada na irrigação. "A quantidade de microorganismos alcançada se situou abaixo do limite máximo determinado pela OMS para aplicação na agricultura", conta a pesquisadora.

Mais informações: (0XX16) 3373-9552, com Patrícia Bilotta; e-mail pbilotta@sc.usp.br




Cursos e Palestras

Palestra no Museu Paulista discute nanotecnologia
O professor Adalberto Fazzio, do Instituto de Física (IF) da USP, ministra no próximo dia 25, no Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga), a palestra Deus e o Diabo na Nanotecnologia. A palestra acontecerá às 14 horas no auditório do Museu (Parque da Independência, s/n, Ipiranga, São Paulo).

A nanociência estuda os objetos na escala nanométrica (bilionésimo do metro) e a nanotecnologia explora suas aplicações. São inúmeros os cientistas que preconizam a nanotecnologia como a maior revolução industrial de todos os tempos. Como essa revolução pode afetar os valores econômicos, éticos, políticos? Essa nova tecnologia vem para o bem ou para o mal? Esta palestra pretende mostrar o que é a nanociência e a nanotecnologia e como elas devem transformar a nossa vida no futuro.

Os interessados em assistir à palestra podem se inscrever gratuitamente até o dia 24 pelo telefone (0XX11) 6165-8006. O evento faz parte do ciclo Física para Todos.

Mais informações: (0XX11) 6165-8006


Professora da Universidade de Coimbra faz palestra na FFLCH
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza no dia 24, às 14 horas, a palestra A poesia Angélica de Rainer Maria Rilke e sua repercussão em Miguel Torga, Nuno Júdice e Wim Wenders, .

A palestrante será a professora Maria António Hörster, da Universidade de Coimbra (Portugal), e é organizada pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH. O evento será aberto e gratuito.

A palestra será na sala 266 do prédio da Letras, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5041


I Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física
O Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar da Faculdade de Educação (FE) da USP vai realizar nos dias 4 e 5 de julho o I Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física, voltado aos educadores em atuação na Educação Básica.

O objetivo é proporcionar condições para discussão e socialização de temas relativos à prática escolar bem como tratar de questões teóricas que fundamentam as ações educativas no âmbito da educação formal. Busca, ainda, analisar e divulgar as propostas em desenvolvimento nas escolas de Educação Básica e suas repercussões na sociedade.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 15 e 30 de junho no site www.fe.usp.br, que também traz detalhes da programação. Todos os participantes receberão certificado conforme a modalidade de participação. A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.fe.usp.br



O audiovisual sob a perspectiva das Ciências Sociais
Será realizado na próxima semana (de 22 a 26 de maio), na USP, o Simpósio Internacional Tradução e Percepção - Ciências Sociais em Diálogo, organizado por pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

O simpósio vai debater questões recentes do campo da antropologia e sociologia do audiovisual, da arte e dos sentidos. Serão abordadas questões como a construção simbólica da realidade, a afirmação e o exercício da compreensão da alteridade.

O simpósio é uma iniciativa do Grupo de Antropologia Visual (Gravi), da USP, por meio do projeto temático Alteridade, expressões culturais do mundo sensível e construções da realidade, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Haverá conferências, mesas-redondas e mostras de filmes, com atividades distribuídas nos períodos da manhã e da tarde. A programação completa está disponível no endereço www.lisa.usp.br/simposio.

O evento acontecerá na sala 24 do prédio das Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3045, no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) da FFLCH; e-mail lisa@usp.br; site www.lisa.usp.br/simposio


A obra de Käthe Kollwitz é tema de palestra em São Paulo
A pesquisadora e professora Eliana de Sá Porto De Simone, doutora pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, ministra nesta segunda-feira (22), às 19 horas, no Instituto Martius-Staden, uma palestra sobre a obra da artista plástica alemã Käthe Kollwitz. O evento, realizado com parceria entre a Editora da USP (Edusp) e o Instituto, terá entrada gratuita e aberta ao público.

A obra de Käthe (1867-1945) tornou-se um canal de denúncia da violência sofrida pelas massas no início do século XX. O engajamento da artista garantiu seu destaque na história da arte, mas também há, em sua obra, espaço para uma dimensão mais íntima e familiar. Muitas de suas obras ligam-se a Berlim, cidade cheia de transformações que sempre atraiu pessoas de todo o mundo.

A palestrante é autora do livro Käthe Kollwitz (Edusp, 232 págs, R$84,00), crítica da arte e professora convidada na Universidade de Heidelberg (Alemanha). Na palestra, ela falará sobre a obra da artista alemã e sua relação com Berlim, cidade escolhida como cenário também pela fotógrafa Adri Felden. As fotografias da brasileira é o tema central da exposição Berlim, Berlin, que ainda pode ser visitada até o dia 26 no Instituto Martius-Staden.

O Instituto Martius-Staden fica na R. Itapaiúna, 1355, em São Paulo. A entrada é pelo portão da Unidade III do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Mais informações: (0XX11) 3744-1070, no Instituto Martius-Staden; site


FEA debate dialética de Furtado
Na próxima sexta-feira (19), às 11h30, acontece o seminário Dialética e desenvolvimento em Furtado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O palestrante será o professor José Eli da Veiga, da FEA, que falará sobre importância de se distinguir com mais clareza, três noções que são amalgamadas, com grande freqüência no pensamento de Celso Furtado, gerando imensa ambigüidade: desenvolvimento econômico, desenvolvimento do capitalismo, e desenvolvimento tout court.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

O seminário será na sala E-5 da FEA-1, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5886; e-mail cpgipe@edu.usp.br; site


IPq promove palestra sobre neurogenese e esquizofrenia
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, realiza na próxima quinta-feira (18) às 9h30, uma reunião científica aberta e gratuita sobre Neurogenese e esquizofrenia: estudo molecular de associação.

A palestra será com a psiquiatra Sheila Gregório, pós-graduanda do IPq, sob coordenação do professor Hélio Elkis, chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Não é necessário fazer inscrição prévia.

O evento será no Anfiteatro do IPq, no 1º andar, que fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, s/n, São Paulo, SP.

Mais informações: (0XX11) 3069-6890; site www.hcnet.usp.br/ipq





Publicações

A importância de Monteiro Lobato para a indústria editorial
A Editora da USP (Edusp) lançou uma reedição da obra Monteiro Lobato: Intelectual, Empresário, Editor (R$47,00, 232 págs), de autoria da professora Alice Mitika Koshiyama, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O livro é baseado na pesquisa de mestrado realizada nos anos 70 por Alice na USP. Esta reedição analisa a importância do escritor para a indústria editorial do Brasil, tendo como pano de fundo a formação do mercado consumidor de livros no País desde os tempos coloniais. A obra faz parte da Coleção Memória Editorial, da Edusp.

Mais informações: www.edusp.com.br




Quadro de Avisos

Esalq realiza leilão de bovinos
O departamento de Zootenia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, realiza no próximo dia 27 o 62º Leilão de Bovinos da Esalq. A vistoria terá início às 8 horas e a venda pública de animais acontecerá das 10 às 14 horas, com transmissão pelo AgroCanal.

Serão leiloados 77 animais, sendo 23 touros Nelore Puro de Origem (P.O.), 19 matrizes Nelore P.O., 23 touros Canchim P.O., sete matrizes Canchim P.O. e cinco fêmeas Holandês Preto e Branco (H.P.B.) e H.P.B. x Jersey.

Esses animais são criados nas fazendas de leite e de corte da Escola para pesquisa. Anualmente, no último sábado do mês de maio, é realizado um leilão com objetivo de oferecer aos criadores animais de valor genético superior.

Mais informações: (0XX19) 3429-4134 / 4176


FM busca apoio de parlamentares para implantar projetos
Diretores da Faculdade de Medicina (FM) da USP, do Hospital das Clínicas e da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (15), na sede da FM, em São Paulo, com integrantes da bancada paulista do Congresso para apresentar os indicadores relativos à performance do complexo hospitalar em 2005 e buscar apoio para liberação de verbas federais para três importantes projetos nas áreas de saúde e pesquisa: a criação do Pólo de Pesquisa e Inovação Tecnológica, a implantação do Centro de Atendimento ao Trauma e a criação do Programa de Atenção Integrada à Saúde do Idoso.

Estimado em R$55 milhões, o Pólo de Pesquisa e Inovação Tecnológico irá abrigar, num único prédio, os 62 Laboratórios de Investigação Médica (LIMs) do HC, atualmente espalhados por vários prédios do complexo. A eles estão vinculados cerca de 120 grupos de pesquisa, que atuam em diferentes projetos de alcance nacional e internacional, liderando grupos que têm gerado conhecimento de ponta, traduzindo-o para a prática clínica. Segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, a produção científica dos LIMs representa 7,3% da publicação brasileira e 3,3% da latino-americana, nas áreas de saúde e ciências biomédicas.

Um dos objetivos do Pólo de Pesquisa e Inovação Tecnológica, segundo o diretor da FM, é utilizar a capacidade dos pesquisadores da instituição no desenvolvimento de novos fármacos, contribuindo para a geração de patentes e reduzindo a dependência do Brasil à importação de medicamentos. A construção do prédio dos LIMs viabilizará, ainda, a implantação da rede de equipamentos multiusuários, que possibilita o uso do parque de equipamentos pelos diversos grupos de pesquisadores. O Pólo de Pesquisa será implantado em parceria com a indústria farmacêutica, com apoio do governo do Estado.

Outro projeto anunciado é a implantação do Centro de Atendimento ao Trauma, um serviço de atendimento integrado às vítimas de acidentes e ferimentos por arma de fogo. A idéia é reunir todas as especialidades juntas (neurologia, ortopedia, etc) permitindo o tratamento efetivo de várias lesões de órgãos e sistemas de modo rápido e coordenado. Estimado em R$10 milhões, o Centro de Atendimento ao Trauma terá entre 150 e 200 leitos e será dotado de três salas de trauma para admissão de doentes e de um centro cirúrgico.

O Programa de Atenção Integrada à Saúde do Idoso, que necessitará de R$3,6 milhões para sua implantação, tem como objetivos promover a atenção integrada à saúde do idoso, implantar um sistema de encaminhamento criterioso entre os diferentes graus de complexidade assistenciais, contribuir para o encaminhamento dos idosos internados nas unidades de emergência do HC e promover o ensino e a pesquisa no envelhecimento.

Ao justificar a necessidade de se buscar recursos federais para viabilizar os novos projetos, o diretor da FM, o professor Giovanni Guido Cerri, explicou que o orçamento destinado ao complexo hospitalar está comprometido com o custeio dos serviços, não dispondo de recursos para investimentos. Todos os parlamentares presentes concordaram em apresentar os projetos como emenda de bancada. Já o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, garantiu que tentará conseguir uma parte dos recursos diretamente do Executivo, sem que haja necessidade de se recorrer totalmente às emendas parlamentares.

Mais informações: (0XX11) 3078-2356, na Assessoria de Imprensa da FM; e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br


Universia prepara material sobre os vestibulares de inverno
Para preparar os jovens pré-universitários para os vestibulares de inverno, o portal Universia (www.universia.com.br) realizou uma matéria exclusiva sobre os vestibulares com dicas completas aos candidatos e uma relação dos processos seletivos do País.

O conteúdo apresenta informações sobre cerca de 150 universidades com inscrições abertas, datas das provas, taxas de inscrições, entre outros. Para quem opta por estudar em casa, a matéria destaca como se programar para ter bons resultados nos estudos. Mostra também dicas e técnicas para uma redação bem elaborada. O estudante que já prestou e não passou no vestibular, pode contar com matérias do Portal sobre como lidar com a frustração e recomeçar os estudos.

Além disso, no endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=10839, o Universia oferece serviços gratuitos para enriquecer os estudos do vestibulando, como: a seção “Atualidades”, que informa aos estudantes os principais acontecimentos no País e do mundo que são temas dos vestibulares; as “Provas Interativas”, simulados de vestibulares anteriores das principais universidades do Brasil, para o treinamento dos pré-universitários; e ainda aqueles que estão em dúvida sobre os cursos podem consultar o “Guia de Profissões”; para escolher a universidade, o Universia oferece o Canal “Onde Estudar”; entre outros serviços.

Mais informações sobre gabaritos, lista de aprovados e novos cursos de graduação, estão no Canal Pré-Universitário, em www.universia.com.br/preuniversitario.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748, na Assessoria de Imprensa do Universia; e-mail joice.lima@universia.net, com Joice Lima, ou moliveira@universia.com.br, com Mariana Pajuelo




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Mestrado

Estado nutricional e consumo alimentar de indivíduos de diferentes áreas socioeconômicas de Ribeirão Preto: comparação entre 1991/93 e 2001/03. Daniela Vieira Pallos. Dia 24, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394


Escola Politécnica

Mestrado

Desenvolvimento de estrutura para retenção de partículas/microorganismos presentes em fase gasosa e testes em equipamento dedicado. Fábio Peppe Beraldo. Dia 26, às 14 horas.

Desenvolvimento de equipamento de teste de estruturas miniaturizadas: testes em estrutura útil na eliminação de partículas. Leandro Colevati dos Santos. Dia 26, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

Fusões e aquisições na indústria de alimentos e bebidas do Brasil: análise dos efeitos nos preços ao consumidor. Cláudia Assunção dos Santos Viegas. Dia 19, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação

Mestrado

Concepção e implementação de um modelo de coordenação para uma plataforma de visualização exploratória. Vilson Moreno. Dia 26, às 9 horas.

Doutorado

Uma contribuição ao projeto arquitetural de ambientes de engenharia de Software. Elisa Yumi Nakagawa. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638 / 3373-8110


Instituto de Física

Doutorado

Estudo topológico de órbitas periódicas no circuito experimental de Chua. Dariel Mazzoni Maranhão. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto de Psicologia

Mestrado

Violência e masculinidade: uma contribuição psicanalítica aos estudos das relações de gênero. Susana Muszkat. Dia 26, às 14 horas.

Doutorado

A psicanálise e o tratamento possível de pacientes com epilepsia e crises pseudo-epiléticas. Michele Cukiert Csillag. Dia 22, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br